Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#479047 por Jorge Soto
19 Jun 2010, 09:11
Peter, navegar pelo Espinhaço nao é mto dificil pois a regiao esta repleta de descampados e campos rupestres. O relevo nao é mto acidentado nem coberto de florestas, ao contario da Serra do Mar, local propicio pra se perder. GPS é completamente dispensavel, basta bussola e uma boa carta. Ja as q vc precisa vc encontra facilmente no IBGE de sua cidade, ou trate de baixar as q estao disponiveis no site. No caso das travessias mencionadas as cartas sao as de Baldim e Presidente Kubitschek.. q estao nos links abaixo. O site disponibiliza as cartas numa resolucao mediana (pra vc comprar a original, logico), mas se for numa grafica expressa (tipo Alphagraphics) e imprimi-las em papel verniz/brilhante conseguirá boa leitura da mesma. Nao imprima em papel normal (de impressoras caseiras) pois costumam absorver tinta e borrar o resultado final, nao permitindo boa legibilidade. E pra navegar uma carta legivel é fundamental.
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiza ... -C-III.jpg
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualiza ... Z-A-VI.jpg

#479107 por peter tofte
19 Jun 2010, 16:12
Valeu Jorjão!!!

Ótimo macete. Vou tentar fotocopiar as cartas neste papel especial, com vc sugeriu. A depender da resolução dispenso a compra do mapa do IBGE. Quem me dera ficar 2 semanas na serra do Cipó só fazendo trekking!

Abs, peter
#479221 por Antonio Junior.o
20 Jun 2010, 10:35
Peter, eu fiz a Lapinha x Fechado há menos de um mês.
Cheguei em Lapinha a noite e pernoitei no início da trilha.
Foram 3 dias bem andados.
Me baseie apenas no relato do jorge, é bem tranquilo e não tem erro.
qualquer dúvida é só me perguntar.

algumas pics: http://antoniojunio.multiply.com/photos ... os#photo=1
#479391 por edver carraro
21 Jun 2010, 11:03
Soto
Ótimas dicas! Como o Peter mencionou, seria muito bom ter vários dias para explorar as maravilhas da Serra do Cipó!
Sempre rola promoção de passagem de POA a CNF, então creio que logo mais volte para a calmaria dos campos rupestres.

Ant
Ótimas fotos!

Abraço
Edy
#479434 por peter tofte
21 Jun 2010, 13:23
Valeu Ant e Jorjão!

Já baixei os mapas. Não achei a resolução ruim. Se for mais barato imprimir no papel verniz vou fazê-lo. Acho que sim, se somar IBGE + Sedex vai sair mais caro.

Pelo que vi no mapa a trilha parece seguir numa canaleta entre a serra do cipó e a a do espinhaço, sem muita dificuldade de navegação. A trilha será uma linha tracejada que aparece no mapa ou é uma estrada de terra?

Agora é ter uma oportunidade para ir para Minas!

Abs, Peter
#480161 por edver carraro
24 Jun 2010, 08:20
Grande Cássio (o cara do mapa gigante :D)

Muito bom ter dividido aqueles dias com vocês! Ah, e o mapa ajudou hein? E muito!
Creio que logo mais, volte para uma alternativa da Serra do Cipó. Vamos nos falando para ver se conseguimos conciliar.

Abraço
Edy
#480369 por Cássio Pedrosa
24 Jun 2010, 23:12
Cara já que você tocou novamente no assunto do mapa, o mapa era gigante mesmo, ele foi plotado em A0, inslusive além da fenda de acesso ao breu o Peter viu até animais selvagens no mapa.(Brincadeira)

Estamos nos equipando para novas pernadas, qualquer delas aqui perto é só nos falar que conciliaremos com certeza ::otemo::

Grande abraço tchê!

Cássio Pedrosa
#483186 por perlamundo
06 Jul 2010, 23:37
Jorge Soto escreveu:Edy, alem da manjada Lap-Tab e da tecnica Lap - Cardeal Mota.. tem tb outra variacao bem bacana q é a Lapinha - Fechados, outra pernada muito bonita q consome exatos 4 dias e 3 pernoites selvagens! Nao é mto dificil de navegar pois o inicio percorre a estrada do arraial do tejuco, e depois desce a cachu Bicame e Poco Soberbo, lugares fantasticos. Mas requer logistica pre-agendada pq Fechados é um arraial sem p.. nenhuma e periga vc ficar por la se nao fretar previamente conducao. Pra aticar sua vontade, abaixo vao pics e td o know-how.

http://www.brasilvertical.com.br/antigo/m_trek11.html
http://jorgebeer.multiply.com/photos/al ... a-Fechados

Mas conta direito esse affair do Peter com uma peconhenta no rio ... ::lol4::

Què buenos los relatos!!!!!
Yo hice Lapinha Tabuleiro sola en Mayo, y las fotos me recordaron la caminada. Es cierto lo del cachorro, molesta, pero es que los turistas los acostumbraron a entrar a las barracas (me contò Ana Benta).
Estoy pensando volver, tal vez en agosto, y ya estaba pensando en bicame....
A mi realmente me ayudò mucho Braulio que mora en Lapinha con consejos muy ùtiles.
De Santana a Lapinha, es posible concertar transporte con Fernando que trabaja en la escuela, "carona solidaria", tambièn se puede concertar con èl transporte para la fazenda pròxima a bicame.

Perla
#483860 por edver carraro
09 Jul 2010, 13:36
Perla
perlamundo escreveu:Estoy pensando volver, tal vez en agosto, y ya estaba pensando en bicame.

Bicame é uma região muito linda, aliás toda a Serra do Cipó. Também penso em voltar, para fazer mais variações de trekkings.

Henrique
Obrigado!
Você subiu pelo Breu na sua travessia? Ou fez a rota tradicional (contornando o Breu)?
O estado de Minas é rico em belezas naturais.

Abraço
Edy
#484179 por Antonio Junior.o
11 Jul 2010, 10:32
peter tofte escreveu:Pelo que vi no mapa a trilha parece seguir numa canaleta entre a serra do cipó e a a do espinhaço, sem muita dificuldade de navegação. A trilha será uma linha tracejada que aparece no mapa ou é uma estrada de terra?

em algumas partes a linha já "virou" estrada, em outras é uma trilha apagada. há trechos que a trilha coincide com a linha tracejada(trilha antiga), outros não.
#484275 por perlamundo
11 Jul 2010, 20:21
Ant escreveu:
peter tofte escreveu:Pelo que vi no mapa a trilha parece seguir numa canaleta entre a serra do cipó e a a do espinhaço, sem muita dificuldade de navegação. A trilha será uma linha tracejada que aparece no mapa ou é uma estrada de terra?

em algumas partes a linha já "virou" estrada, em outras é uma trilha apagada. há trechos que a trilha coincide com a linha tracejada(trilha antiga), outros não.

A què trilha te refieres?
es la de Lapinha -Fechados

xq Lp/Tb, tiene muchas opciones y variantes,

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes