Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!

#1178120 por Adriana T-Tresch
07 Abr 2016, 07:04
Olá Raquel, eu não me interesso muito por esses assuntos (yoga / espiritualidade), mas tive um vizinho que gostava muito disso e não falava em outra coisa. Ele usa a palavra ashram para esses centros espirituais. Ele frequentou alguns lugares assim pela Europa e uns 9 anos atrás vendeu tudo o que tinha e se foi para a India, com o objetivo de viver num ashram e se aprofundar na meditação e na prática da yoga.

Então o pouco que eu sei do assunto é das conversas com o meu vizinho. Até onde eu sei não existe isso de trocar trabalho por comida, as pessoas pagam pela acomodação, pela comida, pelas aulas de yoga e ainda se espera que trabalhem na limpeza, preparação da comida, horta, o que for preciso.

Achei interessante saber como é a vida no ashram: uma vez lá dentro espera-se que todo mundo siga o programa e compartilhe das atividades, que começam bem cedinho com entoação de cantos religiosos. As refeições são comidas em silêncio para meditar mais um bocadinho e eles seguem a regrinha de não usar calçados dentro de casa... nem mesmo dentro do banheiro compartilhado. Eu já não tinha interesse algum de visitar um ashram antes de saber isso, quando fiquei sabendo de usar um banheiro público sem calçado minha falta de interesse passou para nojinho. Mas vai de cada um, o que eu vejo como algo nojento meu vizinho vê como oportunidade de desapego ou praticar a humildade ou respeito ou algo assim (não lembro bem o quê, vc provavelmente está mais ligada nessas coisas).

O que motivou meu vizinho a se mudar para um ashram na Índia (além de um interesse pela cultura indiana) foi a questão do preço: o ashram indiano era uma fração do preço dos europeus. Em julho/15 ele me contou que estava pagando em torno de 4 euros por dia (por acomodacão e comida) no ashram, agora não lembro se esse preço incluia também yoga ou se a yoga era a parte. Lugar escolhido pelo meu vizinho: http://www.amritapuri.org/ashram Ele escolheu esse por sentir uma conexão espiritual com a fundadora "Mãe Amma"... e também pela localização no sudoeste da Índia na região Kerala - para ele o paraíso na terra. Mas não faltam ashrams na Índia, tem de montão mesmo. Então se vc está pensando em manter os custos mais baixos talvez a Índia seja mais interessante?

Antes de se mudar para a Índia meu vizinho frequentou também ashrams pela Europa, falava sempre de um que ficava na França (acho que era na Normandia), e outro na Alemanha. Ele até me mostrou os websites mas faz tempo isso, esqueci o nome dos lugares. Mas acho que vc não terá dificuldade de encontrar no google, procura por ashram ou ashram yoga europe que provavelmente vc vai encontrar todas as infos, daí vc pode escrever para esses lugares e perguntar se tem como trocar acomodação por trabalhos domésticos (o que eu duvido muito que seja possível, mas na verdade o que eu sei? - nada - então melhor perguntar diretamente para os ashrams).

Espero ter ajudado, boas pesquisas pra vc!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes