Ir para conteúdo

Como viajar pela Europa – O guia definitivo


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Fala galera, tranquilo?

 

Antes de começar já vou avisando: Senta que o post é grande!

 

Foram exatos 6 meses mochilando pela Europa, passando por 14 países e mais de 50 cidades. Nesse período aprendi as melhores maneiras de viajar pelo continente, qual meio de transporte usar, onde se hospedar e todos os outros detalhes que uma viagem envolve. Foi a minha primeira vez na Europa e pra ser sincero minha ideia sobre tudo isso era bem diferente antes. Por isso que criei esse post, pra compartilhar com vocês como as coisas funcionam por lá.

 

world-1264062_640.jpg?w=640

Fonte: https://pixabay.com/pt/mundo-europa-mapa-conex%C3%B5es-rede-1264062/

 

Tudo sempre depende do seu orçamento diário e no estilo de viagem que está fazendo, então vou separar por categoria, citar todas as opções e onde procurar/reservar. Vamos lá?

 

ACOMODAÇÃO

 

Hostel

 

Hostels são muito comuns na Europa, praticamente em todos os lugares é possível encontrar um. Essa é a maneira mais cômoda para mochileiros, é fácil e rápido de reservar, e com um preço acessível na maioria dos lugares. Porém, a diferença no valor da diária é relativamente grande de acordo com a região da Europa que você vai viajar, por exemplo, nos Balcãs uma diária chega a ser até 50% mais barato do que em países como Bélgica, França e Alemanha.

 

Diárias abaixo dos 10 euros: Romênia, Eslovênia, Croácia, Bósnia e Herzegovina, Servia, Montenegro, Macedonia, Bulgária, Albânia, Grécia, República Tcheca, Polônia, Ucrânia, Moldávia, Bielorússia, Lituânia.

 

Diárias de 10 a 20 euros: Portugal, Espanha, Áustria, Hungria, Eslováquia, República Tcheca, Estônia, Reino Unido, Irlanda, Alemanha, França, Bélgica, Holanda, Itália.

 

Diárias acima de 20 euros: Suíça, Luxemburgo, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Noruega, Islândia.

 

Lembrando que esses são valores médios e que também variam de acordo com a época do ano.

 

GOPR0582-1.jpg?w=600

 

Onde reservar:

 

Hostelworld (O melhor na minha opinião):

http://www.hostelworld.com/

Hostels.com

http://www.hostels.com/

Booking

http://www.booking.com/

 

 

Dicas:

 

Alguns hostels oferecem descontos para quem faz reserva diretamente com eles.

Preste sempre atenção na localização do hostel, se é perto dos pontos turísticos, estação de trem, rodoviária, etc.

Procure se hospedar em hostels com boas avaliações. Mesmo se a nota for boa, é interessante ler os comentários deixados por outros viajantes.

 

Viajando pelo Balcãs é possível ganhar descontos com o The Balkan Backpacker, que é uma associação de hostels que dão descontos para quem tiver o folheto deles, o qual é gratuito e pode ser adquirido em um dos hostels membros. Além do desconto, toda vez que você se hospeda num dos membros você ganha um carimbo, e no sexto carimbo ganha-se um prêmio que varia de acordo com o hostel. Confira a lista de membros no site:

 

http://www.thebalkanbackpacker.com/

 

Eu mantenho uma lista com os hostels que já passei, com notas para segurança, localização, estrutura, etc. Também com observações e se recomendo ou não. Essa lista pode ser encontrada no link a seguir: http://tireabundadosofa.com.br/classificacao-de-hostels/

 

Hotel

 

Hotéis costumam ser a escolha do pessoal que quer um pouco mais mimos, e eu diria que essa é a única diferença entre um hostel e um hotel barato, pois privacidade e conforto também é possível conseguir em hostels bons. A coisa muda quando o orçamento é maior, nesse caso estamos falando de hotéis mais caros e que com certeza terão mais diferenciais. Falando-se em hotel tudo depende mesmo de quanto você quer gastar, uma diária pode variar de 30 a 100 euros para hotéis normais. Obviamente existem hotéis que podem ir até os 1000 euros uma diária, ou até mais.

 

Onde reservar:

 

Trivago

http://www.trivago.com.br/

Booking

http://www.booking.com/

Decolar

http://www.decolar.com/hoteis/

 

 

Couchsurfing

 

Couchsurfing é uma rede social onde pessoas oferecem para viajantes um lugar para dormir, pode ser uma cama num quarto privado ou um sofá na sala, depende da pessoa. O site é gratuito e não é preciso pagar nada para quem te oferece acomodação. Eu já usei e só tive experiências incríveis, fiz bons amigos e tive a oportunidade de conhecer a cidade com um local, o que é sempre melhor. Não é assim tão fácil conseguir, na Europa pelo menos. Geralmente tem-se que mandar de 15 a 30 pedidos para conseguir algumas respostas e talvez um lugar para dormir, as vezes não vale a pena o esforço.

 

IMG_1021.jpg?w=600

Couchsurfing na Croácia

 

Link para o site:

https://www.couchsurfing.com/

 

 

Dica:

 

Para aumentar sua chance de conseguir um sofá pelo CS, leia o perfil da pessoa com atenção e mostre na mensagem que você tem algo em comum com ela, um lugar que ambos já foram, algum gosto em comum, sei la, qualquer coisa. Fale um pouco de você e sobre sua viagem, isso sempre ajuda. Mensagens curtas e padronizadas podem nem são lidas.

 

Airbnb

 

Airbnb é um site onde você pode alugar quartos na casa das pessoas ou até mesmo apartamentos inteiros. Vai depender de quanto você está disposto a gastar. Costuma valer mais a pena para viagens em grupos.

 

https://www.airbnb.com.br/

 

 

 

TRANSPORTE

 

Antes de chegar na Europa eu sempre pensei que viajar de trem era a melhor opção, mas acontece que existem outras maneiras, mais baratas e confortáveis.

 

 

Ônibus

 

Essa na minha opinião é a melhor das opções, combinando bom preço, comodidade e horários fixos. Viajar de ônibus na Europa tornou-se muito comum nos últimos anos e a rede está crescendo cada vez mais, alcançando lugares onde não é possível chegar de trem. São várias as empresas que oferecem esse serviço, as mais comuns são a Eurolines, Megabus e Flixbus, sendo a última a melhor delas. Ideal para curtas distâncias.

 

Onde reservar:

 

Busbud (Site que pesquisa rotas e horários com todas as empresas disponíveis).

https://www.busbud.com/

Megabus

http://megabus.com/

BusTicket4.me (Esse é mais especializado na região dos Balcãs).

https://busticket4.me/EN

Flixbus

https://www.flixbus.com/

Eurolines

http://www.eurolines.com/en/

 

 

OBS:

 

Na Espanha a empresa ALSA é que tem a maior rede de rotas, porém são ônibus velhos e atrasam com frequência.

A Flixbus sem dúvida é a melhor de todas, oferece diversas comodidades como tomadas, entradas USB e mais.

BlaBlaCar

 

BlaBlaCar é um site de caronas compartilhadas que funciona em grande parte do mundo. Pessoas que estão viajando postam sua rota no site, cobrando o valor que acham justo para quem quiser ir junto. Já utilizei diversas vezes e gosto muito, é mais rápido e barato que qualquer outro meio, e você ainda acaba fazendo amizade com o motorista e outros passageiros. A parte ruim do Blablacar é que não existem rotas e horários fixos, então não tem como se programar muito.

 

Dica:

 

Para procurar as rotas entre sempre no site do país que você está viajando, por exemplo, se estiver na Espanha o link http://é: https://www.blablacar.es/

 

Caso não saiba o link, é só digitar no google “blablacar espanha”, por exemplo.

Trem

 

Viajar de trem pela Europa é muito comum, inclusive existem os passes que valem pra um mês e tal (que não recomendo). Eu particularmente não gosto desse meio de transporte pelo fato de ser caro e não tem muito espaço para bagagem, eu diria que só vale a pena para longas distâncias, e só se não for possível voar.

 

Onde reservar:

 

Para reservar online o negócio é entrar no site da empresa de cada país, que são facilmente encontrados no google.

 

OBS:

– Sobre o RailPass, que é o plano no qual você pode viajar pela Europa toda por um preço fixo e tal, digo que não vale a pena pois costuma ser muito, mas muito caro, cerca de 300 a 400 euros. E além disso é cheio de restrições, como datas, locais, direção, etc. E também na maioria das vezes você ainda tem que fazer a reserva de assento antes de viajar, caso contrário vão cobrar uma taxa extra quando você for entrar no trem. Ou seja, é muito stress pra pouca vantagem.

Avião

 

Com as cias low-cost, voar pela Europa ficou muito barato, é possível encontrar voos por menos de 10 euros! Tudo depende dos locais e época do ano, mas é sempre possível encontrar voos a bons preços. As duas principais empresas são a Ryanair e Easyjet, essas cobrem a maior parte do continente.

 

Onde reservar:

 

Ryanair

https://www.ryanair.com/pt/pt/

Easyjet

http://www.easyjet.com/pt/

Skyscanner (site que procura voos em todas as cias aéreas)

https://www.skyscanner.com.br/

 

* Importante! *

 

Existem diversos detalhes que devem ser levados em consideração quando utilizar os serviços dessas empresas, são várias regrinhas chatas que podem ser um problema na hora de embarcar.

 

Bagagem: Preste muita atenção no limite de bagagem da cia que irá utilizar, considere o tamanho e peso de sua bagagem de mão e caso tenha que despachar algo, compre sempre com antecedência. Se sua bagagem passar dos limites na hora da pesagem, eles costumam cobrar 50 euros para despachar.

 

Check-in: Faça sempre o check-in online antes de ir para o aeroporto, e não se esqueça de imprimir o cartão de embarque, caso contrário vão te cobrar uma fortuna para imprimir uma folha. Como de costume para voos, chegue sempre com antecedência no aeroporto, assim evitando problemas.

 

Alugar um carro

 

Essa pode não ser a melhor opção para apenas uma pessoa, mas para viagens em grupo é uma boa solução. Dividindo os custos do aluguel a gasolina tudo fica melhor, e ainda tem-se a liberdade que o carro oferece.

 

 

COMIDA

 

Viajar para a Europa é caro e não tem como fugir muito disso. O preço de uma refeição em restaurantes é de 10 a 15 euros. Grande parte dos lugares oferece a refeição do dia, que conta com entrada, refeição principal e uma bebida. Acaba sendo uma boa alternativa. Lanches ficam na faixa de 5 a 10 euros.

 

Aqui vale a mesma regra da acomodação, depende do país que você vai visitar. Em Montenegro por exemplo, cheguei a fazer uma refeição completa com entrada + bebida por apenas 4 euros!

 

IMG_2067.jpg?w=600

Refeição + bebida por 4 euros em Zabljak, Montenegro

 

O mapa de preços é o mesmo que o da acomodação. Pra economizar um pouco a dica é procurar lugares menos turísticos e ruas menos movimentadas. Nesses lugares geralmente é mais barato e a comida as vezes é ainda melhor.

 

Acomodação, transporte e comida. Isso é tudo o que você precisa, os passeios vai variar muito de país para país e do gosto de cada um.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...