Ir para conteúdo

De SCOOTER pelo sudeste asiático!


Posts Recomendados

  • Membros

Isso mesmo: scooter, vespa, lambreta, motoca. Chame do que quiser essa que é a marca registrada de 9 entre 10 cidades asiáticas. Quem já veio pra essas bandas sabe como é descomplicado alugar uma por aqui. Carteira de motorista? Seguro? Depósito? Dificilmente te pedem. Gasolina? Baratíssima. Aluguel? Preço de banana.

 

Se esses motivos ainda não te convencem, lembre-se de que a scooter é um excelente meio de conhecer cidades, vilas, campos, praias... Além de ser fácil de pilotar (mas requer prática, viu?!), ela te permite liberdade total para escolher caminhos e se embrenhar em lugares de difícil acesso. Um dia em cima de uma motinho dessas é a garantia de experiências totalmente imprevisíveis que serão as lembranças mais especiais da sua viagem. Então, quando na Ásia, faça como os asiáticos: suba numa scooter e conheça os lugares a seguir de um jeitinho especial!

 

YOGYAKARTA, JAVA (INDONÉSIA)

Muitos dos que vão a Yogyakarta têm como objetivo principal ver o nascer do sol em Borobudur, o maior monumento budista do mundo. A melhor maneira de se chegar lá a tempo de ver o dia começar é, sem dúvida, através de uma agência que te busca no hotel às 4 da manhã. Só que Yogy vai muito além de Borobudur...

 

Os arredores da cidade são o retrato da Indonésia do nosso imaginário: plantações de arroz a perder de vista, pequenas vilas, crianças sorridentes e um emaranhado de estradinhas prontas para serem exploradas por você, sua scooter e mais ninguém. Um bom caminho é ir até o templo hindú Prambanam passando pela pequena cidade de Kaliurang aos pés do volcão Merapi. Imaginou? Pois é muito melhor! Tirando o trecho urbano na saída da cidade que tem um trânsito beeem chatinho, o resto da estrada é pura paz e um cenário difícil de esquecer… (Caso você não se garanta na direção, pule na garupa dos muitos motoristas locais que oferecem esse serviço!)

 

LUANG PRABANG, LAOS

Andando pelas charmosas ruas de Luang Prabang você será abordado por agências oferecendo pacotes turísticos para te levar às cachoeiras, ao campo de elefantes, a um passeio no rio. Agradeça, passe reto e entre na primeira agência que tenha scooters para alugar e um bom mapa para vender.

 

De forma independente e muito mais prazerosa, é possível ir no seu tempo e a sua maneira até a famosa (e belíssima) cachoeira de Kuang Si e a menor e não menos bonita Tad Sae. A estrada está em boas condições e corta florestas e montanhas, oferecendo paisagens deslumbrantes durante todo o caminho (e muita sombra!). Com sorte você ainda tem a chance de dar carona à criançada voltando a pé da escola no fim do dia.

 

CHIANG MAI, TAILÂNDIA

Chiang Mai está cravada nas montanhas mais altas da Tailândia, logo não é surpresa que os arredores da cidade esbanjem uma natureza exuberante. Florestas, plantações de morango, rios e muito eco-turismo (incluindo o bungee jump que mostramos AQUI). Outra opção boa é percorrer os 15km montanha acima para visitar o templo sagrado de Wat Phra That, um dos mais famosos e reverenciados da cidade. Seja qual for seu caminho, espere um trânsito intenso na volta à área urbana, principalmente no fim do dia.

 

Caso você não se garanta na estrada, fique tranquilo. Percorrer o centro histórico de Chiang Mai de scooter é bem tranquilo. Fique nessa área e aproveite para visitar os muitos templos budistas construídos na época da fundação da cidade há mais de 700 anos. Se o calor apertar (e vai apertar), pare para comer um bom pad thai antes de seguir para o próximo templo (lembre-se, cerveijinha só no fim do dia depois de devolver a moto!).

 

LAKE MANINJAU, SUMATRA (INDONÉSIA)

Em poucas horas é possível percorrer com tranquilidade toda a extensão do Maninjau, enorme lago formado por uma cratera de vulcão em Sumatra, na Indonésia. Se você nunca se aventurou em cima de uma scooter, esse é um excelente lugar para começar. Nos arredores do lago não há nada além de vilas de pescadores, plantações de arroz, casas, escolinhas e mesquitas, logo a estradinha é muito pouco movimentada. Prepare-se para sorrisos abundantes e olhares curiosos, já que turistas estrangeiros são raros por lá. Carregue a sua GoPro e garanta as imagens mais belas da sua viagem (divida? ASSISTE AQUI)! (FOTO: Clarissa Ferreira / Sumatra, Indonésia)

 

HO CHI MINH CITY, VIETNÃ

O trânsito no Vietnã é uma atração turística a parte. A horda de motocicletas, o barulho ensurdecedor das buzinas e a calma dos pedestres atravessando toda essa loucura são as lembranças mais marcantes de quem visita cidades como Ho Chi Min e Hanoi. Como diabos o Vietnã entrou nesta lista? Explico:

 

Embora não seja nem um pouco recomendável pilotar sua própria moto pela cidade é possível dar um rolé de "mototaxi" na garupa de um local, transporte barato, seguro e divertido. Além disso, algumas agências oferecem tours de vespa para percorrer a noite da cidade em feiras de rua, bares e restaurantes. Programa imperdível para conhecer bairros menos turísticos e degustar a gastronomia local. Tivemos uma noite incrível com o pessoal do Vespa Adventures, mas outra agência bem recomendada é a XO, apenas com motoristas mulheres! (FOTO: André Garcia / HCMC, Vietnã)

 

KOH LANTA, TAILÂNDIA

Koh Lanta é uma das minhas ilhas preferidas na Tailândia. Subestimada e pouco visitada por brasileiros - que preferem as mais famosas e badaladas Phi Phi e Phuket - Lanta é o lugar ideal para você se arriscar nos primeiros rolés de scooter. A ilha, com seus 27km de comprimento, tem uma vibe muito tranquila que se reflete nas pessoas, na paisagem e no trânsito. Exceto algumas estradinhas de terra ao sul, as ruas são pavimentadas e todas são seguras e pouco movimentadas. Sem contar que se perder é quase impossível, já que uma estrada contorna a ilha e outras poucas cruzam pelo interior. Você pode passar o dia pulando de praia paradisíaca em praia paradisíaca ou então visitar a quase cenográfica "Lanta Old Town", com suas casas tradicionais de palafitas na beira do mar, cafés charmosos e paz, muita paz.

 

Dica boa: a galera da Hammock House há tempos criou o Lanta Biker Map (ao lado), um mapa alternativo da ilha que é o queridinho dos viajantes independentes. Usamos quando estivemos por lá e foi um sucesso. Você pode conferir online, mas vale a pena buscar o seu na própria loja que merece uma visita.

 

MAS ONDE QUER QUE SEJA A SUA AVENTURA, VALE LEMBRAR: O trânsito na Ásia não é fichinha. Pilotar na mão inglesa por si só já é um desafio. Além disso, os motoristas locais dirigem de uma maneira que até parece fazer sentido entre eles, mas com a qual nós definitivamente não estamos acostumados. Evite caminhos muito movimentados e pesquise sempre as condições da estrada. Se você não se sente seguro para pilotar uma scooter, NÃO PILOTE UMA. Arrume outro meio de transporte ou pule na garupa de alguém mais experiente. Evite os horários de rush e passeios noturnos. E como não custa repetir o óbvio, NÃO CONSUMA DROGAS OU ÁLCOOL quando for dirigir! Nada vale uma volta antecipada pra casa ou até mesmo não voltar.

 

(texto original no site http://www.aculpaedofuso.com)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...