Este tópico tem por objetivo ajudar os viajantes a planejar sua viagem a Berlin. Assim, visando ajudá-los no planejamento de sua viagem à Berlin, exponho abaixo dicas para 4 dias na cidade alemã.
Primeiramente, eu indico um walk tour por Berlin.
Comece o passeio pela estação Koschstrasse. Logo ao sair vc verá o Checkpoint Charlie, um antigo símbolo da Guerra Fria.
Ao lado do Checkpoint há um museu interessante (Museu Haus am Checkpoint Charlie) que conta o horror do Muro de Berlin. A entrada custa 12 euros, mas se vc tiver adquirido o Cartao visit Berlin, haverá um desconto.
Depois siga para a Gendarmenmarkt, a praça mais bonita de Berlin.
Seguindo a pé, logo vc chegará à Av. Under den Linden.
No final desta Avenida, vc encontrará a Ilha dos Museus. Neste local encontra-se a maioria dos museus de Berlin.
Há dois museus que merecem ser visitados no local: o Neus Museum, que reabriu recentemente, e o Museu Pergamon. No primeiro há a exibição da magnífica escultura da Nefertite. Só ela já vale a entrada. A dica é comprar o ingresso logo que chegar na Ilha dos Museus, já que os tickets tem hora marcada para entrada no Museu.
No segundo, há a exibição do Portão de Ishitar, que tb vale o ingresso.
Para finalizar, caminhe até o Reichstag, passando pelo Portão de Branderburgo.
Como a subida no Reichstag e gratuita, a fila de espera para subir e enorme. Por isso, sugiro a reserva no restaurante dentro do Reichstag (
kaeferreservierung.berlin@feinkost-kaefer.de), para fugir da fila.
Se ainda houver disposição, ao chegar no Portão de Branderburgo, prossiga o passeio pela Eberswalder Strasse, até a PotsdamerPlatz, onde fica localizado o que sobrou do Muro de Berlin, passando pelo Memorial dos Judeus.
Outro passeio interessante para ser feito em Berlin é visitar o Palácio Charlottenburg e seus jardins. O meio mais fácil de chegar lá é pelo metro. Da estação Friedrischstrasse, pega-se a S2 ate a Gesundbrunnen, de onde vc deverá fazer a troca de metro para pegar a S42, descendo na estacão Westend.
Depois da visita deste Palácio, a minha sugestão é seguir para o shopping KaDeWe, localizado na Taudentzienstrasse 21/24, para almoçar. No sexto e no sétimo andar há várias opçõe de restaurantes. Para chegar no shopping vindo do Palácio basta descer na estação Wittenbergplatz.
No mesmo bairro dá para visitar a Igreja Memorial Kaiser Wilhelm - a qual teve sua torre destruída durante os bombardeios dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Ao lado da Igreja foi construída uma nova Igreja de concreto, de arquitetura moderna.
Para finalizar o dia, pegue o ônibus n. 100, atrás da Igreja, o qual passará pelos principais pontos turísticos da cidade - Gedachtiniskirche, Tierganten, Reichstag, Branderburger Tor e a Avenida Unter den Linden.
Bate-volta à Potsdam
Existem duas linhas na Alemanha: a S Bahn (trem de superficie) e a U Bahn (trem subterrâneo). A melhor maneira de ir à Potsdam é pegar a S Bahn em uma das seguintes estações: Ostbahnhof, Alexanderplatz, Friedrichstrasse, Hauptbahnof.
Da estacão de Potsdam o melhor meio de chegar ao Palácio sanssoussi (o mais bonito de Potsdam) é pelo ônibus n. 695, o qual vc pegara nos fundos da estação de trem.
As visitas ao Palácio são agendadas, por isso, logo que vc chegar no Palacio vc tem que enfrentar uma fila para pagar o seu ingresso (12 euros cada um) para entrar no Palácio.
Depois da visita ao Palacio sanssoussi, sugiro prosseguir o passeio pelo mesmo ônibus até o Palacio Neus Palais Sanssoussi.
Meios de transportes – na Alemanha não há catracas no metrô, tampouco, há trocadores nos ônibus. Para os brasileiros, é uma tortura ter que comprar tikets nas máquinas automáticas, já que tudo esta escrito em alemão, Por isso, o meio mais seguro de andar em Berlin, sem arriscar ser pego pelos fiscais, é comprando o cartão visit berlin Card nos Ofícios de Turismos. Eu comprei um cartão no aeroporto, tão logo cheguei à Berlin. O cartão foi válido para 72 horas e custou 25 euros. Eu pude percorrer os quatro setores de Berlin, pegando ônibus, metrô e trem, ilimitadamente.
Hotéis - sugiro a hospedagem na rede de hotéis Baxpax (
www.baxpax-downtown.de). Há três hotéis da rede em Berlin. Eu fiquei no Hotel localizado na Ziegelstrasse, próximo a todas as principais atrações turísticas. Paguei 33 euros por um quarto duplo, com banheiro, sem café da manhã, com direito à internet wifi grátis.
SAIDAS NOTURNAS: o point de Berlin e o bairro Mitte, especialmente na Rua Oranienburger, onde ha concentracao de bares e restaurantes.