Como remover mau cheiro?

Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.

Re: Como remover mau cheiro?

Mensagem não lidapor fabiomon » 20 Mai 2010, 09:34

Pessoal, tudo joia?

respondi um email de um cliente esses dias sobre isso e vou reproduzi-lo aqui, acho que ajuda:

"Bem, vamos lá, o principal causador de mau cheiro em calçados são microorganismos como fungos e bactérias. Eles adoram locais quentes, úmidos e escuros, de preferência com comida, no caso suas células de pele mortas e suor. Bem, não preciso dizer que uma bota é um lugar ideal pra eles ne?

Mas fique tranqüilo, tem jeito de eliminar o mau cheiro. Primeiro acho que você deve lavar a bota toda, por dentro também, use sabão neutro e enxágüe bem. Depois coloque de molho por uns minutos em uma solução de água e vinagre, pode ser um copo de vinagre branco pra uns 10 litro de água. Enxágüe bem, novamente. Deixe secar na sombra, bem seco, isso demora um pouco mas é necessário para não permitir que algum fungo continue vivo.

Depois é so usar. Importante, nunca use uma meia por mais de um dia. E a noite sempre retire as palmilhas internas e deixe a bota aberta para que se seque durante a noite.

Lembre-se que sempre que possivel é bom intercalar o uso entre calçados, evitar usa-los dias seguidos, assim eles tem tempo de secar. Em anexo envio copia do manual do proprietário que tem mais algumas dicas e informações.

Acho que é isso, qualquer coisa estamos por aqui"

um grande abraço,
Fábio Monroe -Botas Vento/Milipol

Você liga a motosserra,
Eu planto flor no cerrado.
Você só anda calçado,
Eu piso com o pé na terra.
Você quer vencer a guerra,
Eu quero ganhar a paz.
Você busca sempre mais,
Eu só quero o que é meu.
Você se acha europeu,
Eu sou dos canaviais!

(Antônio Nobrega)
fabiomon

Mensagem não lidapor kaabah » 24 Mai 2010, 08:30

O negócio é saber até onde o vinagre degrada algum tipo de fibra do calçado.
Colaborador Equipamentos | Trekking

"O que eu espero senhores, é que depois de um razoável período de discussão, todo mundo concorde comigo". (Winston Churchill)
kaabah
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor fabiomon » 24 Mai 2010, 09:34

Kaaba, tudo joia?

cara, o vinagre tem a funçao de mudar o ph, nessa soluçao acima a quantidade e o tempo de exposiçao é muito curto pra chegar a danificar seriamente algum componente comumente encontrado nos calçados. O ideal, na verdade, seria deixar o calçado em molho em uma soluçao de cloro, leia agua sanitaria. Isso realmente mataria todos organismos vivos causadores do mau cheiro mas,tambem atingiriao tingimento dos materiais, entao penso que vinagre ainda é uma soluçao mais acertada, apesar de menos eficiente.

Outra coisa que esqueci de mencionar, é que um pouco, repito um pouco, de talco anticeptico aplicado nos pés, e nao derramado dentro da bota, tambem ajuda. Mas nao esqueçao, o talco devve ser aplicado nos pés, pouco, senao ele vira um mingau. E evitem colocar o talco diretamente nos calçados, ele penetra no forro e acaba retendo a umidade, e isso nao é bom, ok?

abraços
Fábio Monroe -Botas Vento/Milipol

Você liga a motosserra,
Eu planto flor no cerrado.
Você só anda calçado,
Eu piso com o pé na terra.
Você quer vencer a guerra,
Eu quero ganhar a paz.
Você busca sempre mais,
Eu só quero o que é meu.
Você se acha europeu,
Eu sou dos canaviais!

(Antônio Nobrega)
fabiomon

Mensagem não lidapor Marcos_Milan » 19 Jul 2010, 12:46

Fala pessoal!!

Sempre fui adepto do talco pra evitar o mau cheiro tanto nos pés quanto nos calçados. Mas ha um tempo, um amigo meu q é podologo recomendou a usar o Lisoform (não lembro como é a grafia mas é um bactericida fabricado pela Bom Bril). Ele aconselha a borrifar ou mesmo derrubar um pouco do lisoform nos calçados no fim do dia e deixa-lo agir a noite para no dia seguinte usar os sapatos denovo. Isso não vai evitar a transpiração dos pés mas vai dar uma boa auxiliada com o chulé, evitando tb eventuais coceiras e micoses.
O lisoform costuma vender em farmacias e mercados!
"E ele diz que se chama Jonas, e ele diz que é um santo homem, e ele diz que mora dentro da baleia por vontade própria" Zé Rodrix

"Don´t think twice, it´s allright" (Bob Dylan)
Marcos_Milan
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor DanteHoffman » 30 Jul 2010, 00:59

Bom então,depois de usado isso, algo que auxilia bastante, não sei se danifica o couro, mas creio que não, são aqueles "bom ar" usado em casa, tem da glaid, bom bril etc.
Tirei odores de uma mochila minha uma vez, fui acampar e esqueci algumas frutas nela, e apenas o odorizador de ambientes me salvou. Talvez ajude, abraço.
p.s. nunca testei com botas
DanteHoffman

Mensagem não lidapor leco789 » 30 Jan 2011, 17:15

Mais uma vez revivendo um tópico...

A melhor dica que posso passar é a que descobri por acaso em um momento de fúria por causa do mal cheiro que vinha do tênis, desodorante antitranspirante uma porção generosa em cada pé (aquela que faz uma nevoa dentro do sapato) e se você tem chulé o mesmo nos pés.
Pode usar sem problema logo logo o cheiro residual desaparece do calçado e dos pés.
Qual usar? Eu usei uma marca barata e fácil de achar (Brasil) que é o Rexona Men.
Imagem

Eu já tinha usado de tudo para o cheiro: talco, spray para os pés, deixar no sol, lavar e realmente este resolveu.
leco789

Mensagem não lidapor marcelobiologo » 18 Jun 2014, 19:05

Galera,

O odor trata-se de proliferação bacteriana, ou fungica.

É necessário exerminá-las, pode ser usado efeito tampão ou seja, vinagre com bicabornato de sódio, ou Desinfetante hospitalar. Deixar de molho pelo menos 10 minutos e depois lavar normalmente. Recomenda-se lavar todas as meias com água fervendo e higienizar bem os pés, pode lavar os pés com bicarbonato de sódio e limão e álcool. Deixar agir por 1 minuto e depois lavar. Muito cuidado com a exposição ao sol com o limão, pois o mesmo mancha as pele.

Abraços

Marcelo Biólogo
marcelobiologo

Mensagem não lidapor EdgarB. » 02 Nov 2014, 20:46

Amigos,

Além das dicas do marcelobiologo, que são excelentes, tem no mercado, talco em forma de creme. Eles são antitranspirante, hidratante, e perfumam. Deixam os pés secos, quem usa muito são pessoas que praticam corrida, das mais diversas modalidades. Vale a pena, tem várias marcas, uma que indico é o Talco Creme Granado - linha Pink. Pode ser utilizado todos os dias e com todos os calçados.

Abraços

Edgar
Toda ação provoca uma reação....Isso é lei universal.
EdgarB.

Mensagem não lidapor Bullseye » 04 Nov 2014, 12:58

Lembrando que talco e outros produtos em pó não devem ser usados em sapatos com goretex ou membranas respiráveis.
Bullseye

Anterior

Voltar para Botas, Tênis & outros calçados