por SIRLEY MENDES » 18 Out 2011, 18:47
Somos do sul e duas vezes ao ano eu e meu esposo viagens de carro, uma próximo ao sul e outra para um destino mais longe, este ano fomos nos aventurar de carro em Natal, e ficamos com uma impressão horrível dos serviços dos guias naquela região, principalmente no litoral sul a caminho da praia de Pipa. Não sei se algum turista já postou algo neste sentido, mas me senti na obrigação de denunciar as ações que podem surpreender os futuros visitantes. A distância de Natal a Pipa é cerca de 80km, ou você contrata um daqueles passeios caríssimos ou aluga um carro que deve sair por volta de R$60,00. As opções de ida são pela BR101 (muito mais longe), ou pelo litoral, conforme dito ali, você vai apreciando as praias. No caminho, após Parnamirim (maior cajueiro do mundo) você vai deparar com placas de indicação em sua maioria danificadas, riscadas no lugar da seta de indicação, ou inexistentes em pontos cruciais da trajetória, e ali, lógico estão os guias para te auxiliar, uns gritando esquerda, outros direita. Resultado, com muitas incertezas chegamos até Timbau do Sul, onde acaba a rota via costeira, neste local tem um bando de guias motoqueiros que colocaram uma placa indicando "praia de Pipa entre aqui", achamos estranho pois só havia uma estradinha de areia, e você não vê, de dentro do carro o que te espera após a descida por aquela passagem estreita. Nesta hora, o guia chega e diz que o caminho é este mesmo, e que é bem tranquilo seguir beirando o mar, que 5km chega até a balsa. Outra opção seria retornar alguns km e pegar a BR, e andar mais um tanto até Pipa (esta é a opção correta). Mas enfim, descemos naquela passagem, andamos um pouco e atolamos na areia lá embaixo, logo atrás chega os dois guias de moto, oferecendo o serviço de direção por R$130,00 ou de orientações para guiar na areia por R$80,00. Um roubo!!! Ficamos ali alguns minutos tentando tirar o carro da areia, cavando, acelerando, e conseguimos retornar até a entrada, e tentamos subir, mas sem menor possibilidade. Ai vem os guias novamente, te pressionando, dizendo que uma vez que desce não se sobe mais, que é praticamente impossível, tudo para utilizar os serviços deles. Por fim, discutimos muito o preço, que saiu por R$60,00 e um guia assumiu a direção enquanto outro foi acompanhando de moto. Logo que o guia assumiu, o carro atolou novamente, e ai veio a dica preciosa, que passo a vocês, murchar os pneus, descalibrar, é o mesmo esquema de dirigir no barro. Foi o que eles fizeram, assim qualquer um conseguiria dirigir naquele local. O pior é o que soube dentro da balsa, estes guias fazem um esquema com locadoras, pois há uma cláusula em todos os contratos de locação de veículo que proibem entrar com os carros na areia (acho infactível e abusiva, pois em Natal o que tem mais tem é areia, inclusive nas estradas estaduais tivemos por duas vezes que aguardar a limpeza com escavadeiras para podermos passar), mas enfim, está cláusula pune o infrator com uma multa altíssima, e estes guias ficam fotografando e mandam para locadora, pois há adesivos das locadoras nos carros locados identificando os veículos locados. Assim, a locadora rescinde o contrato aplica a multa e os guias ganham uma porcentagem. Agora eu pergunto, esta é a cidade que vai sediar os jogos da copa? Que estrutura para é essa para receber os turistas? em toda viagem nâo vimos um policial militar ou municipal para nos orientar, ficamos nas mãos de guias mal intencionados. Gostaria muito que esta informação chegasse à alguém que tivesse ligação com o poder público desta região de Natal e que tomasse uma atitude, no sentido de fiscalizar essas ações, ou discipliná-las. Concordo que os guias merecem atuar sim (encontramos guias incríveis no caminho para Lagoa de Jacumã), mas uma atuação desonesta nos fez achar que caimos numa armadilha e postamos isso para auxiliar de alguma forma os futuros turistas de Natal, que não deixa de ser linda, principalmente Genipabu