No ano passado em novembro eu fiz a caminhada até o acampamento base do Everest com meu marido. Foi, sem dúvida, a viagem mais linda que já fiz.
É algo inexplicável. Fechei um pacote de 18 dias com uma empresa que adorei
www.faroutnepal.com. O dono da empresa, Sunir, é super atencioso e profissional, recomendo muito.
O pacote incluía 4 noites em Ktm e 14 dias de Trekking. Em ktm estava incluído dois dias de tour, traslado e hotel 5 estrellas (radisson); no trekking um guia (no meu caso foi o Dorge, muito bom também), um carregador, todas as refeições e alojamento.
Eu sei que eles fecham o roteiro, se vc quiser, só do Trekking.
Eu paguei pelo roteiro todo, incluindo a passagem de avião Lukla – KTM (1.380USD).
Durante o trekking dormíamos em alojamentos simples, mas confortáveis, com quartos duplos e com banheiro compartido. A comida também era muito boa.
É importante vc fazer um seguro de viagem que inclua resgate de helicóptero, pois caso vc passe muito mal em razão da montanha, será necessário voar direto para ktm. O seguro para 35 dias de viagem foi 200 USD. Antes de comprar o seguro leia o contrato para ver se cobre esporte de montanha. No meu caso contratei um com seguro até 6.000m.
O roteiro que eu fiz foi:
Dia 1. KTM – Lukla – Phakding
Dia 2. Phakding – Namche Bazaar
Dia 3. Namche Bazaar – Thamo
Dia 4. Thamo – Kunde
Dia 5. Kinde – Tengpoche
Dia 6. Tengpoche – Dingboche
Dia 07. Dingboche
Dia 08. Dingboche – Lobuje
Dia 09. Lobuje – Gorak Shep (neste dia pela tarde faz-se a caminhada para o cume do Kala Pathar, onde se tem uma vista linda do Everest).
Dia 10. Gorak Shep – Everest - Lobuje
Dia 11. Lobuje – Tengboche
Dia 12. Tengboche – Monjo
Dia 13. Monjo – Lukla.
Dia 14. Lukla - KTM
Você também terá o gasto com equipamento, aí depende do que você já tem. (sleeping e casaco de pena de ganso podem ser alugados).
Ah, muitas pessoas dão gorjeta para o carregador e o guia. Nós demos, pois o trabalho deles foi muito bom e são pessoas muito simples.
Espero que tenha ajudado,
Um abraço,
Carol