Ordep escreveu:Caramba Hendrik... 350 dólares pra um mês de trilha??? aí sim eu vi vantagem! rs... tava pensando que gastaria uns mil dólares e ainda passaria aperto. Tudo bem que você foi em 2005, mas acho que posso considerar umas 500 doletas então!
Eu gastei isso, mas a gente poupou e chorou um bocado. Em certas etapas não adianta chorar. Cê tem 2 ou 3 lodges e pronto, é pagar o que pedem. De Jiri prá Lukla era bem barato e Gokyo era mais barato que EBC. Eu tinha levado o dobro, uns 700 Dolars. Não se perderam, pois tinha ainda as lembrancinhas na volta, pensão em Kathmandu, restaurantes e uma taxa estranha prá embarcar no aeroporto.
O LP não recomenda fazer sozinho o trek, fala que os nativos crescem o olho pros trekkers independentes... você percebeu algum tipo de risco durante a trilha, principalmente no trecho Jiri-Lukla?
Tirando os maoístas, não notamos nada. Vi um bocado de gente caminhando só. Risco mesmo só quando cruzando os grupos de agências (como o do Luciano, acho) e suas filas de yaks.
Outra dúvida... não lembro de ter lido no seu relato que pegaram chuva algum dia... o ar deve ser muito seco lá em outubro, certo?
Pegamos chuva em Namche e mais uma ou duas vezes acima de Namche. Acho difícil pegar chuva na trilha, já que cê passa sempre por alguma vila e pode entrar nalguma pensão. O pior que pode acontecer é "perder" um dia, mas um dia de descanso é sempre bem-vindo.
Em geral as núvens baixam de tarde.
A parte do ônibus pode ter certeza que vai ser mesmo no TETO! já tô até imaginando...
Não vai conseguir imaginar nem metade de você sentado ali em cima e olhar pro lado e ver o busão rolando a meio metro do abismo, hehehehe.
E dá-lhe buzina!
Gatinho Cheshire, que caminho devo seguir? - pergunta Alice.
Depende onde você quer chegar - responde o gato.
(Alice no País das Maravilhas)