Descendo a Estrada Real em carro pequeno sem fazer manha! Ou quase...

Relatos de Viagens de carro pelo Brasil, América do Sul e outros destinos do mundo.

Nova mensagempor Alexandre [Cabeça] » 05 Fev 2010, 04:11

Buenas, personas!

Sou novo aqui no recinto e ainda estou conhecendo os recursos disponíveis pra seus membros. Mas mal cheguei e já me inscrevi como colaborador. Poderia me apresentar num tópico de apresentação, claro, mas pensei "melhor de me apresentar é escrevendo um relato". Pois bem, aqui estou pra contar um episódio ocorrido na trip feita em 2009/10, que foi a viagem de Curitiba até Natal.

Descendo a Estrada Real (até porque pra subir seria punk-junk) sem fazer manha!

Primeiro dia de viagem, saímos de Curitiba às 05:11 da matina e chegamos às 11:45 em São Vicente onde tínhamos uma parada programada pra encontrar uns parentes. Às 14:15 pegamos a estrada novamente. Estávamos atrasados em relação ao que planejamos, logo, pensamos "vamos pegar um caminho mais rápido e tudo se resolve". Antes a ideia era ir pelo litoral, rio-santos, mas, por ser um trecho mais lento, resolvemos ir até São Paulo e pegar a Dutra. Um pouco depois de Aparecida/SP, pegamos a estrada sentido Cunha e já desembocaríamos em Paraty/RJ, passando pela Estrada Real. Era o começo da tensão... Essa estrada, um pequeno trecho de apenas 10 km, que deveria ser light (não sei pq concluí isso), transformou-se na pior experiência pela qual o Chumbeta, meu carro, já passou. Esse trecho era de terra e ficava exatamente na serra, ou seja, sinônimo de neblina e chuva. No início, enfrentamos um buraco aqui, outro ali, uma raspada em algumas pedras no protetor de carter, até nos depararmos com uma "valeta" no meio do caminho. Valeta não é o termo apropriado. Vou tentar ilustrar: imagine aqueles suportes onde os carros são colocados e depois suspensos para troca de óleo em oficinas, postos, etc. O que acontece se ele estiver suspenso e o motorista, por ventura lá dentro dele, tirar ele do "trilho"? Pois imaginem que esse "trilho", em que a largura era de 1 pneu e 1/3, digamos assim, era formado de barro molhado e que bastava um cabelinho de sapo, uma brisa mais forte pra tirar o carro do traçado e deixá-lo suspenso sem conseguir tocar o solo. Após 15 minutos analisando a situação e pensando num melhor caminho para passar a tal valeta, e com muita cautela, meu Velho utilizou toda sua técnica de anos de experiência (virtual) de estradas, passando o buraco com destreza. Mas o desafio não terminava aí. Metade da trilha foi andada. Faltava mais 5 km, uma eternidade. Voltar, impossível. Se pra descer era difícil, subir, com a valetinha no caminho de novo, era inviável. Fazer o "retorno" já seria um milagre, pois a estrada é estreita e só passa um carro por vez em muitos trechos. A garoa caindo, o barro piorando, a primeira marcha engatada, o led do combustível batendo na reserva. Pensei "bom, qualquer coisa a gente fica de boa no carro, contando lorota e esperando o dia amanhecer pra continuar a jornada ou buscar ajuda". Mas quando a gente passava por trechos que tinha vários troncos de árvores caídos, pedregulhões maiores que meu carro às margens da estradinha, já vi que seria difícil dormir tranquilo caso essa fosse a saída. Imaginava uma pedra daquelas rolando e nos achatando como baratas. Ducapeta. Mas a reza é braba. A cada km vencido, era mais uma lágrima que escorria. E, exatamente aos 10km, como assinalava o guia que a gente levava, encontramos o asfalto. Que beleza! Alívio. Não me lembrava de ter rezado pra tanto santo diferente de uma vez. Hoje sou devoto de São Jorge, com orgulho.

Finalmente, às 20:40, duas horas depois de entrar na terra, estávamos na pousada. Prontos para o sono dos herois. Certos de que numa próxima, pela estrada real, só com 4x4.

Abrax, povaré!

Alexandre
Editado pela última vez por Alexandre [Cabeça] em 20 Abr 2012, 18:35, num total de 1 vezes
Colaborador: Viagem de Carro, Alagoas

Relatos:

Blog: Comendo Estrada - de Curitiba a Natal de carro em 36 dias
Alexandre [Cabeça]
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 03 Fev 2010, 19:14
Próximo Destino: Pra onde o nariz apontar
Reputation point: 220

Re: Descendo a Estrada Real em carro pequeno sem fazer manha! Ou quase...

Nova mensagempor Fabio Orlandin » 26 Mar 2010, 17:16

Excelente relato!!! hahahaha que perreio hein... Bom que no final deu tudo certo. Abraço
Fabio Orlandin

Data de registro: 26 Jan 2010, 13:32
Reputation point: 0

Nova mensagempor Alexandre [Cabeça] » 27 Mar 2010, 19:15

Pode crer, Fábio. Depois é bom pra dar risada. Na hora foi um pouco tenso mesmo. ::mmm: Tão tenso que o melhor, que seria filmar o momento, a tensão, a gritaria ::ahhhh:: , pra posteridade, nós não pensamos em fazer. Ficará pruma próxima...
Abrax

Relatos:

Alexandre [Cabeça]
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor riquao » 03 Fev 2012, 12:15

Eu também fiz esse caminho com o Pálio 1.0 do meu pai, quando resolvi passar um revéion em Paraty com um camarada. Também viajamos a noite e consequentemente passamos por lá de madrugada. Pesquisei o caminho no google, vi que era só passar Aparecida e assim que entrasse em Guaratinguetá pegar a direita, na rodovia SP 171 (não me esqueço desse número), estava tudo bem, só estavamos estranhando que não encontravamos outros carros na estrada, nem indo, nem vindo, até que de repente, pouco depois da divisa de estados entre SP e RJ surge uma placa q dizia "fim do asfalto a 100m". Não houve nem tempo hábil para processar a informação e realmente o asfalto acabou. Depois disso foi bem como você disse até Paraty.

Abraços
riquao
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 28 Dez 2010, 17:40
Próximo Destino: > ABR/2012 - Natal-RN;
> SET/2012 - Europa (em lua de mel).
Reputation point: 0

Nova mensagempor rodrigo_mendes » 13 Fev 2012, 20:43

É tão brabo assim? O relato do Alexandre me deixou apreensivo huahuaha

Estava planejando o seguinte: passar 2 ou 3 dias em Trindade, do lado de Paraty, e depois pegar essa estrada até Cunha e Guaratingueta, para depois pegar a Dutra ainda um pouquinho e subir para Campos do Jordão passar mais uns 2 dias. Fazer mar e serra em uma tacada só hauhauha

Vi que essa estrada é complicada, vive deserta e tem esses 10 km de terra mesmo, mas não sabia que era em péssimo estado! Vcs não pegaram época de chuva de verão não?! Vai ver nessa epoca até estrada boa fica intransitável, que dirá uma mais precária como essa. ;/

Abçs
Ah, o meu carro tambem não é 4x4 não...
Blog de Fotografias de alguns lugares que passei:
http://rodrigoethaispics.blogspot.com

bon voyage!
rodrigo_mendes

Data de registro: 13 Fev 2012, 20:23
Próximo Destino: Aceito sugestões!
Reputation point: 3

Nova mensagempor Alexandre [Cabeça] » 20 Abr 2012, 18:21

Foda, hein, Riquao? Mas sobrevivemos :)

Rodrigo, sei não. Faz tempo que passei por lá e hoje nem imagino como possa estar o caminho por ali.

Relatos:

Alexandre [Cabeça]
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor renan_pa » 26 Abr 2012, 17:43

Alexandre [Cabeça] escreveu:Foda, hein, Riquao? Mas sobrevivemos :)

Rodrigo, sei não. Faz tempo que passei por lá e hoje nem imagino como possa estar o caminho por ali.

O caminho ainda está péssimo. Passei lá no Carnaval desse ano e demorei as mesmas 2h pra percorrer o trecho de 10km, um sufoco. A estrada é realmente muito bonita, mas de carro baixo eu não aconselho a ninguém! E olha que no dia que passei ela estava seca, terra batida, mas os buracos e pedras são imensos. Estrada Real e carro baixo? NÃO vá.
"Happiness only real when shared"
renan_pa

Data de registro: 05 Set 2010, 01:23
Próximo Destino: Serra Gaúcha e Serra Catarinense (Cambará do Sul - Gramado/Canela - Bento Gonçalves - Urubici), em junho!
Reputation point: 100

Retornar para Viagem de Carro: Relatos de Viagem