Faça perguntas e responda tópicos sobre qualquer tema abordado pela comunidade Mochileiros.com. Uma pergunta por tópico.
Regras do fórum: Fórum Perguntas & Respostas

Esse fórum é exclusivo para o envio de perguntas.

Importante:
- Envie apenas uma pergunta por tópico e não esqueça de escrever a pergunta no campo "título".
- Se você quer postar várias dúvidas sobre um roteiro de viagem por exemplo, o fórum correto é o de Roteiros de Viagem. Clique aqui para saber mais!
- Os tópicos criados que não forem perguntas claras serão renomeados ou movidos para outros fóruns mais adequados dentro do site.

Clique Aqui para postar sua pergunta!
#1115129 por Hinderson Toffano
16 Ago 2015, 03:21
Marinheiro de primeira viagem, estou com essa dúvida: Devo reservar os hostels que ficarei, de forma antecipada?

Farei Lima, Cusco, Arequipa, Puno, Copacabana(talvez) e La Paz, retornando a Lima no final disso tudo e tenho meu itinerário aberto a novas aventuras, o que me impediria de reservar um local pra dormir.

É muita cilada deixar pra chegar lá e bater na porta procurando local pra dormir? Não que farei isso totalmente aleatório, pois tenho separado hostels em cada cidade com seus preços e endereço.

#1115757 por hoffhoff
18 Ago 2015, 12:43
Pode ir tranquilo, sempre vai ter vaga nesses lugares quando você chegar. Geralmente é mais complicado entre o natal e o ano novo, mas mesmo assim encontra hospedagem.
O que você pode fazer é, sempre que estiver saindo de uma cidade, dar uma olhada no booking.com ou em sites afins e ver as disponibilidades da próxima cidade, evitando ficar zanzando perdido por lá.
Por incrível que pareça, nesses países você costuma encontrar wi-fi liberado em qualquer rodoviária.
Abs,
#1115904 por xxxxxxxxxx
18 Ago 2015, 20:20
Isto depende da época que você vai viajar, Ppor exemplo se fizer questão de fazer a Trilha Inca, tem que reservar uns 4 meses antes pois o número de turistas permitidos por dia é bem limitado, e na alta-temporada entre Junho e Agosto, pode ser um pouco complicado achar hotéis com vagas em Cusco ou Aguas Calientes que não estejam caros...

Dê uma boa olhada sobre Cusco/Machu Pichu, dependendo do que você queira fazer lá, pode ser necessários comprar e reservar os passeios ou ingressos com semanas ou mesmo meses de antecedência.
#1115921 por hoffhoff
18 Ago 2015, 21:24
A trilha inca realmente é complicado, o governo restringe o acesso a 500 pessoas por dia. Mas outras opções de trilha geralmente dá pra agendar já para o dia seguinte.

Dá pra consultar a disponibilidade da trilha inca e do acesso a Machu Picchu por aqui (no menu "consultas"):
http://www.machupicchu.gob.pe/

Quando eu fui a quantidade de vagas para a trilha inca já estava esgotada para os 3 meses seguintes, mas mesmo assim era possível fechar o passeio para o dia seguinte por conta do grande número de desistências. Mas eu fui já faz alguns anos, não sei dizer se a situação hoje ainda é assim...
#1115945 por Luka Izzo
18 Ago 2015, 22:32
O risco e também o valor que terá que pagar por contratar na hora não valem a pena!
O mais sensato é reservar o quanto antes e garantir a vaga e também um valor mais baixo!
::otemo::
#1115957 por hoffhoff
18 Ago 2015, 23:55
Acho que isso depende...
Quando eu fui eu fechei o passeio com antecedência. Chegando lá, a oferta era tanta que se fechasse por lá conseguiria ter economizado uns 20 dólares (isso sem pesquisar muito).
Pode ser um pouco insensato da minha parte, mas hoje em dia eu sempre gosto de deixar para negociar os valores na hora, cara a cara, e sempre deu certo.

Hoteis eu gosto de dar uma olhada no booking antes, porque às vezes tem promoção por lá, e se vc não souber o dono do hotel não vai falar...
#1115982 por xxxxxxxxxx
19 Ago 2015, 08:06
Como falei antes, isto vai depender um pouco de quando vc está indo, se você está indo fora de temporada, o pessoal geralmente vai fazer "qualquer negocio" na hora pois geralmente estarão literalmente as moscas...

Agora se for período de alta-temporada, você até pode ter alguma sorte e conseguir algo barato devido a alguma desistência de última hora, mas no geral você paga mais caro em tudo, ou mesmo pode ter azar de justo neste dia ninguém ou muito poucos desistirem, e você chegar tarde e outro já ter pego a vaga...

Resumindo, deixar para fazer as reservas todas na hora é bom pela flexibilidade que proporciona, mas você tem que estar ciente de que geralmente pode custar mais caro, então é com você chegar num meio termo entre flexibilidade e custos que lhe agrade, fora de temporada dá para ter uma flexibilidade maior por que estes locais menos turísticos geralmente estão bem vazios, já na alta-temporada, seria interessante reservar ao menos os locais mais concorridos, para não acabar gastando muito mais ou tendo azar de não achar nada bom na hora.
#1115992 por Luka Izzo
19 Ago 2015, 08:40
Nessa de tentar 'garimpar' melhores preços, dois amigos meus tiveram que dormir na rua em Águas Calientes, por isso, melhor mesmo é 'errar' para mais e garantir a hospedagem, pois assim como o Adriano bem colocou se esgota fácil, principalmente em junho e julho, que são os meses de alta estação. Por isso, como contribuição aos colegas indico que façam a reserva antecipada, porque a economia que se pode fazer no 'garimpo' de melhores preços é muito pequena para correr o risco de ficar sem hospedagem.
#1116820 por Hinderson Toffano
22 Ago 2015, 16:19
O maior problema é que estou indo de calendário aberto.. teoricamente, 4 dias em Lima no primeiro dia, mas se gostar fico uns a mais e se não gostar, uns a menos. Por isso que não tava querendo programar nada.. Como vou dia 26 de agosto, já não é alta temporada, vou arriscar não reservar.
Daqui 25 dias volto com notícias boas ou más..
#1116890 por brunoluigi
22 Ago 2015, 22:39
Não reservar antes só compensa no caso de deixar sua viagem em aberto enquanto estiver viajando, não se limitando a ficar os dias planejados anteriormente.
Isto de economizar pesquisando na hora, tem um detalhe que tem que ser levado em conta. Primeiro você vai ter que ter uma noção do preço atual (isto no booking ou hostelworld), depois vai ter que passar em vários hosteis para perguntar o preço que está no dia, se tem vaga, etc. Isto consome um tempo, que talvez o desconto conseguido (ou não), não compense.
Com hostel reservado, você já chega na cidade programado como devo chegar nele, só larga as malas e começa a visitar.

Costumo só não reservar quando viajo em baixa temporada e para lugares que já estou mais ou menos habituado e com tempo para pesquisar.

Nas viagens pela europa, já fiz isto algumas vezes, e já fiquei sem ter onde dormir! A economia nunca compensou a reserva anterior.
No Brasil, dependendo do lugar (Bahia principalmente), nunca reservo antes. Mas já vou ciente do preço que posso encontrar.

Se tiver com tempo e em baixa temporada e quer mais liberdade, viaje sem reservar. Mas já saiba onde procurar quando chegar.
Se quer poupar tempo, vai com os hosteis reservados.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes