por rpoffo » 05 Jan 2012, 04:23
Pessoal, bom dia.
Meu nome é Robson Poffo, em 2008 tive itens da minha bagagem furtada quando estava indo por um voo da TAM até Caracas e um voo da Avianca de Caracas até Aruba. Fiquei chocado, triste, puto da vida, mas deixei, sem reclamar (até por que a bagagem chegou apenas 1 dia depois, e não abri a bagagem no aeroporto, apenas no hotel).
Na volta para o Brasil dessa mesma viagem ocorreu o mesmo, itens roubados e a mala chegou dessa vez 1 semana depois pela TAM. Como a mala chegou em casa e apenas recebemos e abrimos quando o agente da TAM foi embora também não reclamamos.
Estive em Cancun até o dia 02/01 desse ano, e me programei para na volta para conhecer Caracas. Estou hoje em Caracas, sairei daqui no dia 06/01. Novamente tive itens da bagagem roubados. Despachei na minha mala roupas da Tommy que comprei no México e alguns perfumes que tinha comprado no Brasil. E foi roubado um casaco da Tommy, uma camisa da Tommy e um perfume. Além disso, mais uma vez minha bagagem chegou apenas 1 dia depois que eu cheguei. Dessa vez abri as malas quando as recebi no aeroporto, estava tudo revirado. No dia que fui retirar as malas (ontem, 04/01) encontrei uma família argentina que passou pela mesma situação constrangedora (porém eles não registraram e foram embora assumindo o prejuízo).
Quando as malas chegarem atrasadas no dia 03/01, pelas 03:30 da manhã, abri um registro de perca de bagagem, e hoje fiz o registro de roubo de bagagem (na própria agencia aérea). Fui no departamento ADEM (não tenho certeza da sigla) e abri um protocolo para que o Aeroporto apure o ocorrido. No dia de minha chegada (03/01 de madrugada, as 03:30 de manha) fiquei no aeroporto até as 10:00 para que alguém da empresa aérea abrisse um boletim do atraso das bagagens (ocorreu um empurra para lá e empurra para cá para tentar me cansar), cheguei a falar com o diretor do aeroporto para ajudar, pois a empresa estava tirando o corpo fora.
Conversando com o pessoal da empresa, me falaram que o ideal é passar os plásticos protetores nas bagagens, isso ajuda a evitar problemas. Como irei sair do México dia 06/01 (daqui a um dia) estou com receio de mais roubo. Seguirei a dica do pessoal acima, e não irei mais despachar roupas novas e de marca, tentarei levar o máximo possível na mão e irei declarar as tequilas que comprei no México (porém não tenho mais a NF). Também irei pagar para empacotar todas as malas que tenho.
Para constar, a viagem de Cancun para Caracas fiz pelas empresas Conviasa e Cubana, NUNCA MAIS VOAREI POR ESSAS EMPRESAS. A propósito, nunca mais voarei para a Venezuela, seja de transito ou seja para ficar, praias bonitas banhadas pelo mar do Caribe existem em outros lugares (Aruba, Cancun, Curação, Bonaire, ...).
O que me deixou mais impressionado é a falta de suporte do aeroporto / empresas aéreas. Assim que retornar ao Brasil irei digitalizar os documentos e entrarei em contato com o consulado brasileiro na Venezuela, não acredito que ocorra isso com essa frequência e nada é feito.
Segue apenas de desabafo e de dicas para quem programa conhecer esse país onde a falta de moralismo impera. Espero que o Brasil não vá para esse caminho, viajo bastante a trabalho, nunca coloco cadeado nas malas em viagens pelo Brasil e nunca vi nada parecido. Nessa viagem que fiz para Caracas coloquei cadeado em todas as malas despachadas e ocorreu o que ocorreu. Muito lamentável.
Gostaria de uma ajuda do pessoal se posso fazer algo a mais que isso.
Obrigado e abraços.
Robson Poffo