Ir para conteúdo

Cuba 2016, dicas para os primeiros dias


Posts Recomendados

  • Membros

Essas são dicas para os primeiros dias, depois você sente como é o país, que experiência quer e mete a cara!

 

SEGURO SAÚDE: Não pediram na minha entrada por El Salvador e eu não fiz, esqueci!

 

VISTO: O visto por El Salvador foi de 15 dólares.

 

NÃO COBRARAM NENHUMA TAXA PARA SAIR DA ILHA! Por mais que a galera insista afirmando que sim se cobra, não se cobra mais!

 

PRESENTES PARA CUBANOS Traga: Chocolate e doces como balas, em geral para as crianças. Itens de higiene: pasta de dente, escova de dente, sabonete, shampoo, gillette, cortador de unha. E principalmente, livros para doar e pen drives com livros, música, informação sobre o mundo, eles acreditam (e com razão) que sua mídia é super manipulada! CURIOSIDADE: A diversão deles é: Me conte sobre o Brasil, quero viajar com minha imaginação, já que estou preso aqui, mas CUIDADO! Existem cubanos que eu guardo no meu coração e cubanos... Para muitos cubanos você é somente uma fonte de dinheiro. Eles querem cobrar por dar uma simples informação.

 

NET: Agora em praças públicas tem wi fi. Você compra um cartão por 3 CUC para acessar, os cubanos oferecem os cartões nas praças.

 

PEDINDO INFORMAÇÃO NA RUA: Pergunte no mínimo para 5 pessoas diferentes. Lembre-se que muitos para dar uma informação querem cobrar, seja com um almoço, mojito, entrada para a balada etc etc etc... Não somente em Cuba, mas em todos os países que você for.:) Seres humanos se equivocam e muito! Talvez eu me equivoque nesse relato!

 

CURIOSIDADE: Esse hospital tem o melhor tratamento no mundo para Vitiligo e Psoríase. http://www.histoterapia-placentaria.cu/index.htm

Consulta: 160 CUC

Medicamento: 36 CUC

É autorizado por lei sair com um frasco ou caixa de qualquer medicamento, acima disso, você precisa dos documentos do médico, quando saí do país ninguém me pediu nada no aeroporto.

 

DINHEIRO: Nas filas fique de olho em turistas que querem trocar moeda porque estão saindo do país.

Cotação em 14 de fev de 2016- Lonja del Comercio

Euro 1,08 = 1CUC = 24 MN (CUP)

Dólar tem 10 a 15% de desconto o sea, venha com qualquer coisa menos dólares.

Cotação em março de 2015

Dólar: 0,967 = 1CUC = 24MN (CUP)

Mesmo quando você saca nos caixas eletrônicos tem o desconto, saquei 150 CUC foi descontado da minha conta 154 dólares americanos.

 

LA HAVANA

Havana é a única cidade na qual vc vai cruzar com facilidade com outros mochileiros, pq as casas vendem camas e não quartos como nas outras cidades. E como não tem net assim tão fácil é complicado planejar as coisas com a galera que você conhece lá, lembre-se que viajar em grupo é mais fácil para o bolso e para praticar o deporte nacional, la luchaaaaaa

HOSPEDAGEM:

Hostal Robles Cayo – Calle San Rafael nº 870, entre Soledad e Aramburo. Centro Havana. Dona Regla 7 CUC pelo website é 6 CUC. 20 min de Havana Vieja e 15 min de Varadero. Oferecem água limpa para beber e água fervida para mate, YAY! e falando com carinho você pode cozinhar, tem um mercado de frutas na mesma rua, San Rafael que é uma delícia.

 

CAFÉ DA MANHÃ: No hostel 3 CUC ou na rua um pão com ovo custa 8MN Um copo de iogurte 4MN, em todas as ruas tem casas que com a porta aberta servem comida super barata em MN (CUP)

 

CUIDADO: Vários cubanos me disseram que não podem falar com estrangeiros, somente se são amigos de longa data, eu duvidei até que no malecon um policial veio escutar nossa conversa, ficou parado do nosso lado uns 20 min, saiu dali atravessou a rua e começou a falar por rádio.

Esse cubano me disse que existe um regionalismo entre oriente e ocidente, que o sonho de muitos cubanos é vir pra Havana para tentar uma vida melhor com o turismo e que os policias são jovens com poucas oportunidades e educação do oriente que vem pra Cuba. Eles podem checar a ficha do cubano, mas dos turistas não.

Esse cubano me disse que o risco de ser advertido ou preso é pra ele, não pra mim e que os principais pontos da cidade são vigiados por câmeras de segurança. Segundo ele, Cuba é um país seguro para os turistas não para o povo cubano, ele também me contou que se um cubano mata uma vaca ou abusa de um menor a pena é de 25 anos, se você mata uma pessoa é de 5 até 7 anos. Em 2015 foi executado o último fuzilamento de presos condenados a pena de morte no país. O salário mínimo é de 10 dólares CUC e máximo 30 dólares, por isso eles muitas vezes consideram você como uma fonte de grana.

 

DIVERSÃO: A Aliança Francesa de Cuba fica em frente a escola de ballet e tem um programação cultural grátis e exposições. Sempre tem um jornalzinho perto da entrada com a programação.

 

DIVERSÃO: A escola de ballet pode ser visitada somente quando os alunos não tem classe, normalmente à noite depois das 19:00 hrs, mas eles se apresentam no Teatro Mellia quando eu estava aí foi na sexta.

 

DIVERSÃO: Assisti uma banda chamada Interactivo na Linea em Varadero, por 5 CUC que é ótima, é um estilo fusion, por exemplo uma das cantoras mesclava violino e salsa, bueníssimo! https://www.facebook.com/InteractivoCuba/?fref=ts

E a fábrica de arte é uma balada ótima também, tem um “cinema” e mostras de arte, desde Jazz, porque o dono é X Alfonso, até bandas de rock e música eletrônica mesclada com muito reaggeton, vi cubanos bailando até o chão. Show de bola! https://www.facebook.com/pages/La-Fabrica-del-arte-Havana/1942294229329910?fref=ts

 

PROGRAMA DE ÍNDIO:

Atravesar de balsa 0,20 MN e ir no Cristo ver o pôr do sol de Havana, caminhando morro acima é 15 minutos, ai também está a casa de Che Guevara em Havana.

 

TRANSPORTE PARA PRAIAS DE RYYYYCOS DE MANEIRA BARATA!

CAYO COCO Y GUILLERMO: Para ir a Cayo Coco você pode dormir em Ciego de Avila (que é caminho entre Santa Clara e Camaguey e ir em táxi que custa 80 dólares o carro. Encontre 4 pessoas para dividir e listo! Ou você pode passar uma noite aí, os telefones do hotel mais barato 25 CUC o quarto com duas camas é 301278 e 301279, faça a reserva com antecendência porque é disputado, eu não consegui na noite que queria, é um hotel fazenda um pouco afastado das praias, mas nos cayos tem um hop on hop off que custa 5 CUC, aí está uma das praias mais lindas de Cuba, se chama Playa Pillar, água azul e areia finíssima e branca.

VARADERO: Para ir a Varadero tem um ônibus via azul por 10 CUC e o retorno às 7:35 o sea, você passa o dia aí na playa e vê o pôr do sol e não paga 30 CUC por um quarto que é o mais barato.

 

DE HAVANA SANTA CLARA TRINIDAD

Cuba é tudo muito instável, um dia tem no outro não isso vale pra tudo, desde opções de comida, casa, transporte etc. Li em um relato de um bar legal pra ver o pôr do sol e cheguei lá já não existia, e isso que o intervalo foi de 5 meses entre o relato e a minha ida. O ônibus pode estar cheio ou vazio e muitas coisas é na hora que você vai encontrar opções NEGOCIE SEMPRE! (LA LUCHAAAAA es el deporte nacional!) Viaje com gente que fala espanhol e se tem gringo no grupo é melhor eles não aparecerem no momento de negociar, por exemplo: fala que é para um táxi 3 pessoas e negocie em espanhol, isso se chama praticar o esporte nacional “la lucha” :) Eu fiz Santa Clara em táxi coletivo por 15 CUC, o táxi coletivo é sempre o preço de via azul ou menos, ele nos deixou no mausoléu do Che, e depois disso montamos una guagua (pegamos o bus) para o centro, comemos rápido e fomos visitar o trem e voltamos de mototaxi ao terminal para pegar o bus das 5 para Trinidad e chegamos â noite aí, como é uma cidade turística e pequena, não faltava opção, foi uma maneira de conhecer essa cidade e economizar tempo.

 

Por fim, com todos os mochileiros que conversei a opinião geral é Baracoa (compre chocolate aí e experimente um doce chamado cucurucho, é regional e leva coco, frutas da região cozinhadas e colocam dentro de uma embalagem bem legal, vc vai ver!) e Viñales (compre charutos aí, direto com os produtores) são cidades imperdíveis, e sair de Cuba sem conhecer um Cayo ou Varadero é covardia, o mar é lindo! Quando cheguei em Varadero vi golfinhos, e os pelicanos e gaivotas estão aí junto com a gente na praia, os animais não tem medo do ser humano na ilha, um reflexo da amabilidade e pacifismo do povo cubano. Se quiser entrar no clima vai escutando Gente de Zona, banda que é a sensação por lá: https://www.youtube.com/channel/UCl2KQVc_GFH081i7b9CJQug

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...