Troca de informações sobre a Argentina, o país dos 5 continentes. Neve, montanhas, desertos, pântanos e cidades maravilhosas.
#337059 por Marcos de Figueiredo
15 Dez 2008, 13:30
Ola pessoal!
Em Cordoba eu recomendo o bar "La Alameda"!
Um bar bem tradicional em Cordoba!
A decoração interna é bem interessante!
Um violão, guardanapos espalhados pelas paredes com mensagens do mundo todo e como não poderia deixar de ser, a bandeira Argentina e uma foto de Che!
As mesas e bancos são de madeira, e muito pesadas!
A parte externa já é mais moderna, com mesas espalhadas por toda calçada, mas apenas ao final da tarde!
A comida é fantástica asim como os preços!
As empanadas são uma delícia, apenas tres dá para saciar a fome, a pizza para uma pessoa, comem duas pessoas, os preços são super baixos!
O atendimento é feito pelos proprietarios, e eles adoram ter extrangeiros lá!
O bar está situado em uma região central e as universidades estão ao redor do bar!
É bem próximo dos hostal, por tanto, se escuta todos os idiomas ali!
Vale a pena mesmo, por isso eu recomendo!
Se quiserem saber mais alguma coisa de Cordoba, como Shoping, cines, teatros, podem me perguntar ok?
Sorte e divirtasse!

#349614 por alliatti
18 Fev 2009, 15:09
Aviso aos navegantes: evitem desesperadamente o Aldea Hostel. Pela internet, parece bonitinho, e realmente é. Seria um bom hostel se não fosse o lugar mais sujo onde já coloquei os pés. Os atendentes chegam a ser cômicos de tão perdidos. Há opções bem melhores, certamente.

A cidade é muito bacana, mas visitável em três dias com alguma tranquilidade. De resto, é muito bacana dar uma espiada no interior. Alta Gracia, Villa Carlos Paz e La Cumbrecita são imperdíveis!

Abraços!
#351034 por yuribf
25 Fev 2009, 19:18
Olá pessoal! Cheguei hoje de viagem à cidade de Córdoba e gostaria de compartilhar algumas informações. Passei quatro dias na cidade, mas acho que três seriam suficientes para conhecê-la bem.

Cheguei em Córdoba no sábado e confesso que achei a cidade um pouco "parada" durante o dia. Contudo, bastou a noite chegar (escurece por volta de 21h) que a cidade ferveu! Muita gente jovem andando nas ruas e inúmeros bares com mesas nas calçadas. A La Cañada, simpática avenida que cruza o centro da cidade, reúne diversas opções para prolongar a noite. Tem bares para todos os gostos e temas. Tem bar para fãs de Jim Morrison, para fãs de esportes, apreciadores de rock, etc. Basta escolher e pedir uma cerveja de litro (entre $7 e $11... cheguei a ver de $4, mas o lugar era uma mercearia), um lomito (tradicional sanduíche de filé com batatas fritas... tem que ter muito apetite pra encarar um sozinho..entre $15 e $20).

Andar de táxi na cidade é muito barato! Vale a pena. Eu andei pouco, pq gosto de andar bastante pelas cidades pra conhecê-las melhor. Mas as vezes que utilizei foi bem barato. A corrida do aeroporto para a la cañada saiu por $32 (detalhe, o aeroporto é bem longe e este valor era em bandeira 2).

Os monumentos históricos da cidade são relativamente fáceis de se localizar. Andando pelo centro chega-se em praticamente todos. A prefeitura da cidade está atenta ao aumento de turistas na cidade, por isso é fácil encontrar mapas que auxiliam bastante. Eles são distribuídos em hotéis, restaurantes, shoppings, albergues, etc. O problema que encontrei é que alguns monumentos estavam fechados para reforma (el cabildo, cripta, manzana jesuítica).

A arquitetura do centro da cidade é muito interessante. A cidade conseguiu integrar as contruções antigas à vida moderna. Várias empresas instalaram-se em antigas mansões e prédios governamentais, mantendo-se as características originais, porém tornando-as funcionais.

Há um tour que é feito em um ônibus de dois andares estilo inglês (bem antigo...). O passeio é realizado geralmente às 10h e 18h, dura aproximadamente 1h30, sai ao lado da catedral e custa cerca $30. É uma coisa beeeem turista, mas se tiver preguiça de caminhar, é uma boa opção para conhecer os principais pontos turísticos (para quem for, cuidado com as "ramas"! hahahaha!)

Restaurantes: o melhor restaurante que fui é o AlCorta. Fica na La Cañada e é especializado em carnes. É mais caro, mas vale a pena. Os pratos saem em média por $35. Mas é coisa fina! Comemos um cordeiro patagônico e um bife de chorizo. Recomendadíssimos.

Um amigo indicou um restaurante - El Arrabal. Fica em uma rua parelala a la cañada e é um restaurante literalmente pra turista. Paga-se caro, come-se relativamente bem, e assiste-se a um show um tanto quanto duvidoso... O menu sai em média por $80 (entrada, prato principal, sobremesa e um refrigerante ou água) + $20 do show. Recomenda-se fazer reserva, pq ele fica bem cheio. Este foi o lugar mais caro que fui em Córdoba. Pra quem quiser conhecer, acho que vale a pena como experiência antropológica... O show tem cantores e dançarinos de tango e milonga.

Compras: confesso que não achei absolutamente nada válido pra comprar em Córdoba. As coisas aliás são bem caras. Fui com a intenção de comprar sapato social... Que decepção. No Brasil a qualidade é infinitamente superior, além do preço ser praticamente o mesmo. Então quem for pra lá, contente-se com o FreeShop...

Parque Sarmiento: este parque fica no centro da cidade. É bem grande. Nos finais de tarde (depois de 18h) ele fica muito cheio e bem animado. É muito bom sentar em um dos vários barzinhos e tomar uma cerva bem gelada.

Tempo: Córdoba quando quer é muito quente. Cheguei a pegar 35 graus lá. Mas quando não quer também, faz um friozinho. A noite chega a 10 graus, com chuva. Então previna-se. Leve roupas para todos os tempos.

Só uma última impressão da cidade: quanto carro velho! Nossa! Parecia um museu a céu aberto! Engraçado demais. Nunca vi tanto Fiat 147 funcionando na minha vida! Hahaha!

Resumindo, acho que a cidade vale a pena. Não tive tempo de conhecer as redondezas, mas ainda volto lá pra.
Bom, acho que coloquei aqui minhas principais impressões da cidade. Quem tiver alguma dúvida pode perguntar que eu tento responder.
#362620 por Cristiano32
20 Abr 2009, 11:57
Cheguei em Córdoba no sábado (18/04) a cidade é mesmo bastante interessante e ainda tem a vantagem de nao estar tao cheia de brasileiros como Buenos Aires...
Perto da praça principal da cidade (San Martin) há um centro de informaçoes turisticas que oferece walking tours gratuitos pela cidade. O guia do passeio que fiz (Ariel ?) era muito bom e nos contou muitas coisas sobre a historia e a arquitetura da cidade, além de algumas "curiosidades" como a história do Palácio Ferreyra que dizem ser assombrado pelo fantasma do Che...
Ainda no Centro, perto de um shopping chamado Patio Olmos, há um lugar chamado Paseo del Buen Pastor, é uma praça com uma fonte em que há um show de águas dançantes muito interessante. O show acontece às 18, 20, 22 e 23 de seg a domingo. Atrás desse patio há também uma igreja muito interessante a Iglesia de los Padres Capuchinos, reparem que há duas torres e apenas uma delas está completa, segundo o guia a torre incompleta, da esquerda, representa a imperfeiçao humana... Em frente ao Patio Olmos há um restaurante-pub de um hotel chamado Amerian, é muito bonito e serve uma ótima comida, eles fazem uma pizza retangular individual que sai por uns 20-25 pesos.

Villa Carlos Paz : é muito interessante, mas fecha tudo durante a tarde para a siesta, se forem `lá se programem para voltar tarde. Tem muitas opçoes de bares e teatros. No lago perto do terminal de onibus é possivel passear de pedalinho, custa 10 pesos por pessoa, para cada meia hora. Também há um telefèrico perto do terminal no qual nao tive tempo de ir, me disseram que custa 30 pesos.

Abrazos ! :D :P :D
#363502 por Moacir Viegas
23 Abr 2009, 21:30
Olá pessoal! Estou indo para Córdoba, Mendoza e Santiago, em 05.06, junto com minha mulher e meu filho (14 anos). Talvez fique apenas um dia, pois, como temos pouco tempo (oito dias), quero ficar mais em Mendoza e Santiago. Li todas as informações que vocês colocaram por aqui e agradeço desde já as valiosas contribuições, que estão me ajudando a planejar a viagem. Mas tenho algumas dúvidas e se puderem ajudar, agradeço:
- Um lugar para ficar. Aqui são indicados o Hostel Tango e o Córdoba Hostel. Como meu programa é mais família, estes locais seriam indicados para mim? Ou conhecem algum lugar (baratinho, claro!) que seria mais adequado?
- Se eu ficar apenas um dia, chegarei as 02h30 e sairei à noite. Neste caso, sabem como eles cobram (pois pegarei parte de duas diárias, mas na verdade não ficarei nem 24 horas)?
Mesmo ficando pouco tempo, na volta prometo narrar aqui nossas breves aventuras por lá!
Moacir.
#363508 por Marcos de Figueiredo
23 Abr 2009, 21:40
Moacir!
Mesmo que voce fique menos de 24h, o preço sera de uma diaria!
Proximo do terminal, na Av. que leva ao Patio Omos, tem hoteis baratos!
Custa em media 40 a 50 pesos por pessoa!
O lugar é bom porque esta proximo de tudo.
Se precisar de alguem para ajudalo com mais informações, tenho amigos que podem ajudalo quando chegar!
Abraço!
#363596 por Moacir Viegas
24 Abr 2009, 09:29
Certo, Marcos. Meu receio é ter que pagar DUAS diárias, já que pegarei parte de duas diárias cheias (lembrando: chego as 02h30 e saio à noite), mas acho que eles não fariam isso, né!? Quanto aos teus amigos, agradeceria se pudessem indicar algum lugar para ficar, pois é ruim ter que procurar nesse horário. Vou de avião, mas o melhor seria mesmo ficar perto da terimnal, pois depois pegaremos ônibus. Se preferir me passar o e-mail dos teus amigos, eu mesmo faço o contato.
Por ora, valeu!
Um abraço.
Moacir.
#363796 por leocaetano
25 Abr 2009, 02:37
Moacir, é só negociar com eles... já fiz algumas coisas do tipo. Na última, paguei uma diária e ocupei a cama por um período do dia e combinei apenas de usar o banheiro com chuveiro e tal, além do locker até mais tarde. Tipo, no teu caso, é chegar lá umas 3 da matina, dormir, usar o que tem direito de manhã (cozinha, banheiro, chuveiro e tudo mais), combinar de ocupar o locker até às 20h ou o horário que for e utilizar os serviços. Acho que dá na boa...
#364656 por Moacir Viegas
29 Abr 2009, 00:05
Bem, após muito pesquisar, especialmente nos Mochileiros, concluí meu roteiro de viagem. Tenho apenas oito dias, então ficou um pouco apertado para Córdoba, Mendoza e Santiago, mas acho que ficou legal. Inicialmente ia passar só um dia em Córdoba, mas depois das informações que li por aqui e de conversa com amigos, concluí que Córdoba merecia o mesmo tempo de Mendoza. Segue abaixo. Se tiverem alguma sugestão, ainda é tempo.
Obs.: Vamos em três pessoas: eu, minha companheira e meu filho.
a) Sábado, 06.06, 02h30am – chegada em Córdoba;
b) Sábado e domingo (06 e 07.06) em Córdoba, no "Le Grand Hostel" (http://legrandhostel.com/es/). Nos demais não encontrei as condições que precisava. E mesmo assim terei que ficar num triplo com três camas de solteiro (queria uma de casal e uma de solteiro). Mas o lugar parece ser muito bom. Eles me fizeram duas diárias e meia a 375 pesos (3 pessoas). Acho que vou ficar exclusivamente por Córdoba e não vou passear pelos arredores, pelo pouco tempo.
c) Domingo à noite, 07 – viagem para Mendoza. 18h45/07h20 (110 a 125 pesos/pessoa - Andesmar ou Rápido Internacional); vou viajar de leito, porque senão não durmo nada.
d) Segunda (08) e terça (9) em Mendoza. Ficarei no Hostal Confluência, o mais recomendado aqui. Nesse lugar sim consegui o que queria. Serão 150 pesos/dia por quarto com banheiro privativo. Só tenho que ver como fazer depósito via Wester Union. Pelo que me informei, terei que pedir a um amigo que tenha conta no BB. No dia 8: caminhadas e noite em Mendoza; no dia nove passeio Alta Montaña e noite em Mendoza.
e) Quarta (10) pela manhã – Santiago. 07h30/14h30; (85 pesos - não lembro a empresa). Essa viagem tem que fazer de dia, claro. Ficaremos no EcoHostel, também bastante indicado por vocês. 30.000 pesos chilenos por dia.
f) Em Santiago ficaremos de quarta (10) à tarde até Sábado (13) à noite. Aí vai ficar um pouco apertado. Um dia cheio e outros "pedaços" para Santiago. Um dia para Valparaíso (não pretendo ir a Viña. Já fui e achei muito comum, como outros aqui no site). E um dia para Cajón del Maipo ou El Colorado.
Ufa! Dá trabalho organizar viagem, mas também é divertido.
Agora só espero que a gripe suína não atrapalhe as coisas.
Abraços.
Moacir.
#370888 por Renata Honda
27 Mai 2009, 12:44
Cristiano, vc tem noção de quanto gastou neste dias em que ficou em Cordoba? Queria ter idéia de quanto se gasta por dia pra ficar lá.
Pretendo fazer a trip em Julho e para isto preciso guardar "la plata" desde já...

Vlw!

Renata
#371516 por Cristiano32
29 Mai 2009, 19:37
Renata,

Não gastei muito não, Córdoba consegue ser ainda mais barata que Buenos Aires... O hostel (Backpackers Hostel) foi cerca de 30 pesos a diária, as instalações não são muito boas e o café da manhã deixa a desejar, mas é muito bem localizado... Os ônibus para as cidades de Carlos Paz e Jesus Maria saem por cerca de 8-10 pesos. E um excelente jantar num restaurante típico de tango lá (vou postar sobre ele aqui depois...) me saiu por 45 pesos, parrilla individual com refrigerante e um pequeno 'show' de tango incluído... e essa foi a refeição mais cara que fiz lá ! Tem os walking tours gratuitos do Centro de Informação Turística, o show de águas dançantes no Paseo del Buen Pastor é de graça... É uma cidade de estudantes universitários, portanto cheia de opções pra quem tá duro... hehehehe

um abraço,
#371526 por Albatt
29 Mai 2009, 20:29
Só para colaborar com informacoes sobre precos:

> almoco: desde 12 pesos (uma massa/espaguete/gnochi/etc) até uns 18 pesos. Opcoes assim se encontra varias pelo centro da cidade. Para comer num restaurante a noite costuma ficar de 20 a 25 pesos por pessoa com bebida incluida.

> uma coca cola de 2 litros no mercado sai por 5 pesos, uma coca garrafinha, num estaurante sai por 4 pesos

> os queijos costumam ser bem mais baratos que no brasil e os vinhos valem muito a pena. Vc encontra vinhos razoaveis por 8 a 10 pesos a garrafa (estancia Mendoza por exemplo)

> uma pizza de 8 pedacos sai entre 22 e 30 pesos

> (para dar uma nocao de precos) Mc Donalds nr. 1 sai por 18 pesos

> para tocar dolares o melhor lugar é a Plaza San Martin (bem no centro). Ai estao varias casas de cambio e bancos que trocam o dinheiro. Se quiser trocar direto em reais, hoje o real (na cotacao comercial) bateu 1,90 pesos, mas vc conseguira trocar por mais ou menos 1,73 (por ai). Vale mais a pena trazer dolar porque a troca sai mais proxima do valor comercial e vc perde menos na troca.

> Alguns cafes (como aqui em Villa Carlos Paz, por exemplo) servem um café completo (croissants, pao pulman, doce de leite, leite, cafe, salada de frutas, etc) por 12 pesos. Nao é dos mais baratos mas vale a pena um dia pra ver como é.

> roupas e calcados costumam nao valer a pena comprar aqui. Em geral, em Sao Paulo sao mais baratas.

> os passeios no centro sao gratis e os gasto serao mais para conhecer as cidades nas redondezas:

- Villa General Belgrano: especie de "Campos do Jordao" de Cordoba. Fica a mais ou menos uma hora de viagem e é uma pequena cidade com uma avenida repleta de cafes e restaurantes e muitos hoteis, tudo no estilo alemao
- Villa Carlos Paz: fica 40 Km de Cordoba e é o local onde muitos cordobeses vao passar o fim de semana. Há cassinos, um centro bastante simpático com artesanato, cafes, restaurantes. A cidade esta localizado ao lado de um grande lago, onde as pessoas passeiam e praticam esportes.
- Mais longe, e na mesma direcao de Villa General Belgrano esta La Cumbrecita,,, um pequeno vilarejo nas montanhas. Bem charmoso e ideal para lua de mel. Muitas cabanas de madeira, hoteis e restaurantes.
- Proximo a Villa Carlos Paz esta a montanha chamada "Los Gigantes". Tem pouco mais de 2300 metros de altitude e possui inumeras opcoes de trekking e da pra acampar. Bem bonito, mas nao é pra quem nao gosta de caminhada e acampamento
- Cerro Uritorco - fica no caminho da cidade de "La Falda",,, a qual é parecida com Villa Carlos Paz. O Uritorco foi meio que "privatizado", e a empresa que cuida dos caminhos de trekking oferece banheiros, socorro no caso de acidentes e o local é muito bem sinalizado. Ai se paga 20 pesos para subir o cerro. A vista é muito bonita
- Um pouco mais longe esta o cerro Champaqui, o qual se pode subir de carro ate proximo do cume, ou se pode escalar em dois dias. É o ponto mais alto da provincia de Cordoba e tem 2884 metros de altitude.

::carai::
#371534 por Albatt
29 Mai 2009, 21:51
hehe,,, é verdade Leo. Passei lá esse fim de semana voltando do fim de semana prolongado daqui. Comi uma torta com chocolate quente em cima hummm
E o frio finalmente chegou por aqui. Hoje bateu 4 graus e essa madruga promete ser ainda mais fria. É bom pra comer e beber, mas da uma preguica pra acordar,,, Hoje nevou de leve nas serras proximas daqui (Quebrada del Condorito). Bom,,, gde abraco !

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes