Cuba - Perguntas e Respostas

Guias, Troca de informações e Bate-Papo sobre destinos no Caribe

Re: HAVANA - CUBA

Nova mensagempor _Paulera_ » 18 Out 2011, 19:57

Você deve adquirir o cartão de turista juntamente à companhia aérea que vai te levar a Cuba.

É nesse cartão que as autoridades da imigração vão carimbar sua entrada e saída do país, eles não carimbam o passaporte.
_Paulera_
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 19 Fev 2009, 00:37
Próximo Destino: Weekend trips in Ceará.
Reputation point: 2204

Re: Cuba - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor fhb_fabio » 19 Out 2011, 10:10

Amigos,
Estou indo para Havana no dia 03 de novembro.
Tenho estudado bastante sobre aquele país e dicas de turismo nos últimos 6 meses.
Sobre o que o pessoal andou perguntando, posso dizer que o "visto" pode ser comprado no aeroporto de origem.
Eu vou pela TACA e eles me orientaram a comprar na escala em Lima. Não há muitas exigências até porque, pelo que entendi, esse documento só serve para garantir alguma arrecadação para o governo cubano, não tendo os trâmites de vistos de outros países.
O seguro saúde também é obrigatório e pode ser um seguro internacional vendido em muitas agências de viagem aqui no Brasil
Pode também ser comprado no aeroporto em Havana (é isso que vou fazer).
Se alguém quiser trocar dicas, estou sempre monitorando aqui.
Abraços.
Fábio
fhb_fabio

Data de registro: 15 Jun 2011, 14:28
Próximo Destino: Maceió/AL, Fortaleza/CE
Reputation point: 104

Nova mensagempor fhb_fabio » 19 Out 2011, 10:19

Editado pela última vez por fhb_fabio em 19 Out 2011, 10:24, num total de 1 vezes
fhb_fabio

Nova mensagempor fhb_fabio » 19 Out 2011, 10:22

zilds escreveu:Olá,

vou para La Habana dia 26 (se o visto sair a tempo) para participar de uma Convenção e fazer um pouco de turismo também, né? Tinha visto alguém recomendando US$600 para gastar em uma semana em algum comentário desse tópico e me surgiram algumas dúvidas. Primeiro é o que está incluído nessa média de US$600? Esse valor é pra que tipo de gasto: simples ou 'tá considerando alguns 'luxos'? Esse valor 'tá em dólar, mas eu devo levar euro, sim? Pensei em levar 10% em dólar (caso precise de alguma coisa e não exista outra forma de pagamento), 40% euro e 50% pesos cubanos convertíveis, o que vcs acham? Aliás, é fácil trocar o CUC no Brasil?

Obrigada,

Carol.

Carol,

Não há como comprar CUCs no Brasil, somente em Cuba.
Portanto, o ideal é levar EUROS e trocar aos poucos durante a estada.
A melhor troca, tanto na cotação quanto na segurança é feita nas CADECAS, casas de câmbio oficiais que estão espalhadas por toda a cidade.
Não traga CUCs para o Brasil, pois, pelos mesmos motivos, a troca será impossível.
Repetindo, não aconselho andar com dólares. Mesmo os lugares que o aceitam, farão cotações muito baixas.
Estou fazendo meu orçamento em torno de 800 CUCs por semana, mas creio que 600 para quem ficará só em Havana serão suficientes.
Nesse cálculo estou levando em conta uns 30 CUCs por dia em hospedagem (casa particular), outros 30 em alimentação e mais 20 ou 30 em passeios e deslocamentos.
Mas isso varia muito em virtude do teu tipo de turismo (hospedagem em hotel, uso de taxi, saída para balada, etc).
600 CUCs = mais ou menos 700 dólares.
600 CUCs = mais ou menos 450 euros.
fhb_fabio

Nova mensagempor thiagothiagoctba » 20 Out 2011, 16:05

Olá pessoal, Rox e demais que pretendem ir à Cuba em novembro. Sou ilton, de curitiba, chego dia 02 de novembro e volto dia 18. Me adicionem no msn, thiagothiagoctba@hotmail.com, Preciso de um par para dançar salsa comigo!!! já faço dança de salão há um tempo, e quero fazer aulas particulares em havana, alguém se habilita? abraços
:)
Editado pela última vez por thiagothiagoctba em 26 Out 2011, 02:23, num total de 1 vezes
thiagothiagoctba

Data de registro: 26 Jan 2009, 00:47
Próximo Destino: cuba, costa rica belém macapá
Reputation point: 0

Nova mensagempor well_pereira » 21 Out 2011, 09:42

fhb_fabio escreveu:Amigos,
Tenho estudado bastante sobre aquele país e dicas de turismo nos últimos 6 meses.
Sobre o que o pessoal andou perguntando, posso dizer que o "visto" pode ser comprado no aeroporto de origem.
Eu vou pela TACA e eles me orientaram a comprar na escala em Lima. Não há muitas exigências até porque, pelo que entendi, esse documento só serve para garantir alguma arrecadação para o governo cubano, não tendo os trâmites de vistos de outros países.
O seguro saúde também é obrigatório e pode ser um seguro internacional vendido em muitas agências de viagem aqui no Brasil
Abraços.
Fábio

Fábio, comprando o seguro diretamente em Cuba ele sai por 80 dólares, pelo que eu li. Nesse site aqui tem várias opções de seguro, e dentre eles, irei fazer o Basic mesmo. Fica ai como dica para quem vai viajar: http://www.touroperator.com.br/portal/vtc01/

Sobre o visto, irei pela Copa e comprarei no Panamá.
well_pereira

Data de registro: 17 Out 2011, 10:06
Próximo Destino: Cuba

Nova mensagempor fhb_fabio » 21 Out 2011, 10:49

well_pereira escreveu:
Abraços.
Fábio

Fábio, comprando o seguro diretamente em Cuba ele sai por 80 dólares, pelo que eu li. Nesse site aqui tem várias opções de seguro, e dentre eles, irei fazer o Basic mesmo. Fica ai como dica para quem vai viajar: http://www.touroperator.com.br/portal/vtc01/

Brother,
To achando esse seguro de 80 dólares meio caro demais.
Nas pesquisas que eu fiz, encontrei um site que é indicado pela própria Embaixada de Cuba no Brasil e que fala da possibilidade de fazer o seguro na chegada à Havana por 2,50 CUCs por dia de estada.
O link é esse, dá uma olhada:

http://www.asistur.cu/

Abraço.
fhb_fabio

Nova mensagempor berna20 » 25 Out 2011, 16:40

fhb_fabio escreveu:
well_pereira escreveu:
Abraços.
Fábio

Brother,
To achando esse seguro de 80 dólares meio caro demais.
Nas pesquisas que eu fiz, encontrei um site que é indicado pela própria Embaixada de Cuba no Brasil e que fala da possibilidade de fazer o seguro na chegada à Havana por 2,50 CUCs por dia de estada.
O link é esse, dá uma olhada:

http://www.asistur.cu/

Abraço.

Fábio, eu vou sair de curitiba pela gol, e vou até poa, de POA vou voar pela COPA até o panamá, compro no RS ou no panamá no guichê da aviação mesmo? Eo seguro saude vende no guichê tbm?
berna20

Data de registro: 03 Mar 2011, 00:38

Nova mensagempor fhb_fabio » 26 Out 2011, 07:55

Berna,
As informações que eu tenho são as da TACA, mas pelo que sei, essas empresas têm estrutura bem precária no aeroporto de Porto Alegre. Imagino que a TACA venda a "tarjeta turística" em Lima porque lá a empresa está melhor estruturada e creio que o caso da COPA seja o mesmo.
Por estar sediada no Panamá, todos os trâmites mais complexos corram por lá.
Estive com a passagem da COPA reservada, mas acabei trocando na última hora por causa de uma promoção da TACA.
Na época, me informei na COPA e era isso mesmo, me disseram que era só pedir para o pessoal de terra no Panamá que eles me encaminhariam ao balcão para compra do documento.
Sobre o seguro saúde, ou vc já sai daqui com um seguro internacional (normalmente mais caro), ou compra na chegada a Havana. Há um posto de venda dessa instituição que eu indiquei no outro post.
Abraço.
fhb_fabio

Nova mensagempor _Paulera_ » 26 Out 2011, 12:58

Toda companhia que voa a Cuba vende o cartão de turista, sem ele o passageiro não pode embarcar.
Não sei se a COPA vende em POA mas no Panamá com certeza ela vende.

O lance do seguro de saúde ele realmente é obrigatório, é um dos requisitos de para entrada no país.
Quando eu fui a Cuba eu não fiz o seguro e ainda bem que ninguém me pediu. :lol:
Quem estiver planejando fazer o seguro lá tem que ter cuidado com o horário de chegada.
Se for chegar de madrugada ou em um domingo vai fazer com quem???
_Paulera_
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor glaguilar » 26 Out 2011, 23:15

Fala galera!

Acabei de chegar de viagem, e passei por havana, onde fiquei 4 dias.

Olha só, entre eu e um amigo gastamos 250 euros, incluindo hospedagem em casa particular (20 CUC/dia), alimentação, táxi aeroporto-centro-aeroporto, e algumas bugigangas que comprei, incluindo 3 litros de run.

Almoço e jantar, comi sempre no El Trofeo, ótima dica aqui do fórum, barato e muito bem servido, pois gastava 3,5 CUC pra comer bem.

Fiquei primeiro em uma casa em Vedado, mas não gostei... é longe de tudo. Depois, conversando com o garçom do bar do hotel ele disse que alugava um quarto. Acabamos indo pra lá, fica em Centro Habana a 4 quadras da Paseo del Prado, ou seja, 10 minutos andando do Capitólio, pertinho de tudo. Quarto com ar, geladeira duplex, 2 camas, banho privado com água quente, armário... Muito limpo, e os donos gente muito boa.

Ah, quando tive que pegar táxi, pegava os coletivos, carros dos anos 50 que percorrem "linhas" dentro da cidade, e custam o 10 pesos nacionais por pessoa (de noite são 20 pesos nacionais).

E conforme dicas aqui do fórum, o negócio é caminhar muito pra conhecer, eu andava o dia todo, tomava um banho e saía de noite pra jantar e caminhar mais.

E realmente, Havana é bem segura mesmo. Eles enchem o saco dos turistas, na chegada fiquei meio apavorado, pois é tudo diferente, pouca iluminação nas ruas, mas foi tranquilo.

Ah, e cuidado com os cubanos prestativos demais, quase caímos no golpe de um senhor, músico do teatro, que quis nos mostrar a cidade andando e depois tentou nos arrancar dinheiro. É bem comum lá.

Quanto ao seguro saúde, fiz o Rubi da GTA por 24 dias que custou 58 USD. Tem que ser no mínimo esse Rubi pra Cuba, foi o que me informaram na agência onde fiz.

Qualquer coisa mais, é só perguntar.

Gustavo
glaguilar

Data de registro: 12 Jul 2011, 13:46
Próximo Destino: Montevidéu

Nova mensagempor berna20 » 27 Out 2011, 16:13

fhb_fabio escreveu:Berna,
As informações que eu tenho são as da TACA, mas pelo que sei, essas empresas têm estrutura bem precária no aeroporto de Porto Alegre. Imagino que a TACA venda a "tarjeta turística" em Lima porque lá a empresa está melhor estruturada e creio que o caso da COPA seja o mesmo.
Por estar sediada no Panamá, todos os trâmites mais complexos corram por lá.
Estive com a passagem da COPA reservada, mas acabei trocando na última hora por causa de uma promoção da TACA.
Na época, me informei na COPA e era isso mesmo, me disseram que era só pedir para o pessoal de terra no Panamá que eles me encaminhariam ao balcão para compra do documento.
Sobre o seguro saúde, ou vc já sai daqui com um seguro internacional (normalmente mais caro), ou compra na chegada a Havana. Há um posto de venda dessa instituição que eu indiquei no outro post.
Abraço.

Aqui no bBrasil eu faço aonde esse seguro? desculpa a ignorancia, sou mochileiro de primeira viajem...
berna20

Nova mensagempor fhb_fabio » 28 Out 2011, 09:53

Berna,

Várias seguradoras trabalham com esse tipo de seguro saúde.
O glaguilar indicou uma aí no post anterior.
Como vou chegar em dia útil e a tarde, estou querendo fazer lá mesmo, mas sair daqui com o seguro já feito também é boa opção.
fhb_fabio

Nova mensagempor berna20 » 28 Out 2011, 23:38

Em cuba, não precisa de nenhum tipo de vacinação específico?
berna20

Nova mensagempor _Paulera_ » 29 Out 2011, 14:59

Não, Cuba não faz nenhuma exigência quanto a isso.
_Paulera_
Colaborador
Colaborador

AnteriorPróximo

Retornar para Caribe