Delícia de leitura - Comidas Indígenas do Alto Rio Negro

Troca de informações sobre Gastronomia


Delícia de leitura - Comidas Indígenas do Alto Rio Negro

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 19 Out 2009, 16:35

:arrow: Notícias Socioambientais
http://www.socioambiental.org/noticias/ ... he?id=2975

Comidas Indígenas do Alto Rio Negro é o resultado do esforço de mulheres indígenas e de pesquisadores para promover a soberania alimentar das populações tradicionais que vivem nessa região do noroeste amazônico. É um registro histórico-cultural em busca da soberania alimentar das populações tradicionais de São Gabriel da Cachoeira.

livro.jpg
livro.jpg (91.36 KiB) Exibido 6696 vezes


Fruto de uma pesquisa realizada entre 2005 e 2007 por pesquisadores e lideranças femininas indígenas, o livro Comidas Indígenas do Alto Rio Negro dá água na boca do começo ao fim. Seja pela descrição das tradições alimentares do município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, no noroeste amazônico, pela sinceridade dos depoimentos das mulheres, por seu histórico de vida ou por suas receitas, os textos fluem com tanta facilidade que é difícil parar de ler. Especialmente para quem não conhece iguarias indígenas como quinhapira de peixe, cozido de paca, mingau de banana madura ou caribé de massoca, temperadas com pimenta jiquitaia, e nem sabe como e de que são feitas.

Na página de apresentação, a antropóloga Luiza Garnelo, organizadora da publicação ao lado de Gilda Barreto Baré, explica que a escolha do tema deveu-se a uma demanda das mulheres indígenas da região de São Gabriel da Cachoeira, preocupadas com o alto preço dos alimentos industrializados e com a falta de acesso das famílias a eles, e com a crescente substituição das comidas tradicionais por outras de baixo teor de nutricional. Ricamente ilustrado, Comidas Indígenas do Alto Rio Negro traz receitas tradicionais das mulheres indígenas da cidade de São Gabriel da Cachoeira e de algumas aldeias Baniwa. As receitas baniwa, por sinal, estão em português e em língua baniwa.

O esforço das mulheres indígenas e dos pesquisadores em busca da soberania alimentar das populações tradicionais que vivem no município de São Gabriel resultou neste registro histórico-cultural de práticas alimentares diretamente relacionadas ao seu modo de vida. As mulheres passaram a comercializar com sucesso esses pratos tradicionais em festas e eventos na cidade de São Gabriel e por meio de suas associações, estão elaborando projetos para financiar novas iniciativas tais como a organização de uma cozinha comunitária e a introdução da culin[ária tradicional no cardápio da merenda escolar das escolas de ensino fundamental do município.

Comidas Indígenas do Alto Rio Negro é uma publicação do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane, unidade da Fundação Oswaldo Cruz na Amazônia, com apoio da Universidade Federal do Amazonas e da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn). Pode ser adquirido na unidade da Fiocruz em Manaus ou no Rio de Janeiro.

ISA, Instituto Socioambiental.
Avatar do usuário
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1905
Desde: 26 Ago 2008, 15:09
Localização: Cuiabá - MT

Voltar para Gastronomia



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante