[ROTEIRO] De MotorHome pela Europa 2014 (Sonho e Plano)

Troca de informações sobre viagens de Motorhome e Trailer. Destinos, roteiros, relatos de viagens, companhia para viajar e discussões técnicas sobre veículos, peças e outros equipamentos relacionados

Re: [ROTEIRO] De MotorHome pela Europa 2014 (Sonho e Plano)

Mensagem não lidapor edgar nascimento » 24 Mai 2013, 21:03

Beleza, nao me chateio com criticas construtivas... sei que fiz algumas loucuras... mas se voce for fazer tudo bem certinho, como manda o figurino, em 30 dias voces vao conhecer bem menos lugares do que voces imaginam....... melhor qualidade, que quantidade... corte o seu roteiro quase pela metade dai sim voce fara uma viagem bem tranquila... ou melhor alugue um carro, e fique em hoteis.... pois muitas vezes o motorhome atrapalha mais do que ajuda... A Joyce sempre passou algumas das melhores dicas do forum... mas para ela fica bem mais facil, pois vive na Europa, tem seu veiculo proprio, e todo o tempo do mundo para viajar e se programar... Joyce, considere isso como um elogio e admiracao, ok?

Guenio, a ideia do meu relato era de voce ver que e possivel fazer muitas coisas, sem estar infringindo nenhum tipo de lei... mesmo as da Europa, pois o motorhome e considerado em muitos locais como um carro ou van, por isso mesmo voce o dirige com carteira B... mas, em contrapartida tem lugares que eles odeiam o motorhome, e o consideram coisa de farofeiro, de gente que nao gasta com hoteis, restaurantes, etc... quando voce estiver la, voce vera milhares de placas proibindo eles.... tem lugares que voce pode estacionar um onibus de 30metros, mas o motorhome nao... ele e rechacado... e voce tem que deixa-lo a 20, 30km ou mais do lugar que voce quer visitar.... e a grande maioria dos estacionamentos, mesmos os pagos, a altura maxima e de 1,80mts ou 2,45mts....e lembre-se que o motorhome tem no minimo 3,10mts de altura por 5,90mts de comprimento... por estes motivos, a grande maioria prefere ficar nos campings para nao se estressar... mais dai voce gasta duas vezes mais... gasta com as diarias, e com o transporte coletivo, taxi... fiz os calculos na epoca, e saia mais barato para a gente alugar um carro e ficar em hoteis... sem contar com o consumo, um carro pequeno a diesel faz 18km por litro e voce pode parar onde quiser no centro das cidades, se conseguir vaga, e claro.... excetos nas areas demarcadas para moradores locais, carros eletricos, etc...

Um dos principais motivos de eu locar um motorhome foi a idade da minha mae, lembra? Para dar mais mobilidade e facilitar as coisas pra gente... mesmo com o risco de levar multas...

Apesar de proibido, duvido quem nunca tenha dormido num motorhome em movimento... no meu caso poderia alegar que minha mae nao estava se sentido bem... durante os 45dias e 10000km, fomos parados apenas uma vez, na saida de Andorra pra Franca, lembro que, ate eu parar o carro, abrir as portas, cumprimentar as autoridades, deu tempo de sobra para minha mae se levantar e ir para o banco de dela e colar o sinto de seguranca... eles nem quiseram entrar no motorhome, apenas perguntaram de onde eramos e se estavamos levando tabaco... quando respondi que era do Brasil, que tinhamos comprado apenas suprimentos em Andorra e estavamos indo para Saint Michel eles ficaram surpresos e muito orgulhosos de estarmos visitando o pais deles...

Em relacao ao risco de cozinhar, ele e o mesmo, andando ou parado... por isso muitos estacionamentos nem aceitam motorhome... me informaram varias vezes que o medo era de incendio ou explosao, por causa de relatos de usarios que esqueciam algum registro aberto... como falei anteriormente, tem lugares que voce pode deixar o motorhome mas nao pode ficar dentro dele... apenas pode guarda-lo... ou em outros casos, nao aceitam pernoite.... muitas vezes estacionava e dormia na rua porque os campings eram realmente fora de mao... e me desculpe a inocencia, mas nao vi nenhum perigo em ser assaltado dentro do carro... na Europa os ladroes nao andam armados como aqui no Brasil... geralmente eles preferem furtar... quando voce da algum vacilo ou chance... o fato da gente de sair de casa para um pequeno passeio ou ir na padaria ja e um risco... viajar e correr riscos.... basta estar vivo, para estar sujeito a qualquer incidente, imprevisto, risco ou acidente...

Joyce, obrigado pelo inocente... em qualquer lugar do mundo a gente e tratado conforme nossas atitudes, educacao, e como tratamos os outros... se temos uma atitude positiva, de respeito e humildade conseguimos abrir as portas dos locais mais inacessiveis... gracas a Deus, viajo a mais de 30 anos de carro a turismo, por todo Brasil, America do Sul, Caribe e Europa...agora tenho 47 anos e sao mais de 500mil quilometros a passeio sem nenhum incidente ou multa....sim, chego a fazer mais de 20mil km por ano de carro e trailer explorando diversas regioes... e esta foi a minha primeira vez de motorhome, na europa, e acredito que realmente dei muita sorte...

Em relacao ao pedagio na entrada dos paises, e claro que comprei o tal de vignette... na Austria, Suica, Eslovenia, Eslovaquia, Republica Checa e Hungria se nao me engano. Ate mesmo porque a vigilancia na maioria das vezes e eletronica, pois o selo e lido automaticamente nas pracas de pedagio e durante as rodovias... e se voce nao estiver portanto o selo a multa e gerada instantaneamente, ou em alguns casos a falta dele gera um aviso para a policia local e voce com certeza sera abordado logo a diante e multado pessoalmente...

Os detritos eu jogava direto no vaso sanitario e puxava a descarga normalmente...mas, somente quando os banheiros ficavam no lado externo dos postos, ok.... ou entao nas estacoes de apoio das estradas pedagiadas...

Joyce, precisava tirar uma duvida, e gostaria da sua ajuda... li seus relatos ano passado, antes da minha viagem, e vi que voce tem um motorhome perfilado e alugou um trailer se nao me engano.... existe a possibilidade de eu sendo brasileiro, morando no Brasil, poder comprar um trailer ou motorhome usado ai na Europa? Coloca-lo em meu nome? Para eu circular com ele ai na Europa e ir tambem no Marrocos? Qual seria o gasto com a documentacao? Minha ideia e seguir com ele ate a Africa do Sul e depois despacha-lo de navio para a Argentina. Desculpe colocar a pergunta aqui dentro do topico do Guenio...

Obs. Nao estou conseguindo configurar o teclado do meu note, por isso estou digitando sem acentuacao.... e com alguns erros de escrita...

Antes de eu viajar, li todos os topicos aqui do site... e percebi a maior dificuldade dos mochileiros de motorhome... entrei tambem em diversos sites de locadoras de motorhome na europa e vi todas as dicas possiveis..., falei pessoalmente com diversos casais que deram a volta ao mundo de carro ou motorhome, perguntei, perguntei, perguntei.... e ainda por cima levei junto comigo uns 30 livros e guias de viagem na Europa, diversos mapas impressos, fora os materiais salvos em dois notebooks, e as pequisas on line... baseado em todas essas informacoes, vi o que poderira e o que nao poderia fazer, e estava ciente de tudo, sabia de todas as consequencias .... coloquei tudo na balanca, calculei os riscos, e vi o que era possivel arriscar e ate onde eu poderia arriscar... moral da historia... a unica coisa que realmente saiu fora do meu controle foi o mal tempo, apesar de que o meu roteiro era baseado em cima da previsao do tempo, teve ocasiao que saimos direto de Veneza para La Spezia porque o Wheater indicava apenas dois dias de tempo bom nas Cinque Terre... depois voltamos para Verona, e dai sim descemos para Florenca e Roma... cheguei a ficar dois dias parado em Sorrento so pra esperar o tempo melhorar na Costa Amalfitana, Ficamos uma noite a mais em Veneza e em Paris porque sabiamos que o tempo ia melhorar.... depois disso foi chuva, chuva, chuva e neve... nunca mais volto pra Europa no outono..... rsrsrsrs.... resumindo, com planejamento, um pouco de experiencia, e coragem, da para fazer uma viagem fora do convencional.... caso contrario, da pra ir de CVC....

Guenio, filtre do meu relato, e de todos os outros relatos, o que for de relevancia e util para voce e sua familia... e... realize seus sonhos... planeje tudo direitinho, se prepare ao maximo, tenha sempre atitude positiva e o restante deixe fluir... e o que nao estiver ao seu alcance, ou sob seu controle, ponha na mao de Deus...

Qualquer coisa, fique a vontade... se quiser, pode enviar perguntas para - nascimentoedgar@gmail.com

Um abraco pra todos...
Editado pela última vez por edgar nascimento em 27 Mai 2013, 21:18, em um total de 1 vez.
viajar
edgar nascimento

Mensagem não lidapor joycebruja » 25 Mai 2013, 16:05

edgar
Pra não bagunçar o tópico do Guenio , coloque suas dúvidas no tópico apropriado.

Segue o link http://www.mochileiros.com/motorhome-perguntas-e-respostas-t73117.html

Na realidade eu tive vontade de te dar umas vassouradas em fazer isso com sua mãe , coitada.Ô maldade! Imagina se fosse uma sogra daquelas bemmmm chatas! ::lol4:: ::lol4:: ::lol4:: ::lol4::

O lance do roteiro nem opinei porque o caso aqui é outro e roteiro cada um faz no ritmo que aguenta.O que acontece é que muita gente tem um problema sério com o jetlag e aí os primeiros dias são perdidos.

Sim eu moro na Suécia e tenho um MH de 6,00m e 2,90 altura e tenho um trailler também.
::otemo::
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor Guênio » 25 Mai 2013, 21:14

Edgar, pode ter certeza de que seu post me ajudou e vai me ajudar sim. Sempre é bom ler experiências e pontos de vista diferentes, e aí filtrar o que vai ajudar mais em cada caso, e também estar preparado para algum imprevisto. Mas sem dúvidas que vc me ajudou bastante.
"...If I could go back in time to the place in my soul, there all alone..."
Guênio

Mensagem não lidapor stephanriederer » 26 Mai 2013, 08:20

joycebruja escreveu:[...]
Sim eu moro na Suécia e tenho um MH de 6,00m e 2,90 altura e tenho um trailler também.
::otemo::

putzz..... é outra vida hein Joyce...
aqui no Brasil o setor é tão maltratado... por aí aposto que muitos dos seus vizinhos tem também
stephanriederer

Mensagem não lidapor joycebruja » 27 Mai 2013, 13:17

Sim stephan aqui é bem comum ter um MH ou Trailler. Os preços de usados são compatíveis com a maioria dos salários e em ultimo caso é possivel financiar ou fazer um leasing.

No Brasil infelizmente nao é muito comum viajar de MH.

Nos EUA ainda mais barato que aqui .

Aqui dá pra comprar um MH usado , em bom estado , pronto para viajar entre 30 e 50 mil euros. Trailler dependendo do ano acha por até mil euros. Aí com certeza tem que dar uma arrumada .kkkkkk
E o bom é que o povo não roda muito com os MH , compramos o nosso há 3 anos , ele é 2001 , está super novinho por dentro e por fora, tinha andado 70 mil km, ou seja nada pela idade do bicho. E nós já rodamos em 3 anos mais de 40 mil km.kkkkkkkkkkk
Como o tempo de uso é pequeno aqui , a gente viaja quase todo final de semana entre maio e setembro. Depois ele volta para a garagem.
joycebruja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagem não lidapor stephanriederer » 27 Mai 2013, 14:44

nossa que beleza hein......... será que na hungria também é assim? se for, me aposento já e faço valer minha dupla cidadania hahahaha
stephanriederer

Mensagem não lidapor edgar nascimento » 27 Mai 2013, 21:13

Valeu, um abraco...

Outra dica pra voce, mais convencional e dentro do normal, rsrs..... da uma olhadinha nos - Parking e Ride - que tem na europa.... e so digitar no Google....

Sao grandes areas de estacionamento que existem nas imediacoes das grandes cidades.... tipo, estacionamento de campos de futebol... do Ajax na Holanda, o Allianca em Munique, etc..... nao tem charme nenhum, as vezes nem tem banheiros, e, a seguranca, vigilancia e controle de entrada e saida sao totalmente feitas de forma eletronica...

A vantagem, e que sao mais baratos, com validade por 24 horas, e voce geralmente ganha o transfer para todas as pessoas do motorhome, para o centrinho das cidades... quando do pagamento do estacionamento voce recebera ticktes de metro, trem ou onibus para todos os passageiros do veiculo gratuitamente.... mas voces teram que usar os tickets de transporte publico, para poderem ganhar o desconto no estacionamento.... caso contrario voce pagara a tarifa cheia da diaria.... ok?
viajar
edgar nascimento

Mensagem não lidapor Savio Ticom » 04 Jun 2013, 01:43

Olá mochileiros,muito prazer sou o Sávio do RIo de Janeiro,achei fantástico este post,conheço 7 paises da europa de carro e pretendo voltar de MH.
a viagem do Edgar é a minha cara,sem muitas regras e sem infringir muito a lei também,porém se não fizer uma "doideiras" não tem aventura pra contar ! o curioso é que o cara não gosta muito de relatos de viagem mas foi ensinar um papagaio a falar e deixou ele rouco.rrrsss,obrigado a todos e acompanharei este post sempre ,espero poder ajudar no que for possível,um abraço a vocês.
Savio Ticom

Mensagem não lidapor Guênio » 19 Jun 2013, 12:39

Pessoal, como disse anteriormente, o meu roteiro é totalmente mutante, e algumas novidades surgiram.

Meu irmão me falou que não terá tanto tempo assim de férias, então termos que reduzir nossa "jornada". Acredito que vou ter uns 20 dias com motorhome, no máximo (contando o dia de pegar e entregar o MH). Por isso queria pedir algumas sugestões dos amigos aqui em relação ao roteiro.

Pra mim, os dois lugares "que não abro mão" são a rota romântica e Cinqueterre. O problema é que estão um pouquinho distantes né... hehehe Então pensei em "terminar" a perna de ida da viagem em Cinqueterre e de lá começar o caminho de volta.

Diante disso, pensei em voltar pela Suiça. O que acham disso? Que roteiro eu poderia fazer? Que cidades? E depois, volta pra Frankfurt por onde? Floresta Negra?

Abraços!
Guênio

Mensagem não lidapor Paulo Ricardo Marques » 10 Jul 2013, 22:58

Que interessante essa proposta de MotorHome, se tiver lugar eu to afim de ir junto. grande abraço.

Paulo Ricardo Marques

Mensagem não lidapor anacoq » 17 Jul 2013, 10:45

Olá!

Sei que aqui é sobre motorhome na Europa, mas entrei no dos EUA e não tem nenhuma info. Então, se puderem me ajudar, agradeço. Estou indo em setembro pra Califórnia fazer motorhome, somos 4 adultos e um bebê. Li alguns sites e vi que eles não recomendam viajar de fato com motorhome, mas ficar nos parques ou campings. Isso procede? Algum de vocês já fez motorhome pelos EUA? Tenho dúvida também quanto a carregar a água e descarregar os dejetos, onde fazer? Li que não pode ser feito em postos de combustível, só em locais apropriados ou parques. Queremos ir de Los Angeles até o Yosemite e depois até SFO e talvez descer a Big Sur até Los Angeles de novo. Sabem me dizer se pelo caminho há postos de abastecimento de água e para descarregar dejetos? Fico com receio por causa do meu filho, que na época da viagem estará com 1 ano e 2 meses.
anacoq

Mensagem não lidapor Grasiely Félix De Santis » 17 Jul 2013, 18:49

Guênio trabalho em um agencia de viagens em Florianópolis e fazemos locações de motorhome na Europa e EUA além de termos grupos que viajam pela Europa, para ano que vem teremos 3 grupos, um que rodará pela Italia por 23 dias, outro pelo leste Europeu por 26 dias inclusive participando da Oktober em Munique e outro que fará Barcelona, Paris Suiça entre outros.
Tenho certeza que poderemos lhe proporcionar uma excelente viagem com traquilidade, segurança e economia.
Se quiser maiores informações entre em contato: supervisor.01@ponteaereatur.com.br
Obrigada Grasiely
Grasiely Félix De Santis

Mensagem não lidapor Guênio » 18 Jul 2013, 08:20

Opa Grasiely, obrigado pela dica. Contato anotado!
Guênio

Mensagem não lidapor Grasiely Félix De Santis » 18 Jul 2013, 11:26

Magina Guênio!
Precisando estamos por aqui, como lhe disse, temos muita experiência nesse tipo de viagem e agora estamos com grupos tbém, quem sabe para uma primeira viagem vc não embarca conosco em um dos nossos grupos de 2014, posso lhe garantir que voltarás encantado, com muita experiência para na próxima viagem fazer sozinho.
Saliento que nossos grupos não são excursões e vc terá liberdade para fazer o que quiser durante todo o percurso.
Estamos a disposição para todos os esclarecimentos que desejar.
Obrigada
Grasiely
Grasiely Félix De Santis

Mensagem não lidapor jorgeben » 13 Out 2013, 18:18

Boa tarde Guênio, antes de mais nada vou postar minha opinião, não quer dizer que ela seja a verdade total, é somente meu ponto de vista. Este ano em maio/junho viajei por parte da região que pretende ir. Cheguei em Frankfurt dia 18/05/13 peguei um Ford Focus SW, Diesel, fiquei 3 dias em Frank. 3 em Colonia, e 3 em Luxemburg, o que posso lhe informar é que o tempo que pretende ficar em cada lugar é muito pequeno, vc não vai conhecer nada apenas dirigir. Viajei no total 28 dias, 10 desses dias fui de Marcelle até Strasburgo, fazendo a rota do vinho, viajando somente por estradas internas, as auto estradas da Alemanha são maravilhosas e bem rápidas, mas vc não vê nada, somente outros carros.
O motorhome que vc pretende alugar, quero fazer o mesmo, em junho de 2014, ja comprei até a passagem de ida dia 30/05/2014.
A Alemanha deve ser o local mais caro onde pode-se alugar Motorhome na Europa. Eles viajam muito assim na Alemanha, vão a França e outros paises.
Meu conselho, diminua o número de cidades onde pretende conhecer, fique mais tempo em cada lugar, observei que vc deseja ficar 1 dia em Florença e conhecer, Piza, Siena, San Geminiano e outros locais, impossível San Geminiano é encantador com muitas lojas interessantes, galerias de Arte, cafés, tem uma loja de produtos cerâmicos maravilhosos desde pratinhos até lavatórios, lareiras e churrasqueira grande. Chegar na parte alta e degustar um bom vinho admirando a paisagem, como diria o comercial (não tem prêço).
Paris, vc tem que ter no mínimo uma semana e sem MotorHome, a pé, como a maioria dessas cidades, Florença, Roma etc.
Espero ter contribuido um pouco para sua viagem, quem sabe não cruzamos por lá, pretendo ficar uma semana em Portugal e duas ou tres na Itália, um abraço e boa viagem, Jorge.
jorgeben

AnteriorPróximo

Voltar para Viagem de Motorhome ou Trailer