Dicas: Como diminuir o peso da mochila

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Dicas: Como diminuir o peso da mochila

Mensagempor beto_ssa_ba » 21 Abr 2010, 22:04

Olá pessoal, fiz um mochilão pela América do Sul entre janeiro e fevereiro deste ano e agora estou trabalhando para minimizar o peso da minha mochila nos mínimos detalhes para a próxima aventura, em janeiro de 2011. Gostaria que os mochileiros de plantão dessem suas dicas sobre algumas coisas que ainda ñ encontrei aqui no site... Por favor, contem suas experiências e vamos adicionando mais dúvidas aí, na medida em que forem surgindo...

Sabonete Liquido ou Sólido -
Que o porta-sabonetes (saboneteira) é um trombolho chato no nosso kit de limpeza todos sabemos, pois sempre está suja, escorrendo e sem contar que é sempre bem maior que o sabonete, então estou curioso para saber se o sabonete líquido é mais eficiente que o sólido, claro, considerando uma quantidade, com mesmo peso. Acabei de comprar um sabonete líquido Protex juntamente com uma esponjinha de nilon tipo "pom-pom" (ñ vale dizer que é coisa de boiola... ::bruuu::). O fabricante diz que a esponja melhora o rendimento do sabonete. Já comecei os testes, mas está me faltando uma balança pra separar 90gramas num frasquinho, equivalendo a um sabonete em barra (claro que o sabonete em barra também vou utilizar um da Protex). Se ficar provado que o líquido é mais eficiente será bacana, pois podemos carregar uma menor quantidade dentro daqueles frasquinhos mochileiros com bico dosador, que ainda assim vai durar mais tempo que o "em barra". Alguém poderia dar alguma dica quanto a isto aí???

Kit de limpeza bucal - Vi uma argentina com um kit semelhante a esses de motel, um tubo de dentifrício com mais ou menos 15gramas e uma escova de dentes com cabo de acrílico seccionado em duas partes, a junção de cada uma era em forquilha, ou seja, um duplo encaixe em "Y", que dava uma boa estabilidade ao material. Aqui no Brasil nunca encontrei algo parecido para comprar, o que existe é uma escova Trip, que é uma caixinha, de onde se a parte do cabo em que estão as cerdas e esta se encaixa dentro da caixa, mas acho esta escova muito anti-higiênica, sem contar que as cerdas são muito moles. O que os amigos de mochila fazem neste caso???

Abraço!!
Alberto Jr.
http://narotadodestino.blogspot.com

"Aventuras são os caminhos de nossas vidas, únicos e diferentes para cada um de nós e que, enquanto são percorridos, acumulamos experiências, ampliamos horizontes e nos conhecemos melhor." - Autor: Alberto Jr.
beto_ssa_ba

Data de registro: 27 Fev 2007, 06:25
Próximo Destino: Argentina (de Salta a Ushuaia) e Chile (Punta Arenas a Santiago). Jan-Fev/2011.
Reputation point: 0

Re: Diminuindo o Peso da Mochila

Mensagempor tiagoft » 29 Abr 2010, 12:38

Tem algumas coisas que eu faço que diminuem o peso.

- Preferência para roupas de tac-tel, porque são mais leves e fáceis de limpar
- Fraldas no lugar de toalhas, porque elas são mais leves e secam mais rápido
- Se o lugar for quente, aposento o tênis e vou de havaianas
- Saco de dormir no lugar de roupa de cama / mochila serve de travesseiro / esteira termo-isolante no lugar de colchão
- Agasalho leve, de lã, ocupa menos espaço
- Máquina fotográfica parruda é legal, mas a compacta pode resolver seu caso, dependendo de onde você for

Abraços
Tiago
Tiago Fernandes Tavares
tiagoft [em] gmail [ponto] com
http://www.dizemqueeuviajo.blogspot.com
tiagoft

Data de registro: 25 Set 2008, 13:22
Reputation point: 1

Mensagempor Cris*Negrabela » 29 Abr 2010, 20:31

Beto, viajar leve requer que a gente adapte alguns itens do nosso dia a dia e tambem, que possamos abrir mao, mesmo que por alguns dias, de alguns de nossos habitos e costumes. É uma troca, menos peso por um pouco menos de conforto. Num precisa virar ogro nem mulambo, mas dá pra melhorar muita coisa deixando algumas de nossas "frescuras" de lado e acho que num dá pra surtar por falta disso durante a trip.

Eu sempre levo sabonete liquido e uma esponja pras viagens, num tubinho "de viagem" que dá uns 50ml e rende muito. Já nao levo sabonete em barra pras viagens - camping e praia principalmente - há anos, primeiro que nao tem o transtorno de carregar uma saboneteira, segundo porque nao tem o drama de derrubar o sabonete no chao e resgatá-lo com areia ou outros possives "detritos" (chuveiro coletivo de camping...tem alguns que minha nossa senhora rs) além do que quando um amigo "espirito de porco" esquecer o sabonete, dá pra emprestar o liquido sem encanacoes...

Higiene bucal, minha escova é dessas dobraveis da Colgate (se nao me engano, o modelo é colgate portable). Como em viagens o peso de uma escova de dentes nao é algo que eu possa considerar como relevante e voce nao gosta do tipo de cerdas dessa escovas dobraveis, eu recomendaria ou desencanar com isso ou serrar o cabo de uma escova de sua preferencia.
Pra viajar e no uso diario no trabalho, levo gel dental num desses tubinhos e um tubinho pequeno de Plax, enxaguante bucal, tem a venda uma versao de 60ml que nunca sai da minha necessaire e eu so vou recarregando. Mas trilha onde cada grama na mochila faz mesmo diferença, eu levo só o gel dental dentro de um tubinho pra colírio (uns 20g. minusculo). Coheço gente que serra o cabo da escova ou leva escova de dente infantil pra diminuir o peso e o volume das coisas.

Mas se voce quer mesmo diminuir o peso dos itens de higiene na mochila em sua viagem, pense em itens na cujo o peso é mesmo relevante : desodorante (abandone o tubao de aerosol e troque por creme antitranspirante sem perfume, num potinho pequeno e perfume em tubinho porta-perfume em spray onde cabem uns 30ml ); Shampoo, Condicionador, hidratante, tudo no mesmo esquema, tubinhos de 50ml pra todo mundo; abandone o creme de barbear em casa e aproveite o sabonete liquido. e por ai vai...
Editora São Paulo,Orçamento x Destino : Quanto Tenho x Para onde ir?
"Eu já estou com o pé na estrada, qualquer dia a gente se vê..."
Relato:Pantufando na Patagônia - 23 dias - Nov/Dez 2011
Cris*Negrabela
Membro de Honra
Membro de Honra

Data de registro: 05 Abr 2009, 15:35
Reputation point: 3622

Mensagempor gleison_gomes » 18 Jun 2010, 14:02

Colegas, uma pergunta boba: os albergues fornecem sabonete?
Negrabela, podemos levar shampoo, etc em vidros menores tb, né? Isso ajuda bastante!
Vcs levam mais de uma calça jeans, mais de um par de tênis, etc?

Abraços!
gleison_gomes
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Fev 2005, 20:49
Reputation point: 445

Mensagempor tainazinha » 18 Jun 2010, 14:37

Gleison,

tudo depende do lugar pra onde você vai. Os albergues na europa não oferecem praticamente NADA, em alguns casos você tem que alugar roupa de cama, aí é bacana ter saco de dormir, você acaba economizando. Já na América do Sul eles mais se assemelham a uma pousada do que realmente albergue. Nos que fiquei eles dispunham de tudo, roupa de cama, toalha, sabonete, etc...

Calça jeans eu sempre levo 2, uma no corpo e uma na mochila. Mas tênis um par é mais do que suficiente. Dependendo do lugar e do frio a bota vai no pé pra não ocupar espaço.

Shampoo, condicionador, etc eu levo em potes menores, mas não chegam a ser tão pequenos quanto os de motel/hotel.

Abraços.
'"Rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... give me truth." Alexander Supertramp paraphrasing Thoreau'
tainazinha

Data de registro: 14 Jul 2009, 09:34
Reputation point: 95

Mensagempor gleison_gomes » 18 Jun 2010, 15:16

Obrigado, Tainazinha!
Putz! Eu não tava contando em ter que levar sabonete... Vou dar uma pensada em como fazer...

O problema do tênis é que usarei aqueles esportivos, mas vi que em albumas boates eles costumam barrar quem está com este tipo de calçado. Daí pensei em levar aqueles tênis "menos informais" também...

Agora tô na fase de pensar "leve" rsrsrs
gleison_gomes
Colaborador
Colaborador

Mensagempor tainazinha » 22 Jun 2010, 15:17

Gleison,
dependendo da época do ano que você for já facilita muito o peso, no inverno acabamos levando mais roupa além delas serem bem mis pesadas.

Quanto ao tênis não sei te dizer, nunca tive problema em entrar de all star em nenhuma balada, nem pub, nem nada do tipo.
'"Rather than love, than money, than faith, than fame, than fairness... give me truth." Alexander Supertramp paraphrasing Thoreau'
tainazinha

Data de registro: 14 Jul 2009, 09:34
Reputation point: 95

Mensagempor FBP1978 » 22 Jun 2010, 18:27

1 sabonete, 1 desodorante, 1 shampoo, 1 escova de dentes, 1 pasta de dente e 1 fio dental, desculpem mas não são o problema de uma mochila e hj encontramos kits para mochileiros com pequenos frascos (caso dos homens é bem mais facil).

Sempre leve com vc itens de higiene pessoal, por que se um albergue dá (nunca dá nada) pode ser que o outro não de, então imagine vc querendo um bom banho após caminhar 10 horas e não tem sabonete ::grr:: !!!!Garanto que niguem irá se preocupar com a sua roupa da moda e sim com seu cheiro ::dãã2::

Pessoal....O problema sim são as roupas de balada e aquelas taís fashions para usar 2 ou 3 vezes em 30 dias, muitos tenis ou sapatos, jeans e roupas de couro.

Como já disse em outros tópicos tudo depende do objetivo do mochileiro, eu prefiro carregar menos peso com roupas, e as que levo realmente vou usar e que sejam extremamente confortáveis, evito sempre roupas volumasas e pesadas quando viajo de mochila.

É diferente vc estar indo para um hotel em Paris, NY, etc ficar 10 dias, ai sim vc pode levar até o sapato de couro de cobra para usa-lo na baladinha, caso contrário pense bem, por que só vc vai carregar sua mochila...

grande abraço ::cool::
FBP
FBP1978

Data de registro: 10 Jun 2010, 17:31
Próximo Destino: Aconcágua
Reputation point: 181

Mensagempor gleison_gomes » 22 Jun 2010, 23:46

Falou e disse! :-)

Eu estou realmente com este pensamento, evitando levar coisas desnecessárias. Mas se eu não puder entrar em algum lugar por causa de um calçado foi ser dureza! rsrsrsrs

Vou pensar melhor sobre isso! Valeu!

Comprei em uma drogaria um kit q vem com higienizador de língua, escova de dentes, creme dental (com um recarregador) e escova de dentes retrátil. Muito bacana este kit.

Um abraço!
gleison_gomes
Colaborador
Colaborador

Mensagempor FBP1978 » 23 Jun 2010, 22:28

Então Gleison, posso te dizer uma coisa...morei fora por 2 anos, tive contato com muitos europeus e todos sempre de tenis nas baladas, AllStar, ou coisas do tipo, vc pode ver isso até na TV, reportagens e aqui mesmo no Brasil onde isso de só entrar de sapato ficou no passado....HJ é dificil vc encontrar em qualquer balada do mundo, do PUB na esquina a balada na cobertura do prédio...

Mas na duvida tenha um tenis preto, discreto...

abraço
FBP
FBP1978

Data de registro: 10 Jun 2010, 17:31
Próximo Destino: Aconcágua
Reputation point: 181

Mensagempor gleison_gomes » 24 Jun 2010, 00:23

Ah, não!!! Não tô pensando em levar sapato não! rsrsrsrs Eu estava considerando assim: um tênis com amortecimento legal pra andar o dia inteiro e um outro tênis menos esportivo pra noite... :-)
gleison_gomes
Colaborador
Colaborador

Re: Dicas: Como diminuir o peso da mochila

Mensagempor Dinha_09 » 05 Ago 2010, 15:23

Olá moçada, bom vou deixar minhas dicas para diminuir o peso da mochila, primeira coisa que faço e calcular os dias que vou ficar viajando para não levar coisas demais. Em relação ao sabonete uso sempre o Liquido, é bem mais prático, não meleca e nem precisa de saboneteira, se a trip for de poucos dias, coloco o sabonete num frasco menor (uso um de Close-up liquifresh), mas se for longa e precisar lavar algumas peças de roupa (calcinha,....) ai levo a embalagem toda mesmo, em relação a escova dental uso a mesma que a Negra Bela "colgate portable" ótima e super higiênica, shampoo e condicionador esses eu compro na farmácia ou em casas de produtos de cabeleleiros, vem em saches, é o mesmo que as empresas de cosméticos colocam nas revistas para demonstração, vejo quantos dias vou ficar viajando e levo a quantidade certa, sempre jogando o resto das embalagens no lixo e assim diminuindo o peso da mochila, minha toalha e igual a que o Tiago usa, ou seja, uma fralda é só ir numa loja que vende produtor p recem nascidos e pedir uma toalha fralda, ela é bem maior que uma fralda. Seca rápido e se precisar dá pra ser lavada na pia ou no chuveiro, ai o sabonete líquido ajuda tb, a toalha fica ótima. Levo poucas roupas pois sempre por onde passo compro uma camiseta, uma calça. Teve viagem que tive que dar uns regalos a garota da portaria do Hostel, pois minha mochila ficou pesada demais, ai me desfiz das camisetas velhas, e de uma calça tb e lembrando que nós mulheres sempre levamos mais que vamos usar. Calçado levo uma papete da havaianas, elas são legais pq a borracha dela é bem alta dá pra entrar em qualquer banheiro publico sem correr o risco de molhar o pé, e o modelo é unisex, e minha bota só tiro ela do pé qd vou tomar banho, vou pras baladas com ela mesmo, afinal todas as minhas roupas de viagem combinam com ela. Bjim espero ter ajudado.
Dinha_09

Data de registro: 08 Jun 2010, 16:22
Próximo Destino: Buenos Aires - Salta - San Pedro de Atacama - Salar de Uyuni - Santiago - Valle Nevado - Mendoza.....

Re: Dicas: Como diminuir o peso da mochila

Mensagempor Bi Soares » 17 Ago 2010, 12:14

Oii! :D

Bom, eu uso uma necessairzinha com escova de dente dobrável, aquelas minipastas de dente,
faço uma rapa em todos os sachezinhos que eu tenho guardado exatamente pra isso...
(desses que a gente ganha, mesmo!)
Caso não tenha esses sachês, o negócio é colocar tudo em potinhos pequenos tipo de acetona!
As toalhas superabsorventes tbm valem a pena...
Essas camisetas de dry fit... Tipo de Time... que vc usa o dia inteiro, de noite lava e ela já está
seca quando vc acorda.
Para as meninas tem aquele sabonete próprio pra calcinha, para quem não se importa em levar
um tiquinho a mais, é uma boa... Colocá-lo em um pote pequenininho tbm... Rende e é higiênico!
Se não, vai no líquido normal mesmo! :D
E eu prefiro usar o tênis e guardar o chinelo que é mais leve na bolsa.
Mas se estiver calor, coloco o tênis na parte de baixo da mochilha, tipo, como última coisa na mochila.
O peso fica melhor (ou menos pior) nas costas.
Saco de dormir em vez de roupa de cama. E muitos hostels oferecem por precinho legal durante a estadia...
Roupa de frio eu acho melhor por camadas, do que aquela super jaqueta...
Porque se vc vai caminhar, vc sentirá mais calor com a jaquetona e acabará querendo coloca-la na mochila
de novo... E as roupas 'em camadas' vc vai acabar usando mais de uma.

Ah, espero ter colaborado também!
:D
Bi Soares

'Eterna busca'
Bi Soares

Data de registro: 08 Jun 2010, 15:40
Próximo Destino: Machu Picchu.
Reputation point: 7

Light Backpacking !! Pau para toda obra

Mensagempor raphok » 10 Set 2010, 16:09

Galera, estou com planos de viajar p/ Europa ano que vem.. porém não decidi o período.. mas provavelmente será no outono (podendo pegar o início do inverno).

Ultimamente li bastante a respeito de light backpacking em foruns e sites gringos... ao invés de viajar com essas mochilas grandes de 50.. 60 e 70 litros (eu tenho uma de 75+15l), uma mochila de 30 a 40 litros é o suficiente, levando pouca coisa mesmo e lavando a roupa, combinando roupas e usando o famoso sistema de camadas. Então acabei montando uma lista com os seguintes itens para uma viagem p/ a Europa entre 30 e 60 dias, com tempo entre 5 a 28 graus:

1. Uma jaqueta "Adidas Adistar"
Ela é bem fina e leve, ocupa pouquíssimo espaço. Serve como quebra-vento, protege de chuvas finas , neve (da neve, não da temperatura) tem excelente ventilação que dá pra usar tbm como proteção contra a chuva em dias quentes. É feita de Windstopper, da Gore.

2. Uma jaqueta "Adidas Milan"
Ela é forrada, esquenta um pouco, protege um pouco do vento e tem boa ventilação, ocupa pouco espaço.. e o Milan é meu segundo time!

3. Um fleece "Quechua"
Esquenta bem, mas não protege contra chuva e vento

4. Uma camisa "Curtlo" e duas "Quechua"
Como o material é um tecido sintético, seca muito rápido e não precisa passar, além de deixar passar o suor

5. Uma camisa do Grêmio
Time do coração não podia faltar. Também seca rápido e deixa o suor passar

6. Uma camisa social
Para eventos que precisa estar mais arrumado, porém casual.

7. Uma bermuda "Mormaii"
Para os dias bem quentes e também para ir para praia, piscina etc.

8. Duas calças-bermudas "Curtlo"
Para dias quentes (sem a parte de baixo) e também para dias frios e com vento (com a parte de baixo). Como é sintético e bem fina, é fácil de lavar, seca rápido e não precisa passar.

9. Uma calça Jeans
Para dias mais frios e em eventos que precisa estar mais arrumado, porém casual. Apenas uma, pq é pesada, ocupa mto espaço e demora pra secar

10. Três cuecas boxer "Kalenji"
Como é boxer de 'lycra' é confortável para caminhar, fácil de lavar e seca rápido.

11. Três meias finas
Apesar de ser de algodão, é de cano baixo.. pouco tecido e fino, mais fácil pra lavar e secar

12. Duas meias grossas
Para dias com muito frio

13. Uma blusa underwear e uma calça underwear "Quechua" (segunda pele)
Para dias com muito frio

14. Um cachecol, um gorro e um par de luvas "Quechua"
Serve para dias frios e ventos gelados

15. Chinelo "Havaianas"
Para dias quentes, praias e tomar banho em lugares com pouca higiene

16. Tenis de corrida "Mizuno"
Serve para dias frios, mornos e para caminhar. É bem ventilado.

E usar em camada conforme o tempo:

Calor (20°C p/ cima):
- camisa; bermuda e chinelo
- camisa; meias finas, bermuda e tênis

Frio (15-19°C):
- camisa, jaqueta; meias finas, calça e tênis
- camisa, fleece; meias finas, calça e tênis

Muito frio (10-14°C):
- camisa, fleece, jaqueta, meias grossas, calça e tênis (+ luvas e gorro)

Apocalipse (5-9°C):
- blusa unde°wear, fleece, jaqueta; calça underwear, meias grossas, calça e tênis (+ luvas, gorro e cachecol)

Fim do mundo (4º para baixo)
- comprar um sobretudo bem quente ::lol4::

Consegui enfiar tudo isso numa mochila de ataque de 35 litros (curtlo extreme 35l), inclusive com o dentro tenis (chinelo fora)

Imagem

O que vcs acham?? Será que dá pra aguentar?

abs
raphok

Data de registro: 01 Jan 2004, 19:44

Re: Light Backpacking !! Pau para toda obra

Mensagempor GUILHERME TOSETTO » 10 Set 2010, 16:36

Olha, acho que dependerá muito dos lugares por onde você passará. Quanto mais para leste e norte você for, maiores as chances de temperaturas mais frias. Mas acho que está legal, bem variado. Certamente você terá que lançar mão de alguns recursos de última hora e/ou inesperados, mas está bem servido.
"Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos".
Vinícius de Morais
GUILHERME TOSETTO
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Jul 2010, 09:07
Próximo Destino: Nada definido, tô pensando...
Reputation point: 1575

Próximo

Retornar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem