Ir para conteúdo

de Puerto Iguazu (Arg) até Santiago (Chile)


Posts Recomendados

  • Membros

Olá a todos!

 

 

Minha trip entre Puerto Iguazu até Santiago.

Trago algumas dicas de cambio, preço de passagens, hostel, atrações e alimentação nas cidades de Puerto Iguazu, Posadas, Santo Ignacio, Mendoza, Uspallata, Parque Aconcágua, Puente Del Inca, Santiago.

A viagem começou na verdade com o voo (TAM) entre Belo Horizonte e Foz do Iguaçu (7000 milhas), de Foz do Iguaçu peguei um onibus do aeroporto até o hotel boulevard (R$2,90) e depois um ônibus para cruzar a fronteira (R$4,00). Um táxi teria saído por R$60,00.

 

Em Puerto Iguazu comprei uma passagem de bus até Posadas (R$54,00). No guichê da empresa fiz a melhor conversão de moeda de toda a viagem, se soubesse que era a melhor, teria convertido tudo. 1R$ = 4AR$.

 

Em Belo Horizonte eu tinha convertido a 0,36. Pior taxa.

 

Fica a dica --- leve o mínimo de pesos por garantia, converta na Argentina, lá é sempre melhor.

 

Chegando em Posadas, consegui uma carona até o hostel com a garota que viajou ao meu lado. Sim, las Hermanas são muito legais!

Fiquei no Hostel Posadeña Linda, bem ao centro na Calle Bolivar 1439. Valor 130AR$ por noite.

Sobre o Hostel – mobiliário antigo, mas vale pela simpatia da proprietária, sempre disposta a ajudar, e a localização feita.

Passeios feitos – Santo Inácio Mini, Ruínas Jesuítas.

Gastos – 8AR$ do centro à rodoviária, bus para Santo Inácio – 40AR$, entrada nas ruínas – 70AR$. (vale o passeio, o parque é bem organizado, bem cuidado e fica muito bem nas fotos).

Aproveitei o dia para ir também até o Parque de Santa Ana, fica no caminho. Mais 10 AR$ de bus, duas caronas na estrada para chegar até no parque da Cruz de Santa Ana. São 11km da ruta principal e não tem ônibus neste trajeto. Ou vai de carro ou táxi (80AR$ para ir, mais 80 para voltar.... fui de carona mesmo).

O parque tem uma torre enorme e forma de cruz, de onde é possível ter uma vista 360 graus das florestas da região, e até de Encarnacion no Paraguai. (valor da entrada no parque – 70 AR$). Alem disso tem dois restaurantes e um Mariposario, onde muitas borboletas são criadas.

 

De volta a Posadas (carona até a Ruta principal e mais 30AR$ de bus), jantei uma pizza de mussarela e tomei uma guilmes – valor de cardápio – 90AR$, porém queriam me cobrar 125AR$. Dica – Evitem EL VIEJO em Posadas.

Cambio na cidade – 0,295.

Passei uma tarde em Encarnacion – bus de Posadas até a cidade paraguaia – 15AR$ para ir e mesmo valor para voltar. Valeu pelo carimbo no passaporte e pelo festival que estava rolando com bandas de pop rock na margem do rio. Fora isso a cidade não oferece nada atrativo que valha uma ida até lar. A sensação térmica entre as margens do rio era muito diferente. Como em Posadas a cidade é mais arborizada, parece mais fresca. Em outras palavras – parecia que estava 45 graus no Paraguai.

Para os outros dias que fiquei lá, cozinhei no hostel.

Para o trajeto entre em Posadas e Mendoza optei por ir de avião. Seriam 31 horas de ônibus com um custo maior que 600AR$ (fora alimentação e ainda teria que dar um tempo em Cordoba), comprando a passagem aérea na Aerolineas Argentinas, consegui fechar em 750AR$. Achei mais barato que ir de bus, devido aos gastos que teria com alimentação na estrada e hostel em Cordoba.

 

DICA – Não compre sua passagem na Aerolíneas usando o site em português, acesse através do site .ar – Tem diferença de preço, economizei uns 250AR$ com isso.

 

O voo fez escala em Buenos Aires e foi para Mendoza.

Em Mendoza rachei um táxi com um casal argentino até o Hostel Lagares. Paguei 50AR$.

O Hostel é excelente, diria que é um dos melhores que já fiquei. 72R$ a diária e converti mais dinheiro lá. 0,34$. (como podem ver, quanto mais viajo, pior fica a conversão).

Em Mendoza fui no Cerro... legal, vale a caminhada.

Cozinhando e tomando cerveja ou vinho nas noites no hostel, gastei em média 100 a 120AR$ por refeição.

Onibus de Mendoza para Uspallata – 47AR$

Já havia reservado o Hostel International de Uspallata. Este fica 8 km antes da cidade, o ônibus parou na porta... aí veio o problema...

 

O hostel é legal, mas não para quem depende de ônibus. A atendente que só fala espanhol (nada de inglês ou portunhol) me deu a dica de que tinha uma vendinha um km à frente, por uma estradinha de terra. Andei 2 km para ir e a bimboca tava fechada. O lugar não tinha mais nada. Só montanhas, arvores, riachos, um visual fantástico... mas totalmente isolada. Onibus so os que vinham de Mendoza, ou seja, a cada 3 ou 4 horas.

Fechei o hostel e fui para estrada pegar uma carona até Uspallata. 40 minutos de dedo e consegui! Em Uspallata, o centro de atendimento ao turista me indicou o Samadi Hostel por 120AR$. O lugar é perto do centro (leia-se “rua principal”) e perto de restaurantes, rodoviária, supermercados... pronto, problemas resolvidos. Sobre o hostel Samadi – Sujo, mal cuidado, faltou gás para aquecimento da água e tomei banho frio (ok, estava mais de 30 graus nesse dia) e de quebra, tem pulgas... mas dane-se, estava perto do centro e da civilização, isso para mim foi lucro!

 

No dia seguinte fui peguei o ônibus na Rodoviária até o Aconcágua. 30AR$ de bus e mais 20AR$ de entrada no parque. Com 20AR$ pode-se caminhar por uns 4 km dentro do parque, até na ponte onde separa o inicio o caminho para quem vai escalar. Sim, vale o passeio!

De lá, fui até Puente Del Inca, 2 ou 3 km a pé. Puente Del Inca tem restaurantes, lanchonetes e parada de bus. Tive que esperar 4 horas até o próximo bus até Uspallata.

No dia seguinte peguei o bus da Andesmar para Santiago (415AR$).

Muita gente disse que não tinha ônibus de Uspallata para Santiago e que eu teria de voltar a Mendoza para pegar o bus. Tem! O ônibus vem de Mendoza e para lá, desde que a passagem seja comprada com 5 horas de antecedência. (o preço é mesmo que se pegasse em Mendoza).

Portanto, FICA A DICA – Pode ir direto de Uspallata para Santiago!

Foram 6 horas de viagem, contando com as 2 horas parado na aduana chilena. Mas vale a pena, cruzar a Caracoles bus, carro, moto, bike.... é uma experiência a ser vivida pelo menos uma vez na vida.

O visual é fantástico – dica, como o ônibus é de 2 andares, pegue um lugar na frente e em cima, assim terá a visão privilegiada da estrada.

Depois disso, foi só curtir dois dias de Santiago, caminhando pelos cerros locais e pegar o voo de volta que consegui por 12mil milhas.

Tempo de viagem – 9 dias.

Gasto total – R$1.845,00 (hostels, aéreas (Aerolineas apenas, pois a TAM paguei com milhas), taxas de embarque, ônibus, lotação, cerveja, vinho, comida, entrada em parques).

 

Dica – Os preços no Chile não estão muito favoráveis a quem viaja com pouca grana.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...