Ir para conteúdo

Delta do Parnaíba


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Delta do Parnaíba constitui-se num espetáculo raro da natureza. Formado por mais de 80 ilhas e ilhotas é o único que deságua em mar aberto nas Américas) sendo comparado aos rios Nilo, na Africa e Mekong, na Asia.

 

O rio Parnaíba é considerado a quarta maior bacia hidrográfica do País, ficando atrás das bacias do Amazonas, Paraná e São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce dos 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaíba bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico formando cinco braços distintos conhecidos como: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e, por último o de Tutoia, no extremo oeste. É o que se pode considerar um feliz percurso das águas do rio Parnaíba, após percorrer 1.485 quilômetros de norte a sul do Estado, sempre na divisa com o Maranhão.

 

Em 1571, o navegador português Nicolau de Resende naufragou no litoral do Nordeste, na região que hoje corresponde à divisa dos Estados do Piauí e do Maranhão, perdeu toneladas de ouro e passou, segundo contam, 16 anos tentando resgatá-Ias em vão. Enquanto procurava, descobriu um tesouro ainda maior, segundo suas próprias palavras retiradas de seu diário: "um grande rio que se formava um arquipélago verdejante ao desembocar no Oceano Atlântico". Diante da descoberta, o navegador deixou a seguinte pergunta: "este paraíso resistirá aos futuros desbravadores?".

 

O Delta do Parnaíba ocupa uma extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados entrecortados por igarapés. Ilhas como a de Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio servem como ponto de escoamento da produção de caranguejos, principal sustentáculo dos ilhéus da região, inclusive, são exportados em grande quantidade para o Estado do Ceará; ponto de parada nos passeios de barcos e chalanas e, com o atual desenvolvimento do turismo na região, transformaram-se em ponto de hospedagem e observação/ conhecimento da flora e faüna.--- O verde, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés, as brancas dunas de mais de quarenta metros impressionam turistas e visitantes. Esta exuberante ,beleza que tem resistido a novos desbravadores é hoje símbolo de desenvolvimento sustentado, é a natureza, mais uma vez, contribuindo para geração de emprego e renda, é o turismo que encanta, une povos e preserva. Visite esta exuberância, visite o Delta do Parnaíba!

 

Formado por mais de 80 ilhas e ilhotas, o Delta do Parnaiba constitui-se em um espetáculo raro da natureza.

 

A bacia do rio Parnaiba é considerada a quarta maior do País, ficando atrás apenas das bacias do rio Amazonas, do rio Paraná e do rio São Francisco. O Delta começa a se formar quando o rio desce das 709 metros de altura da Chapada das Mangabeiras em direção ao mar. O leito do Parnaíba, bifurcado, forma os braços Igaraçu e Santa Rosa. A partir daí, surgem dezenas de igarapés e canais que rodeiam ilhas de vários tamanhos, até desaguar no Atlântico, formando cinco braços distintos conhecidos como: Igaraçu, Canárias, Caju, Melancieira e, por último, o de Tutóia, no extremo oeste. O rio Parnaíba percorre 1.485 quilômetros, sempre na divisa com o Estado do Maranhão.

 

O Delta do Parnaíba ocupa uma extensão de mais de 2.700 quilômetros quadrados entrecortados por igarapés. llhas como a de Santa Isabel, Canárias, Caju e do Meio servem como ponto de escoamento da produção de caranguejos, principal sustentáculo econômico dos ilhéus da região, e que são, inclusive, exportados em grande quantidade para o Estado do Ceará. Ponto de parada nos passeios de barcos e chalanas e, com o atual desenvolvimento do turismo na região, as ilhas transformaram-se em ponto de hospedagem e observação da flora e da fauna ali existentes.

 

O verde, as águas limpas, as raízes aéreas dos manguezais, a cata do caranguejo, a sinuosidade dos igarapés e as brancas dunas de mais de 40 metros impressionam turistas e visitantes.

 

Esta exuberante beleza que tem resistido a novos desbravadores é hoje símbolo de desenvolvimento sustentado. E a natureza, mais uma vez, contribuindo para a geração de emprego e renda. E o turismo que encanta, une povos e preserva a vida em sua plenitude.

 

Fonte: Campineiro.com/deltadoparnaiba

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Ola amilgos e amigas !!!

 

Na metade de Maio vou sair de mochila e barraca pelo nordeste com um amigo. Vou passar por SE, AL,RE,PB,RN,PI e MA.

tenho certesa que o piaui vai ser uma coisa inexplicavel e pretendo passar um bom tempo ai. se alguem conhece bem e podesse me dar umas dicas, sobre, camping, lugares especiais e sobre o delta as coisas impediveis, agradeço muito.

abraço a todos.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, estive de férias no Piauí e realmente faltou tempo para conhecer tudo.

Cheguei em Teresina e fui para uma cidade no interior chamada Campo Maior. Lá consegui alugar um carro com um taxista que fez um preço camarada e corri para visitar alguns locais turisticos.

 

Local legal para conhecer é a barragem do bezerro, que fica na cidade de José de Freitas; se for visitar no final de semana vai encontrar mais de 50 ônibus de excursão; pois é a atração da região, com águas quentes e cristalinas; Fica à +- 90 Km de Cabiceiras.

 

Outro passeio imperdivel é a visita à Lagoa do Portinho que fica em Parnaiba, lá irão encontrar dunas e uma lagoa ótima para pratica de jetski; Caso procurem um local para ficar com um preço barato, podem ficar no sesc que fica na lagoa do portinho, com um preço de +- R$50,00/dia... Só observem quanto a época da sua viajem, pois se forem em dias que tenham eventos na cidade, procurem reservar com antecedência, pois as pousadas e hoteis ficam cheios.

 

Por último, e não menos importânte, não deixem de visitar a Praia de Luis Corrêa; caso tenham dúvidas quanto aos pratos oferecidos nos quiosques da praia, podem pedir a muqueca, espetacular!!!

 

Grande abraço, espero ter contribuido um pouco. ::otemo::

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Sim, complementando as informações do Elinei: Campo Maior fica a 80km de Teresina,e é o berço da batalha do jenipapo, onde os piauienses e cearenses enfrentaram e venceram as tropas do português Fidié, que se refugiou no Maranhão. Poucos lembram deste derramamento de sangue na luta pela independência do Brasil. O monumento e o cemitério dos combatentes está às margens da BR, na entrada da cidade.

 

E as melhores praias de Luis Correia são Atalaia e Coqueiro. A prijmeira com mar mais calmo e muitas barracas. A segunda mais elitizada e com um mar que dá até para um surfezinho. A grande parte dos hotéis está na primeira, que é bem próxima da sede do Município: hotéis Amarração, Sesc, Rio Poty Praia, e muitas pequenas pousadas.

 

Há outras três cidades com litoral: Parnaíba (praia da Pedra do Sal). Ilha Grande, que divide a Ilha Grande de Santa Isabel com Parnaíba, a maior ilha do Delta e Cajueiro da praia, fronteira com o Ceará, onde tem um projeto que visa a presevação do peixe-boi

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros

Apesar do marketing incessante e pouco-ortodoxo do senador Mão Santa, o Delta do Parnaíba não é um passeio que indicaria para um amigo. Ok, talvez para um grupo de até 4 amigos que quisesse contratar uma lancha pequena e fazer o passeio por conta própria, personalizando tudo. O preço compensa.

Com relação aos passeios de barco, aqueles que oferecem caranguejada a bordo etc, fuja do mico! A navegação é lenta, a paisagem é repetitiva e a melhor parte, as paradas para mergulhar no rio ou no mar, são bastante curtas.

PS: Minha opinião pode não refletir a da maioria, porque não gosto de excursões nem levo farofa na bagagem.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros

E ai Pessoal, voltei da rota das emoções agora. Podem me perguntar que ajudarei no eu fiz por lá. Quanto a questão do barco de linha de Tutóia para Parnaíba realmente foi tirado de circulação. Mas conheci um casal de Porto Alegre que contratou um barco e fez essa travessia. Falem com o Fernando (98 9607 4000) o barco é para 6 pessoas e o cara é muito bacana!

Abraços

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros
eu discordo. fiz o passeio e gostei, embora não goste de comer caranguejo. mas há outras opções no cardápio. E custa relativamente barato, uns 60/70 reais, o passeio que dura o dia todo. Quanto ficaria se fosse em lancha pequena, Arthur, para podermos comparar?

 

 

olá. Fui em Setembro pra lá e, caso não queiram fazer esse passeio de dia todo, pode contratar o barco do Nelson, lá no porto dos Tatus. O cara é ponta firme e te leva pros rolês mais maneros por um preço muito muito bacana. O fone dele é 86 -99761978. Detalhe: trace a rota antes e combine com ele. Ele te leva pra ilhas que não fazem parte dos pacotes tradicionais. O rolê que dura o dia todo e pára onde vc quiser e pelo tempo que quiser custa, em média, 150,00 (preço para o barco com capacidade para 8 pessoas). Nesse esquema o rolê vale muito a pena pq o lugar é MARAVILHOSO.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...