Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1227505 por henrique.ribeiro1
25 Out 2016, 17:44
Olá a todos,

Em fevereiro eu e minha esposa estamos saindo de viagem a partir do Brasil para alguns países da Europa.
Viajaríamos até Lisboa e dali para Paris, Milão e Dublin.
Tenho nossas passagens de ida e volta do Brasil para Lisboa e as outras passagens compraria na Europa.
Minha duvida é: Consigo sair de Lisboa para Paris sem ter a passagem de volta para Lisboa e ai por diante? Ficaria uma média de 3 dias em cada destino e no final da viagem voltaria para Lisboa para retornar ao Brasil.

Obrigado pela ajuda

#1227520 por adrianolb
25 Out 2016, 18:26
Na Europa existe um acordo entre os países que aboliu os controles de fronteira entre os países membros do acordo, é o famoso Tratado Schengen, Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, entre outros fazem parte deste acordo, mas a Irlanda não faz parte deste acordo.

Ou seja, ao chegar em Lisboa você vai passar na imigração, o seu passaporte será carimbado e você pode circular livremente por até 90 dias entre os países membros do Espaço Schengen, não tem controle de imigração para ir de um país para o outro, no máximo uma conferencia simples de passaporte para conferir a sua identidade antes de embarcar nos voos, trens, onibus, etc

Como a Irlanda não faz parte do Tratado Schengen, o seu passaporte será carimbado quando você sair da Itália para Dublin, ao chegar em Dublin você passará na imigração de lá, quando, voltar a Lisboa, terá que fazer o processo de imigração de entrada no Espaço Schengen novamente.

Ou seja, não teria problemas em você chegar lá em Lisboa sem ter as passagens para Paris, Milão e Dublin, desde que você tenha as passagens de Lisboa para o Brasil compradas e marcadas para menos de 90 dias. Mas ao chegar em Dublin e passar na imigração de lá, você terá que apresentar uma passagem comprada com data marcada indo embora de lá, seja indo para Lisboa ou direto para o Brasil.

O problema é que Lisboa fica longe pra caramba de Paris, mais de 30 horas de ônibus ou trem para se chegar lá, você teria que ir de avião. O problema é que uma passagem de avião comprada 1 ou 2 dias antes, pode facilmente custar mais de 200 Euros, e você ainda ter o azar de estar lotado justo neste dia, enquanto que uma passagem de avião comprada uns 60 dias antes custa a partir de 25 Euros.

A mesma lógica se aplica para você ir de Milão até Dublin e de Dublin até Lisboa, com o agravante de ser ainda mais demorado. Ou seja, para que você não gaste uma fortuna em passagens, ou passe 30 a 40 horas dentro de um ônibus ou trem indo de uma cidade para a outra, é muito recomendável comprar as passagens de avião ou trem locais com uns 60 ou 90 dias de antecedência.

E como você já via comprar as passagens de trem, já reserve os hoteis, para não perder tempo rodando perdido pelas cidades atrás de um lugar onde dormir.
#1227523 por henrique.ribeiro1
25 Out 2016, 18:36
Obrigado Adriano,

Bem isso que vou fazer, a passagem BRASIL X PORTUGUAL X BRASIL já está comprada, a partir dessas informações vou comprar os trechos na Europa, de ônibus sem condições pelo tempo de viagem, fazer tudo de avião.
Pesquisando as passagens pelo https://www.ryanair.com/pt/pt/ os preços são uma piada, aqui no Brasil nem ônibus custa isso.
Meu medo era ter algum problema nos trechos domésticos.
Então mesmo não sendo europeu não passaria pela imigração novamente?
#1227532 por adrianolb
25 Out 2016, 19:24
Dentro do Espaço Schengen não, no máximo mostrar o passaporte antes de embarcar como você faria em qualquer voo local aqui no Brasil, você só vai passar na imigração se sair e voltar para o Espaço Schengen.

Tenha cuidado com os aeroportos que a Ryanair vende como sendo Paris... Eles voam para Beauvais, que fica literalmente lá na pqp, a 3 horas de ônibus do centro de Paris e custa outros 25 Euros no ônibus deles para você chegar no centro.

Dependendo da data, você consegue um voo da TAP ou outra empresa qualquer direto para Paris por somente 7 ou 20 Euros a mais que a Ryanair, com a vantagem de chegar ou sair dos aeroportos de Orly ou CDG muito mais próximos do centro (1h de metrô e 10 ou 13 Euros para chegar no centro), e talvez até incluir bagagem despachada que custaria outros 20 Euros na Ryanair.

Então a minha sugestão seria não focar unicamente na Ryanair, pesquise sempre usando o www.skyscanner.com.br, pois muitas vezes outras empresas podem ter voos em horários muito melhores, que não lhe abriguem a acordar as 4:00 da madrugada e um custo benefício final muito melhor.
#1227744 por henrique.ribeiro1
26 Out 2016, 14:02
Quando a esmola é demais....
O negócio é pesquisar, tenho alguns meses ainda pela frente, não adianta ter passagem barata se o serviço não é aquelas coisas e me prendem muito.
Outra duvida básica kkkkkk
Vou com minha mulher, mas estamos pensando em levar nossa filha que na viagem vai estar com 7 meses, teoricamente ela não paga passagem, alguém já passou por isso ou sabe como funciona?
Emitimos passagem para nós 2 apenas.

Obrigado

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes