Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

Como você organiza a mochila?

Marcas, modelos, litragem, informações e dicas sobre o principal equipamento e companheiro do Mochileiro : A Mochila

Moderadores: LeoRJ, edver carraro, haole, ogum777

Re: Introdução - tipos/organização

Nova mensagempor sargentoph » 03 Ago 2009, 07:42

Assim que der um tempo eu coloco as imagens no meu host.

So mais um detalhe, eu encontrei varias referencias recomendando maior peso na parte inferior e outras tantas recomendando o maior peso na parte central, junto as costas. Testando as duas formas eu particularmente prefiro o peso junto as costas para as mochilas de 60l ou mais, já abaixo disso eu preferi com o peso na parte inferior, porem mais por organização que por melhor distribuição do peso.
sargentoph

Data de registro: 07 Jul 2009, 14:37
Próximo Destino: Machu Picchu jan/10
Reputation point: 48

Nova mensagempor ogum777 » 03 Ago 2009, 12:08

meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:
http://grupoadventury.br.tripod.com/Mat ... ochila.htm ) como se fosse um artigo seu?

quanto à arrumação, várias coisas não foram levadas em conta:

1. o tipo de arrumação varia de acordo com o tipo de acesso que a mochila possui. o jeito de se arruamr a alpina 77 da conquista é diferente do jeito de se arrumar a deuter aircontact pro de 70 litros, e o jeito de arrumar essas duas é diferente do jeito de arrumar a elevation 75 da equinox, só pra ficarmos em 3 modelos com capacidades básicas assemelhadas. uma só tem acesso por cima, outra por cima e por baixo, e a outra acesso total. e formato de corpo de mochila diferentes tb.

2. a distribuição de peso depende da pessoa, da trilha e do que tá sendo carregado. trilhas planas e em declive pedem mochilas com peso mais concentrado na bacia. trilhas com aclives pedem peso mais próximo da região dos ombros. a última coisa que vc precisa numa ascensão é de uma mochila que puxe o centro de gravidade pra bacia, tirando dos ombros e diminuindo drasticamente a sua capacidade de usar as mãos pra se segurar e não cair.

3. mas antes disso a mochila precisa estar arrumada de acordo com a ordem de uso da tralha no decorrer do dia. então precisa saber planejar o dia de trilha pra arrumar direito.

4. não é só o saco de dormir que deve estar embalado em plástico. TUDO dentro da mochila deve estar embalado em sacos plásticos. NADA deve molhar, mesmo que sua capa de mochila rasgue (o que é normal, o tecido delas é leve e rasga mais fácil quando vc tem que se arrastar num paredão), ou mesmo que a própria mochila rasgue.

5. se vc sabe arrumar direito a mochila, não precisa de acesso por baixo ou pela frente. só por cima. assim pode usar uma mochila mais leve. e pode também usar o isolante térmico DENTRO da mochila, o mais aberto possível, com a tralha dentro dele, criando uma parede de proteção a impactos pra sua tralha. dependendo da trilha vc terá que jogar a mochila de paredes de 3 ou 4 metros, ou rebocá-la pra cima ou pra baixo pendurada num cordelete ou corda, com muitos impactos na sua tralha.

6. evite o máximo possível usar bolsos laterais. eles aumentam muito a largura da mochila, facilitando o enroscamento em galhos e pedras em passagens estreitas.

7. não carregue nada do lado de fora da mochila: barraca, isolantes e etc. é meio caminho andado pra perder as coisas. as únicas mochilas aptas a carregar coisa do lado de fora são as de armação EXTERNA, que não estão disponíveis no mercado brasileiro.

8. quanto mais limpa, clean, a mochila, mais confiável. zíper que não existe não estraga. bolso que não existe não abre no meio da trilha deixando cair suas coisas. alça que não existe não fica pendurada enroscando em lugar nenhum.

9. pra quem sabe fazer as coisas, 40 litros prum final de semana com pernoite na trilha são suficientes.
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3503

Nova mensagempor sargentoph » 03 Ago 2009, 12:39

ogum777 escreveu:meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:
http://grupoadventury.br.tripod.com/Mat ... ochila.htm ) como se fosse um artigo seu?

a fonte esta no final do artigo.

A intenção é ter centrado em um topico um "Guia Basico" de como arrumar sua mochila, pois isto é uma coisa que por mais simples que pareça não o é. Sei que tem varios topicos sobre o assunto no forum, porem nenhum centra as informações, usei este artigo como base para ter algo a ser comentado, ate por que eu mesmo discordo de alguns pontos do mesmo como já disse acima. Conforme o pessoal for comentando e eu for tendo tempo eu vou editando o post principal e complementando as informações.

4. isso é uma verdade absoluta, já passei por problemas por causa de algum item que achei que não havia necessidade de embalar e justamente este item molhou e eu precisei. Costumo usar saquinhos Ziploc para coisas menores, estanque para o saco de dormir e um tipo de uma pasta que tem tamanho de um papel A3 e tem um ziper a prova d'agua, so tem o problema de ser rigida d+.

5. eu acho que a praticidade do acesso inferior vale o peso de um ziper a mais, já o isolante dentro da mochila, é bem util, mas eu não gosto, talvez por nunca ter precisado lançar a mochila ou içar e as trilhas que fiz com cargueira eram razoavelmente abertas, então o isolante não atrapalhou do lado de fora.

6. concordo, os bolsos laterais ainda deixam os item mais vulneraveis a impactos.
sargentoph

Data de registro: 07 Jul 2009, 14:37
Próximo Destino: Machu Picchu jan/10
Reputation point: 48

Re: Como vc organiza a mochila?

Nova mensagempor ogum777 » 04 Ago 2009, 15:24

sargentoph escreveu:
ogum777 escreveu:meu caro, é impressão minha ou vc postou um texto da net (que está aqui:

a fonte esta no final do artigo.

A intenção é ter centrado em um topico um "Guia Basico" de como arrumar sua mochila, pois isto é uma coisa que por mais simples que pareça não o é. Sei que tem varios topicos sobre o assunto no forum, porem nenhum centra as informações, usei este artigo como base para ter algo a ser comentado, ate por que eu mesmo discordo de alguns pontos do mesmo como já disse acima. Conforme o pessoal for comentando e eu for tendo tempo eu vou editando o post principal e complementando as informações.

4. isso é uma verdade absoluta, já passei por problemas por causa de algum item que achei que não havia necessidade de embalar e justamente este item molhou e eu precisei. Costumo usar saquinhos Ziploc para coisas menores, estanque para o saco de dormir e um tipo de uma pasta que tem tamanho de um papel A3 e tem um ziper a prova d'agua, so tem o problema de ser rigida d+.

5. eu acho que a praticidade do acesso inferior vale o peso de um ziper a mais, já o isolante dentro da mochila, é bem util, mas eu não gosto, talvez por nunca ter precisado lançar a mochila ou içar e as trilhas que fiz com cargueira eram razoavelmente abertas, então o isolante não atrapalhou do lado de fora.

6. concordo, os bolsos laterais ainda deixam os item mais vulneraveis a impactos.

pronto, agoras msgs já tão no tópico certo. já havia esse tópico discutindo esse assunto.
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3503

Re: Organizando a mochila. Dúvidas!

Nova mensagempor Adam Tavares » 16 Set 2009, 21:05

Fala galera...blz?... dei uma lida aqui e em outras materias sobre como organizar a mochila e me restaram algumas duvidas...

Minha mochila é uma Deuter Air Contact pro 70+15...

estava tentando organizar... e me veio algumas duvidas... meu saco de dormir pesa 1,7... mesmo assim devo colocar ele no fundo?... minha barraca manaslu pesa uns 3kg... devo deixala... no compartimento principal.. no meio bem junto as costas correto?.. eu guardo ela na mochila.. dentro do saco proprio dela.. com os espeques e varetas tudo junto?.. devo acomodar as roupas em volta da barraca?... deixando anorak na parte superior? a comida iria onde?

tenho duvida em relação aos bolsos laterais tambem.. que são "Expansiveis"... o que eu devo guardar ali?...

eu hoje organizei da seguinte forma: no bolso inferior coloquei o saco de dormir... pares de meias... e as polainas....

no compartimento principal... eu coloquei a barraca dentro do saco.. bem no centro junto as costas... nas laterais dela.. coloquei roupas... e em cima o anorak e a calça impermeavel... e a maquina fotograficano meio das roupas caso alguma queda...

ainda faltou colocar a comida... panela... e isolante termico... o que vcs acham?
Adam Tavares
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 07 Mar 2007, 09:13
Próximo Destino: El Calafate, Circuito completo em Torres del Paine, trekking em El Chaltein e mais alguma coisa se sobrar tempo...
Reputation point: 1135

Nova mensagempor DaniloDassi » 16 Set 2009, 21:30

Adam,
Nas minhas ultimas trips eu armei de seguinte maneira (sugestão do Haole):

Isolante aberto no chão, corpo e sobre teto da barraca dobrado de forma que fique sobre o isolante.
Em uma das pontas, coloque o saco com as varetas e venha enrrolando tudo, tipo um rocambole :lol:
Imagem

Coloquei ele no centro da mochila, encostado suas costas e em volta vai tudo, a roupa preferencialmente embalada individualmente (ou quase no caso das meias e cuecas) em sacos plásticos.

No topo do compartimento principal vai a marmita com a comida.

Na bolsa do topo coloco minha capa da mochila e capa de chuva, junto com lanternas, pilhas, talheres e algum medicamento.

Nos bolsos laterias vai uma garrafinha d'agua, fogareiro, gás e produtos de higiene.

Gostei bastante dessa arrumação, mesmo minha mochila sendo bem menor que a sua (Itupava 70lts).

O Marcos tem uma Deuter AC, ele poderá te ajudar melhor com isso.

Abraços
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 24 Set 2007, 07:46
Reputation point: 1190

Nova mensagempor haole » 16 Set 2009, 23:44

É mais ou menos isso que o danilo disse...tenho os mesmos equipos que você (barraca/ mochila).
Eu deixaria o saco no fundo, barraca/isolante no esquema que o danilo passou(bem centralizado), comidas/roupas(cada com saco plastico) de segundo plano expalhadas junto a barraca e roupa/comidas de primeiro plano nos bolsos laterais e no bolso da cabeça alguns equipos envoltos por luvas, gorros e meias(espeques inclusive)...cuidado na hora de pegar.

Se for usar esses "hidrates"...dê preferência para o uso interno, se o seu percurso ajudar.Se não ajudar use um dos bolsos laterais/os dois sempre tentando equilibrar o peso.
Tente mentalizar seu percurso e quais serão suas ações...vai ajudar na arrumação :wink:
Abraço
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 07 Out 2007, 01:06
Reputation point: 1506

Nova mensagempor Adam Tavares » 17 Set 2009, 00:28

entendi... e as varetas da barraca... vão enrolados juntos com ela?...

abço
Adam Tavares
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Próximo Destino: El Calafate, Circuito completo em Torres del Paine, trekking em El Chaltein e mais alguma coisa se sobrar tempo...

Nova mensagempor DaniloDassi » 17 Set 2009, 08:41

Isso ai Adam, as varetas vão no centro do rocambole :lol: :lol: :lol:
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor Adam Tavares » 17 Set 2009, 09:28

Vlw então galera... farei isso... outra coisa... nada impede de eu colocar mais algumas coisas junto ao saco de dormir né? como meias e cuecas...
Adam Tavares
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor DaniloDassi » 17 Set 2009, 09:40

Nada impede Adam.
Só não esqueça de ensacar o saco de dormir... uma noite bem dormida faz toda a diferença!

Uma vez eu tentei fazer igual colocaram ai pra cima, abrir o EVA dentro da mochila, como se fosse uma 2ª parede. Só não deu certo porque meu EVA não deslisa, então acabei perdendo espaço.
A vantagem de montar assim é que o EVA seria uma proteção extra contra chuva. Mas pra mim não deu certo :|

Abraços
DaniloDassi
Membro de Honra
Membro de Honra

Nova mensagempor Adam Tavares » 17 Set 2009, 10:13

Entendi Danilo... bom eu vou tentar fazer essa configuração... qualquer coisa eu meto o eva para fora da barraca.. não é o que eu queria fazer massss.... se não tiver espaço farei isso rs...

vlw..

abço
Adam Tavares
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Como você organiza a mochila?

Nova mensagempor Ockilupo » 15 Dez 2009, 19:26

Bom eu coloco os mais pesados no fundo, em cima do saco de dormir hahahahaa................ costumo dividir minhas roupas em sacolas plásticas, assim como o saco de dormir (nada pior que ver suas coisas molhadas)
Ockilupo

Data de registro: 18 Nov 2008, 18:31
Reputation point: 0

Nova mensagempor Carolina* » 05 Fev 2010, 16:11

Eu não acampo, fico em hotel/hostel mesmo.
Mesmo assim, minha mochila foi um "achado" :lol: paguei 50 reais nela, achei que não ia durar nada, e já fiz várias viagens com ela pesando mais de 10kg.

Ela tem um compartimento embaixo, que eu coloco sapato (cabe um tenis e uma havaiana, hehe), dentro eu ponho a toalha embaixo de tudo (isso não é esperto) e depois calça. No compartimento de cima eu deixo pra por roupa suja, e parece um bolso pequeno mas entra qlq coisa la, hehe.

Depois tem vários bolsos. Dois grandinhos, um em cada lado da mochila, qe eu coloco o que não coube nas partes principais (se apertar cabe um pé de sapato em cada um).
E ai tem os bolsos da frente, que são mais 3. Deixo o menor pra por coisas que preciso pegar rápido, se to sem bolsa na mão (haha ainda tem ela) eu coloco o celular e dinheiro. No outro que é um pouco maior eu coloco RG/Passaporte, máquina fotográfica e meu ipod, acho que fica mais protegido. E tem outro ainda, q depende muito da viagem, mas geralmente fica tralha mesmo..

Shampoo e essas cosas eu coloco em uma frasqueira por cima de tudo. tenho aqueles vidrinhos pequenos, escova pequena, pasta pequena, tudo pra não ocupar muito lugar e qlq problema poder jogar em qlq lugar da mochila. Além que é o limite que as companhias aéreas aceitam como mala de mão..

Resumindo, pra viajar assim de trem/onibus/avião ela é super boa. Principalmente de avião, ela cabe certinha no porta bagagem (ql o nome disso mesmo? :mrgreen: )

Bom, depois coloco a marca dela aqui, não é grande coisa, mas da MUITO pro gasto em passeios "light" :P

Editando: Foto dela. E eu ainda compro aqueles patches dos países que vou ou algum pin ::Ksimno::

Imagem
Editado pela última vez por Carolina* em 08 Fev 2010, 16:39, num total de 1 vezes
Me ajudem a ganhar um emprego no STB! Votem em mim! Muito simples: basta clicar no coração azul do lado da minha foto do perfil :) http://www.embaixadorstb.com.br/discover/estilo.php?id=319

Colaborador Finlândia * Intercâmbio - Cursos no Exterior
Carolina*
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 10 Jan 2010, 13:52
Reputation point: 170

Nova mensagempor rógeres » 05 Fev 2010, 20:59

Blz, Carolina, gostei! Depois, coloca mesmo a marca aqui ou, se não for conhecida, põe uma foto, se possível, pra vermos o design, que é o mais importante pra termos uma noção do "jeitão" dela. Uma vez, comprei uma mochila assim, num mercado popular aqui em Recife, e na época custou isso mesmo, uns 50,00, e durou anos e muitas andanças. Os fóruns são muito voltados pra equipamentos técnicos, pra trilhas, mas pra as mochiladas urbanas, uma mochila mais simples pode ser super confortável, suficiente e durar muito.

Eu, particularmente, mesmo viajando mais por cidades, não ando sem um saco de dormir. Sinceramente, não confio na limpeza das roupas de cama em muitos hotéis/pousadas/hostels, então, Morfeu (meu saco de dormir) vai comigo em todas. E eu sempre o acomodo no compartimento de baixo da mochila, onde, junto com ele, sempre cabe também um par de havaianas. No compartimento maior, vão as roupas, nessa sequencia, de baixo pra cima: calças e bermudas - camisetas - um saquinho com os produtos de higiene pessoal - e, por cima de tudo, a toalha; espremidinhas dos lados, ainda no compartimento maior, vão cuecas e meias, tudo separado, cada coisa em seu saquinho respectivo. Quando a mochila vai muito cheia, levo na mão um pequeno saco de lona, tipo militar, com uns 2 pares de sapatos, se a viagem for longa. Se não for, geralmente a mochila não vai abarrotada, aí Morfeu vai no compartimento maior, embaixo de tudo e, então, uso o compartimento inferior da mochila pra os sapatos e sandália. Quase não uso os bolsos laterais da mochila "na ida". Mas, voltando, é onde geralmente ponho os saquinhos com a roupa suja. Numa mochila de cerca de 50 litros, esse é um esquema que sempre dá certo, numa boa. Dá pra viajar por várias semanas assim. De qualquer maneira, procuro nunca usar a mochila no limite, sempre deixo uma folga.
rógeres

Data de registro: 30 Jan 2010, 09:09
Reputation point: 2

AnteriorPróximo

Retornar para Mochilas

Submarino.com.br