Construindo uma Espiriteira (Fogareiro a Álcool)

Fogareiros, espiriteiras, lampiões, combustíveis, panelas e demais utensílios

Re: Espiriteiras (fogareiros a álcool)

Nova mensagempor Cris*Negrabela » 18 Out 2009, 01:02

Cacius escreveu:
negrabela escreveu:Edu, a minha é dessa ai e quase botei fogo na casa ao testá-la (o primeiro teste a parte de cima simplesmente voou heheeh mas arruma daqui e dali deu certo...

Negrabela, esta espiriteira é topo aberto, se a sua voou a parte superior é pq rolou pressão, e ela nao é projetada pra isso...
Nas espiriteiras pressurizadas qualquer amassado põe em risco a integralidade do esquema. Uma minha também decolou.
A dica da pré-ignição é boa, eu uso direto. ::cool::

Entao... eu fiquei olhando pro que "sobrou" da espiriteira com a maior cara de "ué?", porque construí a de topo aberto justamente por isso (medo de não montar direito hehehe). Cheguei a unica conclusao possivel, a de que eu é que sou um desastre ambulante ::mmm:
(mas montei ela de novo, encaixando direito e funcionou tranquilamente...)
Editora São Paulo,Orçamento x Destino : Quanto Tenho x Para onde ir?
"Eu já estou com o pé na estrada, qualquer dia a gente se vê..."
Relato:Pantufando na Patagônia - 23 dias - Nov/Dez 2011
Cris*Negrabela
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 05 Abr 2009, 15:35
Reputation point: 3622

Nova mensagempor edubisan » 19 Out 2009, 06:41

Então, estou usando alcool combustível mesmo...

O problema aparentemente está na construção mesmo... Não sabia essa da moeda, vou tentar com ela.

Negrabela, a sua pelo menos funciona!!! A minha nem isso.. hehehehe

Mãos a obra de novo...
edubisan

Data de registro: 14 Jun 2009, 13:22
Reputation point: 204

Nova mensagempor Cacius » 19 Out 2009, 09:35

Se vc montou direito, tá usando álcool combustível.... ::sos::
Hehehe.. não sei não! É praga de ex-sogra? Se bem que sogra é pra sempre... ::ahhhh::
Tenta novamente, Edubisan! Não esmoreça, que este tipo de espiriteira funciona sempre! Ah, não acho que vai resolver com a moeda não... É mais fácil uma pressurizada funcionar aberta do que uma aberta "acertar" com um pouco de pressão...
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 23 Set 2007, 02:15
Próximo Destino: Pra onde o vento levar
Reputation point: 3865

Nova mensagempor Cris*Negrabela » 19 Out 2009, 23:29

edubisan escreveu:Então, estou usando alcool combustível mesmo...

O problema aparentemente está na construção mesmo... Não sabia essa da moeda, vou tentar com ela.

Negrabela, a sua pelo menos funciona!!! A minha nem isso.. hehehehe

Mãos a obra de novo...

Entao, edu...com a moeda nao funcionou.
Teste com um tampa ou pratinho embaixo da espiriteira com uma tampinha de alcool que dá a ignição perfeita (como eu disse, meu para-vento é uma lata de nescau que esburaquei as laterais, entao eu acendo uma tampinha de alcool dentro da lata de nescau e ela mesma ja dá ignição na espiriteira - alem de ser um excelente porta panela e perfeito protetor pra guardar a espiriteira na mochila)
Editora São Paulo,Orçamento x Destino : Quanto Tenho x Para onde ir?
"Eu já estou com o pé na estrada, qualquer dia a gente se vê..."
Relato:Pantufando na Patagônia - 23 dias - Nov/Dez 2011
Cris*Negrabela
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 05 Abr 2009, 15:35
Reputation point: 3622

Nova mensagempor arieldelsol » 17 Nov 2009, 18:58

pessoal, ultimo feriado fui pro baú com a minha espiriteira novinha, super feliz, q eu costumava jogar o alcool numa latinha de atum, colocar umas pedras de suporte e ja era.
Me aparece um cara com uma lata de nescal furada, dentro uma outra lata menor pra por o alcool.. esse o de posto...
meu a agua dele ferveu muito rapido. tao rapido q depois ele me emprestou pq o meu tava la,........
o lance do alcool eh ssem duvida muito melhor
e acho q esse esquema q ele fez vale muito mais a pena, fora q o peso eh tipo 1/4 da minha espiriteira.
as vezes o DIY funciona melhor...
arieldelsol

Data de registro: 17 Nov 2009, 13:15
Próximo Destino: Índia
Reputation point: 0

Nova mensagempor Cacius » 17 Nov 2009, 20:50

Pois é, Ariel.. se vc tivesse conhecido Mochileiros.com antes, já conheceria esta dica (manjada, até) da lata-suporte. ::tchann::
Mas seja bem vindo, viu? Compartilhe estas e outras coisa que vc aprendeu! Aprenda e ensine! Abraço!
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor BT-sAFURFA » 23 Nov 2009, 14:49

arieldelsol escreveu:pessoal, ultimo feriado fui pro baú com a minha espiriteira novinha, super feliz, q eu costumava jogar o alcool numa latinha de atum, colocar umas pedras de suporte e ja era.
Me aparece um cara com uma lata de nescal furada, dentro uma outra lata menor pra por o alcool.. esse o de posto...
meu a agua dele ferveu muito rapido. tao rapido q depois ele me emprestou pq o meu tava la,........
o lance do alcool eh ssem duvida muito melhor
e acho q esse esquema q ele fez vale muito mais a pena, fora q o peso eh tipo 1/4 da minha espiriteira.
as vezes o DIY funciona melhor...

Ariel qual a marca da sua espiriteira?
Sds,
BT
BT-sAFURFA

Data de registro: 12 Ago 2009, 23:33
Reputation point: 26

Nova mensagempor Danilo Santista » 29 Dez 2009, 08:21

Criei uma com lata de ervilha... tipo Simmer Cat. Então fiz só os furos na borda, não cheguei a fazer a segunda fileira abaixo e usei álcool de cereais, a água só ferveu com 10 minutos. Parece que foi tudo nos conformes pelo que diz este link: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html

Pergunta meio óbvia massss... Será que se fizer a fileira adicional abaixo consigo mesmo diminuir pra uns 5 min?

Abraços
“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”
Danilo Santista

Data de registro: 09 Out 2009, 15:48
Próximo Destino: ao Deus dará...
Reputation point: 90

Nova mensagempor ogum777 » 29 Dez 2009, 10:25

Danilo Santista escreveu:Criei uma com lata de ervilha... tipo Simmer Cat. Então fiz só os furos na borda, não cheguei a fazer a segunda fileira abaixo e usei álcool de cereais, a água só ferveu com 10 minutos. Parece que foi tudo nos conformes pelo que diz este link: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat/index.html

Pergunta meio óbvia massss... Será que se fizer a fileira adicional abaixo consigo mesmo diminuir pra uns 5 min?

Abraços

não. não conseguirá. ferver um litro de água em 10 minutos até foi rápido. num teste que o beck fez com espiriteiras do mercado, ferveram um litro de água em 15 minutos em média.

a questão é: vc precisa pra cozinhar de um litro de água? eu fervo em média 500 ml. daí baixa radicalmente pra 4, 5 minutos apenas. em 7 minutos em média tenho um miojão que entupo de outras coisas calóricas e tenho um arefeição de mais de 1000 calorias....
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3514

Nova mensagempor Danilo Santista » 29 Dez 2009, 11:37

não... não foi 1 litro, foi 500 ml mais ou menos. creio que não deixei isto claro... então nem vale o esforço de fazer uma fileira abaixo com aproximadamente metade dos furos da de cima?

fiz a coisa bem no olhômetro mesmo, só para ver se funcionava para depois fazer uma melhor baseada nos aprendizados da primeira...
Danilo Santista

Nova mensagempor Cacius » 29 Dez 2009, 14:42

Não tenho base técnica alguma, mas não consigo ver como o dobro de furos vai significar a metade do tempo de fervura.... pra mim isso não significa o dobro de calor, além das variáveis de perda calórica para o ambiente, vento, etc...
Nunca usei este tipo de espiriteira para saber se o tempo de fervura tá ok... mas como diz o Ogum, ferver 1 litro d'água é só parâmetro, pq ninguém faz isso em trilha.
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor Danilo Santista » 29 Dez 2009, 15:33

pois é Cacius, eu também não tenho embasamento técnico algum para chegar a esta conclusão. hehehe

estou em dúvidas se 50% a mais de furos ou 100%. pois creio por "achismo" que seria muito desperdício também.

a minha está assim:

Imagem

mais parecida com esta que o cara chama de Simmer Cat:

Imagem

estou pensando em fazer mais uns 7 furos embaixo dos 15 existentes, intercalando, para ficar algo como a Super Cat, porém com menos furos na fileira de baixo:

Imagem
Fonte fotos: http://jwbasecamp.com/Articles/SuperCat ... ml#Designs

Apesar de ter feito no olho peguei as medidas que o cara utilizou e comparei com as toscas que fiz e elas ficaram até que beeem parecidas.
Vou fazer uns testes novamente hoje e talvez faça mais furos nela. Queria levar ela pra teste agora no reveillon e estou sem tempo para fazer outra, por isso a dúvida, não queria estragá-la enchendo de furos... ehehehe

Segundo o cara, parece que o tempo realmente cai pela metade, ou meu inglês tabajara me enganou?

Super Cat - Time to rolling boil= 4 min, 30 sec |Total stove burn time (incl prime time) = 6 min, 45 sec
Simmer Cat - Time to rolling boil= 9 min, 45 sec | Total stove burn time (incl prime time) = 15 min, 30 sec

Prime time - 25 sec|25 sec

Abraços
Danilo Santista

Nova mensagempor Cacius » 29 Dez 2009, 15:49

Tá certo sim, é tempo para ferver... e tem ligação om o consumo dela também, que reduz em mais de 50% ::ahhhh::
Cacius
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Nova mensagempor Danilo Santista » 29 Dez 2009, 16:04

Realmente, confirmei aqui com meu inglês meia boa... hehe

Uma dica boa do cara é fazer um anel de regulagem que permita tampar os furos inferiores para controlar o calor da espiriteira caso seja necessário.

Abraços
Danilo Santista

Nova mensagempor ogum777 » 29 Dez 2009, 17:35

10 minutos pra meio litro é muito.

eu tenho uma dessas que vc fez, o cacius já viu, mas fiz com forma de vela (50mm por 50mm), furei com um canivete mesmo. por ser de alumínio, funciona que é uma beleza.

a sua é de aço demora mais pra aquecer a espiriteira. a própria espiriteira tem que estar aquecida.

por outro lado, um número maior de furos pode permitir maior oxigenação. o que ocorre é que muitas vezes a espiriteira está sufocada, com pouco fluxo de oxigênio.

comece a fazer experiências com latinhas de refri. a gente aprende muito sobre furos e etc brincando com latinhas.

[]s
asbicicletas.wordpress.com
ecourbana.wordpress.com
www.oeco.com.br
ogum777
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 23 Jan 2006, 18:38
Reputation point: 3514

AnteriorPróximo

Retornar para Equipamentos para Fogo