Como começar a mochilar?

Tutoriais e dicas de como começar a viajar de forma independente e econômica = Mochilar!

Re: Não sei por onde começar!!!

Mensagem não lidapor LuccasCR » 01 Jan 2013, 17:29

Olá Costalunga, eu não sou muito experiente, mas já tive algumas viagens nacionais e internacionais, até cheguei a morar 6 meses no Estados Unidos.
Bom em relação ao apoio dos seus pais, você tem que demonstrar que é isso que você quer para eles, o seu sonho, o seu obtivo na vida.
Acredito que você esteja terminando o ensino médio, aconselharia a fazer pelo menos 18 anos para as coisas ficarem menos burocráticas e talvez até um pouco mais para você ficar mais responsável. Mas você pode fazer pequenas viagens de uma semana á um mês durante duas férias ou algo parecido, aqui no Brasil mesmo, onde tem muitos destinos e bem tranquilos que você pode encontrar essas coisas que você busca e aprender muita coisa.
E se essa é uma das suas vontades, tavelz você possa engatilhar uma universidade de geografia, que viaja bastante, conhece muita coisa, ou até mesmo turismo, sendo assim poderia aconselhar as duas coisas que você gosta.

Mas por onde começar, só você pode decidir, procure primeirante coisas mais pequenas, para criar experiência, viajens dentro do seu estado, ou para algum estado proximo, pesquise na internet destinos, rotas, preços desses locais, que você vai comerçar a ter uma idéia. Aqui no forum tem muita coisa sobre isso, só pesquisar aqui.

Dinheiro é outro ponto que depende de você, cada um tem a sua individualidade, portante existe daqueles que dorem em resorts até os que dormem em hostels ou até mesmo os "courchsurfs". Isso vária muito de pessoa e de local por local, nada que uma pesquisa ajude a você a chegar em um nível próximo ao necessário.

Para ir para outros países aconselho a ter mais de 18 anos já para não precisar de autorização de viagem e blábláblá, mas é necessário um passaporte emitido pela policia federal brasileira. Já no Mercosul não há está necessidade, devido ao acordo de livre circulação entre esses países.

Espero ter lhe-ajudado.
Luccas Corazzari Rodrigues
São Paulo, Brasil
LuccasCR

Mensagem não lidapor Trota Nando O Ateu » 01 Jan 2013, 20:23

Seus pais estão errados. Viajar te faz amadurecer e crescer como ser humano. Viajar e conhecer outras culturas é de extrema importância para o ser humano. Infelizmente ainda não é da cultura do brasileiro é mais comum ver jovens europeus de sua idade viajando pelo mundo. Sugiro que comece lendo relatos de viagens e alguns tópicos do tipo: segurança, orçamento de viagens, o que levar em determinada viagem e assim por diante. E como o amigo respondeu acima. Procure começar viajando pelo seu Estado, vá ganhando experiência e segurança em viagens curtas. Tem gente que passa a vida toda tentando ter uma estabilidade financeira ou se aposentar para começar a viajar e aproveitar a vida. Muitos morrem e a única coisa que conseguem e viajar nos sonhos. Eu junto até moedinhas para viajar ::lol4:: é sério! em 2008 fui a São Lourenço só com moedinhas que juntei. Viajar não vai te impedir de estudar e trabalhar. Vc pode viajar nos feriados ou quando estiver de férias. Estudar é muito importante e suas viagens só vão te fazer crescer cada vez mais. Não deixe que ninguém destrua seus sonhos. Uma coisa é ver o Mar do Caribe, ou as Pirâmides Mayas em revistas ou na Tv. Outra coisa é vc mergulhar no Mar do Caribe ou subir uma Pirâmide Maya. Vá em busca dos seus objetivos mas sempre com os pés no chão, e que em 2013 vc ponha sua mochila nas costas e os pés na Estrada ::kiss:: ::kiss:: ::kiss::
Há em tudo um limite que é perigoso transpor. porque uma vez transposto,já não há processo de voltar-se atrás.
Trota Nando O Ateu
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor ffms » 02 Jan 2013, 10:04

Ola Costalunga!

Acho que para começar vc deve traçar uma meta e ir organizando as idéias, uma por vez. Por exemplo:

1 - Aonde ir? - já que vc não tem experiências em viagens, acho que vc deve começar com viagens próximas, dentro do seu estado. Ou não. rsrs

2 - Quando? - um feriado prolongado ou nas suas férias - acho que assim seus pais não implicaram tanto.

3 - Informações - ler o máximo possível sobre o local escolhido. Este site é um ótimo começo, leia os relatos de viagem. Aconselho tb o "Viaje na Viagem" do Ricardo Freire, principalmente a caixa de comentários dos leitores. Coloque também "destino escolhido - blog de viagem" no GOOGLE. Vc achará alguns blogs com relatos de quem já visitou o tal "destino escolhido". Monte um cronograma da viagem com as informações colhidas, do tipo: Dia 1 - fazer isso + informações com preços, transportes, etc; Dia 2 - fazer aquilo + informações com preços, transportes, etc. ATENÇÃO: não se prenda a roteiros, mesmo que o tenha montado. O legal da viagem é viver o momento, mudar os planos, conhecer pessoas e lugares, mas esse roteiro/cronograma pode ser um bom guia além mostrar aos seus pais que vc estudou bem o local e sabe o que fazer.

4 - Hospedagem - de posse das informações colhidas no item anterior decidir qual a melhor localização / bairro para se hospedar no destino escolhido. As opções podem ser inúmeras: albegues, pousadas, hoteis, apt alugados, etc. Os sites booking.com e tripadvisor tem relatos de viajantes do mundo inteiro sobre milhares de locais. Procurar nos sites dos locais escolhidos e fazer levantamento de preços. Até quanto vc quer pagar por dia? - essa pergunta deve ser feita antes da pesquisa.

5- Transportes - Como ir da sua casa até o destino? Busão, avião, trem, alugar um carro? Chegando no destino, como ir até a hospedagem? E para os pontos onde quer conhecer? Vai para night? Como voltar de madrugada? Essas informações devem ser obtidas no item 3.

6 - Quanto $$ levar? Nesse estágio vc já sabe como vai, onde vai ficar, a média de preços da comida e dos transportes, o valor da entrada das atrações/museus (em alguns casos estudante paga meia - já tens sua carteira?). Senão souber essas informações voltar ao item 3. Lembre-se que durante o dia, fora as refeições, vc pode sentir sede, fome, dor de barriga ou quer fazer umas comprinhas - levar $$ extra para isso.

Este item 6 é o mais critico ao meu ver. Ele pode influenciar em todos os outros itens, por isso vc deve traçar uma meta e correr atrás. Tipo: estou em janeiro e vou viajar em julho. Quanto $$ consigo juntar (em média) até lá? Não sei se vc trabalha ou vive de mesada, mas vc deve fazer uma estimativa para poder definir a melhor data da viagem.

Não desista nunca. Vc pode adiar um pouco, mas NUNCA DESISTA. Viajar é a melhor coisa do mundo. Mostre aos seua pais que vc domina o destino escolhido. Isso pode tranquilizá-los.

Boas viagens!
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Não perca seu tempo com besteiras, explore o mundo"
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Côte d'Azur: Nice, Mônaco, St-Raphael e Cannes
Saint Malo e Mont St-Michel
Fernando de Noronha
Rússia/Moscou
Ilha de Boipeba
Chapada Diamantina
ffms

Re: Como evitar um mochilão frustante!

Mensagem não lidapor Pamella Dias » 06 Jan 2013, 00:56

Para quem gosta de leitura e sabe que livros ocupa muito espaço na mochila. Hoje os celulares android, smart possui muitos recursos. Existe vários app que pode substituir os livros, gosto do moon+reader mas existem vários outros...
Pamella Dias

Mensagem não lidapor Pamella Dias » 06 Jan 2013, 01:00

Boa ffms com certeza ajudou outras pessoas também assim como eu. Sobre a hospedagem ouvi falar também do hostelworld.com dizem que os hoteis com o melhor preço em qual quer lugar do mundo estão la, bom para quem quer economizar ... obrigada pela dica vao ficar em meus favoritos se lembrar de alguma mais por favor compartilhe conosco.
Pamella Dias

Re: [AJUDA] Idade Primeiro Mochilão

Mensagem não lidapor betinascholl » 23 Jan 2013, 17:08

Muito obrigada a todos que responderam!! Ajudaram e muito, nos deixaram bem mais esclarecidas e preparadas para montar nossa viagem (=
betinascholl

Re: [AJUDA] Idade Primeiro Mochilão

Mensagem não lidapor Maria Isadora » 06 Fev 2013, 18:28

Bom em janeiro de 2014 vou começar um viajem de 4 anos pela America latina, tenho esperanças de encontrar companhia mas se não encontrar vou sozinha... deve ter gente mal intencionada, então você tem que aprender a reconhece-las só de olhar... tem que ser esperta deixar um pouco de ingenuidade e coração mole em casa, não dar conversa pra qualquer um mesmo que se for uma mulher com cara de santa... o mundo é doido tem gente de todo o tipo...não aceitar convites antes de ter certeza que a pessoa realmente quer ajudar, não ir sozinha para lugares afastados com estranhos...
Acho que isso é o básico ..

"Grandes feitos não serão obtidos pela razão e sim pela nossa capacidade de acreditar que sim, é possível. Muitos morrerão realizando seus sonhos e outros viverão sonhando, aí esta a diferença entre o querer e o fazer."(A Senda e o Aprendizado do Mochileiro Peregrino)
Maria Isadora

Informações e Dicas para uma inexperiente

Mensagem não lidapor jubsmarin » 29 Mai 2013, 11:47

Olá pessoal, me chamo Julia e tenho 18 anos. Sempre tive vontade de viajar para o exterior e agora que estou ganhando meu próprio dinheiro esse sonho está mais perto de se tornar realidade.
Procurei uns pacotes em agências de viagens mas alguns preços são exorbitantes para o meu bolso. Depois de ter pesquisado os preços em agências vim aqui recorrer aos mochileiros.
Sei que quem faz mochilão gasta menos e isso me intere$$a muito hahahaha.

Gostaria que vocês me dessem dicas sobre os destinos mais legais, sobre gastos, sobre hospedagem, sobre transporte,enfim, sobre tudo que uma pessoa de primeira viagem deveria saber antes de fazer um mochilão.
Ah, sobre os destinos prováveis que eu me interesso é Europa, América do Norte e América Central.
Obrigada e espero que vocês me ajudem.
jubsmarin

Re: Informações e Dicas para uma inexperiente

Mensagem não lidapor Tassiaandrade » 29 Mai 2013, 12:14

Oi Julia,

Eu moro na Alemanha há 1 ano, e sei que fazer turismo por pacotes, a não ser que você seja da terceira idade e não tenha disposição para pesquisar as coisas por você própria, é furada demais.
Vc que é jovem, se jogue nos blogs de viagem e aqui no forum para conseguir dicas de lugares e épocas do ano para vir.

Por exemplo, se vc quiser vir pra Europa, eu não indico vir entre os meses de começo de dezembro a fim de março. Neva demais, aqui particularmente fica entre -10 graus a temperatura e vc não vai ter animo para fazer nada.
Agosto também é férias escolares dos europeus, então apesar de ser a época do ano mais quente, as cidades lotam e tudo fica mais caro. épocas bacanas para vir, na minha opinião é Maio e Setembro, quando vc consegue pegar passagens aereas mais baratas e não vai passar frio.

Hospedagem, se vier em grupo, vale muito a pena tentar alugar alguma coisa no www.airbnb.com ou então conseguir uma vaga em Couchsurfing, se vc vier sozinha. Berlim é uma cidade linda, eu super indico você vir para ca, mas reserve peloe menos 5 dias só pra ca, menos que isso vc n vai conseguir ver muita coisa, pq aqui eh gigante e em cada esquina tem alguma coisa pra ver.

Se vc tiver mais duvidas especificas de europa, faça que eu tento responder,

Bjo
Tassiaandrade

Re: Como começar - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Vik » 17 Set 2013, 18:14

Olá pessoal, sou nova por aqui e estou um pouco perdida no site.. ::essa:: ::essa::

Vou fazer minha primeira grande viajem com minha irmã, vamos sair sem data para voltar e pretendemos subir todo litoral brasileiro fazendo a volta até o Acre e depois conhecer os países vizinhos da Am.latina..
Ja viajei mt antes, mas nunca assim por tanto tempo...

Vamos começar tudo do zero incluindo o equipamento..queria dicas de equipamento para levar:
mochilas
barracas
saco de dormir
fogareiro
isolantes
roupas
comida
e tudo que eu esqueci :P ::mmm:
o que vamos precisar, o que comprar, e também do roteiro se alguém tiver alguma dica.. tudo é bem aceito.

Estamos juntando uma grana e tbm teremos o seguro desemprego :P :) Esta viajem é desejada a muito tempo, e só agora tomamos coragem para fazer.. vamos partir no inicio de março e não temos pressa para voltar :)

Sério preciso de muita ajuda ::essa:: ::otemo:: , agradeço muito por qualquer dica! ;) :) ;)
Vik

Viagem só de ida, no melhor sentido.

Mensagem não lidapor rafael do prado puglia » 14 Nov 2013, 15:10

Olá, pessoal. Espero que alguém tenha conhecimento e experiência para me ajudar.

Eu posso dizer que ainda sou meio moleque, tranquei a faculdade a pouco tempo e comecei a trabalhar. Ando guardando bastante dinheiro, e decidi que quero morar em outro país. Aproveitar que ainda não tenho mulher e filhos. Gostaria de saber, posto isso, o quão difícil é a adaptação num país latino. Eu teria dificuldades em arranjar um emprego? Preciso ir com muito dinheiro? (quando digo 'muito', imagino mais do que seis, sete mil reais. Meu poder aquisitivo ainda não é muito alto)

Minha idéia era ir com pouca bagagem, passagem só de ida e muita confiança. No tempo que não estivesse trabalhando, estaria conhecendo lugares e pessoas. Não pretendo criar grandes laços no local. Talvez levantar âncora e partir poucos meses depois para outro país... Ainda não sei. Quais seriam as minhas maiores dificuldades? Alguma dica preciosa?

Obrigado pela atenção. Respondam aí, por favor! xD
rafael do prado puglia

Anterior

Voltar para Iniciação: Tutoriais e Dicas