Dicas de Florianópolis

Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina


Florianópolis - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor maykon_ciuffi » 24 Ago 2011, 15:50

Se queres ostras... Vá ao sul da ilha ( Restaurante Nostradamus)
Se queres um camarão e outros frutos do mar.. Vá a lagoa da conçeição ou barra da lagoa... Existem varios restaurante e em maioria os mesmos preços, mas vale procurar.. Todos são muito bons !!

Pizza, vá a pizzaria nave mãe, pizzas com massa integrau e um ambiente todo especial a luz de velas...(lagoa da conceição)

No mas, temos pra todos os gostos...

Abs ::Cold::
"ACREDITAR é o primeiro Passo para qualquer CONQUISTA!!!"

Gostou da resposta? SIM ou NAO.....vote ao lado ------->
Vejas minhas mochiladas em http://citytourmochileiro.blogspot.com/

Meus Post's recentes:
- Florianópolis - Perguntas e Respostas - florianopolis-perguntas-e-respostas-t20756.html

Relatos e Dicas
- Viagem Express - MDV, Punta, Buenos Aires e Zoo de Lujan - viagem-express-montevideu-punta-piriapolis-buenos-aires-e-zoo-de-lujan-t62431.html
- Salvador e Praia do Forte - Agosto de 2011 - salvador-e-praia-do-forte-agosto-de-2011-t59214.html#p623757
- 5 Dias de Carro Pela Serra Gaúcha !! - 5-dias-de-carro-pela-serra-gaucha-t58803.html#p620550
- Mini guia resumido de Buenos Aires 2011 - buenos-aires-guia-de-informacoes-t15670.html
Avatar do usuário
maykon_ciuffi
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 124
Desde: 20 Fev 2009, 23:25
Localização: Floripa/Sc

Re: Florianópolis - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor gvogetta » 24 Ago 2011, 22:33

Aí Maykon!

Na verdade o nome do Restaurante citado é Ostradamus (http://www.ostradamus.com.br)... Excelente dica! O restaurante é muito bom mesmo, vale a pequena viagem até o bairro Ribeirão da Ilha.
A pizzaria também é show de bola!

Sugiro ainda o Restaurante Rosso Restro (http://www.rossorestro.com.br/), que fica no Bairo Santo Antônio de Lisboa.

Abraço,
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2299
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Florianópolis - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor williampaiva » 25 Ago 2011, 02:01

Restaurante bom é o Galpão Grill na beira mar no centro de floripa.
http://www.galpaogrill.com.br/

toda vez q eu vo eu passo mal de tanto comer...
Avatar do usuário
williampaiva
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 62
Desde: 24 Mar 2009, 20:19
Localização: Florianópolis

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor Layam » 16 Jun 2012, 01:31

PRAIA DO FORTE: A noroeste da Ilha. Bom para comer ostras. Vale também uma visita ao Forte.

FORTALEZA DE ANHATOMIRIM: Passeio histórico. Acho imperdível. Fica na Ilha de Anhatomirim (a ilha toda é o forte). Fiz o passeio pela escuna Capitão Nornonha, a partir da Praia do Forte (acima). Para curtir mais a ilha, não fui até Ratones e o pessoal da escuna topou nos apanhar no fim do passeio (dura meio dia). Em um dia, dá pra fazer o passeio à ilha, curtir a praia do forte e almoçar ou jantar por ali mesmo. Com sorte, dependendo da época, os golfinhos aparecem no caminho.
ImagemImagem


PRAIA DO SAQUINHO: No sul da ilha. Supertranquila, sem agitos. Chega-se por uma trilha a partir da Praia da Solidão, com cerca de 1,5km. A trilha é tranquila, cimentada. No trecho inicial, margeando o mar, vista linda. No trecho final, sob a sombra das árvores. Ao final, a supresa: um bar rústico e superagradável. Cerveja gelada, anchovas bem servidas e, com sorte, um violeiro.
Imagem

MOÇAMBIQUE: A praia mais tranquila de Floripa, na minha opinião. Vasta. Zen.

MORRO DAS ARANHAS: Chega-se por trilha de +/- 1,5 km, a partir do Costão do Santinho. Não é difícil, mas é subida, então é bom ter algum preparo. Vale o básico de trilhas/praias: água, filtro solar, tvz um lanche. O Visual de Moçambique e praias vizinhas vale a pena. No Costão do Santinho, é legal programar um tempo antes p. conhecer as inscrições rupestres.
Imagem
Avatar do usuário
Layam
 
Mensagens: 12
Desde: 13 Nov 2011, 01:37

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor nnaomi » 07 Set 2012, 15:09

tem mtos restaurantes na cidade, p/ todos os gostos e bolsos.
no centro de infos turisticas, tem um guia de gastronomia da cidade. Todos, q eu resolvi experimentar e q estavam no guia, foram mto bons, mas geralmente c/ preços mais p/ turistas.

nao andei mto pelo centro, mas no almoço tem opção de buffet por kg. Gostei mto do Conselheiro do Paladar, comida boa e d qualidade.
Tem mtos restaurantes no centro, mas a área central é grande e dependendo do lugar nao é mto agradável p/ caminhar à noite. Não sei se chega a ser perigoso, mas eu não gostei

na lagoa, tem mtos barzinhos badalados, mas como essa nào é a minha praia, vou ficar devendo as dicas

qto aos restaurantes da lagoa, tem bastante variedade.

P/ quem comer um peixe bom e mais em conta, os restaurantes da Costa da Lagoa parecem ser a melhor opção. Eu experimentei o Rest. Sabor da Costa, que estava mto bom, mas parece q tem vários c/ o mesmo nível

ainda p/ comer peixe, tem o Rest. Pescador Lobo, Praia do Forte, disseram q tem preço bom

um lugar bem turistico, mas q vale a pena, é o Bar do Arante. Turistico e famoso por causa dos bilhetes, oferece uma vista da praia e tem comida boa a preço honesto.

outro lugar mto turistico é o Ostradamus, o ambiente é mais caprichadinho e o preço também.
Avatar do usuário
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 2127
Desde: 19 Jan 2006, 18:43
Localização: Taubaté - SP, Brazil

Bar do Arante - Florianópolis

Mensagem não lidapor Sandro » 19 Set 2012, 23:53

Bar do Arante - Pântano do Sul.

Imagem

Por fora nada dá destaque ao Bar e Restaurante do Arante. Porém o local é daqueles estabelecimentos comerciais que ultrapassam suas funções mercadológicas e viram pontos turísticos.
Deixar de ir ao Bar do Arante é perder talvez a melhor parte da visita ao Pântano do Sul.
O bar é de construção quase rústica, um lugar simples, mas com pratos muito bem preparados e um dos pontos de visita obrigatório em Florianópolis. É um dos poucos que não fecham fora da temporada no Pântano do Sul, e um legítimo representante da culinária típica de Florianópolis.
Quando foi inaugurado em 1958 o local era uma venda que além dos tradicionais secos e molhados servia comida a quem estivesse de passagem. Quando o tempo estava ruim e não havia jeito de voltar ali também se podia encontrar pouso. Os anos foram passando e a casa se estabeleceu como um dos restaurantes mais tradicionais da capital catarinense. Referência gastronômica quando o assunto gira em torno da culinária típica da ilha.
No cardápio uma sortida seleção de pratos à base de peixes e frutos do mar. Para beber, a cachaça Mata Bicho do Arante, produzida artesanalmente em um engenho da região.
Mas a surpresa está em suas paredes repletas de bilhetes, uma das marcas registradas do local. São tantos pedaços de papel que em alguns pontos as paredes não deram mais conta e os bilhetes estão grudados nas vigas de sustentação do telhado, nos barris que guardam a cachaça, no bar, móveis e até pelo teto. Escritos em guardanapos e diversos pedaços simples de papel, algumas mensagens já não são mais visíveis apagadas pelos fatores do clima e o tempo.

Imagem

Imagem

A história do início da tradição dos bilhetes relatada por um dos donos, Arante José Monteiro Filho, o Arantinho, é bem interessante. Os bilhetes surgiram no início da década de 70 quando os primeiros turistas gaúchos e paulistas descobriram a ilha. Segundo Arantinho, o restaurante sempre foi um ponto de referência geográfica. "Na maioria das vezes, um grupo deixava um bilhete no bar para comunicar os amigos e parentes que estavam visitando algum ponto distante da região e que voltariam em determinado dia", explica, quando os jovens iam acampar na região sempre passavam pelo bar para deixar um recado para os amigos dizendo onde armariam suas barracas.

Imagem

Imagem

Arantinho diz que os bilhetes eram muitos e começaram a ir às paredes para que o interessado não tivesse que ficar procurando na gaveta onde eram guardados.
A frase mais corriqueira é: “Estive aqui”. Mas há mensagens em línguas estrangeiras, cartas, desenhos e poesias.
"Como aqui a cachaça sempre foi de graça, após beber alguns copos, todo mundo virava meio poeta ao escrever". O cardápio ostenta a seguinte mensagem sobre essa cortesia: "Nós cobramos a comida e você paga a bebida, mas a cachaça é por conta da casa. Portanto beba moderado como um remédio, pois ela agrada, alegra e tonteia". A aguardente oferecida ali é a única produzida na ilha segundo Arantinho.

Imagem

Imagem

Ele conta que alguns indivíduos excediam no consumo da cachaça e viravam poetas, deixando suas obras afixadas no estabelecimento. Dessa forma, os bilhetes perderam a função de comunicar e foram às paredes do restaurante para virar tradição. Arantinho diz que de alguns anos para cá passou a observar outro tipo de bilhete. "Acredita que temos até orações e pedidos de casamento ao Santo Antônio que está no bar?", indaga admirado.
O Santo Antônio do Arante, como é conhecida a imagem do santo da casa, já realizou casamentos e agora possui um canto especial com alguns pedaços de parede para serem preenchidos com pedidos. "As pessoas deixam até dinheiro para o santo, que eu compro em velas. Quem sou eu para desobedecer a um pedido feito a um santo?", pergunta Arantinho. É por essas e outras que o restaurante forma com a praia o conjunto de atrações turísticas do Pântano do Sul.

Imagem

Imagem

O ambiente é sempre bem animado, e as especialidades da casa são os peixes e frutos do mar, e podem ser degustados no buffet, à la carte e também na seqüência de frutos do mar, uma variante da típica seqüência de camarões de Florianópolis, na qual o crustáceo é oferecido de diversas maneiras. Na sequência do Arante, além de Camarão ao Bafo, frito e à milanesa, vem Marisco, Casquinha de Siri, Iscas de Peixe e Ostras Gratinadas. Quando o cliente pensa que a orgia gastronômica acabou, o garçom aparece com Filé de peixe ao molho de camarão acompanhado de arroz, pirão e fritas. É preciso cuidado para não sair empanturrado.
O Bar já ganhou vários prêmios regionais graças à sua culinária que, como já citado, é a típica representante da cultura do "manézinho da ilha" como são conhecidos os nativos.
Mais alguns pratos do cardápio: Tainha Escalada na Brasa, Tainha cozida no feijão, Tainha do Mandrião (Tainha fresca assada com escamas, servidas com arroz, salada e pirão - prato servido apenas no inverno), Bacalhau da Ilha (Abrótea salgada e desfiada, ao forno, estilo Gomes de Sá), Risoto de Frutos do Mar (Camarão, Lula, Berbigão, Marisco e Polvo).

Onde fica?
O restaurante fica no final da rodovia SC-406, que dá acesso ao Pântano do Sul, em frente à praia.
Rua Abelardo Otácilio Gomes, 254
Tel.: (48) 3237-7022

Saiba mais em: http://www.bardoarante.com.br/
Editado pela última vez por Sandro em 20 Set 2012, 09:00, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 888
Desde: 01 Nov 2003, 17:33
Localização: Barueri - São Paulo

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor Sandro » 20 Set 2012, 08:59

Estive no Bar do Arante pela última vez em 2005, na ocasião deixei duas mensagens à todos os viajantes, em especial aos membros do fórum.
Um dos bilhetes está no forro do teto atrás do caixa.

Imagem

O outro deixei em um dos barris que guardam a Cachaça Mata Bicho em um dos cômodos do fundo.

Imagem

Para facilitar a identificação colei um adesivo com o logotipo da comunidade.
Não lembro o que escrevi, para saberem vocês terão que ir até lá. ::otemo:: A mensagem foi de momento inspirada pela bela paisagem da praia vazia e do mar calmo num finalzinho de tarde.
Avatar do usuário
Sandro
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 888
Desde: 01 Nov 2003, 17:33
Localização: Barueri - São Paulo

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor thiagoluizalves » 13 Mar 2013, 20:22

Os melhores barezinhos estão na Lagoa da Conceição.

Super indico o SINTONIA.

É o melhor pra mim. Atendimento perfeito, não estão cheio, é um preciosidade.
"I'm in love with cities I've never been to and people I've never met."
http://www.MundoDesbravo.com.br
Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
Avatar do usuário
thiagoluizalves
 
Mensagens: 126
Desde: 15 Mar 2012, 23:35
Localização: Florianópolis/SC - Brasil

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor Destino Liberdade » 19 Mar 2013, 23:20

Dois lugares que conheci a pouco tempo e que tem permanecido no topo da minha lista na ilha:

Ostradamus - Restaurante no Ribeirão da Ilha, com estacionamento na rua dos fundos (vaga pra estacionar é coisa difícil pela região), tem uma ostra no bafo daquelas! Tem um trapiche muito show de bola e a visão do fim da tarde fica muito boa com uma cervejinha gelada. Até chegar no restaurante da pra ver muito casario antigo, da época da colonização.

Chef Fedoca - Restaurante na beira da Lagoa da Conceição, junto a uma marina e bem no centrinho da Lagoa.
Ótima comida, com ambiente mais tranquilo, principalmente pra quem quer jantar sem todo aquele agito dos barzinhos.
Tem um visual muito bacana, com os barcos ancorados na margem do deck com as meses externas, um visual "mini-punta"

Como meu objetivo nas viagens costuma ser em grande parte a gastronomia e as paisagens naturais, meus próximos destinos em Floripa serão a Ilha de Anhatomirim e o Box32, que pelo que dizem são ó! ::otemo::
Avatar do usuário
Destino Liberdade
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 96
Desde: 14 Mai 2012, 21:52
Localização: Blumenau / SC

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor LiCo » 29 Jun 2013, 12:10

Minha dica é uma trilha saindo da Lagoa da Conceição até a Ponta do Gravatá, passando pela Galheta e Praia Mole. Topa?

conceicao-mole1.jpg
Vista Panorâmica


DSC_5349.JPG
Galheta e Praia Mole


DSC_5359.JPG
Praia Mole e Galheta, já no caminho para a Ponta do Gravatá


DSC_5367.JPG
Ponta do Gravatá, com a Praia Mole como pano de fundo


Intééé
Avatar do usuário
LiCo
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 2523
Desde: 13 Ago 2003, 12:39
Localização: São José do Rio Preto (SP)

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor andersonbuss » 22 Jul 2013, 01:25

olás...
em floripa tem a trilha da lagoinha do leste também, que pode sair do pantano do sul, próximo do bar do arante (mais curta, menos de 1h), ou da praia do matadeiro (mais longa, de 1 a 2h, dependendo do ritmo)).
o centro fica meio vazio a noite, com raras exceções. o agito se concentra mais no centrinho da lagoa, com certeza. por ser baixa estação algumas opções de hospedagem ficam fechadas e outras dão preferência para mensalistas...mas ainda assim tem bons lugares.
um passeio legal de fazer é de barco pela costa da lagoa, é um local mais isolado, que só tem acesso por barco e por trila. tem alguns restaurantes e dá para ir lá almoçar. tem barcos que saem da estação ao lado da ponte do centrinho da lagoa.
passaremos dia 27 e 28 por lá procurando umas coisas para conhecer.
abraço
anderson
andersonbuss
 
Mensagens: 2
Desde: 22 Jul 2013, 00:31

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor Sabrina Lara » 26 Jul 2013, 14:34

Pro pessoal que gosta de viajar e ir em baladas, recomendo a Concorde Club (http://www.locamob.com.br/concorde-club/details), na região do centro. Ela é mais voltada pro público GLS (uma pena para mim, porque os meninos são muito bonitos rs) e às vezes fica aberta até as 8h da manhã! Ela possui duas pistas giratórias (que são meio estranhas no começo, mas você se acostuma depois) e às vezes rola um duelo de DJs com muita música eletrônica.
Sabrina Lara
 
Mensagens: 56
Desde: 22 Jul 2013, 15:50

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor luiseduardo » 27 Ago 2013, 15:17

na praia do pantano, chegando na praia, vale conhecer o bar do arante (mas é caro, turistico e a comida não é tao boa).... na esquerda,... quase no fim da praia tem o restaurante do Vadinho... muitooo bom, uma verdadeira comida de pescador, comida fresca, e otimo custo. Tem pastel e molho de arraia. saborosoooo demais
luiseduardo
 
Mensagens: 7
Desde: 27 Ago 2013, 15:00

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor gvogetta » 30 Ago 2013, 00:02

luiseduardo escreveu:na praia do pantano, chegando na praia, vale conhecer o bar do arante (mas é caro, turistico e a comida não é tao boa).... na esquerda,... quase no fim da praia tem o restaurante do Vadinho... muitooo bom, uma verdadeira comida de pescador, comida fresca, e otimo custo. Tem pastel e molho de arraia. saborosoooo demais


Pântano do Sul vc quis dizer...
No mais, concordo contigo. Realmente o Bar do Arante hoje vive apenas da fama, já teve melhores dias, e a comida do Vadinho é show. Simples, produtos frescos e muito saborosa.
Abraço!
Avatar do usuário
gvogetta
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 2299
Desde: 03 Jan 2011, 11:51
Localização: Curitiba - PR

Re: Dicas de Florianópolis

Mensagem não lidapor cypriano » 14 Set 2013, 00:38

Minha dica é:
Para quem está planejando sua viagem ou mesmo planejando matar as saudades desta bela ilha da magia é:
www.maaxcam.com.br

A Maaxcam é um portal de câmeras ao vivo de Florianópolis e Região e conta com diversas câmeras em pontos turísticos e belas paisagens de Florianópolis.
Importantissimo para ver como anda o clima e o movimento da cidade no momento mais importante: Na semana que você vai viajar!

Grande Abraço! Visitem o site!
www.maaxcam.com.br
cypriano
 
Mensagens: 17
Desde: 13 Set 2013, 22:31

AnteriorPróximo

Voltar para Santa Catarina



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes