Ir para conteúdo

Diário de bordo - Aruba, Bonaire e Curaçao - (14 dias)


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 1:

 

Esse será meu primeiro diário de bordo de uma viagem internacional. Fiz essa viagem com uma amiga (Fabiana) e passamos 14 dias conhecendo as famosas ilhas ABC no Caribe. Na época já pensava em fazer um blog e sempre que viajava tentava fazer um relato da viagem. Essa foi uma das viagens que, por minha sorte, consegui fazer o relato diário durante a viagem. Vamos lá, dois anos se passaram e agora sim vou publicar as minhas experiências nesta viagem. Antecipo que o lugar é lindo, mas isso não é novidade, basta pesquisar por ilhas ABC na internet que todos vão entender do que estou falando.

 

Comecei a viagem na noite do dia 25, esse trecho fiz sozinho pois passei o natal com minha família em Resende e a Fabiana com a família dela em São Paulo. Encontrei com a Fabiana no aeroporto de Guarulhos e de lá voamos com destino à Curaçao, mas antes uma pequena parada em Bogotá (Colômbia) de apenas 8h. Optamos por ficar esse tempo todo no aeroporto pois a passagem saiu por quase a metade do preço.

 

Aí vai uma dica, para nós cariocas, antes de comprar as passagens saindo do aeroporto do Galeão, vale a pena pesquisar saindo por Guarulhos, em alguns casos sai bem mais em conta.

 

O aeroporto de Bogotá tem uma ótima infra estrutura e bons "free shops". Com 8 horas de espera rodamos todas as lojas, tomamos café, dormimos no banco do aeroporto (tipo o filme "O Terminal"), almoçamos e quando não aguentávamos mais uma simpática funcionária da United chamada Carolina nos deu algumas dicas de compras e passeios por Bogotá, mas optamos por ficar no aeroporto mesmo.

 

A hora chegou e embarcamos para Curaçao, não tivemos atraso no voo. Depois de algumas horas de sono durante o voo, pra variar..rs.. pousamos no aeroporto internacional de Hato, na capital de Curaçao, Willemstad. Chegamos a tarde e, ainda no aeroporto, ficou nítido que a infra estrutura da ilha era bem simples, apesar de tudo funcionar perfeitamente, inclusive a internet wifi livre no aeroporto. Esse é o tipo de coisa que me faz pensar: Porque o Brasil, um país tão prospero, não consegue implantar ferramentas para facilitar o cidadão local e o turista? Mas esse é um blog de viagem e não de política, vamos voltar ao tema.

 

 

Caribe+2013+009+-+Aeroporto+Cura%C3%A7%C3%A3o.JPG

Aeroporto Internacional de Hato

 

Curaçao é a maior ilha do antigo arquipélago das Antilhas Holandesas e hoje é um país autônomo dentro do Reino dos Países Baixos. O nome "Curaçao" vem de "arte de curar" e a ilha produzia um licor a partir de cascas de laranja da terra, cravo e canela que muitos portugueses encontravam a cura dos doentes atacados pelo escorbuto, provavelmente pela ingestão de vitaminas existentes na ilha. Curaçao também já se chamou "ilha do gigantes" devido à estatura dos indígenas que a habitavam na época que foi descoberta (1499). A população local fala pelo menos 3 línguas, aprendem na escola o papiamento (língua local), o holandês (por fazerem parte da colônia holandesa) e o inglês. Isso é o básico deles. O país tem a presença muito forte dos holandeses que moram e fazem turismo por lá.

 

Sofremos um pouco para utilizar o terminal eletrônico e sacar dinheiro na moeda local, mas conseguimos. Recomendo que façam isso pois os taxistas só aceitam pagamento em dinheiro e se pagar em dólar o câmbio não é favorável. Pegamos um táxi e fomos em direção ao Ritz Studios, o visual da cidade de dentro do táxi já nos deixava com vontade de descer e rodar por tudo. O Ritz Studios fica no bairro histórico de Scharloo na área de Punda. Fomos recebido por uma holandesa muita atenciosa que fez nossa ficha e nos apresentou o hotel. Nosso quarto era limpo, novo e bem organizado, mas só com um detalhe, o banho é frio..rs..

 

Caribe+2013+018+-+The+Ritz+Studios.JPG

Ritz Studios

 

A cidade é dividida em duas áreas: Punda e Otrobanda, do nosso hotel até a ponte "Queen Emma" são 10 minutos de caminhada pelas ruas históricas. As principais atividades na cidade são o turismo, as atividades portuárias e o comércio com uma vasta opção de lojas de grife e bons preços. Para quem gosta de compras, vale a pena passear pelo centro histórico, pois das 3 ilhas ABC, Curaçao foi a que encontramos o melhor preço.

 

A zona histórica de Willemstad, cidade antiga e porto, é Patrimônio Mundial da Humanidade, incluído pela UNESCO em 1997.

 

A noite saímos para conhecer um pouco o centro da cidade e jantar por lá. As construções no estilo colonial holandês e o povo bem amistoso são algumas atrações a parte. Jantamos em um bar na beira do canal que separa as áreas da cidade, o bar se chama Iguana Bar e com boa comida e música ao vivo o bar retrata a animação do povo de Curaçao.

 

Caribe+2013+015+-+Punda.JPG

Iguana Bar

 

O centro histórico estava vazio, acho que ainda devido as comemorações natalinas. Depois do jantar passeamos pelas ruas principais e voltamos para o hotel.

 

Caribe+2013+014+-+Punda.JPG

Iguana Bar - Otrobanda ao fundo

 

Gastos do dia:

café da manhã Orleans (aeroporto Bogotá) - 12.325 pesos colombianos

adaptador tomada - 1600 pesos colombianos

almoço - 26100 pesos colombianos

compras free shop Bogotá - U$209

The Ritz Studios - U$160 (6 diárias)

Táxi aeroporto p/ hotel - 50 florins

Iguana Bar - U$15,83

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

Editado por Visitante
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2:

 

Acordamos bem cedo, tomamos café no hotel e, pra nossa surpresa, existia uma locadora de veículos dentro do hotel. Estávamos na dúvida, mas não fiquem, para conhecer toda a ilha ou grande parte dela é preciso alugar um carro. Conseguimos alugar um carro chamado Rio, que coincidência boa! Esse foi nosso companheiro em todos os nossos dias em Curaçao.

 

Pegamos nosso mascote, um mapa da ilha, algumas dicas na recepção do hotel, o nosso roteiro e fomos para a estrada sentido Wellpunt. Lado norte da ilha, onde diziam ser o lado com as melhores praias, nesse caso as mais selvagens.

 

Iniciamos nosso roteira pela Playa Kalki, uma pequena praia que me pareceu um bom local para mergulho. Estacionamento na entrada chegada à praia (gratuito) e um pequena escada de madeira nos transporta para o visual mágico do mar do caribe. Algumas pessoas se preparando para mergulhar, uma pequena loja de equipamentos de mergulho para locação, algumas pessoas na praia, muitas pedras na areia, um píer para pequenos barcos e aquele lindo visual das praias do caribe. Essa foi nossa primeira de muitas, mas como a intenção era conhecer outras praias, ficamos um pouco menos de 1 hora na praia e pegamos nosso mascote rumo ao próximo destino.

 

 

Caribe+2013+034+-+Playa+Kalki.JPG

Playa Kalki

 

Segunda parada: Playa Grandi ou Playa Piskado. Pequena praia de pescadores, o visual na chegada não é muito atraente e já fomos recebidos com um aviso de outro turista: "Não deixem nada dentro do carro à vista, pois aqui eles quebram o vidro e levam tudo". Como a praia era pequena, optamos por dar uma caminhada para bater fotos. No retorno vimos um barco de pescadores chegar com alguns peixes grandes, já na chegada eles fazem a negociação com os locais. Não vi nenhum perigo na praia e recomendo a visita.

 

 

Caribe+2013+056.JPG

Playa Grandi

 

As estradas são bem conservadas e com o mapa que conseguimos no hotel, não foi difícil conhecer a ilha. Em alguns locais é bem sinalizada em outros nem tanto, mas é fácil dirigir por aqui. Saímos del á e fomos visitar a vizinha Playa Forti. Por ser na beira de um paredão rochoso, essa praia tem uma bela vista aérea. Alguns bares na parte superior da praia, areia marrom e algumas corajosas crianças pulando dos paredões de 10m completava a paisagem.

 

Caribe+2013+063+-+Playa+Forti.JPG

Playa Forti

 

Partimos para a popular Knepa Grandi. Realmente o visual da praia é de tirar o fôlego, parece qe a água é fluorescente. Na lateral da praia tem um pequeno bosque que leva a vizinha Knepa. Do bosque e da praia, o visual é encantador e pra quem gosta de fotografia de paisagem, esse é um excelente local. Depois de muitas fotos, descemos e resolvemos curtir essa linda praia o dia inteiro. Na praia existe apenas um quiosque que prepara uns sanduíches e vende algumas bebidas, mas com todo esse visual a comida nem fez falta.

 

 

Caribe+2013+075+-+Playa+Kenepa+Grandi.JPG

Knepa Grandi

 

Caribe+2013+078+-+Playa+Kenepa+Grandi.JPG

Knepa Grandi

 

 

Na praia conhecemos dois casais de brasileiros, um de São Paulo e outro de Porto Alegre e passamos uma excelente tarde com nossos novos amigos. Curtimos a praia até o final da tarde e depois voltamos para o hotel, mas antes um rápido pit stop no mercado. Combinamos de jantar com nossos novos amigos no centro de Curaçao. Passeamos um pouco pelo centro e jantamos dentro do Fort Rif, no restaurante chamado Sopranos Bar. O clima a noite na ilha estava ótimo e dessa vez o centro estava bem movimentado.

 

 

Caribe+2013+099+-+Punda+e+Otrobanda.JPG

Ponte movediça entre Punda e Otrobanda

 

Caribe+2013+102+-+Otrobanda.JPG

Centro de Otrobanda

 

 

 

Gastos do dia:

aluguel de carro - U$228 (5 diárias)

almoço (quiosque praia) - U$13

mercado - U$74

jantar (Sopranos Bar) - U$21,05

 

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 3:

 

Acordamos cedo, tomamos café no quarto e partimos para encontrar o pessoal. Na noite anterior combinamos de visitar uma praia boa pra mergulho de cilindro. Eu e Fabiana nunca mergulhamos mas como não conhecíamos a praia e o pessoal curtia mergulho resolvemos conhecer.

 

A praia escolhida foi Cas Abao. Algumas praias de Curaçao cobram para entrar, essa era uma delas, mas a cobrança não é cara e o visual compensa. Como a maioria das praias da ilha, na beira do mar encontramos muitas pedrinhas que podem incomodar pra quem fica parado na beira, mas como a água é convidativa, não pense duas vezes, entre na água e curta a praia.

 

Caribe+2013+111+-+Playa+Cas+Abao.JPG

Cas Abao

 

 

Chegamos cedo e a praia ainda estava vazia, diferente da maioria das praias de ontem, Cas Abao tem um ótima estrutura para receber os visitantes. Na praia tem bar, restaurante, duas empresas de mergulho, duchas, serviço de massagem e um plataforma no mar que fica amarrada na praia e as pessoas utilizam para mergulhar e tomar sol. Com todos esses atributos foi impossível não mergulhar, resolvi vencer o medo de cilindro e fazer o teste.

 

A Luciana, o André o Danilo já haviam feito mergulho com cilindro e eu estava estreando na arte. A Fabiana, a Laurinha e a Janaína não foram. Aproveitar e deixar aqui registrado meus parabéns para a Luciana que conseguiu passar na prova e pegar o certificado de mergulho em Curaçao :)

 

 

Caribe+2013+121+-+Playa+Cas+Abao.JPG

Alain, Danilo, Luciana, André e eu

 

 

Optamos pela empresa TecDiving e o nosso instrutor foi o Alain, um francês muito gente boa que resolveu morar na ilha de Curaçao pela qualidade de vida. O cara é fera no mergulho e recomendo quem for visitar Curaçao, fazer mergulho com ele, além de um excelente professor ele deixa o grupo bem à vontade. Ele nos deu o treinamento inicial e depois fomos pra aula prática. Depois de alguns exercícios boiando, descemos a 3 metros, repetimos os exercícios e daí pra frente foi só curtir o passeio e chegar a marca de 12 metros de profundidade. Pra mim foi uma ótima experiência, o fundo do mar é lindo, parece que a gente desconecta do mundo real e migra para um outro mundo, onde nada que nos apegamos faz diferença, onde o mais importante é descobrir as maravilhas existentes e ser feliz. Pra mim tudo era novo e deslumbrante, o fundo do mar é muito rico em vida marinha e tem uma grande diversidade. Mergulhamos por mais ou menos 1 hora e parece que foram 20 minutos. Depois a Luciana e o André voltaram e mergulharam novamente, mas não quis abusar.

 

Ficamos o dia todo na praia, contando histórias, curtindo o mar, mergulhando e tirando ótimas fotos. Almoçamos nosso clássico sanduíche da praia rs e fomos embora ao entardecer.

 

Caribe+2013+118+-+Playa+Cas+Abao.JPG

Cas Abao

 

 

O Danilo havia recomendado um restaurante chamado Mundo Bizarro. Ficamos preocupados pelo nome mas nosso amigo gaúcho mandou muito bem na escolha. Ótimos pratos, música ambiente legal e bons preços. Fica em Punda, mas como pra conhecer a ilha vale a pena alugar um carro, o restaurante fica a menos de 5 minutos andando do centro comercial de Punda. Paramos o carro no centro, passeamos um pouco por lá e depois fomos andando até o restaurante.

 

Caribe+2013+127+-+Cura%25C3%25A7%25C3%25A3o+Otrobanda.JPG

Punda vista da ponte

 

Caribe+2013+132+-+Cura%25C3%25A7%25C3%25A3o+Punda.JPG

Galera reunida no Mundo Bizarro

 

 

 

 

 

Depois de um ótimo dia, voltamos pro hotel e apagamos.

 

 

Gastos do dia:

entrada praia (Cas Abou) - U$6

almoço (quiosque praia) - U$23

mergulho cilindro (Tecdiving) - U$57

jantar (mundo bizarro) - U$25

 

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 4:

 

Como nosso projeto inicial era de conhecer o máximo possível de cada país e não queríamos sair muito do planejado, decidimos visitar mais lugares hoje, pra compensar o dia anterior. Começamos nosso tour pela praia de PortoMari, localizada no estado privado de Plantages, na costa oeste da ilha. A praia é de fácil acesso e boa para a prática de snorkel e mergulho.Na praia existe uma operadora de mergulho e um bar com boa variedade de comida e bebida.

 

Caribe+2013+135+-+Playa+Porto+Mari.JPG

Playa PortoMari

 

 

Nossa segunda parada foi a praia de Daaibooibaai, uma pequena praia perto da cidade. É possível fazer snorkel nos arrecifes rochosos. Todas as praias são ótimas e não quero ser repetitivo, mas esta praia é uma boa opção para fazer snorkel e, se perder e se achar no fundo do mar de Curaçao. Comemos um sanduíche e partimos pra nossa próxima praia.

 

Caribe+2013+144+-+Playa+Daaibooi.JPG

Playa Daaibooibaai

 

 

A praia Lagun serve de chegada para pequenos barcos de pescadores. A praia é bem pequena e nas laterais muitas árvores manchineel fazendo sombra para quem preferir. Tinha somente um bar, mas estava fechado, não sei se foi devido ao dia ou se tinha sobrado somente a estrutura. Boa opção para o mergulho infantil, por ter águas calmas e claras, até sentado na areia é possível ver os peixes no mar.

 

Caribe+2013+151+-+Playa+Lagun.JPG

Playa Lagun

 

 

Uma informação muito importante, não comam nem deixem as crianças comerem as frutas das árvores no canto da praia, são venenosas.

 

Caribe+2013+156+-+Playa+Lagun.JPG

Frutas venenosas

 

Voltamos para o centro e decidimos dedicar o final da tarde para fazer compras. A noite repetimos a dose no Sopranos Bar.

 

 

Caribe+2013+158+-+Punda.JPG

Centro histórico

 

 

 

Gastos do dia:

almoço (quiosque praia) - U$8

compras - U$330

jantar (sopranos) - U$27

 

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 5:

 

Hoje fomos visitar o Sea Aquarium, inaugurado em 1984 no porto de Bapor Kibra. Único no mundo com águas abertas (significa que a água do mar é bombeada permanentemente para dentro do aquário). Dentre as principais atrações do parque, gostei do show do leão marinho, a alimentação do tubarão lixa no aquário e o "snorkeling" ou mergulho para dar comida para as tartarugas marinhas, arraias, tubarões e outros peixes.

 

Caribe+2013+169+-+Seaquarium.JPG

Sea Aquarium - Show leão marinho

 

 

Caribe+2013+168+-+Seaquarium.JPG

Sea Aquarium - tubarão lixa

 

 

Saímos do parque e ficamos na praia ao lado, lanchamos por lá e curtimos o visual da Playa Mambo. O bar "Muzika" é o point dessa praia.

 

Caribe+2013+177+-+Seaquarium.JPG

Muzika

 

 

A noite fomos jantar no Fort Nassau. O restaurante fica localizado no alto de uma colina na entrada do porto, que tem uma visão panorâmica da ilha e da cidade de Willemstad com as pontes que ligam Punda e Otrobanda. Resumindo, a vista é espetacular, a comida é ótima e o preço amigável.

 

Caribe+2013+180+-+Fort+Nassau+Restaurant.JPG

Entrada Fort Nassau

 

Caribe+2013+185+-+Cura%25C3%25A7%25C3%25A3o+Otrobanda.JPG

Vista noturna Fort Nassau

 

 

Até agora fica bem claro algumas características do povo de Curaçao: simples, receptivo, prestativo e sempre com uma estória da ilha. Gostam muito de conversar e de trocar experiências, características culturais e dar dicas. Além das paisagens que são encantadoras, essa viagem tem sido um grande aprendizado.

 

 

Gastos do dia:

Sea Aquarium + estacionamento - U$20 + U$7

almoço - U$35

jantar - U$49

 

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dia 6:

 

Pela manhã fomos visitar uma famosa atração em Curaçao, a "Kueba di Hato". Caverna localizada ao norte de Willemstad, em Roosevelt Weg. A história do local é bem bacana, primeiramente habitada pelos índios Arawak e posteriormente utilizada como esconderijo pelos escravos que fugiam. A caverna conta com algumas pinturas rupestres. Antes de qualquer habitante, essa caverna ficou por milhões de ano submersa e na era glacial que surgiu, junto com Curaçao. O local fica aberto todos os dias e as visitas só podem ser feitas com guia do próprio complexo.

 

Caribe+2013+197+-+Kueba+di+Hato.JPG

Kueba di Hato

 

 

Caribe+2013+199+-+Kueba+di+Hato.JPG

Kueba di Hato

 

 

Depois de um excelente passeio, almoçamos no KFC, compramos bebidas e fomos visitar o sul da ilha. As praias não tem o mesmo visual do que as praias do norte, mas tem sua beleza. A primeira que conhecemos foi a Caracasbaai, com muitas pedras e seixos na "areia", a praia é popular entre os moradores da ilha.

 

Caribe+2013+215+-+Playa+Caracasbaai.JPG

Caracasbaai

 

 

Seguindo alguns relatos que o André havia pesquisado na internet, procuramos entre os locais e nos pareceu real a história. A praia se chama Baya Beach ou Tugboat, tem um naufrágio do final da década de 80 e é possível ver com um mergulho de snorkel, devido à excelente visibilidade do mar. A praia já foi um porto de abrigo para a Royal Dutch Shell e ainda é possível encontrar um grande navio "largado" na lateral dela, quiosques e alguns barris abandonados. Como a praia não tem nenhuma sinalização com o local do naufrágio, colocamos o equipamento e fomos a caça. Depois de uns 10 ou 15 minutos enfim encontramos o barco. O visual do fundo do mar dessa praia é lindo, o melhor que vi em Curaçao até agora e olha que aqui tudo é lindo , mas essa vida marinha parece ter sido deixada de lado, selvagem. Depois de quase uma hora sozinhos na praia, chegaram outras pessoas para mergulhar com cilindro.

 

Caribe+2013+219+-+Playa+Tugboat.JPG

Baya Beach/ Tugboat

 

 

Voltamos cedo pra descansarmos pro ano novo. Nosso amigo Danilo conseguiu nossas entradas para passarmos o ano novo no Hilton Curaçao. A noite foi ótima, ótimo visual e a festa muito animada, mas acaba cedo e não tem a queima de fogos de Copacabana rs

 

 

Caribe+2013+224+-+Hilton+Cura%25C3%25A7%25C3%25A3o.JPG

Hilton Curaçao

 

 

 

 

Gastos do dia:

Kueba di Hato - U$8

almoço - U$16

mercado - U$16

combustível - U$40

buffet + bebidas ano novo - U$65

 

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Dia 7:

 

Primeiro dia do ano!

Devolvemos o carro e fomos para a praia do hotel Blue Bay, onde o André e a Luciane estavam hospedados. Almoçamos na praia e depois eles nos levaram ao aeroporto.

 

Caribe+2013+231+-+Cura%C3%A7%C3%A3o.JPG

Praia do Blue Bay

 

 

Próxima parada Bonaire.

 

Bonaire nasceu a partir de erupções vulcânicas e é uma grande montanha debaixo d'água, encimadas por uma grande profusão de corais.

 

Descoberta por navegadores espanhóis em 1499, por Alonso de Ojeda e Américo Vespucio. Inicialmente chamada "Ilha de Brasil" (lindo nome rs).

 

Os holandeses compraram Curaçao em 1634 para fazer de base naval durante a guerra com os espanhóis.

Em 1636 Aruba e Bonaire tornaram-se colonia holandesa.

Em 1639, começaram a produzir sal e hoje em dia é uma parte importante da economia, tal como o mergulho.

No período entre 1800 e 1816 a ilha foi controlada por piratas franceses e ingleses.

Em Janeiro de 1986, passou a ser território do Reino dos Países Baixos, que se compunha, então, de Países Baixos, Antilhas Holandesas (Bonaire, Curaçao, Saba, Santo Eustáquio e São Martinho) e Aruba.

Em 10 de Outubro de 2010, as Antilhas Holandesas foram dissolvidas, ficando Bonaire com o estatuto de município especial dos Países Baixos, tal como Santo Eustáquio e Saba.

 

O voo foi tranquilo, por mais preocupante que possa parecer, um avião de 15 lugares não é tão perigoso assim, eu acho rs

 

 

Caribe+2013+242+-+Aeroporto+de+Bonaire.JPG

Avião - 15 lugares

 

Caribe+2013+237+-+Aeroporto+de+Cura%25C3%25A7%25C3%25A3o.JPG

Assentos e cabine

 

 

Algumas curiosidades do voo. Cabine do comandante totalmente aberta para a tripulação; sem assento marcado, pode escolher e sentar; sem ar condicionado; as bagagens não são despachadas, cada passageiro coloca ela no bagageiro e na decolagem o avião balança bem. Apesar disso tudo foi incrível. A viagem demorou 25 minutos e a aterrissagem é mais suave do que os aviões grandes.

 

Caribe+2013+246+-+Aeroporto+de+Bonaire.JPG

Aeroporto de Bonaire

 

Chegando em Bonaire, passamos pela imigração e tivemos uma certa dificuldade de arrumar táxi, afinal no primeiro dia do ano e, provavelmente, os taxistas estão repousando. Depois da espera, conseguimos a ajuda de um local que estava no aeroporto e enfim pegamos o táxi, o local era um instrutor de mergulho e nos deu algumas dicas da cidade.

 

Ficamos na Caribbean Chillout Apartments, tipo uma pousada, localizada na capital Kralendijk. O local é bem bonito e organizado, mas fica afastado do Centro. A dona da pousada é tipo hippie, muito atenciosa. Essa pousada eu indico tranquilamente. Além de tudo ainda é a "sala de cinema" da ilha. Alguns dias eles exibem filme ao ar livre.

 

Caribe+2013+270+-+Caribbean+Chillout+Apartments.JPG

Caribeean Chillout Apartments

 

 

Como queríamos conhecer a ilha, conseguimos pegar uma carona com a dona da pousada e fomos até o centro da ilha, onde os cruzeiros costumam atracar. Visitamos a orla, uma feira local e jantamos em um restaurante na beira da orla pra ver o por do sol.

 

Caribe+2013+262+-+Bonaire.JPG

Orla no centro de Bonaire

 

Caribe+2013+261+-+Bonaire.JPG

Por do sol

 

 

E pra voltar? Por sorte a Fabiana decorou o caminho TODO. Como não vimos nenhum meio de transporte público e muito menos táxi, tivemos que voltar andando pra pousada! Uma caminhada de 35 minutos pelas ruas do centro e estradas escuras e sem sinalização. Graças a Deus a Fabiana memorizou o caminho perfeitamente.

 

 

 

Caribe+2013+266+-+Bonaire.JPG

Estrada - Retorno tenso

 

 

Gastos do dia:

Blue bay - U$21

almoço blue bay - U$22

taxi - U$4

lembranças - U$12

jantar - U$15

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 8:

 

Como não havíamos encontrado transporte coletivo no dia anterior, optamos por acordar cedo e ir pro centro caminhando. Depois de longos 35 minutos chegamos ao centro de Kralendijk e tomamos café da manhã em uma das poucas lanchonetes abertas na hora. O centro estava lotado, tinha um cruzeiro ancorado e a cidade estava cheia de turistas. Com isso podemos ver bastante barracas de artesanatos, fazer umas compras rápidas e escolher um passeio. Optamos por pegar um taxi boat e visitar uma pequena ilha pertencente a ilha de Bonaire, chamada Klein Bonaire.

 

Caribe+2013+279+-+Bonaire.JPG

Taxi Boat em Bonaire

 

 

A ilha é paradisíaca, a distância entre as duas é de aproximadamente 800 metros. Na maior parte do trajeto o mar é bem escuro, assim como todo o entorno da ilha. Klein Bonaire tem uma pequena parte rasa, onde o mar é transparente e depois dessa parte o azul fica muito escuro. Pra quem gosta de mergulhar e/ ou fazer snorkel, é um lugar perfeito, um lindo paredão com um rico recife de coral em torno de toda a ilha. A ilha não tem infraestrutura portante tragam tudo do que precisarem. O passeio é bem tranquilo a cada hora tem barco para retorno à Bonaire.

 

Caribe+2013+288+-+Klein+Bonaire.JPG

Klein Bonaire

 

Caribe+2013+300+-+Klein+Bonaire.JPG

Klein Bonaire

 

 

Andando na areia pra tentar conhecer toda a ilha, conhecemos um grupo de brasileiros que estavam fazendo o passeio com o cruzeiro e uma das integrantes trabalhava na mesma empresa que a Fabiana. Que mundo pequeno.

 

Voltamos no meio da tarde e almoçamos no restaurante Rumba Cafe, na rua da praia e bons preços para o almoço. Como não tínhamos nenhuma indicação, optamos por este restaurante por estar cheio rs

 

Caribe+2013+303+-+Bonaire.JPG

Rumba Cafe

 

 

 

Depois do almoço, conseguimos pegar um táxi e fomos para Sorobon beach, famosa praia onde a prática do windsurf é o destaque. Outros esportes aquáticos também são praticados. A praia tem uma excelente infraestrutura para o turista, desde chalés até aluguel de equipamentos para os esportes aquáticos.

 

Caribe+2013+306+-+Playa+Sorobon.JPG

Chegada Sorobon beach

 

Caribe+2013+308+-+Playa+Sorobon.JPG

Sorobon beach

 

 

A noite optamos por ficar na pousada e fomos convidados pela dona para comermos uma massa e assistirmos um filme ao ar livre. A pousada é o "cinema" da ilha. Em 30 minutos toda a área externa estava lotada, pessoas espalhadas em espreguiçadeiras e cadeiras de praia preparadas para assistir o lançamento. Assistimos "As aventuras de PI" em inglês com legenda em holandês! Que desafio rs

 

Caribe+2013+316+-+Caribbean+Chillout+Apartments.JPG

Exibição de filme ao ar livre

 

 

Gastos do dia:

café da manhã - U$11

passeio Klein Bonaire - U$15

almoço Rumba - U$24

lembranças - U$12

mercado - U$14

 

Câmbio:

1 Real = 833,33 Pesos colombianos

1 Real = 0,80 Florim das Antilhas holandesas

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...