Dicas: O que fazer em Vila Velha

Guias e troca de informações sobre destinos do estado do Espírito Santo


Morro do Moreno

Mensagem não lidapor lucas_mb » 23 Ago 2007, 05:25

Uma dica pra quem vem para o Espirito Santo é a suboda do Morro do Moreno, a subida não é tão cansativa assim e é bem bonita, isso sem contar com a vista lá de cima que é muito bonita.

O morro do moreno fica lgo na decida da terceira ponte em vila velha.
Avatar do usuário
lucas_mb
 
Mensagens: 61
Desde: 14 Jun 2007, 10:46

Mensagem não lidapor lucas_mb » 18 Set 2007, 14:54

Morro do Moreno

O Morro do Moreno, localizado em Vila Velha – ES, Brasil, debruçado sobre o Oceano Atlântico, é hoje um local perfeito para saltos de parapente, asa-delta e para a prática de escalada, devido a sua altitude de 184 m.

Do topo do Morro, temos uma visão de 360º da cidade de Vila Velha, do mar e da capital do Espírito Santo, Vitória.

http://www.morrodomoreno.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Morro_do_Moreno
Avatar do usuário
lucas_mb
 
Mensagens: 61
Desde: 14 Jun 2007, 10:46

Vila Velha (ES) - Atrativos turísticos

Mensagem não lidapor Elinaldo Gomes » 09 Mai 2010, 08:40

- Ponte Darcy Mendonça / Terceira Ponte - Possui 4 km de extensão e liga Vitória à Vila Velha. Oferece vista panorâmica das Cidades. Fica na Enseada do Suá. Inaugurada em 1989 com o nome de “Deputado Darcy Castello de Mendonça” recebe um fluxo diário de milhares de carros. Importante fator de integração do município com a capital e do desenvolvimento de Vila Velha, que a partir de sua inauguração conheceu o “boom” imobiliário, apresentando-se hoje com uma das arquiteturas mais modernas do Estado. Possui um comprimento total de 3.339 metros, possui como vão central metálico sobre o canal de navegação 260 metros, um dos maiores do mundo, sendo a altura deste vão 60 metros.

- Chocolates Garoto: Fundada em 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund, sendo seus primeiros equipamentos vindos da Alemanha, mantêm até hoje o seu ideal de fabricar o melhor chocolate. A fábrica instalada no município de Vila Velha desde a sua fundação, muito influenciou na ocupação e no desenvolvimento da cidade e, principalmente, do bairro da Glória. Para grande parte dos capixabas, portanto, a Garoto foi conquistando lugar como verdadeiro patrimônio da comunidade. A loja da fábrica, por exemplo, é um dos pontos turísticos mais requisitados de Vila Velha. Além da Lojinha, a Garoto possui um Programa de Visitação do processo de fabricação dos bombons e chocolates e um Centro de Documentação e Memória, ou seja, um museu da Chocolates Garoto, com embalagens e máquinas antigas, utilizadas na produção. A Garoto é hoje uma das três maiores fabricantes de chocolates da América Latina e exporta para cerca de 40 países.

- Convento da Penha: é um dos locais mais visitados do Estado. Localizado no bairro mais antigo do município, o Convento é uma das mais belas e antigas construções do Brasil Colonial e testemunho de grandes acontecimentos históricos e milagrosos. É o mais antigo santuário mariano do país. Localizado a 154 metros de altitude, foi construído sobre um rochedo em 1558 pelo frei Pedro Palácios. Do seu alto é possível avistar Vila Velha, Vitória e alguns municípios vizinhos. Nossa Senhora da Penha é padroeira do Espírito Santo. Conta a história, que o convento foi erguido depois que a imagem da padroeira, trazida de Portugal a pedido do Irmão Frei Pedro Palácios, sumira e fora encontrada pelos índios no alto do rochedo. Como o fato se repetira, o frade franciscano Pedro Palácios resolveu construí-lo sobre a enorme rocha de difícil acesso. Hoje é possível fazer grande parte do percurso de carro, mas existe uma relativamente confortável trilha calçada com pedras, para fiéis que costumam pagar suas promessas ou simplesmente para adeptos da subida completa a pé. Na base do convento são encontradas lanchonetes, lojas de suvenires, transporte para subida e descida, e telescópios que permitem enxergar melhor todo o litoral de Vitória. O acesso pelo caminho de pedras rústicas margeia resquícios originais da Mata Atlântica, com diversas espécies de plantas e animais silvestres. O Convento possui em seu acervo a tela de Nossa Senhora das Alegrias, trazida da Escola Ibérica do início do século XVI pelo Frei Pedro Palácios, é uma pintura a óleo de autor desconhecido tida como a mais antiga existente em solo americano. Há também murais de Benedito Calixto.

- Gruta do Frei Pedro Palácios: é um vão formado pela natureza no monte onde fica o Convento da Penha. Segundo alguns historiadores, foi a primeira residência do frei Pedro Palácios. Ao lado da gruta, sobre uma pequena pedra, há uma imagem de Nossa Senhora da Penha.

- Ladeira das Sete Voltas: A antiga ladeira que dá acesso ao Convento originou-se do caminho feito por índios, escravos, primeiros moradores e devotos que trabalhavam na construção da primitiva capela, inaugurada em 1570. Desde de então, essa trilha ficou conhecida como “caminho das sete voltas” ou da Penitência, devido ao seu declive acentuado e ao calçamento disforme. As sete voltas representam as “sete alegrias de Nossa Senhora”, devoção pregada pela Ordem Franciscana.

* Sítio Histórico da Prainha: Complexo que agrega pontos históricos com novas construções levantadas sobre a região aterrada do município:
- 38º Batalhão de Infantaria;
- Escola de Aprendizes Marinheiros;
- Forte Piratininga: Localizado na área do 38º BI - Batalhão Tibúrcio, é considerado a célula mater do batalhão. As constantes invasões estrangeiras a capitania fizeram que a construções de fortes acontecessem principalmente na baia do Espírito Santo. Em 1679, o donatário Francisco Gil de Araújo manda construir o forte São Francisco Xavier próximo a prainha, mas só em 1700 é edificada a Fortaleza mais próxima da barra. Foi edificado sob as ordens de D. Rodrigo da Costa e do Capitão Mor Francisco Ribeiro de Miranda. Em 1726, o Conde de Sabugosa manda reedificar a fortaleza aumentando as proporções e dando-lhe a forma circular atual, além de aparelhá-la com quinze canhões. Em 1862 o forte foi cedido ao Ministério da Marinha, passando a servir como armazém. Em 1909 foi feita sua recuperação e em 1919 passou a compor o Batalhão Tibúrcio.
- Museu Homero Massena: Funciona na casa onde morou por 23 anos o pintor mineiro que se fixou em terra capixaba. Um dos mais ilustres pintores do Estado. Este museu foi tombado pelo patrimônio histórico do Espírito Santo. Em seu acervo, vários objetos pessoais do artista. Na Av. Beira Mar, 273, Prainha de Vila Velha. Tel. 329-0555.
- Igreja Nossa Senhora do Rosário: a mais antiga do Estado e a quarta igreja mais antiga do país, construída em 1551. Ao seu lado, palmeiras imperiais emolduram o ambiente. Sua fachada, reconstruída no século XVIII, exibe o brasão de Portugal.
- Obelisco a Vasco Fernandes Coutinho: A enseada histórica da Prainha foi o local onde aportou o primeiro donatário do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho. É o local onde começou a colonização do Espírito Santo.
- Praça da Bandeira;
- Museu Etnográfico: conhecido como Casa da Memória, possui documentos valiosos sobre a colonização do município, pode ser visitado diariamente. Localizado na Prainha, o Museu resgata a história e a memória do município e do Estado.

- Praia da Costa: é uma das praias mais famosas do Espírito Santo, tanto por suas belezas naturais, como o Morro do Moreno ou a Ponta da Sereia, quanto pela sua ocupação urbana, qualificada de classe média alta, pertence ao bairro de mesmo nome. É delimitada pelo Farol de Santa Luzia, ao norte, e pela Praia de Itapoã ao sul. Toda iluminada, calçada e com ciclovias. Muito movimentada, ao longo do dia pessoas fazem caminhada, corrida, musculação, futebol de areia, futevôlei, vôlei, frescobol ou levar as crianças para brincar. Pela manhã vão banhar-se nas limpas e calmas águas da praia. A noite há uma pequena feira, com barracas de lanches e doces, produtos artesanais, quadros e livros, uma boa opção para passear com os amigos.

- Farol de Santa Luzia: Construído em 1870, fica no final da Praia da Costa. Mede 12 metros de altura, com 9 m de base. Sua luz, produzida por lâmpada de 3000watts, atinge 17 milhas marítimas.

- Praia de Itapoá: A preferida dos pescadores de arremesso. A 3 quilômetros do centro, é a continuação da Praia da Costa e também repleta de bares em sua orla, para satisfação dos freqüentadores dia e noite, é aberta e inclinada, com ondas fortes, água clara e areia fofa.

- Praia da Itaparica: Cercada por quiosques, concentra inúmeras promoções de fim de semana. é reta e propícia para a prática do surf. Um recanto encantador, de pequena extensão. Dista 5 quilômetros do centro.É a praia mais freqüentada pelos capixabas e canelas-verdes.

- Morro do Moreno: Tem 274 metros de altura, conta com local para pesca, rampa para vôo livre, fonte com água mineral, mirantes naturais, com espessa mata virgem à volta; possui três vias de escalada: duas de frente para a Terceira Ponte e uma de frente para a Praia da Costa. Orlado por uma vegetação remanescente de Mata Atlântica, rica em fauna e flora, onde muitas pessoas vao la para tirar fotos ou fazer pequeniques. O morro do moreno é um lugar muito conhecido por jovens e adolescentes, que gostam muito de ir lá.

- Barra do Jacu: é um pequeno balneário, ainda tranqüilo, localizado a 15 quilômetros do centro. Antiga vila de pescadores, guarda até hoje as características de vila. Fica próxima à foz do Rio Jucu, onde nos fins de tarde a atração é a revoada das garças boiadeiras. No local acontecem campeonatos de surf, alguns deles de nível nacional. Apesar disso, durante quase todo o tempo, o lugar é calmo, e suas praias são procuradas por quem quer sossego. Na época do carnaval a região perde sua característica tranquila e torna-se um dos lugares mais procurados pelos foliões do estado. Suas estreitas ruas ainda sem calçamento encantam os visitantes e à noite o lugar se torna um ponto de encontro de boêmios.

- Lagoa de Jabaeté: Área de preservação permanente, localiza-se nas proximidades da Barra do Jucu às margens da Rodovia do Sol. Possui uma área de 244 hectares. Sobre suas água, pequenas ilhas de arbustos flutuam e se deslocam a favor do vento. Constitui um ótimo local para a prática da atividade de pesca, banho e lazer.

- Museu Ferroviário: A antiga Estação Pedro Nolasco, construída em 1927, reúne um rico acervo no qual sobressaem a velha maria-fumaça, o vagão de madeira, o trólei, o telégrafo, o quepe do agente, fotografias.

- Santuário Divino Espírito Santo: Em estilo gótico, foi inaugurada em 1967 e tem capacidade de abrigar três mil fiéis. Foi inaugurado em 1967 e seus vitrais são pintados em motivos bíblicos, estando em bom estado de conservação. O templo possui salas de reuniões, auditório e compartimentos onde residem os religiosos.

- Morro do Cruzeiro: Onde está localizado a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes. Do local tem-se uma vista panorâmica do litoral do balneário.

- Morro da Concha: Elevação rochosa na praia, coberta com restinga. Conta com uma estreita escada pavimentada e um corrimão em toda a sua extensão, a fim de facilitar o acesso e não prejudicar a beleza natural deste, de onde se tem uma vista panorâmica de todo o litoral do município.

- Pedra de Inhoá: Inhoá é uma palavra de origem tupi que significa centopéia. Pode servir como mirante natural, pois possui uma belíssima vista da baía de Vitória, além do Convento da Penha e outras belezas naturais do município.
O que importa pro aventureiro é desbravar o desconhecido, sentir a imensidão do céu, o brilho das estrelas e o mistério do mar, encontrar no silêncio da alma, a paz e a presença do Criador, conhecer coisas, lugares e pessoas e ultrapassar seus limites.
Avatar do usuário
Elinaldo Gomes
 
Mensagens: 380
Desde: 30 Dez 2008, 13:32
Localização: Recife - PE


Re: Dicas: O que fazer em Vila Velha

Mensagem não lidapor jhon_morais » 19 Jan 2011, 22:34

Primeiro boa noite.

Sou de vila velha. Aqui em vila velha há muitas opções

Vila velha é bem localizado ao lado da capital Vitória,fazendo com ela uma conurbação(pra quem nao sabe o significado,no modo simples é que as duas crescem juntas).

em Vila Velha é possivel você ir ao morro do moreno que é um morro que fica de frente para a terceira ponte,e do outro lado do morro do moreno fica o convento da Penha,ponto turístico ótimo para passear com a família e tirar muitas fotos.Também dá para conhecer a fabrica de chocolates Garoto que é bem grandona e fica no bairro da Glória.Não deixe de conhecer a Praia da Costa,com muitos eventos e shows durante o ano,além de ser uma praia classe alta com belos prédios e excelente moradia.também tem a praia de itaparica,vizinha da praia da costa,muito linda e com uma grande extensão,muito boa para caminhada.
Caso você venha á estudos,existe em vila velha duas grandes faculdades,a UVV e a Novo Milênio,muito bem conceituadas no MEC.
A noite em Vila Velha também é bastante agitada,mais agitada do que a vizinha vitória,com muitas boates e choperias.
Vila Velha tem tudo perto,você não precisa ficar correndo atras das coisas,porque em todo lugar tem de tudo,é possível andar maior parte de vila velha a pé.
Existe o 38º Batalhão de Infantaria e a EAMES(Escola de marinheiros) que ficam no bairro da Prainha,vale a pena conhecer,e tirar muitas fotos! pois é um lugar lindo e fantástico,além de ser nesse bairro a entrada para a subida do convento da Penha.tem o farol de santa luzia mas o horario é meio restristo,busque informações com antecedencia.conheça aqui também a barra do jucu,com boas praias.
Venha em Vila Velha,você vai adorar!
"Se os homens falharem,não temerei."

"Dinheiro é bom,mas,pra que guardar hoje se eu vou morrer amanhã? Eu vou é viajar!." Jhon Morais
Avatar do usuário
jhon_morais
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 16
Desde: 19 Jan 2011, 01:17
Localização: Vila Velha-ES


Voltar para Espírito Santo



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante