Ir para conteúdo

Curso de Orientação: como escolher? Irá me preparar exatamente para o quê?


Taisa Staub

Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal!! Tudo bem?

 

Tenho acompanhado o site há algum tempo e encontrei muitas informações úteis aqui, mas para estas dúvidas específicas não encontrei resposta... Peço que os colegas mais experientes me ajudem =)

 

Comecei a fazer trilhas há relativamente pouco tempo (1 ano), minha primeira experiência foi o Pico da Bandeira (inesquecível!) e depois algumas trilhas em Monte Verde (MG). Amei as experiências e, se depender de mim, faço trilhas pro resto da vida!

 

Tenho alguns roteiros em vista para o próximo ano (Travessia Petrópolis-Teresópolis, alguma das travessias do PN do Itatiaia, subida ao Pico do Marins, travessia Extrema-Joanópolis) e quase todas elas requerem um guia caso você não tenha experiência em trilhas. Pensando nisso, achei muito boa a ideia de fazer um curso de orientação e cartografia que alguns dos colegas aqui do Fórum sugeriram. Minhas dúvidas quanto a isso são:

 

- Qual a carga horária e conteúdo que um bom curso de orientação deve ter? Encontrei uma grande variedade nessa parte.

- Um bom curso de orientação e cartografia irá me preparar o suficiente para fazer essas trilhas que falei sem um guia (considerando que eu tenha os mapas)?

- Vi alguns colegas dizendo que o GPS pode tirar um pouco da "graça" de fazer uma trilha apenas com os mapas. Eu pessoalmente gosto da ideia de me guiar sem algo tão preciso quanto um GPS, mas isso seria seguro para um iniciante (considerando que eu já tenha feito o curso de cartografia)?

- Existe algum curso ou instituição que vocês recomendam? Moro em Atibaia (SP) e tenho acesso à São Paulo (capital) e Campinas caso conheçam algum curso nessas cidades ou próximo.

 

Por fim, encontrei este curso aqui, que me pareceu bem completo: http://www.marcelodelvaux.com.br/curso-orientacao-cartografia-e-gps/ . Infelizmente acho que não poderei fazer pois começa numa sexta em dia que não é feriado... mas ainda assim gostaria da opinião de vocês!!

 

Obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Eu não consigo entender da onde o GPS tira a graça do trekking, só para mostrar que sabe navegar apenas com bússola e mapa? GPS é uma maneira segura e muito prática de se guiar, mas requer conhecimento de mapas e do próprio aparelho. E claro, como toda máquina pode errar ou pifar...

Se puder use o GPS, faça um curso que inclua o uso dele na navegação, assim você mata dois coelhos.

Procure os clubes de montanhismo, quase todos tem cursos de iniciação que dão dicas de acampamento, ética na montanha, primeiros socorros, alimentação e navegação. Alguns tem curso específico de navegação/GPS também.

Lembro do Clube Alpino Paulista :arrow:http://www.montanhismo.org.br/ e do GEAN - Grupo Excursionista Agulhas Negras :arrow:http://www.grupogean.com/, mas se pesquisar deve achar mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá Otávio!

 

Muito obrigado pela resposta!

 

Concordo com você que o GPS pode pifar... e é realmente uma boa procurar um curso que inclua o GPS - conhecimento a mais certamente não machuca!!! ::hãã2::

 

E qual a sua opinião das trilhas que citei? Só de fazer um curso de orientação eu estaria preparada para fazê-las, ou eu precisaria de mais "prática" antes de me aventurar em fazê-las sem guia?

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

São todas trilhas de montanha, então acredito que um curso de iniciação ao montanhismo será bom pra você.

Aprender como se vestir, qual os melhores equipamentos e pra que servem, e até mesmo se orientar na montanha. Aqui em Curitiba os dois clubes que dão o curso tem aluas teóricas e práticas, na montanha.

Sobre s trilhas, das que você listou só conheço a Petrópolis-Teresópolis, e não aconselho a fazer sem alguém que conheça a trilha ou GPS, por causa do "russo", a forte neblina que prejudica a navegação visual e pode te deixar "cega" no meio do trilha, por não conseguir ver nenhuma referência visual. Neste caso aconselho a contratar um guia para desfrutar melhor, tenta se juntar a algum grupo, aqui no fórum sempre tem gente indo pra lá.

As outras trilhas não conheço, mas pelo que ouço falar são complicadinhas também.

Uma coisa legal de se fazer é ir "treinando" em trilhas mais fáceis, pra pegar experiência. Saber o que é trilha principal e o que é secundária, achar rastros no mato, se guiar visualmente, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei unlocked this tópico

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

×
×
  • Criar Novo...