Deuter x Osprey

Marcas, modelos, litragem, informações e dicas sobre o principal equipamento e companheiro do Mochileiro : A Mochila


Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor helano » 08 Fev 2012, 18:34

Galera para fazer um mochilão pela europa de 20 dias qual mochila seria melhor?

Deuter: Quantum 70 + 10
ou
Osprey: Argon 70

Alguém indica alguma outra. Valeu pela ajuda galera. Eu já pesquisei bastante, mas não consigo chegar a uma definição. ::otemo::
Avatar do usuário
helano
 
Mensagens: 108
Desde: 17 Mar 2011, 19:31
Localização: Fortaleza - CE

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor Mineirim » 08 Fev 2012, 19:33

Ambas as marcas possuem modelos para backpacking/hiking/trekking e para viagem.
Parece que o modelo da Osprey se encaixa na primeira categoria e o da Deuter na segunda.

Vou colocar aqui também uma questão para você refletir:

A Deuter Quantum pesa 3kg. Já pensou nisto? Carregar 3 kg só de mochila!!!
Há algo nesta mochila que justifique carregar 3 kg de peso morto?

Digo isto porque há mochilas com capacidade até maior e que pesam bem menos.
Mineirim
 
Mensagens: 126
Desde: 22 Jan 2012, 12:48

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor helano » 08 Fev 2012, 20:36

Inclusive essa da Osprey? Digo isso porque ela na foto aparenta bem pesada.
Avatar do usuário
helano
 
Mensagens: 108
Desde: 17 Mar 2011, 19:31
Localização: Fortaleza - CE

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor helano » 09 Fev 2012, 17:52

Acho que para melhorar a comparação que tal Deuter Quantum x Osprey Farpoint, neste caso qual melhor para um mochilão bem urbano na Europa.

Existem outras mochilas boas nesse estilo?

Para um mochilão urbano eu acho importante além de conforto que é basico algum metodo que facilite despachar no aeroporto, pode ser uma raincover ou algum sistema que guarde as alças, uma mochila de atack para os passeios nas cidades, Resistência porque normalmente esse tipo de mala anda super lotada já que nunca se volta apenas com o que se levou, vários bolsos internos e externos facilitam bastante e não custa nada ter um preço razoavel.

Estou pensando em comprar uma dessas duas em Orlando e pesquisando na internet achei uma Quantum 70 + 10 a 189,00 dolares e a farpoint por 249,00 dolares. Como eu acredito que seja uma mochila que vá ficar comigo por muito tempo já que eu não viajo mais do que uma vez por ano a diferença de 100,00 reais entre uma e outra não é de matar. O problema é que eu só achei Deuter em lojas on line por isso não poderei testar, mas aqui no mochileiros só escutei alegrias sobre a deuter, a farpoint não li muito a respeito dela, mas sobre a osprey também vi muita informação positiva. E agora? hehe
Obrigado por quem tentar ajudar.
Avatar do usuário
helano
 
Mensagens: 108
Desde: 17 Mar 2011, 19:31
Localização: Fortaleza - CE

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor gvogetta » 12 Fev 2012, 15:22

Helano!

A mochila realmente é um item que envolve um investimento considerável, senão no preço, no conforto, confiabilidade e praticidade do modelo/marca escolhida...

Pensando nisso e considerando todos os posts anteriores deste tópico até aqui, vou tecer algumas considerações:

1. Parto da premissa que você quer uma mochila de viagem com caminhada (tipo travel trek, como indicam os fabricantes no exterior), que basicamente é um tipo de mochila voltado a uma dupla tarefa: permitir um transporte confortável de grandes volumes/pesos nas costas e que seja facilmente carregada também como mala ou bolsa de mão nos embarques/desembarques em aeroportos e rodoviárias. Como é uma classificação "fronteiriça" por assim dizer, dadas essas duas indicações de uso ela pode ser facilmente usada para um trekking mais "hard" se for preciso. Portanto correta a opção feita por ambos os modelos para o comparativo. Inicialmente você havia incluído a Osprey Argon 70, mas ela realmente é uma mochila para hiking/trekking, portanto não se encaixava na sua especificação inicial. O companheiro Mineirim já havia sacado isso;

2. Quanto à questão peso, levantada pelo Mineirim, sem dúvida é importante observá-la. Entretanto, neste nível de mochilas é difícil não ter um produto pesado, próximo dos 3Kg, justamente pelas características que devem apresentar, especialmente RESISTÊNCIA, já que se tratam de mochilas que devem ser capazes de aguentar bastante peso e castigos diversos, como maleiros de ônibus e aeroportos e PRATICIDADE, que se traduz em vários compartimentos, já que geralmente serão usados em viagens longas onde carregamos todos os nossos pertences nas costas durante os deslocamentos e se tem necessidade de acessá-los de forma rápida, o que significa que os itens devem estar organizados... Não há almoço grátis. Esses dois quesitos por si só fazem com que os fabricantes usem tecidos mais resistentes e incluam bolsos, compartimentos, zíperes, etc, o que eleva o peso final da mochila;


3. CONSIDERAÇÕES SOBRE OS 2 MODELOS PRÉ-ESCOLHIDOS: Vou me ater a algumas características menos óbvias fora o que existe na internet.

:: DEUTER QUANTUM 70

A mochila é um peso-pesado em todos os sentidos. Apesar de ter 3 Kg de peso (e talvez até por causa disso), a mochila suporta cargas estúpidas. Frequentemente são mostrados testes em que uma pessoa carrega a mochila com outra dentro (cerca de 70 Kg) e ela suporta numa boa o castigo. O seu conforto com peso nas costas é excepcional.

Volume: A Quantum carrega 70 Litros no compartimento principal + 10 L nos bolsos e + 18 L na mochila de ataque acoplada, totalizando 98 Litros !
Se considerá-la grande, verifique a Quantum 55 (55+10+18 L)

Peso: realmente são 3 Kg para o modelo Quantum 70+10, já incluída a capa Transport Cover (inclusa na mochila). Acima da média de outros modelos concorrentes, que geralmente, para volumes similares pesam de 2,2 a 2,8 Kg.


:: OSPREY FARPOINT 70

A mochila Farpoint 70 pertencente à linha de mochilas "travel+trek" da marca, que possui ainda outros modelos, como a Waypoint (versões em 65 e 85L). Como as demais mochilas da linha, deve possuir uma construção robusta e materiais de qualidade. Digo "deve" pois não conheço pessoalmente esses modelos. Já tive contato com mochilas da Osprey de modelos para trekking e conheço o acabamento, costuras e materiais empregados nesses modelos. Levando isso em conta, creio que os materiais da Deuter inspiram mais confiança quanto à resistência em razão da sua tenacidade e espessura (o que traz como ponto desfavorável, em contrapartida, o maior peso). Mas é uma afirmação meramente empírica, uma impressão, já que não fiz um teste sério comparando a resistência de ambas as marcas. Para isso teríamos que fazer um tipo de "crash test" de mochilas, o que convenhamos, não é viável.

Volume: a Osprey segue a "modelagem" da maioria de mochilas americanas, com capacidade declarada menor que a das fabricantes européias (ou de tradição européia, já que hoje praticamente todos os fabricantes produzam na China, Taiwan, Vietnam e etc.). A Osprey Farpoint 70 citada em sua mensagem, por exemplo, possui 55 litros de capacidade no compartimento principal + 15 litros na mochilinha de ataque/daypack, fechando 70L. Comparativamente, um volume bem menor do que o carregado pela Deuter Quantum 70 que você escolheu como parâmetro de avaliação. Se levar em conta ainda o preço dela (maior que o da Deuter) e a ausência da capa (transport cover) e já terá um parâmetro bem importante de comparação.

Peso: a Farpoint 70 neste quesito leva vantagem. É uma mochila mais leve do que a Deuter Quantum. O mais adequado seria compará-la com a Quantum 55+10 tendo em conta a capacidade de ambas: neste caso a diferença seria de 950g (a Quantum 55+10 pesa 2,75Kg contra 1,80 Kg da Farpoint 70). Levar em consideração ainda que no peso divulgado pela Deuter já está incluída a Transport Cover, que serve como capa de chuva e saco de transporte para despachá-la nos bagageiros de avião/ônibus) e que sozinha pesa cerca de 200 g.

Espero ter ajudado a definir sua nova mochila. Lembro, como sempre, que o melhor é EXPERIMENTAR A MOCHILA NAS COSTAS, "ao vivo", numa loja e com peso/volume dentro dela. Assim terá condições de opinar a respeito do conforto, regulagens e ergonomia de cada modelo.

Abraço e boa mochilada!
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2291
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor gvogetta » 12 Fev 2012, 15:39

Mineirim escreveu:
...

A Deuter Quantum pesa 3kg. Já pensou nisto? Carregar 3 kg só de mochila!!!
Há algo nesta mochila que justifique carregar 3 kg de peso morto?

Digo isto porque há mochilas com capacidade até maior e que pesam bem menos.


Grande Mineirim!

No meu ponto de vista, baseado no que conheço de várias marcas, o ponto central desta questão é RESISTÊNCIA traduzida em robustez dos tecidos empregados. As Deuter mais pesadas como a Air Contact PRO (há várias outras linhas mais leves) são construídas com tecidos compostos de trama grossa, características ripstop e resistência à abrasão/rasgos muito elevada, além de um revestimento interno de PU bastante generoso.

Não estou dizendo que as mais leves não sejam resistentes, mas ao menos empiricamente, ao pegar nos materiais de outras marcas há diferenças sensíveis. Pegue numa Deuter Air Contact PRO e numa Osprey Argon e veja o que estou dizendo. Sentindo apenas a diferença entre a espessura dos tecidos de revestimento de ambas me diga depois qual compraria... Isso sem falar nas costuras. Na verdade, se for a fundo, verá que são propostas de mochilas diferentes e por isso fica difícil comparar diferentes modelos de marcas diferentes sem cometer alguma injustiça. O "leve", ou "backpacking light", atualmente, é uma tendência muito forte, um apelo de mercado. Geralmente os materiais voltados a este "nicho" são bem mais caros só por isso... ::putz:: Tecnologia que se traduz em leveza é bem mais cara. Se sua resistência se compara aos modelos mais pesados, só pondo a prova para saber... Posso dar uma pista pelas minhas experiências pessoais de que mochilas mais leves são menos resistentes nas condições em que as uso: percursos em mata fechada, contato frequente com rochas, bambuzais e etc. Então não se pode falar em "peso morto".

Obviamente não é sempre que se exige uma mochila com alta resistência, mas nas condições típicas das serras brasileiras, dificilmente se pode evitar situações que exijam resistência dos materiais. Nestas ocasiões, apesar de mais pesada, continuo preferindo a minha Deuter de 3,3 Kg. Está e aguentará firme e durante mais tempo, ao menos assim parece...

Saudações!
Editado pela última vez por gvogetta em 28 Ago 2013, 05:48, em um total de 3 vezes.
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2291
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Deuter x Osprey

Mensagem não lidapor helano » 13 Fev 2012, 16:12

Além destas duas marcas existem outras boas mochilas de travel trek que vocês recomendariam? Ou estas são as melhores?
Avatar do usuário
helano
 
Mensagens: 108
Desde: 17 Mar 2011, 19:31
Localização: Fortaleza - CE

Re: Deuter x Osprey x Alternativas de outras marcas para mochilas de viagem...

Mensagem não lidapor gvogetta » 14 Fev 2012, 11:56

Oi Helano!

Existem várias outras marcas SIM.

Qualidade a princípio todas as que vou te indicar a seguir possuem, claro que os prós e contras de cada modelo devem ser analisados. Como não conheço todas elas pessoalmente, não tenho como te dizer muito sobre elas, mas num primeiro momento sugiro analisar bem as características de cada uma para selecionar possíveis candidatas à futura mochila. Segue:

A) Opções disponíveis com facilidade no mercado nacional:

A1. Ferrino Myto 60L - tem um review dela aqui mesmo no mochileiros: mochila-ferrino-myto-60-t65665.html" onclick="window.open(this.href);return false;

A2. Conquista - modelos Trip 70+10 e Limit 70+15 (100% nacionais).

A3. Curtlo - modelos Adventure 60 e 75L

A4. Trilhas e Rumos - modelo Transglobe 78

B) Opções disponíveis no exterior apenas:

B1. Lowe Alpine - deste fabricante há 2 modelos que eu consideraria seriamente (é uma marca de altíssima qualidade, porém o custo é mais salgado, vai de pesquisar...)

:: Travel Trekker II 70L
:: Travel Pack TT Tour 70 L

B2. Berghaus - modelos Jalan 60+15 e Jalan 70+15

B3. Eagle Creek - modelos Loche 70L, Rincon 65L e Rincon 90L

B4. Ferrino - modelo Escape SS12 80L

Enfim, creio que existam muitas mais, mas estas são as mais faladas e mais vendidas, com boas avaliações de usuários, talvez aí com exceção à Transglobe da T&R, sobre a qual não se encontram opiniões/avaliações confiáveis na web.

Espero ter ajudado! Abraço!
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2291
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR


Voltar para Mochilas



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes