Tem que ser um livro ????
Posso indicar alguns ??? heheheheheheheheheeheheheheh
Os do Amyr Klink já indicaram (eu indicar todos...heheheh), então acho que pela ordem, seriam esses:
-
Dois corações em Duas Rodas pela América do Sul
do Ricardo Rauen http://www.rauenmotoviagem.com.br/livro.htmFoi o nosso livro de cabeceira nas viagens de moto que fizemos ....
Conta as viagens de um casal, foram 4, sendo uma deles o Rauen foi sozinho, os principais destinos da América do Sul, Região dos Lagos (Chile e Argentina), Atacama, Ushuaia e Machu Picchu, cada viagem foi em um período e mostra a "evolução" na preparação e planejamento das viagens, também mostra os cuidados com roupas, capacetes, moto, etc.
Recomendo mesmo.
Outro livro legal também é:
-
O Mundo sobre Duas Rodas
do Thiago Ramon PerettiConta a história de um Brasileiro que fez uma viagem ali, ali pelo mundo, saiu acompanhado até a metade da América Central, se separou pela incompatibilidade de visões de viagem, se aventurou pelo frio na América do Norte, foi a Europa, conhecendo a Rússia, desceu pela Túrquia, tentanto entrar no Egito (lá ele foi impedido pois não tinha o Carnet de Passage in Douanne, se escrevi corretamente e tem tópico que ele criou aqui no mochileiros, na época, encontrei pesquisando sobre ele no GROOGOU) de lá voltou para a Europa, entrando novamente na África pelo Marrocos, atravessou o Saara e foi "curtindo" a África até "cansar" ou seja, foi até o fim e de lá foi para a Ásia, não conseguiu desembarcar com a moto na Índia, de lá foi para a Austrália e voltou para o Brasil.....
O final é bem interessante e vale a pena transcrever aqui:
"Como eu temia, sinto saudades do mundo. Pilotar minha moto sem destino, sentindo no corpo o frio e o calor; me molhando na chuva; o vento batendo no meu rosto. Sensações de pura liberdade. Sei que o mundo continua à minha espera e um dia voltarei para ele...."
p. 212
Tem mais, mas é melhor não colocar, senão é capaz de ninguém aguentar e nem ler..... heheheheheheheheeheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh
Pode ser um documentário ??? Se puder lá vai:
Long Way Round - Ewan McGregor & Charley Boorman.Conta a história de dois atores ingleses, o Ewan McGregor é o Obi Wan Kennobi do Star Wars I, II e III, é o ator que canta a Nicole Kidman em Moulin Rouge e o Charley, bom o Charley é filho de um famoso diretor ingles e fez vários filmes, mas no documentário a gente vê que ele não é bem conhecido, não tanto quanto o Ewan.
Enfim, o documentário é bom, pois mostra o que duas pessoas comuns, do tipo, que vc cruzaria na rua(tá eles são atores...heheheheh), sem "super poderes" ou "super resistência" ou "super alguma coisa", podem e devem fazer viagens de moto, as motos são "literalmente" derrubadas em vários momentos, pois são pesadíssimas e passam por terrenos terríveis que mesmo os motociclistas mais experientes (ou "super experientes") teriam problemas para avançar.... começam a viagem na Inglaterra sempre indo na direção da Sibéria e só param na famosa (até ver o documentário não sabia da existência dela....heheheheheh) Road of Bones, que fica na Rússia, é uma estrada histórica e tem esse nome.... bom, tem esse nome, pq muitos dos "funcionários" (na verdade eram presos políticos) morreram durante a construção dela e literalmente "eram incorporados" na estrada.... enfim, lá eles encontram uma condição que não há como continuarem.... e bom, aí entra os famosos Kamaz que circulam por aquelas bandas.... enfim, chegam em Magadan e de lá vão para o Alaska e de lá vão para Nova Iorque e de lá de volta para a Inglaterra......
Tudo isso regado das mais belas paisagens que fazem parte do nosso "quintal"..... Gente é um resumo do resumo.... mas, vale cada minuto.... pois tudo o que pode dar errado (roubo, quebra do chassi da moto, tombos graves, acidentes de carro, um carro da produção/equipe de apoio capotou na Mongólia) acontece.....
No mais vou lembrando de outros e posso ir falando....
Assisti o Long Way Down também da mesma dupla e é uma viagem da Inglaterra até a África do Sul (passou no NatGeo Brasil tem um tempo atrás), mas ainda prefiro o primeiro.....
No mais é isso, desculpem a mensagem gigante....hehehehehehehehe
Grande abraço,