Ir para conteúdo

Compra de moedas escandinavas (Suécia, Noruega, Islândia, Dinamarca). Onde compensa?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, pessoal

 

Farei um mochilão por todos os países da Escandinávia e, tirando Finlândia, onde a moeda é o Euro, os demais países tem suas "coroas". Já tenho 500 EUR (vou passar por Amsterdã e interior alemão também) e estou em dúvidas sobre o próximo passo:

 

1) Vou com reais e compro nos países? O real tem liquidez lá?

2) Compro mais EUR no Brasil e faço duas conversões?

3) Compro moedas escandinavas diretamente no Brasil?

 

Alguém sabe dizer se os parâmetros dados nos sites forex (forex.no / forex.se / forexbank.dk) são similares aos valores de conversão lá fora?

 

Valeu pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
A melhor solução é usar o cartão de débito do seu banco para fazer saques direto na moeda do país. Mas só irá funcionar bem com cartões de débito Mastercard.

 

Obrigado pela resposta, Adriano. Então... já fiz várias viagens pra fora e só uma vez, devido a um imprevisto, usei diretamente meu cartão de débito (Itaú Mastercard). Foi no Chile.

 

Não sei muito bem como utilizar essa função. Sempre que estive na Europa usei euros, crédito, VTM ou moedas locais (Hungria, Rep. Tcheca, Inglaterra, Dinamarca...).

 

Na prática, como é? Simplesmente peço a liberação no meu banco e estarei apto a fazer saques em qualquer ATM com bandeira CIRRUS? As taxas (de saque e conversão) são mais vantajosas do que qlqr outro tipo de operação?

 

Mais uma vez, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Adriano,

 

Depois de ligar para o Itaú e ser informado que além dos 9,00 eu teria que pagar 6,38% de IOF, não sei se é uma boa opção... Pesquisei cotações em sites escandinavos e estou praticamente decidido a ir com reais e comprar por lá (claro, estarei com euros também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Se estivermos falando em 10 mil são 640 reais em imposto. Se tiver de usar cartão, eu usaria a função crédito, o IOF é o mesmo e você pelo menos ganha minhas.

 

A minha maneira de viajar: um bom valor em papel moeda e cartão de crédito.

 

Se for viajar com valor acima de 10 mil, é necessário fazer uma declaração informando (não tem nenhum desconto, é uma medida anti-corrupção/terrorismo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em São Paulo o Euro em papel moeda está sendo vendido entre R$ 3,20 a R$ 3,24, só esse fato já tornaria sua tabela totalmente divergente. Agora, o tópico se trata de moedas Escandinavas, onde um VTM em EURO além do IOF de 6,38% irá pagar em torno de 6% por estar utilizando uma moeda diferente da carregada. Como você pode sequer considerar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

As cotações expressadas por mim são reais, tem casa de câmbio que o VTM é R$ 0,10 ACIMA, na melhor favorável ao VTM a diferença foi de R$0,04.

 

Débito e crédito não existe só uma conversão, todo banco trabalha com moeda corrente sendo o Dólar, ou seja, toda e qualquer compra ou saque será convertida para Dólar e então convertido em Reais.

 

Eu não recomendei a compra de moedas escandinavas no Brasil, e sim da compra de Euro e utilização do cartão de crédito.

 

Obs.: O Santander e Itaú trabalham com as piores taxas de conversão, o melhor é a Caixa.

Obs2: Vários bancos cobram tarifa de saque em seus ATM, tornando ainda mais inviável o uso do VTM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...