Passei nove dias em cuba.
A experiencia foi formidavel, eu adorei conhecer um dos ultimos resquicios comunistas do mundo. Mas algumas supresas sao importantes para a viajem.
O pais eh muito, muito, muito, muito caro.ha poucos caixas automaticos, e eu prefiro sempre viajar sem dinheiro e tirar o dinheiro no caixa rapido. Mas se ligue 100 dolares voam rapinho. Nao ha albergues mas eh possivel ficar na casa de cubanos credenciados. Eles cobram 25 dolares pela estadia.
Havana eh muito legal. Havana vechia eh imperdivel, tem muitos barzinhos, restaurantes finos no melhor estilo capitalista. A comida eh muito boa e vc da sorte de encontrar pratos de camarao, nao tao bem servidos, por 1o dolares. Em havana sugiro a casa de Zoe e Victor (
yvictor@gmail.com), uma das melhores noites que passei em Havana. A casa deles eh muito agradavel. O cara tem doutorado na Franca em quimica forense e se vira desse jeito, imagine, Em havana, eh gostoso andar pela orla e a cerimonia do canhonhaco eh bem interessante. Vale a pena chegar mais cedo e conhecer a fortaleza ate por que eh mais barato. Chegue cedo e pegue um lugar na murada de frente pro mar, em cima fica muito longe. Evite chegar em Havana a noite a menos que vc tenha reserva na casa de alguem. Procure fazer contato telefonico.
Visitei tb cienfuegos, sta clara, trinidad. Um dia em cada um desses lugares eh suficiente. Em sta clara, vale a pena conhecer o mirador eh muito legal e nao existe nos guias. O monumento a tche eh imperdivel realmente. Tlvz trinidad exija um pouco mais de tempo pq tem uma trilhas para se fazer. Se vc pretende ir pro norte para vinhales, providencie sua passagem em havana o quanto antes. O lugar eh muito disputadoe so costuma ter passagens com 03 ou 04 dias de antecedencia. Nao consegui ir. O por do sol no malecon de cienfuegos eh bem legal.
Nao fui a boates enm fiz nights por que fui surpreendido com o preco das coisas. tudo eh caro e lembre-se eh um pais de escassez. Vc vai encontrar para comer na rua, pizza brotinho, sanduiche de pernil, sorvete e so. Eu como tudo que vejo nas esquinas, fico querendo degustar os sabores do lugar. Acho que nao tem graca ir para lugares bacanas apenas.
Eu andei muito em cuba, nao pegava taxis, peguei muito pouco onibus, somente em havana. Eu adoro andar tb vc conhece as pessoas, os lugares. Em cuba as pessoas sao muito legais, atenciosas, prestativas. Adorava ficar conversando com eles para saber o que era a vida dentro daquele regime. As pessoas sao no geral bem bonitas. Nao se preocupe com violencia, inexiste. Eh um lugar seguro, andava muito a noite pelas ruas, sao desertas e mal iluminadas, Precisa so um pouco de atencao com havana.
Se vc quer fazer curso, reserve alguns dias para curso de salsa. Nossa, eles sao muito bons dancarinos e com aquela musica quem nao eh. Qq coisa pode me escrever
miguelsetuball@hotmail.com