CUIDADO COM A BANDIDAGEM DOS GUIAS NO CAMINHO PARA PRAIA DE PIPA EM NATAL

Denúncias relacionadas a destinos turísticos
Regras do Fórum
Atenção: Leia a mensagem abaixo antes de criar um novo tópico neste fórum.

O fórum Denuncie :É furada ! Não recomendo! Está aberto a todos os usuários que tenham sido lesados , preteridos ou mal tratados em algum estabelecimento de turismo , seja ele hospedagem, empresa de transporte, restaurantes e similares, agências de viagens etc.

A intenção do fórum é alertar outros mochileiros para evitarem o mesmo problema.

O mundo do turismo está em constante mutação , sua participação é importante porém os tópicos terão um prazo fixo de 6 meses no ar , após esse período serão arquivados.

- Assuntos polêmicos devem ser tratados civilizadamente , obedecendo as regras do fórum.

- O Mochileiros.com garantirá o direito de resposta à todas empresas denunciadas no site.

- Seja objetivo e cite o Nome do estabelecimento, local, data do acontecido e que ocorreu de fato. Os tópicos que não seguirem estas regras serão removidos do conteúdo do site sem aviso prévio.

CUIDADO COM A BANDIDAGEM DOS GUIAS NO CAMINHO PARA PRAIA DE PIPA EM NATAL

Nova mensagempor SIRLEY MENDES » 18 Out 2011, 18:47

Somos do sul e duas vezes ao ano eu e meu esposo viagens de carro, uma próximo ao sul e outra para um destino mais longe, este ano fomos nos aventurar de carro em Natal, e ficamos com uma impressão horrível dos serviços dos guias naquela região, principalmente no litoral sul a caminho da praia de Pipa. Não sei se algum turista já postou algo neste sentido, mas me senti na obrigação de denunciar as ações que podem surpreender os futuros visitantes. A distância de Natal a Pipa é cerca de 80km, ou você contrata um daqueles passeios caríssimos ou aluga um carro que deve sair por volta de R$60,00. As opções de ida são pela BR101 (muito mais longe), ou pelo litoral, conforme dito ali, você vai apreciando as praias. No caminho, após Parnamirim (maior cajueiro do mundo) você vai deparar com placas de indicação em sua maioria danificadas, riscadas no lugar da seta de indicação, ou inexistentes em pontos cruciais da trajetória, e ali, lógico estão os guias para te auxiliar, uns gritando esquerda, outros direita. Resultado, com muitas incertezas chegamos até Timbau do Sul, onde acaba a rota via costeira, neste local tem um bando de guias motoqueiros que colocaram uma placa indicando "praia de Pipa entre aqui", achamos estranho pois só havia uma estradinha de areia, e você não vê, de dentro do carro o que te espera após a descida por aquela passagem estreita. Nesta hora, o guia chega e diz que o caminho é este mesmo, e que é bem tranquilo seguir beirando o mar, que 5km chega até a balsa. Outra opção seria retornar alguns km e pegar a BR, e andar mais um tanto até Pipa (esta é a opção correta). Mas enfim, descemos naquela passagem, andamos um pouco e atolamos na areia lá embaixo, logo atrás chega os dois guias de moto, oferecendo o serviço de direção por R$130,00 ou de orientações para guiar na areia por R$80,00. Um roubo!!! Ficamos ali alguns minutos tentando tirar o carro da areia, cavando, acelerando, e conseguimos retornar até a entrada, e tentamos subir, mas sem menor possibilidade. Ai vem os guias novamente, te pressionando, dizendo que uma vez que desce não se sobe mais, que é praticamente impossível, tudo para utilizar os serviços deles. Por fim, discutimos muito o preço, que saiu por R$60,00 e um guia assumiu a direção enquanto outro foi acompanhando de moto. Logo que o guia assumiu, o carro atolou novamente, e ai veio a dica preciosa, que passo a vocês, murchar os pneus, descalibrar, é o mesmo esquema de dirigir no barro. Foi o que eles fizeram, assim qualquer um conseguiria dirigir naquele local. O pior é o que soube dentro da balsa, estes guias fazem um esquema com locadoras, pois há uma cláusula em todos os contratos de locação de veículo que proibem entrar com os carros na areia (acho infactível e abusiva, pois em Natal o que tem mais tem é areia, inclusive nas estradas estaduais tivemos por duas vezes que aguardar a limpeza com escavadeiras para podermos passar), mas enfim, está cláusula pune o infrator com uma multa altíssima, e estes guias ficam fotografando e mandam para locadora, pois há adesivos das locadoras nos carros locados identificando os veículos locados. Assim, a locadora rescinde o contrato aplica a multa e os guias ganham uma porcentagem. Agora eu pergunto, esta é a cidade que vai sediar os jogos da copa? Que estrutura para é essa para receber os turistas? em toda viagem nâo vimos um policial militar ou municipal para nos orientar, ficamos nas mãos de guias mal intencionados. Gostaria muito que esta informação chegasse à alguém que tivesse ligação com o poder público desta região de Natal e que tomasse uma atitude, no sentido de fiscalizar essas ações, ou discipliná-las. Concordo que os guias merecem atuar sim (encontramos guias incríveis no caminho para Lagoa de Jacumã), mas uma atuação desonesta nos fez achar que caimos numa armadilha e postamos isso para auxiliar de alguma forma os futuros turistas de Natal, que não deixa de ser linda, principalmente Genipabu
SIRLEY MENDES

Data de registro: 18 Out 2011, 17:36
Reputation point: 100

Re: CUIDADO COM A BANDIDAGEM DOS GUIAS NO CAMINHO PARA PRAIA DE PIPA EM NATAL

Nova mensagempor livisbrito » 22 Out 2011, 23:25

Passei por situação semelhante no carnaval de 2010.. felizmente a parte da multa do carro não ocorreu comigo mas o restante da história ocorreu sim, da mesma forma.
Salientando que quando eles começam a dirigir o carro, fazem isso igual uns loucos, correndo... na maioria das vezes são menores de idade também.. nos obrigam a aceitar o serviço dizendo que não existe outra opção.
Eu e meus amigos ficamos morrendo de medo da situação e com as mãos atadas!!
Foi péssimo!!
livisbrito

Data de registro: 24 Jan 2010, 12:10
Reputation point: 0

Nova mensagempor 007wiz » 17 Nov 2011, 18:20

obrigado por compartilharem a situação e denunciarem! ::cool::

eu estava planejando alugar um carro, mas como vou estar sozinho

melhor pagar os passeios à parte do que ficar em um lugar desconhecido à mercê

de larápios do nosso Brasil
007wiz

Data de registro: 04 Nov 2011, 15:10

Nova mensagempor Nilton Vasques » 17 Nov 2011, 18:39

Que tenso, esse nosso Brasil sei não...

Muito bom ter lido este tópico ainda não tinha em mente viajar pra lá, mas já ficarei com o pé atrás qdo for fazer esta viagem...

Compartilhei a info no facebook, pra ajudar a disseminar esse esquema exploratório.
Nilton Vasques

Data de registro: 11 Set 2011, 06:58
Próximo Destino: Lençóis - Abril ( Talvez )
Vale do Pati - Julho
Reputation point: 100

Nova mensagempor anaalves » 08 Dez 2011, 00:16

Sirley, parabéns pela ótima prestação de serviço!
Vamos para Natal, no reveilon e buscando tópicos sobre lugares próximos á Natal, tenho lido muitas dicas
que, com certeza, serão valiosas para meu passeio!
Valeu! E desde já, BOAS FESTAS!!!
anaalves

Data de registro: 08 Dez 2011, 00:07

Nova mensagempor Guaxinim Amigo » 18 Jan 2012, 18:16

O comentário que abriu este tópico é simplesmente um roteiro de filme de terror!

Ainda foi tranquilo, felizmente os vigaristas só queriam se dar bem em cima da grana alheia, não fizeram nada demais contra os turistas.

Particularmente acho que guias em área urbana são tão úteis quanto pés de pato em uma excursão ao Atacama! ::lol4::

O único guia confiável em área urbana é aquele que é vendido nas bancas de jornais e livrarias. ::otemo::

Quando se trata de subir uma montanha, de adentrar na selva ou de mergulhar no mar guias são imprescindíveis, mas em atividades urbanas guias são totalmente dispensáveis.

Muito educativo o relato, acho somente que deveriam ter colocado fotos da tal placa de atalho e do caminho de areia.
Guaxinim Amigo

Data de registro: 02 Jan 2012, 11:41
Próximo Destino: Jardim Zoológico.
Rio de Janeiro.
Reputation point: 73

Nova mensagempor MarcosPereira » 18 Jan 2012, 20:21

Existe mesmo uma máfia de guias em muitos lugares e em Natal eu pude perceber que isso era bem forte. Em Jacumã por exemplo um carinha queria nos levar a uma outra lagoa próxima de um restaurante local. Quando percebemos que não era Jacumã, exigimos que ele nos levasse até a verdadeira. Ele falou que ali era melhor (óbvio, deve ganhar uma grana do restaurante), mas insistimos e nos levou para a verdadeira. No caminho, vimos que não havia placa alguma. Ele mesmo disse que os outros guias arrancam as placas pra que as pessoas só pudessem chegar lá com guia. Por sorte não tivemos este problema com o carro alugado ... é bom saber.
Como diria Christopher McCandless, "felicidade só é real quando compartilhada".

Viagens com muitos detalhes e fotos no meu blog: luademochila.com

Relatos:
lua de mel na Europa - 09/11
BsAs, Colonia, Montevideu, Santiago, Viña e Valpo - 04/2012
MarcosPereira

Data de registro: 08 Abr 2011, 22:59
Próximo Destino: Paraty - agosto
Gramado - novembro
Recife - dezembro
Reputation point: 924

Nova mensagempor riquao » 01 Fev 2012, 13:48

Valeu a dica, possivelmente minha próxima viagem será a Natal...
riquao
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 28 Dez 2010, 17:40
Próximo Destino: > ABR/2012 - Natal-RN;
> SET/2012 - Europa (em lua de mel).

Nova mensagempor Gals » 14 Fev 2012, 00:58

Sou de Natal e devo dizer que, infelizmente, isso acontece o tempo todo por aqui (e em muitos lugares desse mundo tb).
E levando isso em consideração devo concordar com o amigo lá de cima, guias urbanos têm cheiro de cilada. Nas cidades litorâneas do nordeste em geral, fujam deles sempre que possível, melhor tentar conseguir informações antes de viajar, por meio de fóruns e similares, ou moradores locais.
O caminho para Pipa é estranho mas não tem segredo, é seguir na BR até Goianinha, entrar na cidade e seguir a placas até a estrada que segue para Pipa.
O caminho é muito bonito, por cima das falésias. Evitem seguir para Pipa pela beira da praia, pegando a balsa até Tibau do Sul, a menos que já conheçam o caminho ou estejam sendo orientados por alguém realmente de confiança. O caminho não é muito movimentado e a probabilidade de atolar é grande, sem contar os guias mercenários.
Pra quem não vai de carro, a alternativa é ir de ônibus, da rodoviária saem ônibus da empresa Oceano com uma frequência razoável, ida e volta sai por volta de 24 reais e não dá pra passar aperreio (pelo menos é garantia que você vai, e volta).
Gals

Data de registro: 14 Fev 2012, 00:35

Nova mensagempor angelomenegatti » 19 Fev 2012, 18:08

Salve,

Eu morei em Natal em 2011 e realmente viajar não só pelo Nordeste, mas pelo Brasil como um todo é complicado. A imagem que se tem no Brasil de outros países da américa do sul com Bolívia e Paraguay por exemplo é a que deveríamos utilizar para nós. Sempre existe alguem querendo se dar bem em cima de turista.

O Rio Grande do Norte é sensacional e vale muito a pena conhecer. Acho que a melhor dica mesmo é pesquisar na internet antes e fugir dos guias ou agências. Alugar um carro é sempre uma boa maneira de conhecer os lugares e em Natal é muito barato, alugamos uma vez por 39 reias. Se você tiver mais tempo ou menos lugares no seu roteiro dá pra fazer tudo de ônibus mesmo.

Esse video (http://www.youtube.com/watch?v=NtpTBwPCIys) foi feito num lugar que fica no centro de Natal, como pode-se notar a habilidade é zero mas valeu a pena só pela paisagem! e claro, nenhuma agência de turismo te leva lá..

Abs
angelomenegatti

Data de registro: 17 Fev 2012, 21:38
Próximo Destino: Caminho do Itupava - Aparados da Serra - Chile

Nova mensagempor Petrovau-SP » 19 Fev 2012, 20:15

guia aqui no brasil salvo raras excessões= extorsão

ja tive uma vez no nordeste e vi que infelizmente por la a coisa é feia,tem guia pra tudo e tentam extorquir o turista de todo jeito
Petrovau-SP
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 17 Out 2006, 02:10
Próximo Destino: 10SET a 06OUT/12 - ESPANHA (madrid, Pais Vasco, Catalunya e Andaluzia)
NOV/12: Patagonia Argentina (Ushuaia, Calafate, El Chaltén)

Trilhas próximas a São Paulo (montanha, litoral, Petar, etc...)
Reputation point: 157

Retornar para Denuncie: Destinos Turísticos

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor