Como descarregar as fotos em viagens?

Dúvidas e dicas sobre câmeras fotográficas e filmadoras

Re: Como descarregar as fotos em viagens?

Nova mensagempor m@uricio » 16 Jun 2010, 03:26

Fala galera,

Meu primeiro post por aqui. Desenterrei para não abrir um novo tópico. Vou fazer uma viagem relativamente longa mochilando na Europa no início do ano que vem (2-3 meses) e estou pensando qual a melhor forma de armazenar fotos durante a viagem. Opções:

- Comprar cartões de grande capacidade (tipo, uns dois 64gb): caro, risco de perder, mais rápido (é só tirar a foto e deixar lá), risco de faltar de memória;

- HD externo: caro, risco de perder, precisa de pc para descarregar;

- upload na net: não há risco de perder, demora bastante tempo (dependendo da velocidade da net);

- gravar dvds com as fotos: risco de perder, risco de riscar o dvd, tem que comprar o dvd, precisa de um pc;

- uma combinação das anteriores.

Eu gosto bastante de fotografia e tiro bastante foto. Quando tirava fotos em 6 megapixels era mais tranquilo, mas passei a utilizar 10mb+RAW e espaço passou a ser um problema (hoje uso um cartão de 4gb). Estou pensando qual a melhor solução considerando a relação segurança X tempo X custo. Qual é a solução que vcs usam? Alguma outra idéia ou sugestão?

Obrigado!

Abraços,
m@uricio

Data de registro: 16 Jun 2010, 01:33
Reputation point: 0

Nova mensagempor Adam Tavares » 16 Jun 2010, 10:09

Mauricio, tudo bem?

cara.. em primeiro lugar, fiquei curioso, pq fazer fotos com 10mp + RAW? Desculpa, mas eu não vejo motivo para isso, para mim é jogar espaço no cartão no lixo, se esta fazendo em raw nao precisa ter um jpg grande.. diminua o tamanho do jpg para um bem menor e mantenha o raw.. ja vai economizar um bom espaço...

Sobre a forma de armazenar.. eu não confio em cartões com muitos GB.. que tipo de cartão você utiliza?, eu costumo levar vários cartões.. se acho algum lugar para descarregar eu gravo em dvd e continuo com o cartão cheio .. caso isso nao encontre lugar para descarregar deixo só no cartão.. eu acho que o melhor é levar varios cartões... dependendo do cartão é baratinho...

uma outra opção que eu acho bem legal tambem é comprar um armazenador de foto como este da NIKON: http://www.consigo.com.br/home.php

o problema é que são carinhos rs... e ai acho que vale mais comprar vários cartões rs...

abço
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 07 Mar 2007, 09:13
Próximo Destino: Trip de carro passando por Uruguai (Punta, Montevideo e Colonia), Argentina (Buenos Aires, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Esquel, Bariloche, San Martin e Junin de los Andes e Mendoza), Chile (Puerto Natales, Torres del Paine, Carretera Austral de Cochrane ate Futaleufu, Regiao dos Lagos, Santiago, valparaiso, San pedro do Atacama)
Reputation point: 1413

Nova mensagempor davlav » 16 Jun 2010, 12:43

No meu caso, levo vários cartões de 2 GB (até porque minha FZ 30 só "enxerga" isto) e depois em cada hotel que paro faço um backup em um pen drive de 16 GB. Não fica caro e nem perde muito tempo (enquanto leio os emails faço o backup do dia).

Abraços,

David.
davlav
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Mai 2008, 22:02
Próximo Destino: Califórnia e Nova York
Reputation point: 1277

Nova mensagempor m@uricio » 17 Jun 2010, 01:54

Adam,

A câmera que pretendo levar é uma Canon S90 (point and shoot) e para tirar jpg+raw tem que ser em 10mp, não consegui reduzir o tamanho do jpg. Nessa configuração, dá +-15mb por foto, ou seja, umas 250 fotos num cartão de 4gb. Realmente não sei quantas fotos tiraria por dia numa situação de mochilar, pois nunca fiz isso. Qual é sua média de fotos/dia gastos em viagens desse tipo? Não sei se levar vários cartões pequenos é viável num período de 60-90 dias ininterruptos.

O site da consigo não muda o link da página inicial, mas sei qual vc está falando, é caro mesmo! O cartão que uso é um Kingston made in Japan 4gb comum.

David,

Cara, mas se perder ou corromper o pen foi-se tudo, né? Tenho medo de acontecer isso!

Vou estar com um hd externo provavelmente, então acho que vou usar ele de backup, gravar dvds e enviá-los para o Brasil ou a um amigo na Espanha. Acho que uns 3 cartões de 4gb sejam suficientes assim. O que vcs acham?

Abraços!
m@uricio

Nova mensagempor Adam Tavares » 17 Jun 2010, 10:52

Mauricio, já que é assim pq não tira somente em RAW?

Sobre o numero de fotos que faço, é mto relativo.. isso vária mto de pessoa a pessoa... não da para usar como comparativo..

EU também não confio em pendrives.. acho dvds mais seguro... HD externo acho que é peso desnecessario.. mesmo aqueles de bolso acho besteira... vai depender de um computador para descarregar e etc..

Cara, a CANON usa carão SD.. SD é super barato.. eu compraria um case para cartões SD.. e levaria vários cartões... e faria backup em dvds.. quando necessario...

abço
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Próximo Destino: Trip de carro passando por Uruguai (Punta, Montevideo e Colonia), Argentina (Buenos Aires, Puerto Madryn, Ushuaia, El Calafate, El Chalten, Esquel, Bariloche, San Martin e Junin de los Andes e Mendoza), Chile (Puerto Natales, Torres del Paine, Carretera Austral de Cochrane ate Futaleufu, Regiao dos Lagos, Santiago, valparaiso, San pedro do Atacama)

Nova mensagempor davlav » 18 Jun 2010, 13:32

Maurício,

A quantidade de fotos, como foi dito, é muito pessoal. Minha média acaba sendo de 100 por dia. O que eu costumo fazer é no fim do dia olhar as fotos tiradas e deletar uma parte das que não ficaram boas, só as que dá para ver que não serviariam mesmo. Normalmente reduz uns 30 % do total. Só então faço o backup.

Já foram três viagens com as fotos na memória e backup no pen drive. Acho que a probabilidade dos dois darem problemas é ínfima. Claro que o backup em DVD é mais seguro, só ocupa mais espaço e as vezes dá mais trabaho.

Agora, na minha próxima viagem devo levar um netbook, assim posso iniciar o backup e ir dormir e em paralelo facilita a comunicação, não dependerei mais de telefone ou micros alheios.

Abraços,

David.
davlav
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Mai 2008, 22:02
Próximo Destino: Califórnia e Nova York
Reputation point: 1277

Nova mensagempor Adam Tavares » 18 Jun 2010, 13:51

Opa... lembrando que dependendo do tipo da viagem... não é bom ficar olhando a foto no LCD com perigo de ficar sem bateria ahahahahah.......

abço
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor m@uricio » 19 Jun 2010, 00:38

Adam, gosto dos filtros da câmera em algumas situações, por isso mantenho o jpg, fora a praticidade. Fazendo uma conta...+-100 fotos/dia. Em 90 dias são 9000 fotos. 12mb/foto em média (RAW) -> 100gb +-

Mesmo reduzindo para 50 fotos/dia, ainda são 50gb. Fica inviável ir com uns 15 cartões de 4gb ou mesmo uns 8 de 8gb. Fora ter que carregá-los, seria uns 150-200 euros fácil em cartões, e que depois seriam inúteis para mim. Acho que vou ter que ir apagando dos SDs mesmo e manter um backup em pendrives, hds e/ou dvds. Ou então mudar a filosofia para: "é só uma compacta, então a qualidade nunca vai ser grandes coisas...melhor ficar no jpg de 6mp". hehehe é uma idéia! Caramba, quando olho pra 50-100gb de fotos me parece que alguma coisa na ordem de grandeza está errada, mas é muito tempo mesmo.

ah..quanto à bateria, estou tranquilo porque chegaram hoje 3 baterias reservas para a viagem!

David, não sei porque fiquei com a impressão que vc apagava as fotos dos cartões. Realmente fica bastante seguro assim com o backup. O número é relativo mesmo, mas estava considerando 100 fotos/dia, talvez menos.

Ainda falta tempo..estou vendo se levo SLR filme ou se compro uma DSLR usada e barata. Veremos..

Valeu pelas ajudas, abraços!
m@uricio

Nova mensagempor Adam Tavares » 19 Jun 2010, 15:21

é Mauricio.. é mta coisa mesmo.. o que você pode fazer que eu acho ótimo.. é treinar melhor o olhar... e pensar antes de bater a foto... não sair disparando para todo lado.... te garanto que vai gastar bem menos cartão e vai ter resultados melhores...

abço
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor m@uricio » 19 Jun 2010, 16:50

verdade Adam...tenho estudado e praticado bastante, principalmente para essa viagem. Essa é a dica mais valiosa, pois vai render fotos melhores no final das contas, independente do tamanho, raw, jpg e câmera.
m@uricio

Nova mensagempor FBP1978 » 22 Jun 2010, 14:45

Concordo com o amigo acima, o negocio é não descarregar em tudo, e sim tentar valorizar mais a foto.
Sobre descarregar, eu estive viajando e minha camera uma Pentax K200d tem 10mp, eu uso jpg em um cartão de 8gb o que dá mais de 1000 fotos, além
dele tinha um de 4 e 2 gb de reserva. Hj encontramos até de 64gb (caro), as vezes mais caro do que 2 de 32gb, é para se pensar.

Eu andei sempre com um HD de 160gb e DVDs virgens, mas eu dava para eu fazer isso, na próxima viagem será dificil por que é um trekking longo então é a hora de pensa em mais cartões de meória.
Só tive dificuldade de conectar o HD em alguns lugares, mas de qualquer forma vale a atenção redobrada para o local da viagem, se vc terá acesso a computadores ou não, para gravar ou passar as fotos.

O que é mais importante é sempre deixar um cartão reserva de 2 ou 4 gb para uma emergência até vc poder olhar e derrepente deletar fotos sem foco, escurar, etc...

abraço
FBP
FBP1978

Data de registro: 10 Jun 2010, 17:31
Próximo Destino: Aconcágua
Reputation point: 181

Nova mensagempor Guilherme_BackPacker » 22 Mai 2012, 11:39

Galera,

Dando um UP aqui no tópico e já pedindo desculpas antecipadas pela ignorância total e irrestrita sobre o assunto.
Mas seria possível passar as fotos da máquina (ou do seu cartão de memória) diretamente para um HD externo? (isso é, sem precisar da intermediação de um computador?)

abs

Guilherme
Guilherme_BackPacker

Data de registro: 04 Mar 2010, 14:34
Próximo Destino: Buenos Aires
Reputation point: 106

Nova mensagempor Adam Tavares » 22 Mai 2012, 12:13

Guilherme... em hds normais não, porém existem hds próprios para isso .. chamados popularmente de carteira digital.. leem direto do cartão porém é bem caro.. não sei se é vantagem...
Adam Tavares
Membro de Honra
Membro de Honra

Anterior

Retornar para Câmeras Fotográficas & Filmadoras