Pessoal, tudo joia?
respondi um email de um cliente esses dias sobre isso e vou reproduzi-lo aqui, acho que ajuda:
"Bem, vamos lá, o principal causador de mau cheiro em calçados são microorganismos como fungos e bactérias. Eles adoram locais quentes, úmidos e escuros, de preferência com comida, no caso suas células de pele mortas e suor. Bem, não preciso dizer que uma bota é um lugar ideal pra eles ne?
Mas fique tranqüilo, tem jeito de eliminar o mau cheiro. Primeiro acho que você deve lavar a bota toda, por dentro também, use sabão neutro e enxágüe bem. Depois coloque de molho por uns minutos em uma solução de água e vinagre, pode ser um copo de vinagre branco pra uns 10 litro de água. Enxágüe bem, novamente. Deixe secar na sombra, bem seco, isso demora um pouco mas é necessário para não permitir que algum fungo continue vivo.
Depois é so usar. Importante, nunca use uma meia por mais de um dia. E a noite sempre retire as palmilhas internas e deixe a bota aberta para que se seque durante a noite.
Lembre-se que sempre que possivel é bom intercalar o uso entre calçados, evitar usa-los dias seguidos, assim eles tem tempo de secar. Em anexo envio copia do manual do proprietário que tem mais algumas dicas e informações.
Acho que é isso, qualquer coisa estamos por aqui"
um grande abraço,

Resumo