Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.
#288332 por murillus
22 Fev 2007, 05:09
Meus amigos, faz tempo que nao andava por aqui mas uma duvida anda a me azucrinar a paciencia... Como colar o solado de sapatos que soltaram com o tempo?...

A estoria é a seguinte: eu nao costumo ter muito tempo para fazer trilhas e por isso fico com minhas botas muito tempo paradas... bem algumas estao com o solado descolando embora estejam "novas"...

vale a pena colar? como entao fazer isso?

#288333 por ogum777
22 Fev 2007, 05:26
entra em contato com o pessoal da botas nômade que parece que eles fazem esse tipo de serviço, mesmo em botas que não são de fabricação deles.

[]s
#288335 por murillus
22 Fev 2007, 05:37
achei essa dica em um site (http://webventureuol.uol.com.br/montanhismo/)

(...) A sola das botas deve ser unida à parte de cima por meio de duráveis métodos de costura, como a vira norueguesa considerado o mais durável. A vira deve ser estreita para evitar que a bota dobre em pequenas agarras(...)

mas acho que isso nao se aplica bem ao que estou procurando...

tb achei em outro site (http://www.sebraees.com.br/ideiasnegocios/)

(...) SOLA DE BORRACHA: Qualquer tipo de sola (natural: couro e borracha. Sintética: PVC, TR, poliuretano) pode ser tanto colada quanto costurada. São dois outros métodos de colagem que vêm sendo adotados ultimamente. A Injeção Direta só pode ser utilizada com solas feitas em materiais sintéticos; na Vulcanização poderá ser empregada também a borracha natural. Nesse processo a sola - feita de pasta de borracha crua (natural ou sintética) prensada - é inicialmente colada ao cabedal com um adesivo compatível e fixada por meio de uma vira (também de borracha crua). O conjunto: forma + cabedal + sola + vira é então levado a uma autoclave (espécie de panela de pressão gigante), onde, sob ação de pressão e altas temperaturas, a borracha é "cozida" (ou seja, vulcanizada) adquirindo suas propriedades finais. A união cabedal-sola obtida a partir da vulcanização é extremamente sólida e durável. É em função disso que esse método é empregado na fabricação de calçados para uso de grande impacto, como é o caso de alguns tipos de tênis e botas para "trekking" (longas caminhadas geralmente por terrenos acidentados). Uma vez completada a operação de fixação da sola ao cabedal, o sapato está praticamente pronto.

e em outro site (http://sbrt.ibict.br/) vi:

uma tal cola de cloropreno...

alguem tem experiencia???
#288344 por ogum777
22 Fev 2007, 07:42
murillus, eu evitaria fazer em casa... um amigo meu resolveu colar com superbonder e estragou a bota. essas colagens não são fáceis de fazer, algumas colas são tóxicas, outros trabalhos, como vulganização, precisam de máquinas especiais....
eu não arrisco...
#288575 por fabiomon
26 Fev 2007, 22:24
Murillus, como vai?

Cara, não vi sua bota, mas pelo que você comenta ela deve ter uma entressola de poliuretano (PU).
Há várias empresas que utilizam esse tipo de entressola em seus calçados, o que particularmente eu acho ruim por dois motivos:
1- O PU não é biodegradável e ainda não há processos viáveis de reciclagem para solados desse material. Pelo menos não no Brasil.
2- O PU, quando utilizado em entressolas constuma passar por um processo chamado de HIDRÓLIZE que faz com que ele se esfarele, isso acontece principalmente quando você deixa a bota guardada por um tempo e depois volta a usar. É como se a entressola tivesse ressecado. Não é isso que aconteceu com sua bota?
Bem, quando isso acontece não há nada que você possa fazer, a não ser trocar o solado. Ou reclamar com o fabricante e pedir a substituição do produto.

Bem, acho que é isso,
#723276 por Saturnino Estrada
02 Jun 2012, 02:51
Pois é... Tô com a mesma dúvida... O problemas é que essas solas gastam rápido, mas o cabedal (parte de couro, tecido, etc) do calçado ainda está boa. Parece um desperdício jogar fora.
Eu sei que EVA, aquele material que vendem em loja de artesanato, dá pra colar com cola de sapateiro (aquela cola que alguns garotos de rua cheiram). Agora o cabedal com a sola já é mais complicado, porque essa colagem é feita com uma máquina específica, com muita pressão e calor.
Já fiz reparos com Super Bonder, mas são reparos pequenos, como um bico de sola que descola e tal...
Eu gostaria de descobrir uma cola "tiro e queda", pra concertar minhas botinas de solas gastas... Será que existe alguma cola para borracha que seja eficiente? Porque daí era só questão de dar uma lixada na sola gasta e reconstruí-la com uma nova sola (vendidas avulsas) ou com pedaços de borracha modelados para o salto, que éo local que sempre gasta mais rápido... De qualquer forma, o relacionamento entre sola e cabedal é uma das uniões mais instáveis da indústria, heh heh...
Mas se você quer uma sola que nunca descole, é bom escolher as blaqueadas (costuradas).
#723545 por fabiomon
03 Jun 2012, 10:17
Saturnino, bom dia.

É muito difícil voce conseguir colar de maneira eficiente suas botas em casa. Nao é impossivel, mas é muito dificil. Particularmente, nao sei se vale a pena. Como vc mesmo falou, de maneira muito correta, a colagem é um dos pontos mais sensíveis no processo de fabricaçao de um calçado. inumeros fatores influenciam a qualidade da colagem, desde materiais que serao colados, o tipo de adesivo, o processo, o ambiente... e mais um monte de coisas. O ideal é enviar para o proprio fabricante para que ele faça a colagem na fabrica, afinal a fabrica vai saber o que fazer. Existe tamebm alguns ressoladores no Brasil que podem ajudar. Como fazem isso o tempo todo teem podem conseguir resultados melhores. Mas... nao espere milagres, ok? rs.


outra coisa pessoal. PELAMORDEDEUS nao usem super bonder pra colar suas botas!!!! alem de nao ser eficiente porque ele é um adesivo pouco elastico, ele vai impedir que novas colagens sejam feitas de forma eficiente.


grande abraço.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes