Ir para conteúdo

CUMURUXATIBA,PORTO SEGURO,COSTA DAS BALEIAS, ROTA DO DESCOBRIMENTO. BAHIA É UM ESTADO COM MUITAS OPÇÕES DE VIAGEM...


Posts Recomendados

  • Colaboradores

]Cumuruxatiba ou Cumuru para os íntimos, antes se chamava cumuxatiba que significa maré baixa (SIC) com uma antiga moradora. É também chamada de Vila das marés. Distrito do Município de Prado - BA, Costa das Baleias onde se pode avistar várias delas principalmente em Outubro e Novembro.

 

Cumuru é ainda pouco conhecida por turistas e mochileiros que procuram mais lugares como Porto Seguro, Morro de São Paulo e Itacaré entre outros. De minha parte confesso que foi um dos lugares mais lindos e gratificantes que conheci desde meus 20 anos quando comecei na vida de viajante independente. Cumuruxatiba é um lugar tranquilo onde o viajante encontra praias desertas e quase virgens. Com uma natureza de tirar o folego seja caminhando pela areia da praia ou por suas falésias. A pé ou de Bike alugada por 10,00 Reais o dia todo, Cumuru é desses lugares que o viajante pensa que só encontra em filmes ou em alguma Ilha do Pacífico, mas que nada ! Cumuru é logo ali na Bahia, umas 5 horas de ônibus partindo de Porto Seguro e indo até Prado ou Eunápolis de onde se toma outro Ônibus até Cumuru.

 

Com várias opções de hospedagem ou Camping eu indico a Hospedaria Cumuru, fica muito bem localizada com sua frente para a Represa e os fundos para o Mar. Os únicos problema desta hospedaria são o silêncio e a paz que sempre são quebrados quando a maré enche e o vento sopra, ou quando amanhece o dia e os pássaros cantam, cantam, e cantam como se estivessem lhe desejando UM BOM DIA. Cumuru era uma vila de pescadores, hoje possui muitas pousadas mas o lugar continua bem tranquilo e sem a bagunça de lugares que um dia já foi como Cumuru, tais como Arraial d"Ajuda e Morro de São Paulo.

 

 

 

Muitas praias e Rios onde vc vai poder ficar em silêncio e apenas na companhia da natureza. Praias como Barra do Cahy, a 18 Km que vc pode fazer de Bike ou se tiver disposição a pé mesmo. Corumbau a 62 Km. Calambrião 13 Km, Imbassuaba 10 Km , Moreira 8 Km Rio do Peixe Grande 4 Km, Rio do Peixe Pequeno 2 Km,, Recife da Coroa na própria vila. Pier no Centro da vila. Praia Dois Irmãos 8 Km indo na direção de Prado. Areia Preta 2 Km Japara Mirim 9 Km, Japara Grande 12 Km ambas na direção de Prado e são praias desertas e se vc encontrar alguém é por acaso. Lindas de mais as praias de Japara ::otemo::

 

 

Um fato importante em relação ao descobrimento do Brasil é que na Foz do Rio Cahy segundo relatos históricos que se encontram na carta de Pero Vaz de Caminha Pedro Alvarez Cabral avistou o Monte Pascoal desta região e não de Porto Seguro como se diz. Uma boa fonte de pesquisa é o Livro Nau Capitânia de um escritor e pesquisador brasileiro que pesquisou e escreveu sobre a vida de Pedro Alvarez Cabral desde sua infância, e se mesmo assim perdurar a duvida é só fazer esta viagem e constatar que o Monte Pascoal não pode ser avistado de Porto Seguro mas indo de barco de Cumuru para Corumbau é possível avistar o Monte.

 

COMO E PORQUÊ ESCOLHI ESTES DESTINOS !!!

 

Estava pensando em ir para Boipeba e Chapada Diamantina mas por uma questão de economia acabei optando por Cumuru e Porto. Porto Seguro era mais para matar saudade depois de 22 anos em que lá estive, Cumuru por tudo que eu vi e li por aí !!! após meses de pesquisas e muitas dúvidas acabei comprando as passagens com milhas da GOL. Reservei o Hotel Mar a Vista em Porto Seguro do dia 21 até o dia 26 de Outubro, Pousada Tapuia em Porto Seguro do dia 15 até o dia 16 e a Hospedaria Cumuruxatiba do dia 16 até o dia 21. Pousada Tapuia uma diária 70,00 Reais, bem localizada e um bom café da manhã mas os quartos são péssimos. Hotel Mar a vista. Ótima localização, dá para ir ao Aeroporto e a Rodoviária caminhando e fica perto das Balsas para Arraial. Atendimento excelente, os donos fazem de tudo para te agradar. Café da manhã perfeito e um pão maravilhoso. Quartos limpos, arrumados todos os dias e com frigo bar. Piscina, wi fi. Se voltar a Porto é para lá que vou de novo. ::otemo::

Dia 15/10/15 Tive que passar uma noite em Porto por conta do Voo que chega tarde e só poderia ir para Cumuru no dia 16 após o café, como não consegui vaga neste dia no Hotel Mar a vista que estava lotado fui obrigado a reservar uma noite em outro local e o mais em conta foi a Pousada Tapuya.

 

 

Minhas passagens foram compradas com antecedência e utilizei milhas sendo assim paguei apenas as tarifas de embarque que ficaram em 48,00 Reais os dois trechos. Hospedaria Cumuruxatiba 300,00 Reais 5 diárias em quarto privado sem café que paguei a parte, 10,00 por dia. De porto Seguro para Cumuru foi uma longa viagem ::hahaha::

 

 

Eu cheguei em Porto Seguro quase uma hora da madrugada por conta de um atraso do voo da GOL que sai de Confins MG, o voo do Rio para Confins foi tranquilo e dentro do previsto mas era um voo com escala e por conta de ficar aguardando um voo de Brasília que traria onze passageiros o meu voo atrasou e muito. A GOL continua prestando um serviço de péssima qualidade dando om pacote de biscoite e de resto vc compra. Um café custa 2,50. Como já estou experiente eu levo meu arsenal gastronômico nessas viagens ::tchann:: e o principal, um bom livro.

 

Por conta do atraso tive que pagar 60,00 Reais em um taxi por causa da hora avançada, Porto Seguro como a maioria dos lugares no Brasil não é nenhum lugar que se possa andar tranquilo, principalmente na madrugada.

 

Da pousada é possível caminhar até a Rodoviária de Porto Seguro e de lá dependendo do horário o viajante pode ir para Prado ou Eunápolis e de Eunápolis para Itamaraju. Como perdi o ônibus que iria direto para Prado tive que fazer o percurso mais demorado. Porto Seguro X Eunápolis, Eunápolis Itamaraju, Itamaraju Cumuruxatiba. ::tchann:: Se tem uma coisa que não me incomoda quando estou em férias é com atraso ou distância a percorrer, relaxo e gozo ::hahaha:: Viagem tranquila e relaxante, as baldeações foram de curto tempo entre um Bus e outro e deu tempo de almoçar em Itamaraju onde peguei um micro bus para Cumuru, este trecho foi longo pq algum ou alguns filhos da puta queimaram aponte de madeira que liga Prado a Cumuru ::grr:: .

 

UM LUGAR INESQUECÍVEL É CUMURUXATIBA.

 

Cheguei em Cumuru por volta de 17:00 hs, na Bahia não adotam o horário de verão. Uma vila é o que é Cumuru, e apesar de suas 70 pousadas e alguns Camping o turismo não é o forte deste lugar e isso é um fator importante para quem quer um lugar para descansar, caminhar ou andar de Bike pagando 10,00 por um dia inteiro com a magrela ::otemo:: Minha Hospedaria que é um misto : de pousada e albergue pertence a um suíço que mora no Brasil já faz 20 anos Jef é o nome da figura, o cara nem me recebeu pq estava jogando Volei o que faz todas as tardes e quem me indicou o quarto onde ficaria foi um hóspede que foi para Cumuru fazer voo de Para-pente ::hahaha:: Jef só apareceu depois do banho que após o Volei toma na Represa em frente a Hospedaria. Segundo o mesmo ele não toma banho de chuveiro desde que foi morar em Cumuru e só usa a Represa, também não tem TV na pousada o que não faz nenhuma falta.

 

 

Você que esta lendo este meu relato faça um minuto de pausa e reflita na seguinte situação . (Feche os olhos e imagine que vc esta em um lugar repleto de Coqueiros e árvores, não tem nenhum barulho salvo o canto de várias espécies de pássaros. Canários, Sabiá, Bem-te-vi, Sanhaçu, entre outros. O som do vento e do mar. ( Os aromas da mata e da maresia. Assim é Cumuru, assim é a Hospedaria Cumuruxatiba onde vc vai acordar e dormir com este quadro que eu descrevi. Quer uma água de cocô ? Pede ao Jef que ele tira o cocô e abre na hora. Quer caminhar na praia ? É só sair do quarto e seguir em frente..., passeios de barco para Ponta do Corumbau, caminhar até a Barra do Cahy se tiver muita, mas muita disposição... o melhor é alugar uma Bike com o Borracheiro.

 

Trotinha "só se fode" ::hahaha:: Nem sempre !!!

 

Dois dias depois de muito caminhar e conhecer as praias de Cumuru, resolvi alugar uma Bike e ir até a Barra do Cahy logo depois do café. ( três maneiras de ir) ou pela praia caso a maré esteja baixa por conta de um trecho que tem pedras enormes e não da para passar salvo com a maré baixa. Segundo modo é ir até chegar as pedras e depois subir e contornar por uma trilha e depois descer de no vo na praia, e o terceiro que eu escolhi ::grr::::grr:: é ir pela estrada e descer na praia já bem perto da Foz do Rio passando por um trecho da praia.

 

 

 

Me perdi porra, pqp. Duas vezes ::hahaha::::hahaha:: Isso mesmo, me perdi duas vezes ::tchann:: Segui a dica do Jef e depois de um cara que encontrei pelo caminho. Era para entrar onde tinha uma porteira de uma fazenda e seguir a trilha dos pescadores e depois descer na praia. Me perdi na porra da porteira, andei pra caralho no mato, que não gosto, pq se eu ver uma cobra eu corro até o Rio de Janeiro : ::lol4::::lol4::::lol4:: Depois de andar,pedalar e me ferrar no meio da tal trilha que não levava a lugar nenhum salva cada vez mais para dentro do mato eu resolvi voltar para a estrada. Pedalei mais algusn km e encontrei outra porteira ::hahaha:: É aqui, é aqui, só pode ser aqui...entrei na fazenda onde não tinha viva alma, encontrei uma Mansão linda, linda,linda. A casa dos meus sonhos, no alto de umas falésias e de frente pra o mar...dois andares, piscina e uma vista maravilhosa. A casa das Coelhinhas da Play Boy, pensei !!! se eu eu fosse o dono daquela casa eu dava umas festas que iriam entrar para a história. Lugar deserto com uma vista do sonho de qualquer mortal. Ia ser a festa dos mochileiros naturistas. Muita mulher pelada, muita breja, vinho, caipirinha e muita comida, acho que até a erva maldita eu liberava pra quem curte ::hahaha::::hahaha::::hahaha:: Agora é que me deletam de vez deste site, vão dizer que o Trota esta fazendo alusão a drogas. Gente o Trota pirou !!! pirou não gente, é que o lugar e a casa são tão maravilhosos que só consigo descrever desta forma. Quando cheguei no final do terreno da casa eu percebi que não tinha como descer para a praia, o lugar é alto de mais e a vista é maravilhosa e até a casa do caseiro é um luxo de casa eu seria o caseiro do dono na boa. Gente não vi viva alma como diria minha falecida mãe, tem até estufa para cultivo de plantas. Depois eu conto de quem é o pedaço do paraíso ::hahaha::::hahaha::

 

Voltei até a estrada e desta vez decidido a não tentar nenhuma outra opção, simplesmente fuiiiiiiiiiiiiiiiiiiii e desta vez foi a melhor opção tendo em vista que já nem tinha água e o Sol rachava o crânio ::putz::

 

Finalmente cheguei a praia e então segui pedalando pela areia até que encontrei o tal Bar que me disseram ficava próximo a Barra do Cahy. Visão maravilhosa eu tive logo que cheguei, além da praia e do Rio tinha duas gostosas deitadas com aquelas belas BUNDAS bronzeadas para o Sol usando uma roupinha de banho tipo barbantinho cheiroso, desses que entram sabe lá onde e se perdem nas profundezas do paraíso. Trotinha com sede, suado e tarado ::hahaha::::hahaha:: As sereias estavam acompanhadas de seus respectivos SAPOS GORDOS ::lol4::::lol4:: Não tenho nada contra gordos e gordas, mas prefiro as magras ::tchann::::tchann:: Sinceramente as mulheres eram gostosas pra caralho. Encostei a Bike e pedi uma água de cocô e uma mineral, dei uma descansada e fui até o Rio onde a água era geladinha e tomei um belo banho merecido, lembrando que Cabral foi mais sortudo ::hahaha:: em parte. Explico, é que Cabral quando chegou a Barra do Cahy encontrou as índias peladonas, azar foi ter encontrado os índios também. Então !!! Trotinha encontrou as Sereias quase peladas, em compensação tinha os Sapos quase pelados também ::grr::::grr:: Depois do banho retornei ao bar e conheci um casal maneiro, o cara é Vereador em Prado e estava com uma loira também muito gostosa que ele havia conhecido em uma Boate no Espírito Santo e a mina resolveu passar uns dias com o cara, gente boa mesmo, conversamos e me ofereceram uma breja mas eu preferi não beber pq iria pedalar de volta até Cumuru, fiquei um tempo e parti de volta pela praia esperando poder ir até Cumuru sem ter de voltar pela estrada.

 

 

Puta que pariu !!!! que merda que eu fui fazer ??? Me fodi para subir nas pedras com a Bike para depois perceber que não tinha como atravessar pq era alto, a maré estava ainda alta e molharia a Nikon, o dinheiro e etc. Desci a Bike que a esta altura já estava quase toda ferrada. Freio da frente arreganhado ::hahaha:: banco quebrado e o ferro quase entrava na minha Bunda ::grr:: A solução foi retornar até uma subida para achar o tal atalho. Encontrei uma casa onde me informei e segui a dica. Dica ???? Puta que pariu de novo... me fodi, me fodi e me fodi. Ficou pior ainda ::hahaha:: Desci e tive que subir a falésia por um lugar pior, isso tudo puxando uma Bike pela roda até chegar a uma descida do cacete onde tive que jogar a Bike que já estava aos pedaços e descer de Bunda pq em pé não dava ::hahaha:: Sem água, cansado, suado, com fome e o Sol me derretendo lá fui eu até Cumuru onde cheguei vivo e faminto indo até o self service tomar uma gelada e almoçar, depois de tudo isso com a cara mais tranquila do mundo fui trocar a Bike por outra dizendo que a mesma estava com o banco solto e que os parafusos do freio dianteiro haviam soltado com a crepitação provocada pela estrada de barro. ::hãã2::::hãã2:: Troquei pq no dia seguinte eu iria para Japara Grande 12 km ida e 12 km volta.

 

Dia seguinte: Dois Irmãos, Areia Preta< Japara Mirim e Japara Grande.

 

Do Centro de Cumuru até Japara Grande são 12 Km indo pela Praia, eu fui de Bike e em todo o percurso só encontrei uma pessoa retornando de Japara G. Tem dois pequenos Rios que se encontram com o Mar, Falésias do lado direito e Mar do lado esquerdo, paraíso, paraíso,paraíso... Na volta de Japara eu decidi que voltaria pela estrada ::hahaha:: Só tinha um problema. Queimaram a Ponte e eu dei de cara com o Rio. Dei sorte pq um grupo de moradores estavam aproveitando o que sobrou das madeiras para fazer uma ponte para passar motos e pessoas. Fiquei aguardando e conversando com os moradores sobre quem poderia ter queimado a ponte e cada um tinha opinião mas nenhum consenso. A volta pela estrada é osso pois é muito pior o trajeto. Subidas e descidas, curvas que tornam o caminho mais longo, mas valeu o passeio. Bem amigos de Cumuru eu poderia escrever muito mais só não o faço pq o relato ficaria extenso e cansativo. Resumindo é um lugar que voltarei...

 

 

O QUE FIZERAM COM VOCÊ PORTO SEGURO? O QUE FIZERAM COM VOCÊ ARRAIAL 'D AJUDA ?

 

 

Consegui sair cedo de Cumuru pq além do ônibus tem pessoas que fazem transporte em carro particular e foi possível apanhar o ônibus que sai de Prado para Porto Seguro o que torna a viagem bem mais rápida e consegui chegar em PS por volta de 14:00 hs na Rodoviária, como gosto de andar e não achei longe da Rodoviária ao m centro eu fui caminhando mesmo. Almocei muito bem pagando 16,00 Reais pelo almoço. Em Porto Seguro da para almoçar bem pagando pouco, na realidade as coisas são bem mais em conta em PS do que em Cumuru.

DSCN3213.JPG.a5fb5a6f48778c9b1b5086469ca5c4d0.JPG

DSCN3228.JPG.bd53b8699cc3704049f2a0bcebe721c5.JPG

DSCN3109.JPG.098333a23785fa732cd9eb749c24108c.JPG

DSCN3210.JPG.85db6166cb989d3a5d1671afbf92bb8f.JPG

DSCN3063.JPG.32b64ace4eeb14bf0731026262a45546.JPG

DSCN3090.JPG.45f0b0eb75c3613bc3094d3264a362f1.JPG

DSCN3058.JPG.7630c43f1ba5f5675f2d603bbdaa7dd6.JPG

DSCN3077.JPG.a96c7e1dcf7885ce81b1b69a4146fd7e.JPG

DSCN3053.JPG.8784d34ed7cb9628b7a68e023b5109f5.JPG

DSCN3052.JPG.cea23bea8b999532d8da40d33d2f3a81.JPG

DSCN3240.JPG.f65bd56e0edadc6589002b1db6d8e014.JPG

DSCN3223.JPG.360804dbcfc33174362f6ac1cca2d840.JPG

DSCN3396.JPG.0e1910ea0017b58bbc7edc52fec1f278.JPG

DSCN3275.JPG.47452df072bfe98abce5bdf92de348ab.JPG

DSCN3405.JPG.3fd1b3c6b20e1f808c5e5ba258d76fa9.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Estou em Lambari e assim que retornar ao Rio termino este relato e faço o da Ilha Grande e o de Lambari, viagem agora só em Março de 2016 ::mmm:::mmm:::mmm: Isso se eu não ganhar os 170 milhões da mega sena ::hahaha::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais um destino pra minha lista... Não sei se foi a maneira empolgada como tu escreve ou se foram as fotos (em especial a da pousada), mas a vontade de conhecer esse paraíso bateu...

 

Espero que os 200 milhões sejam meus, que aí eu vou em dezembro mesmo... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Colaboradores

Em Porto Seguro na volta eu fiquei no Hotel Mar a Vista e reservei pelo Booking. Se não estou enganado paguei 300,00 Reais por 5 diárias. Excelente local e perto de tudo, atendimento 100%. Os dono não sabem como te agradar, melhor lugar que me hospedei até hoje.

 

Porto Seguro virou reduto da CVC e onde vc anda lá vem um Buzão cheio deles ::lol4::::lol4:: Só evitem ir na alta temporada pq dizem que os engarrafamentos são normais. Se vc um dia tirou uma foto da Cruz em Cabrália tendo o mar como pano de fundo ::hahaha:: Já era guarde a foto pq agora o fundo não é mais o mar e sim a parede de uma Birosca com a propaganda de uma Cerveja. Arraial da Ajuda ::vapapu:: Sabe aquela ruazinha charmosa com nome bonito "Brodway" ::lol4::::lol4:: morreu... A Igreja nem da para ver de tantas construções que apareceram por lá. Só Trancoso não mudou, mas mesmo assim vale a pena . Uma coisa que senti falta foi que nos anos 90 eu caminhei de Arraial até Trancoso pela beira da praia e até senti solidão, agora não da mais pq tem muitas Pousadas na beira da praia e a Lagoa de água doce que tinha em frente ao mar ??? Não existe mais ::mmm:::mmm: Bom amigos é isso se não fica longo... se gostaram curtam, se não gostaram xinguem, zoem, sacaneiem ou mande o Trota sifu... eu não denuncio, não reclamo e não faço queixa, sem viadagem pq alguém não gostou do relato ou fez críticas. Parto do princípio de que se me exponho em rede social ou internet devo estar preparado para não agradar a todos. ::tchann::::tchann:: Trotinha nojento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...