Oi Fábio,
Eu fui 2 vezes pra Napoli, fiquei no albergue Mergelina da cadeia HI... de Napoli dá pra pegar facilmente um trem até Sorrento, e de lá ônibus pra Positano (a estrada entre as 2 cidades tem um visual maravilhoso, uma dos mais bonitos que já vi, é impressionante, [:D]) e outras cidades da costa Amalfitana... também saindo de Napoli visitei Pompéia e o Vesúvio, é muito fácil também ir de trem (gostei de ter conhecido esses lugares, mas confesso que foi um pouco abaixo da minha expectativa, comparado ao entusiasmo de algumas pessoas)...
Imagino que os outros lugares da costa também tenham o visual incrível, gostaria de ter ido em Amalfi, Ravelo, Salerno, mas não tive tempo... eu acho que vale a pena conhecer a região, achei uma das mais bonitas da Itália (em matéria de naureza)... só espero que vendo imagens maravilhosas, a água é super clara, você não fique muito empolgado com mergulho... infelizmente as praias que conheci na Itália são bem frias, não vi nenhuma vida no mar (peixes, corais etc) às vezes se paga pra entrar (ex.: alguns lugares de Capri), a maioria com pedras ao invés de areia, nada comparado ao Brasil, mas vale muito a pena pelo visual!
Quando fui pra Capri fiquei em um albergue lá por 2 noites, o Bussola di Hermes (só é um pouquinho difícil encontrar o local, mas acho que não tem outro na ilha)
http://www.bugeurope.com/reviews/Italy/ ... /index.htm ... eu gostei de ter passado a noite lá pois como toda a costa Amalfitana, Capri uma natureza lindíssima, vale a pena andar pela região... caso voce vá por 1 dia, eu sugiro incluir uma caminhada até o Arco Naturale, muito bonito!
Na região também passei por Ischia, que é uma ilha que tem um albergue maravilhoso, mas não gostei tanto do lugar, não aconselho, é engraçado, a média de idade dos visitantes em geral é de 80 anos (tem aguas térmicas), a língua falada lá é alemão, ou algo parecido!
Quanto a Napoli na 1a vez que fui fiquei muito assustada com a cidade, achei o povo estranho, a região muito pobre, fiquei apavorada com o trânsito e com medo da violência anunciada (eu lí vários sites que falavam horrores!!)... infelizmente, naquela vez só passei pela cidade pra pegar os ferries pra Capri e Ischia e nos dias que fiquei lá fui pra Pompei e Sorrento / Positano, não conheci a cidade... quando voltei já estava mais preparada (dizem que o Rio, minha cidade, é um terror, e eu adoro, e na Europa não vi pivetes como aqui) mas não tive muito tempo de andar na cidade, pois tem muitas cidades pra conhecer em volta. Eu acho que vale a pena reservar uns bons dias pra região, e se possível até conhecer Napoli!
Um abraço,
Cristiana