Diamantina - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais

Diamantina - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor vmesquita » 08 Jan 2011, 17:52

Estive estes últimos dias em Diamantina/MG, cidade histórica famosa pela corrida por diamantes no século XIX, por ser a cidade natal de JK e mais recentemente por servir de cenário para a minissérie "A Cura" da Rede Globo. Como não encontrei quase nada no site sobre esta cidade, gostaria de compartilhar algumas dicas.

Museus e atrativos turísticos

A cidade não possui muitos, e podem ser todos visitados em somente um dia. São os seguintes:
Casa da Chica da Silva - Local onde morou a poderosa Chica da Silva, negra escrava amante do comendador João Fernandes, que por isso conseguiu bastante status na sociedade daquela época. Entrada gratuita.
Museu do Diamante - Possui vários artefatos do século XIX, bastante interessante. Entrada R$ 1
Museu casa de JK - Casa onde morou o ex-presidente na infância. Muitos objetos de época e fatos interessantes sobre JK. Entrada R$ 2.
Casa da Glória - Um antigo convento, hoje utilizado como alojamento de estudantes e faculdade de Geologia. Este atrativo em particular não achei muito interessante, não há dentro dele nenhum tipo de explicação sobre a época de convento. É simplesmente um prédio antigo usado hoje com outra finalidade. Entrada R$ 1
Existem também outros atrativos que podem ser visitados por fora, como diversas Igrejas e o caminho dos escravos.
Mercado da Cidade - Aos sábados ocorre uma feira muito interessante, com comidas típicas a preços populares e artesanatos.

EcoTurismo
Diamantina possui 2 parques: o Parque Nacional das Sempre Vivas e o Parque Estadual do Biribiri. Neste último podem ser encontradas as 2 cachoeiras mais famosas da cidade: Sentinela e Cristais. O parque é cortado por uma estrada de Terra por onde se chegam às cachoeiras e a um mirante. Existem várias outras cachoeiras acessíveis por estradas de terra e trilhas.
Também por estrada de Terra pode-se chegar aos distritos de Milho verde e São Gonçalo de Rio das Pedras.(ver mapa no final)

Como chegar?
Ônibus - Saindo de BH em diversos horários, pelas empresas Cometa e Útil.
Carro - Pela BR-367, as estradas de BH até Diamantina estão em ótimo estado.
Avião - A TRIP disponibiliza vôos de Belo Horizonte para Diamantina.

Hospedagem
Bom neste item não posso ajudar muito, fiquei na casa de amigos. Mas se alguém tiver dicas, eu edito e coloco aqui.

Dicas Importantes:
Vá na secretaria de Turismo (Praça Antônio Eulálio,53) e obtenha o mapa das atrações, tanto as culturais como as ecológicas. Os mapas são muito bem feitos, você pode baixá-los clicando nas imagens abaixo: (depois que abrir em outra janela clique de novo para ver em alta resolução e salvar)
Imagem Imagem

A cidade é toda pavimentada com pedras então, para as mulheres, salto nem pensar!

OBS: A idéia deste tópico foi compartilhar um pouco do que aprendi sobre a cidade tendo em vista a escassez de informações no fórum. Caso alguém queira colaborar, posso ir enriquecendo este tópico. ::otemo::
vmesquita

Data de registro: 08 Out 2010, 00:59
Próximo Destino: ????
Reputation point: 468

Re: Dicas: Diamantina - MG e arredores

Nova mensagempor Pedrada » 11 Jan 2011, 14:07

olá!
passei o ano novo em Diamantina, muita chuva, mas curtimos a nossa maneira, vagando pela cidade e comendo os maravilhosos quitutes mineiros. Queria ter ido para Biri-biri e nas cachoeiras sentinela e cristais, mas fiquei temerario por causa do tempo. Fui no caminho dos escravos e no cruzeiro, de onde se tem uma vista ampla da cidade. Ano passado estive em Milho Verde e Serro, tb vale muito conhecer. E o café do beco, aos domingos de manhã, que é imperdível!!
Imagem
CUBA: do sonho à realidade - Havana, Santa Clara, Remédios e Trinidad em 17 dias - fev/mar-2012 ---> link para FOTOS

BOLÍVIA, abril/2011-16 dias - La Paz, Copa, Uyuni, Potosi, Sucre e Sta Cruz - dicas e custos ---> link para fotos

" [...] Vamos caminando / Aquí se respira lucha / Vamos caminando / Yo canto porque se escucha / Vamos caminando / Aquí estamos de pie / Que viva la américa !! No puedes comprar mi vida..." - "Latinoamérica" (por: Calle 13) - link para o vídeo - assista !! -
Pedrada

Data de registro: 22 Jul 2008, 15:46
Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante
Próximo Destino: provincia de Buenos Aires e Montevideo
Reputation point: 872

Nova mensagempor vmesquita » 16 Jan 2011, 17:03

Milho Verde eu tentei chegar mas desisti. Foi assim: planejei ir lá e volta para diamantina no mesmo dia, pois tenho conhecidos em diamantina. nem levei dinheiro pra pousada nem nada, só o suficiente para uma refeição. 30 km de estrada e 2h depois do inicio do percurso, com o tempo já fechando, acabei optando por retornar (ainda faltavam mais 10 km) pois se a estrada ficasse ruim devido a chuva ia ficar complicado. Fazer o que né? ficou para outra vez. Foram mais 2 h para voltar. Falta de planejamento de quem nunca pegou uma estrada de terra tão longa...
vmesquita

Data de registro: 08 Out 2010, 00:59
Próximo Destino: ????
Reputation point: 468

Nova mensagempor Pedrada » 17 Jan 2011, 09:42

qdo fui, nem achei a estrada tão ruim e tão longa, o q pode ter dificultado foram as fortes chuvas, mas vale muito, só os trajetos por essas serras já são belos. vá da proxima com tempo seco e planeje bem q da pra ir tranquilo e chegar até Serro, outra vila bem bacana
boas trips!!
CUBA: do sonho à realidade - Havana, Santa Clara, Remédios e Trinidad em 17 dias - fev/mar-2012 ---> link para FOTOS

BOLÍVIA, abril/2011-16 dias - La Paz, Copa, Uyuni, Potosi, Sucre e Sta Cruz - dicas e custos ---> link para fotos

" [...] Vamos caminando / Aquí se respira lucha / Vamos caminando / Yo canto porque se escucha / Vamos caminando / Aquí estamos de pie / Que viva la américa !! No puedes comprar mi vida..." - "Latinoamérica" (por: Calle 13) - link para o vídeo - assista !! -
Pedrada

Data de registro: 22 Jul 2008, 15:46
Localização: mundo afora, Brasil adentro e América Latina adelante
Próximo Destino: provincia de Buenos Aires e Montevideo
Reputation point: 872

Nova mensagempor mineirao » 19 Jan 2011, 22:00

Gostei dessa foto de dimantina, realmente um lugar muito lindo dessa nossa terra Minas Gerais. Ainda quero passar as férias nessa cidade.
Pelo que vi sobre diamantina a mesma possui lindas cachoeiras, artesanato e prédios históricos tornando-a uma cidade muito interessante.
Mineirinho
mineirao

Data de registro: 11 Jan 2011, 10:15
Próximo Destino: Ribeirão Preto
Reputation point: 0

Retornar para Minas Gerais

• Topicos Relacionados
    Respostas
    Exibições
    Autor