[Papo da Semana] Cultura Viajante: Indique um livro ou filme

Qual foi o país que você mais gostou? Qual destino? Qual foi o pior Destino? Qual a melhor mochila? Vote em uma ou crie sua enquete. Compartilhe sua opinião!

[Papo da Semana] Cultura Viajante: Indique um livro ou filme

Mensagempor Admin » 19 Jul 2010, 10:34

Para variar um pouco nós trocamos a enquete desta semana por um novo tópico: O papo da semana. Esse tópico ficará aqui entre os tópicos globais durante uma semana e depois será redirecionado para o fórum Papo Mochileiro.

E para iniciar, o papo é o seguinte:

Cultura Viajante: Indique um livro ou filme e se quiser comente sobre...
Para pedir ajuda e/ou suporte para administradores e editores do fórum, favor abrir um tópico no fórum Ajuda & Suporte ou enviar um e-mail para webmaster@mochilabrasil.com.br . Este perfil não presta suporte à usuários.

Atenciosamente,
Administração Mochileiros.com
Admin
Administrador Mochileiros.com
Administrador Mochileiros.com

Data de registro: 02 Jun 2002, 14:19

Re: [Papo da Semana] Cultura Viajante: Indique um livro ou filme

Mensagempor Tiago André » 19 Jul 2010, 11:11

Uma excelente indicaçao de livro sem duvida e Na natureza selvagem, de Jon Krakauer. O livro conta a história de Chris McCandless, filho de uma família rica que doa todo o seu dinheiro a uma intituição de caridade e abandona todos os seus bens materiais e sai pela estrada. Dois anos depois é encontrado morto no Alaska, trata-se de uma história verídica. O interessante não é o triste final de Chris McCandless, mas o seu ideal, vale muito a pena ler.
Baseado nessa mesma obra também tem o filme Na natureza selvagem, com uma belíssima trilha sonora de Eddie Vedder, que também vale a pena ver. O filme é dirigido por Sean Penn. Fica a dica!
Tiago André

Data de registro: 16 Jul 2010, 11:36
Reputation point: 0

Mensagempor samanthavasques » 19 Jul 2010, 11:20

Um filme bem antigo que revi ontem: 7 Anos no Tibet
O filme é mais focado na parte política do Tibet e na história pessoal do escalador austríaco Heinrich Harrer.
Mas as paisagens certamente já valem o filme! ::otemo::

Vou indicar também um livro que gostei muito: O Egiptólogo
É um romance histórico que envolve fatos relacionados a Primeira Guerra Mundial, e se passa parte em Boston e parte numa expedição de escavação no Egito, sendo este explorador o personagem principal da história. A história é passada pela transcrição do diário do explorador e de cartas de outros personagens, o que a torna bastante interessante, pois tem um mistério que desde o início você já percebe, mas o texto se desenrola sem que os personagens saibam. Para quem tem interesse no Egito é indispensável, você acompanha todo o desenrolar da escavação de uma tumba fictícia, muito bom!
samanthavasques
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 03 Ago 2007, 04:47
Reputation point: 4882

Mensagempor oseiasleandro » 19 Jul 2010, 21:14

Um filme legal para assistir é Diários de motocicleta, do Walter Salles. Conta a história da viajem de Che Guevara e seu amigo pela América do Sul numa moto.
Vale a pena conferir!!! ::otemo::
oseiasleandro

Data de registro: 30 Mai 2010, 21:08
Próximo Destino: Chuy (Uruguai), Punta del Este (Uruguai), Buenos Aires (Argentina)...

Mensagempor Hugo Schmidt » 19 Jul 2010, 23:05

Este livro....( ESPÍRITO LIVRE )narra um pouco da vida de Vitor Negrete, escrito pelo próprio Vitor e Marina Soler Jorge ed. Rocky Montain. Muito bom livro eu recomendo, para aqueles que gostam de superar desafios. "A grandeza de um homem não está somente nos feitos importantes que ele possa ter realizado, mas também nas atitudes e posturas que refletem a pureza de seu caráte."
mochilanascostasepenaestrada.blogspot.com.br
Hugo Schmidt
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 21 Abr 2009, 18:29

Mensagempor xaliba » 20 Jul 2010, 00:44

Eu tenho uma certa atracao pelo hardcore e tenho dois livros q marcaram muito minha vida.

Endurance, a Viagem de Shackleton. Sobre a famosa, talvez maior de todos os tempos, historia de sobrevivencia de um grupo de pessoas que em 1914, em que ja nao haviam mais muitos feitos impressionantes a serem realizados ja que os dois polos haviam sido conquistados poucos anos antes, sai em expedicao para atravessar o continente antartico passando pelo polo! Os caras se fodem de pai e mae e tem q invernar no continente gelado passando mais de dois anos entre sair e voltar para casa. Um absurdo de historia, tao impressionante que ate parece mentira.

O outro eh a autobiografia de Ranulph Fiennes 'Mad, bad and dangerous to know". Pelo Guiness livro dos Records ele eh o maior Aventureiro (Explorer) vivo. O cara ja fez muita coisa impressionante, como a volta ao mundo passando pelos polos e algumas corridas para chegar aos polos sul e norte puxando treno com todas as suas coisas sem poder receber ajuda externa, ou algum fator complicador do tipo. O cara apavora e ha pouco tempo atras, com mais de secenta anos, subiu o everest e quase chegou ao topo passando da barreira dos oito mil metros. Respect!

De longe meus dois livros favoritos, digo, sobre fatos reais.

Mas pra quem pira num romance baseado em pesquisa historica eu recomendo minha ficcao favorita. 'O Fisico' - the physician - (Que na verdade deveria ter sido traduzido como O Medico, pois 'o fisico' seria 'the physicist'). Sobre um menino ocidental que vai para o oriente para se tornar medico numa europa medieval em que faculdades so existiam no oriente - no ano de mil cento e pouco depois de cristo. ANIMAL. Devorei o livro em 3 dias!
xaliba
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 02 Dez 2008, 17:50
Próximo Destino: A antartica ainda nao foi dessa vez... proximo podera ser pra la... podera ser pra africa... mas de qquer forma tenho q atender o chamado quando ele vier, e em geral tem algum fator de acaso no chamado, entao vai ficar em aberto....
Reputation point: 2747

Mensagempor LiCo » 20 Jul 2010, 12:38

Filmes: A Praia, Eurotrip, Na Natureza Selvagem, Diários de Motocicleta ...

Livros: Diário da Morte – a Tragédia do Cessna 140, de Walter Dias (narrando a morte de Milton Terra Verdi e Antonio Augusto Gonçalves na floresta boliviana)

Se me lembrar de mais algum volto a postar.

Tenho esse livro em PDF, caso interesse me mande uma MP.

Intééé
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem

EDITOR Viagem de Moto | Peru | Machu Picchu

[Diários de Bordo] Argentina (2011) | Missões Jesuíticas no Paraguai e Argentina (2011) | Uruguai (2011) | Peru, Bolívia e Chile (2009)

[Guia] Guia de Hostels no Uruguai

[Perguntas e Respostas] Ibiraci MG

>> Sonhar, acreditar, planejar, agir!

>> Y si antes de empezar lo que hay que hacer, empezamos lo que tendríamos que haber hecho?

>> My luck is Jesus!
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 13 Ago 2003, 12:39
Próximo Destino: Vai saber!
Reputation point: 4653

Mensagempor mmerteuil » 20 Jul 2010, 19:32

Um livro muito legal estilo reportagem - ficção do Tom Wolfe: O Teste do Ácido do Refresco Elétrico .
Acompanha uma turma de malucos dos anos 70 que saía pelos EUA num bus colorido psicodélico fazendo festas, difundindo o uso do LSD, misturando música teatro poesia contracultura ....

E outro do mesmo estilo, loucuras dos anos 70 que mistura reportagem-ficção: Medo e Delírio em Las Vegas, do Hunter Thompson. Ele era um repórter fodão de várias revistas americanas que foi mandado pra Las Vegas cobrir uma corrida. Só que ao invés disso, aproveitou pra usar todas as drogas possíveis e escreveu um livro sobre as experiências doidão no deserto.
(tem o filme com o Johnny Depp que também é bom, mas o livro é hilário)

Uma viagem em todos os sentidos.
mmerteuil

Data de registro: 15 Mar 2009, 18:04
Próximo Destino: BAires/Montevideo
Reputation point: 548

Mensagempor paulaboracini » 20 Jul 2010, 20:43

Livro: On the Road - Jack Keourac, Cem dias entre o céu e o mar - Amyr Klinck e A Ilha - Fernando Moaraes (clássicos né?!)

Filme: A Trilha (não é algo que se diz, ''Oh que filme bom!", mas tem uma bela fotografia e um final interessante), The Hangover - Se beber não case (o melhor sobre loucuras em Vegas!).
Editado pela última vez por paulaboracini em 20 Jul 2010, 22:40, num total de 1 vezes
paulaboracini
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Set 2009, 16:57
Próximo Destino: Lençóis Maranhenses
Reputation point: 1487

Mensagempor marianesg » 20 Jul 2010, 20:46

FIlme + Música

Um filme excelente para quem gosta de música: Once (em português: "Apenas uma vez"). É um filme que se passa na Irlanda sobre um casal de amigos que são músicos. A trilha sonora do filme é minha indicação de música.

É um dos filmes que está no meu top 10!!!

No filme tem cenas muito bonitas da Irlanda!
Mariane S. G.

Eu e meu namorado já visitamos: Portugal, França, Holanda, Alemanha, Polônia, Hungria, Eslováquia, Áustria e República Tcheca. No Brasil, visitamos Recife e Porto de Galinhas! Quando puder, farei relatos desses lugares! :)
marianesg

Data de registro: 27 Jul 2009, 21:45
Próximo Destino: EUA: Las Vegas e California (abril e maio/2012)
Reputation point: 150

Mensagempor chinaf » 20 Jul 2010, 22:29

Tem que ser um livro ????

Posso indicar alguns ??? heheheheheheheheheeheheheheh

Os do Amyr Klink já indicaram (eu indicar todos...heheheh), então acho que pela ordem, seriam esses:

- Dois corações em Duas Rodas pela América do Sul

do Ricardo Rauen

http://www.rauenmotoviagem.com.br/livro.htm

Foi o nosso livro de cabeceira nas viagens de moto que fizemos ....

Conta as viagens de um casal, foram 4, sendo uma deles o Rauen foi sozinho, os principais destinos da América do Sul, Região dos Lagos (Chile e Argentina), Atacama, Ushuaia e Machu Picchu, cada viagem foi em um período e mostra a "evolução" na preparação e planejamento das viagens, também mostra os cuidados com roupas, capacetes, moto, etc.

Recomendo mesmo.

Outro livro legal também é:

- O Mundo sobre Duas Rodas

do Thiago Ramon Peretti

Conta a história de um Brasileiro que fez uma viagem ali, ali pelo mundo, saiu acompanhado até a metade da América Central, se separou pela incompatibilidade de visões de viagem, se aventurou pelo frio na América do Norte, foi a Europa, conhecendo a Rússia, desceu pela Túrquia, tentanto entrar no Egito (lá ele foi impedido pois não tinha o Carnet de Passage in Douanne, se escrevi corretamente e tem tópico que ele criou aqui no mochileiros, na época, encontrei pesquisando sobre ele no GROOGOU) de lá voltou para a Europa, entrando novamente na África pelo Marrocos, atravessou o Saara e foi "curtindo" a África até "cansar" ou seja, foi até o fim e de lá foi para a Ásia, não conseguiu desembarcar com a moto na Índia, de lá foi para a Austrália e voltou para o Brasil.....

O final é bem interessante e vale a pena transcrever aqui:

"Como eu temia, sinto saudades do mundo. Pilotar minha moto sem destino, sentindo no corpo o frio e o calor; me molhando na chuva; o vento batendo no meu rosto. Sensações de pura liberdade. Sei que o mundo continua à minha espera e um dia voltarei para ele...."

p. 212

Tem mais, mas é melhor não colocar, senão é capaz de ninguém aguentar e nem ler..... heheheheheheheheeheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

Pode ser um documentário ??? Se puder lá vai:

Long Way Round - Ewan McGregor & Charley Boorman.

Conta a história de dois atores ingleses, o Ewan McGregor é o Obi Wan Kennobi do Star Wars I, II e III, é o ator que canta a Nicole Kidman em Moulin Rouge e o Charley, bom o Charley é filho de um famoso diretor ingles e fez vários filmes, mas no documentário a gente vê que ele não é bem conhecido, não tanto quanto o Ewan.

Enfim, o documentário é bom, pois mostra o que duas pessoas comuns, do tipo, que vc cruzaria na rua(tá eles são atores...heheheheh), sem "super poderes" ou "super resistência" ou "super alguma coisa", podem e devem fazer viagens de moto, as motos são "literalmente" derrubadas em vários momentos, pois são pesadíssimas e passam por terrenos terríveis que mesmo os motociclistas mais experientes (ou "super experientes") teriam problemas para avançar.... começam a viagem na Inglaterra sempre indo na direção da Sibéria e só param na famosa (até ver o documentário não sabia da existência dela....heheheheheh) Road of Bones, que fica na Rússia, é uma estrada histórica e tem esse nome.... bom, tem esse nome, pq muitos dos "funcionários" (na verdade eram presos políticos) morreram durante a construção dela e literalmente "eram incorporados" na estrada.... enfim, lá eles encontram uma condição que não há como continuarem.... e bom, aí entra os famosos Kamaz que circulam por aquelas bandas.... enfim, chegam em Magadan e de lá vão para o Alaska e de lá vão para Nova Iorque e de lá de volta para a Inglaterra......

Tudo isso regado das mais belas paisagens que fazem parte do nosso "quintal"..... Gente é um resumo do resumo.... mas, vale cada minuto.... pois tudo o que pode dar errado (roubo, quebra do chassi da moto, tombos graves, acidentes de carro, um carro da produção/equipe de apoio capotou na Mongólia) acontece.....

No mais vou lembrando de outros e posso ir falando....

Assisti o Long Way Down também da mesma dupla e é uma viagem da Inglaterra até a África do Sul (passou no NatGeo Brasil tem um tempo atrás), mas ainda prefiro o primeiro.....

No mais é isso, desculpem a mensagem gigante....hehehehehehehehe

Grande abraço,
Editado pela última vez por chinaf em 23 Jul 2010, 10:00, num total de 1 vezes
Zeca & Eu - Viagem com o meu cachorro pelo Sul do Brasil - 2010
Ushuaia - 2007/2008
Atacama e Machu Picchu - 2008/2009
chinaf
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 10 Fev 2006, 20:57
Reputation point: 1268

Mensagempor Lammarr » 21 Jul 2010, 21:57

Livros:
Viagem ao Redor do meu Quarto, de Xavier de Maistre;
Don Quixote, de Miguel de Cervantes.

Filmes:
Em Busca do Cálice Sagrado, do grupo inglês Monty Python;
A Vida de Brian, também do Monty Phyton.

Essas são, sem a opinião da Senhora Modéstia, aquela falsa, faladeira, as melhores viagens jamais públicadas no Guinness, nem no Mural da Padaria do Senhor Manoel, através do qual eu comprei aquele descascador de laranja usado, que descascava a laranja muito bem, mesmo que só até a metade e soltando uma graxa preta nela. É de onde eu tiro os ácidos graxos essenciais. Mas se os colegas não gostam de histórias reais, Documentários Mesmo, não se atenham a tais histórias. Elas tratam dos limites do Ser Humano e, fortemente, revelam as histórias dos Melhores dos Melhores dos Melhores viajantes desse planeta, essa grande bolinha azul. Tem também o filme "Sidomar, o Faxineiro" que conta a saga de Sidomar, viajando incessantemente de sua Mansão de Madeirite, situada num Pomposo Subúrbio da Terra de Santa Cruz, até a empresa onde trabalha, a Baixa da Égua Ltda, com 4 horas de duração, em VHS. Vale a pena Conferir.

É né. Abraços.

::tchann::
Relato: http://www.mochileiros.com/peru-pacifico-9-dias-lima-ica-nazca-cusco-t41598.html
Não tenho tudo que amo mas...ué, que diabo é aquilo na TV?

Todos são mochileiros nessa vida, todos estão de passagem sem saber ao certo seu tempo de viagem e qual será seu próximo destino.
Lammarr

Data de registro: 14 Out 2009, 11:12
Próximo Destino: São Paulo ou Rio em outubro... show do João, o João Bon Jovi... Pra fora... Venezuela ou Trinidad & Tobago, quem sabe, 2011
Reputation point: 212

Mensagempor priscilla cristina » 22 Jul 2010, 16:58

Primeira vez que participo aqui... :)

Eu sou apaixonada por livros e há um que eu considero uma lição de vida: "Só o Vento sabe a Resposta", de Johannes Simel.

Vale mto a pena, pois a história é linda e emocionante.
priscilla cristina

Data de registro: 16 Jul 2010, 14:09
Próximo Destino: Quatro meses nos Estados Unidos, 2010/2011.

Mensagempor mmerteuil » 22 Jul 2010, 18:11

Lammarr escreveu:Livros:
Viagem ao Redor do meu Quarto, de Xavier de Maistre;
Don Quixote, de Miguel de Cervantes.

Filmes:
Em Busca do Cálice Sagrado, do grupo inglês Monty Python;
A Vida de Brian, também do Monty Phyton.

Essas são, sem a opinião da Senhora Modéstia, aquela falsa, faladeira, as melhores viagens jamais públicadas no Guinness, nem no Mural da Padaria do Senhor Manoel, através do qual eu comprei aquele descascador de laranja usado, que descascava a laranja muito bem, mesmo que só até a metade e soltando uma graxa preta nela. É de onde eu tiro os ácidos graxos essenciais.

Lammarr, os livros e os filmes eu já conheço, agora eu quero um pouco disso aí que voce tomou .... ::tchann::
mmerteuil

Data de registro: 15 Mar 2009, 18:04
Próximo Destino: BAires/Montevideo
Reputation point: 548

Mensagempor Lepine » 23 Jul 2010, 13:21

Dificil escolher...vou dar duas opções de livros:

"O ultimo lugar da Terra" de Roland Huntford, sobre as expedições de Roald Amundsen....muito interessante
"Os pilares da Terra" de Ken Follet, sobre um construtor de uma catedral na Englaterra da idade média.
Lepine

Data de registro: 09 Set 2008, 12:27
Próximo Destino: Todos!

Próximo

Retornar para Enquetes do Mochileiros.com

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor