Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Postagem atrasada, ::lol3::

 

Olá pessoal, quero relatar minha experiencia na bolivia como forma de gratidão.

Porque as informações dos mochileiros me foram muito úteis, e me deu mais confiança e tranquilidade, dai quero compartilhar o que aprendi e liçoes..

Eu tinha hospedagem garantida na bolivia em cochabamba, na casa amigo meu boliviano, ele estava aqui brasil, e fomos juntos..

 

Data viagem: 23/11/2015 á 17/01/2016 (eu programei a ida pra chegar de manhã cedo na fronteira)

 

>Floripa - Campo grande 299,00 reais (fui de tam, comprando com 2 meses antecedencia)

>Taxi aeroporto -rodoviaria de campo grande 45,00 reais, (é meio longinho)

>Bus para corumbá , só tem empresa andorinha, bus novo, 104,89 reais peguei horario 23:59hs cheguei 6:20hs

>Taxi rodoviária à fronteira 30,00 reais (os taxis queriam cobrar 50,00, achei muito caro pra um trajeto de 7km sem fila, dai fomos indo pro ponto de bus com as malas pesadas..., logo veio um taxista a pé correndo e ofereceu por 40,00, bati o pé por trinta, ele aceitou. Foi bom pois rachamos eu e meu amigo)

>tivemos que esperar 1h abrir fronteira brasil que abre 8hs,a da bolivia abre as 7hs, logo, abrem juntas pois na bolivia é 1h a menos que o brasil, ok?

DSC03915.JPG.679a5d02e294994377409d310b3ea063.JPG

>mal saímos da sala da fronteira ja veio um cambista se oferecendo trocar dinheiro, á 1,85 bol por real, achei bom, e troquei uns 900,00 reais, fiquei com receio de trocar mais, mas ::putz:: , 1° lição, depois me arrependi, por que quanto mais você entra adentra no país, mais ruim o cambio fica, 1,80 santa cruz, 1,75 cochabamba, la paz 1,73...

>taxi até rodoviaria de puerto quijarro 30,00 bol, por que era um Taxi novo e com ar cond. , mas no geral, eles cobram 10 se estas sozinho.

 

>na rodoviaria de puerto quijarro (mais parece um galpão), o taxista me recomendou 2 empresas, que saia 120 bol por pessoa, achei caro, e compramos a 60 bol cada pela empresa "la perla del oriente" ::putz:: 2° lição: o barato sai caro, ônibus velho, ar cond. nao gelava, e as janelas algumas nao abriam, naquele calor fomos assando até santa cruz, e detalhe, esse bus entrou em tudo que é vila. Saímos as 10hs chegamos 20:30hs em santa cruz, rodoviária bimodal.

DSC03919.JPG.826b3435feddff66d04b0096213a6bbe.JPG

 

>aqui compramos pela empresa Trans copacabana S.A, á 100,00 bol cada, bus cama, razoável. Detalhe :arrow: tem que pagar sempre nas rodoviárias da bolivia a taxa de embarque, tem umas cabines pelo terminal, acho que é 2bol, nao é como no brasil, que o valor da taxa está embutida no valor passagem, GUARDE! O comprovante, pois os fiscais vem dentro do bus e pedem pra mostrar. Também fique atento a plataforma que sai o bus, "carril" em espanhol, e também ao numero do assento, que as vezes náo bate com numeraçao dos assentos do bus. Dica, quando vocé compra a passagem eles tem um mapa do interior do bus, dai peça pra escolher o assento e veja onde fica no mapa, se no andar de cima, de baixo, qual fileira..., saimos as 21:30 hs, e viajamos toda a madrugada

>chegamos de manhã em cochabamba, e fomos pra casa meu amigo descansar.

 

>Resumo de como é cbba(cochabamba): cidade rasoavelmente grande, á 2.600 mts altitude, portanto me afetou um pouco, tem 500 mil hab. Uns 20 mil brasileiros que vao estudar medicina, é considerada capital gastronômica da bolivia, bons restaurantes, transito é meio louco, nao se respeita o pedestre, o transporte é barato, 2bol taxi trufi, como eles chamam, 1,50 o micro bus, que é mais lento. O ar é bem seco, meu nariz sangrava nos primeiros dias, labios resseca, leve protetor labial e solar, pois lá o sol queima mais. Tem muitas praças, parques,...

 

>3°liçao ::putz:: náo coma nada na rua, nem sorvete, sucos, e principalmente água. Os bolivianos nao sao muito higiênicos, tome só agua mineral, ou fervida em casa, se for possível. Lá tem ainda muito problemas com salmonela, cólera, e outros parasitas e bactérias que só tem pra lá. Eu passei mal do intestino por quase 1 mes, tive que ir ao médico fazer exames de sangue, fezes..., tomar antibióticos, dieta só com sopa... ainda bem que a mãe do meu amigo cuidou de mim como se fosse seu filho, portanto se for viajar pra lá sozinho, leve algum medicamento do brasil, como pra dor, febre, flora intestinal, náusea, embora lá tem bastante farmácias e o medicamento é no geral mesmo preço do brasil. Eu comprava gatorades e sachês de reidratante na farmácia e só tomava isso qd estive mal.

Mas se vocé ficar ruim, serve de consolo que isso acontece com maioria dos extrangeiros, assim disse o médico. Bom, agora tenho algum anti corpos a mais, hehe.!! :lol:

 

>lugares pra conhecer em cbba: cristo de la concordia. Sim, é tipo imitaçao do rio janeiro. 10,50 bol. Parque de la familia, onde tem o show das águas dançantes as 20hs, 8bol. Feira CANCHA, fica em frente rodoviária, e é enorme, mas enorme mesmo! sao muitos quarteiroes, maior que a 25 de março em SP, lá tem literalmente de tudo, artezanato, roupas, etc é tudo mais barato que em La paz. Bom, tem outros parques, museos, igrejas antigas, e bons restaurantes no El Prado. Tem um ótimo cinema, de dar inveja em muitos do brasil, no CINECenter.

DSC04039.JPG.6bc7055de3e5e78cfa427f4cc419afac.JPG

DSC04051.JPG.3e514b6e50e8ada5b945bea6ef1e6431.JPG

DSC03998.JPG.f82d0c822856f6fdf72952e1c4b09960.JPG

DSC03976.JPG.cd74a842d64baaac6b1263833e406c1c.JPG

 

Bom, por enquanto é isso pessoal, depois conto como foi conhecer La Paz, Copacabana, lago Titicaca, e a volta ao Brasil, certo?

Espero ter ajudado... ::otemo::

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
  • Membros
Em 28/12/2020 em 18:06, gustavo.woltmann disse:

Olá Eduardo, tudo bem? Muito obrigado pelo relato e pelas dicas. Espero poder conhecer o país em breve também. Você chegou a postar sua experiência em La Paz, Copacabana, lago Titicaca, e a volta ao Brasil? Se sim, adoraria ler.

Abraços,

Gustavo Woltmann

Olá Gustavo..., acabei não postando...., por fim , morei em Cochabamba quase 2 anos...., e visitei Lá Paz 6x... são os lugares que mais conheço...Abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...