Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#460940 por thiagozuza
06 Abr 2010, 21:04
Pico da Bandeira na Semana Santa

O Pico da Bandeira fica localizado no Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Há controvérsias sobre em qual estado de fato se localiza o pico. A cidade para explorar o parque é Alto Caparaó no estado de Minas Gerais, mas existe também uma entrada do parque no Espírito Santo.

Dentro do Parque estão localizados 3 dos 10 maiores picos do Brasil.

10 Maiores Picos do Brasil

Pico da Neblina
Pico 31 de Março
Pico da Bandeira
Pico do Calçado
Pedra da Mina
Pico das Agulhas Negras
Pico do Cristal
Monte Roraima
Morro do Couto
Pedra do Sino

Ao pesquisar esses picos, encontrei algumas divergências entre as listas, mas a maioria das informações que encontrei listavam os picos nessa ordem.

Equipamentos:

Barraca HUMMER EIGER 4
Saco de dormir TRILHAS E RUMOS SUPER PLUMA GELO
Isolante Térmico Genérico
Mochila CURTLO 60 LITROS
Bota TIMBERLAND OUTDOOR PERFORMANCE GORE-TEX
Fleece Genérico
Anorak CONQUISTA CAVIAHUE
Gorro e luva daqueles bolivianos
Capa de chuva pra mochila DEUTER RAINCOVER 50-90L
Calça impermeável STEARNS

Comidas:

Café da Manhã: Granola e leite em pó
Almoço e Jantar: macarrão e sopa instantâneos
Lanches: Castanha, barrinha de cereal e bananas desidratadas

A ideia era sair de Brasília na quinta-feira a noite, chegar na porta, fazer toda a trilha até o Pico da Bandeira e Pico do Calçado, acampando 2 noites dentro do parque e voltar pra Brasília domingo a tarde. Tivemos que mudar um pouco o itinerário devido ao grande atraso do ônibus na ida. Pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento e não subimos até o pico do calçado por falta de tempo.
Imagem

Relato:

Quinta-feira
Saída de Brasília de ônibus 8 da noite. A previsão de chegada era sexta-feira meio dia, porém, devido a inúmeros acidentes nas estradas mineiras, chegamos em Alto Caparaó apenas 6 da tarde de sexta-feira.

Sexta-feira
Chegada em Alto Caparaó ás 6 da tarde.

Imagem

Já estava escuro e então pegamos um jipe na entrada do parque até o primeiro acampamento. Essa parte poderia ser feita a pé. São 6 quilometros, mas devido ao grande atraso, fomos de jipe mesmo. O primeiro acampamento é na TRONQUEIRA. Montamos as barracas, jantamos e como estávamos sedentos para andar, fomos conhecer a Cachoeira Bonita, mesmo que de noite.

Imagem

A cachoeira fica uns 20 minutos do acampamento. A lua estava bonita iluminando a cachoeira.

Imagem

Depois voltamos para o acampamento para descançar. Apesar de muito precisar, aboli o banho nessa primeira noite devido ao frio. No acampamento existe um banheiro com água fria, mas o banheiro é muito sujo e nojento.

Sábado
Acordamos bem cedo e fomos apreciar a vista do mirante do acampamento.

Imagem


Imagem

Tomamos café da manhã e voltamos a cachoeira bonita.

Imagem

Tomamos um banho de cachoeira (já não estava me aguentando) e voltamos para desmontar o acampamento. Saímos do acampamento carregando tudo por volta de 10 horas da manhã. No caminho pode-se passar em um lugar chamado vale encantado e parar em algumas pequenas cachoeiras para beber água e tirar algumas fotos.

Imagem


Imagem

O caminho é bem sinalizado com placas e setas amarelas nas pedras. Chegamos ao próximo acampamento por volta das 13 horas. O local chama-se terreirão. Montamos o acampamento e almoçamos.

Imagem

Resolvi tomar um banho descente. Tinha um banheiro menos nojento que o do acampamento anterior. Foi preciso muita coragem pra tomar banho. A água era fria de lascar, deu até dor de cabeça. Doeu mas era muito necessário esse banho. A tarde ficamos desbravando o local. Tem alguns mirantes e pode-se avistar o Pico do Cristal, que também é um dos maiores do Brasil. Vimos o pôr do sol em cima de uma pedra com uma visão fantástica.

Imagem

Jantamos e fomos dormir cedo, afinal, sairíamos 2 da manhã para subir ao pico. Enquanto fazíamos o jantar, conversamos com algumas pessoas que haviam descido do pico e estavam chateadas pois a neblina era muito grande e não dava pra ver nada lá de cima.

Domingo
Dormindo dentro da barraca eu escutava a chuva que caía e ficava preocupado quanto a subida ao pico. Felizmente, quando saí da barraca as 2 da manhã, a chuva havia parado. Saímos por volta das 2 e meia da manhã e fomos no escuro. A trilha é de dificuldade média. Tinha muita lama e tinha que ficar com a lanterna procurando as marcas amarelas nas pedras para não errar o caminho. Chegamos no alto do Pico por volta das 5:30 da manhã e já tinha gente lá em cima. Para nossa sorte, o tempo foi abrindo. O céu foi ficando vermelho e o sol nascendo era um espetáculo.

Imagem

Imagem

Lá de cima dava pra avisar umas 5 cidades diferentes que eu não faço ideia quais sejam, além do Pico do Calçado e Pico do Cristal.

Imagem

Ventava muito e fazia muito frio, mas o cenário era maravilhoso. É impressionante a velocidade que as nuvens se movem lá em cima.

Imagem

Depois de curtir bastante o visual e comer algumas coisas, descemos até o acampamento.

Imagem

Resolvemos não subir o Pico do Calçado como planejado, porque tínhamos que trabalhar segunda-feira pela manhã e estávamos preocupados com a estrada. Desmontamos o acampamento, pegamos as coisas e descemos até o último acampamento.

Imagem

Tomamos mais um banho gelado para despedir e saímos do parque. Antes de regressar a Brasília, almoçamos no Restaurante da Pousada do Bezerra a deliciosa comida mineira.

#461198 por haole
07 Abr 2010, 17:11
Show thiagozuza!...caramba, na 5ª foto é a tronqueira?
Se sim, estava bem cheio heim...maneira a trip ::otemo::
Abraço
#461439 por thiagozuza
08 Abr 2010, 13:37
Oi Haole,

A foto é da tronqueira mesmo. O parque tava meio cheio devido ao feriado da semana santa. Mas nada que atrapalhasse os planos.


Cacius,

O pico é top ten mesmo!!! e além disso é nota 10!!!! Vale a visita.



abraço
#461537 por haole
08 Abr 2010, 18:31
thiagozuza escreveu:Oi Haole,

A foto é da tronqueira mesmo. O parque tava meio cheio devido ao feriado da semana santa. Mas nada que atrapalhasse os planos.


Hum...mesmo que tivesse atrapalhado, o que vale é a trip!
Abraço

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes