Como tratar couro das botas?

Tudo sobre Botas, Tênis e outros calçados.

Como tratar couro das botas?

Mensagempor lordesteves » 29 Jan 2005, 13:42

Nobres e bons,

Acabei de voltar de um mês de andanças pelas bandas de Mato-Grosso. Estava meio chuvoso por lá e topei com um bocado de água pelas caminhadas. Fui com uma bota Snake Alpinist e, agora, já em casa tenho uma dívida: a bota foi bastante testada quanto ao quesito resistência à água. Fica a pergunta? Seria interessante passar algum produto para nutrir e re-impermeabilizar o nobuk da bota? Existem produtos para isso? Esse é um processo recomendado ou interfere na tecnologia projetada para a bota? Eu tenho uma bota semi-crampon de couro da marca italiana Scarpa... e de tanto e tanto me era sugerido passar uma graxa a base de cera de abelha para nutrir e impermeabilizar o calçado. Aguardo vozes da experiência. Grande abraço,

André.
lordesteves

Data de registro: 08 Nov 2004, 09:30
Reputation point: 0

Mensagempor lordesteves » 31 Jan 2005, 10:29

Nobres e bons,

Eis algumas informações sobre minha dúvida. Foram encontradas num site de um clube de montanhismo. Mas toda informação adicional é bem vinda. Abraços, André.
<b>
Cuidado com as botas de couro </b>

<font face="Arial">Botas são feitas de couro porque ele é confortável, resistente, naturalmente à prova d'água e respirável.

Quanto menos água for absorvida pelo couro, mais ele dura e por mais tempo você terá sua bota confortável.

Uma vez molhado, o couro esgarça e enfraquece, podendo rachar conforme seca.

O couro precisa então repelir a água para manter suas propriedades e ter uma performance ótima por vários anos.

Para qualquer produto de couro que deva ser á prova d'água, recomenda-se o uso de graxa especial com propriedaddes à prova d'água. O mesmo serve para botas "Nobuk", que precisam de uma graxa especial.

Para as botas de Gore-Tex a recomendação é a mesma, já que os produtos não afetam as propriedades do tecido </font id="Arial">
lordesteves

Mensagempor ivaozim » 11 Fev 2005, 10:33

Bom vou dar uma palavra aki, nao sou o mais esperiente neste assunto mais acho ke vale e a ideia!!

Na roça, agente passava Sebo de boi nas botinas para estas ficarem mais macias e preservarem o couro para estes com o tempo ao racharem ou rasgarem, e tb o Sebo e gordura, e impermeabilizava um pouco as botinas...eu passei uma vez na minha Snake, fico ate mais ageitada!
ehheheheeheheeeeee

Com Deus irmao!!
ivaozim

Data de registro: 28 Mar 2004, 17:34

Mensagempor lordesteves » 15 Mar 2005, 14:13

Nobres,

Só para colcluir esse tópico. Mandei uma mensagem para a snake. Eles me responderam que a tecnologia simpatex não é aplicada no couro, mas no tecido que forra a bota. Logo nenhum produto aplicado no nobuk interfere. Sobre a revitalização do couro, me disseram que existe um produto no mercado chamado Renova que é utilizado para isso.

Ivãozim, obrigado pela atenção.

Abraços,

André
lordesteves

Mensagempor Marcio_CWB » 15 Mar 2005, 16:50

Ainda não testei, mas já me precavendo comprei na Trilhas & Rumos um produto da Nikwax específico para impermeabilização de camurça e nobuck. No manual sugere que você aplique com a bota úmida de tempos em tempos, inclusive quando nova, o que, supostamente, prolongará o efeito impermeabilizante.
Quando testar mandarei um boletim...
Marcio_CWB

Data de registro: 06 Dez 2004, 17:55
Reputation point: 2

Mensagempor Nilton » 16 Mar 2005, 09:09

Sem duvida nenhuma o NIKWAX é o mais recomendado e tem para todos os tipos de material ,couro ,nylon,nobuk,etc. e funciona.

Nilton
Nilton
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 29 Abr 2004, 16:33
Reputation point: 403

Mensagempor rameno » 19 Mar 2005, 01:21

Nossa cara, acho que já deve ser meio tarde, mas eu já usei um ipermeabilizante NIKWAX uma vez. Ele parecia uma cola branca (daquelas de escola) diluida. A botaficou preta depois de alguns dias!

não axei mto bom não

Abraços:
Rameno
rameno

Data de registro: 23 Out 2004, 15:12

Mensagempor Nilton » 19 Mar 2005, 08:53

Rameno

Olás

Voce usou o Nikwax certo ?Tem um para cada tipo de material ,se usar o de "Leather"(para couro brilhante) ou o de "Nylon" e "Fabric" em nobuk ou vice e versa.....
Eu tenho usado direto em botas com Gore-tex,e tenho um só para anoraks tambem com gore-tex ou similar e tem funcionado perfeitamente sem deixar manchas.

abraço

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by rameno</i>
<br />Nossa cara, acho que já deve ser meio tarde, mas eu já usei um ipermeabilizante NIKWAX uma vez. Ele parecia uma cola branca (daquelas de escola) diluida. A botaficou preta depois de alguns dias!

não axei mto bom não

Abraços:
Rameno
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">
Nilton
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 29 Abr 2004, 16:33
Reputation point: 403

Mensagempor trotatorres » 19 Mar 2005, 19:34

NIKE WAX ROX!!!!!!!! só isso funciona, e outros impermeabilizantes do tipo, por que lembrem-se, NÃO EXISTE BOTA IMPERMEAVEL, somente as plasticas(para gelo e neve), fora isso, mesmo as de couro de ultima geração, são permeaveis depois de muita pancada nas coitadinhas(agua!)
trotatorres
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 16 Jun 2003, 00:07
Reputation point: 583

Mensagempor ivaozim » 03 Abr 2005, 17:11

Procuro manter a minha sempre seca...sempre que tem uma parada na trip, um acampamento e a primeira coisa que fasso, tira-las e colocar um chinelo di dedo e colocar a bota e as meioas humidas para darem akela ultima secada no fim do sol da tarde la pras 16hs, 17hs...
ivaozim

Data de registro: 28 Mar 2004, 17:34

Mensagempor mhsalles » 25 Mai 2005, 18:04

Fala galera.....
fiquei na duvida de qual produto devo comprar...
Estava vendo no site da Trilhas e rumosos produtos Nikwax, mas qual devo comprar? Condicionador p/Couro, Calçados mistos-couro/ tecido ou Cera Aquosa? Minha bota é uma Ponta de flecha!
Grato pela atenção!
mhsalles

Data de registro: 25 Mai 2005, 17:18

Mensagempor Pat Motinha » 25 Mai 2005, 18:53

Eu devo dar uma sorte danada então...minha ponta de flexa nunca foi impermeabilizada com nada...
eu chego da trilha, lavo com água corrente e perfex e coloco prá secar de cabeça para baixo e só! A minha já fez um ano e continua sem molhar por dentro...
Uma vezm, peguei um temporal numa trilha e tive que passar com minhas filhas por um rio que encheu pacas, fiquei com água pelo joelho. Só neste dia ela molhou por dentro! Eu n tive nem tempo de amarrar com força para ver se n entrava, estava correndo pq tinha outros rios prá atravessar...

o único cuidado que tenho é de n passar nenhum produto nem escova p n arranhar o couro.

é isso.
Pat Motinha
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 24 Jan 2004, 20:19
Próximo Destino: Ilha Grande RJ no dia 15 de janeiro

Mensagempor hugosp » 28 Mai 2005, 18:47

Tem q usar Nikwax. E pra nao entrar agua por cima da bota, melhor q amarrar mais forte é comprar uma polaina (gaiter).
hugosp

Data de registro: 06 Mar 2005, 13:36

Mensagempor mhsalles » 30 Mai 2005, 18:33

Ai Hugo... indica uma gaiter boa! e que seja barata tb... rs!
Abraço!
mhsalles

Data de registro: 25 Mai 2005, 17:18

Mensagempor hugosp » 04 Jun 2005, 22:35

Barata tem uma da MontBlanc, acho q uns R$ 20,00. Não sei se é boa.
Tem umas quem vendem na Decatlon que são baratas tb.
Se vc comprar alguma, fala o q achou delas.
hugosp

Data de registro: 06 Mar 2005, 13:36

Próximo

Retornar para Botas, Tênis & outros calçados