Ir para conteúdo

Dicas: O que fazer no Jalapão


Posts Recomendados

  • Membros

Passeamos no Jalapao nesta Pascoa (por favor desculpem a falta de acentuacao) em expedicao organizada pela NorteTur e foi um dos melhores passeios que fizemos nos ultimos anos. O Flavio (da NorteTur) organizou tudo super bem; a turma ajudou muito mantendo um ambiente de alto astral. Super recomendo!

 

Anexo imagem do raiar do sol visto do morro do Espirito Santo (a subida requer um razoavel preparo fisico!).

 

 

20110515121213.JPG

 

Bom passeio!

 

Pedro

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros

Como tinha uma semaninha de recesso no trabalho parti para conhecer novos mundos!

Algumas surpresas: palmas eh mto maior e mais espalhada q eu imaginava parece uma cidade fantasma, mto esquisita mesmo... Jalapao eh nenos conhecido q eu pensava tb soh pessoal local q conhece e poucas agencias trabalham para la. Mas vamos aos relatos

Dia chegada em palmas meia noite e tinha combinado contactado a pousada palmas pela internet q ficou nos esperando... Na verdade eh um albergue improvisado mto baixa renda!! Ainda mais em obra : quarto sem lencol, cheio de poeira nas camas mas tinha um ar condicionado q a noite nao ajuda mto pq eh bem fresco mas de dia eh quente para cacete!! E nem cafe da manha tinha na diaria, mas pagando 30$ a diaria ja fiquei melhor acomodado pelo mundo afora. pelo menos havia uma padaria perto...

 

1 dia: em busca de conhecer a cidade contratamos um moto taxi e fomos a praia das Arnos, uma praia de rio mais popular falar q a graciosa eh mais perto do centro e mais elitizada. A das Arnas estavs bem vazia pois ate semana passada estava interditada, a praia nao tem nada demais mas rola uns quiosques com preco justo de cervja... Mas o q marcou mesmo foi o por do sol se encontrando com o rio mto bomito, um vermepho alaranjado bem forte, na volta fomos querer voptar caminhando e nos perdemos mas chegamos em mais de 2h no percurso q duraria 1 kas esta valendo...

Www.jalapao.net

2 dia: rumo ao jalapao

Marcamos com a van (na verdade eh um micro onibus) q vai para ponte alta 11:30 no albergue, saida todo dia as 12:15 da rodoviaria. Contato direto com motorista sr francsico (63) 8401-6269. 200km e quase 4h de longa estrada ate ponte alta de tocantins, portal do jalapao. Estrada boa mas ate a metade do caminho vai parando em todas cidadezinhas pegando gente.

3 dia: saimos de ponte alta as 8h rumo a rios e cachoeiras, cacheiras da fumaça e soninhos as 2 enormes fortes quedas dagua porem somente para ver... Depois duas paradas para mergulho no rio fumaca e soninho bem relaxante para passar o dia, no final de tarde por do sol no morro da pedra furada mto bonito. Achei q tiveram poucas atracoes para o dia todo poderia ter feito este percurso em meio dia... Fim do dia de volta a ponte alta para dormir.

4 dia: rumo a mateiros

Mais um dia com mta estrada e poucas paradas, parada na cachoeira da fumaça, mto bonita mesmo... Parada na prainha, otimo para banho e refrescar, nao da nem vontade de sair da agua, ainda mais com as mutucas atacando!! Depois partindo para as dunas, estrada cheia de areia ainda paramos para ajudar a desatolar um palio q nao aguentou o tranco. As duna

s sao muito lindas com otimo por do sol, fim do dia em mateiros, jantar maravilhoso na Dona Rosa comida farta e feita na hora 15$ por pessoal.

Dia 5: fervedouro cachoeira da formiga

Ao contrario dos outros dias, estrada rapida e muitas atracoes... 3 fervedouros, cada um diferente do outro: dos butitis mais ensolarado e com saida de agua nao mto forte. Otimo para fotos; do ceiça, maior com saida de agua mto mais forte, porem com vegetacao ao redor mais fechada nao pegando mto sol; terceiro no povodado mumuca (povoado quilombola), com fervedouro bem menor porem com agua muito forte, impossivel afundar! Porem sai com no minimo 2kg de areia na sunga! para minha felicidade ao lado ocorre encontro dos rios do sono com formiga, otimo banho e cada rio tem uma temperatura de agua diferente da para sentir a diferenca nadando... Cada fervedouro 5$ a entrada

Cachoeira da formiga otima para banho com enorme poço para nadar, mergulhar e bem fundo para pular. 5$ para entrar tb. Otimos passeios melhor dia para mim disparado!

Dia 6: mirante do espirito santo e cachoeira do lageado

Para variar mta estrada (pessima eh claro) e poucas atraçoes... Acordamos 5h da manha para ver o sol nascer no mirante, trilha bem pesada de 30 a 40 min, alvorecer bem bonito e mais 3 km de trilha a pe para chegar ao outro lado do mirante, esta pelo menos era no plano... Em seguida descemos e mais 4h de estrada ate cacoeira do lageado, mto pequena agua mal bate no joelho. Mais nenhuma atracao, chegamos em ponte alta por volta de 16h

Dia 7:

Praia do araça : praia de rio bem legal q ficamos o dia todo, boa para nadar apesar da correnteza forte. Na volta passamos pelo distrito do gato, povoado de umas 100 pessoas e a melhor atracao turistica era o bar com a cerveja mais gelada da viagem

$:-P

dia 8: volta aoRJ

Pegamos onibus as 7h via taquaruçu para aproveitarmos umas cachoeiras proximo a palmas (+- 40km) boa parada para aproveitar o dia ia q o voo era 17h, cachoeira de 70 m quek tem diposicao rola um rapel 50$ duas decidas, De taquaruçu tem onibus coletivo de hora em hora para palmas.

 

Obs: todos os dias almocando sanduiche ou salgado, nao ha nada perto para comprar nada, somente nas cidades a noite!

Obs2: dica importante, para comprar artesanato de capim dourado tem uma casa de muro verde do lado da praca de ponte alta Sr benedito que vende a preco de atacado, mto mais barato q os outros artesaos, para o basico eh otimo, como brincos, braceletes, colares, etc.

Algumas informacoes uteis:

1-rede de celular tanto em mateiros como em ponte alta, somente da OI.

2- ha algumas lan houses nas duas cidades, nao eh grande coisa mas da paraacessar um email por exemplo. Obviamente nenhuma das pousadas q fiquei tinha wi-fi.

3- quase ninguem aceita cartao, que tenha visto foi só em loja de artesanato e no posto de gasolina.

4- bancos: em ponte alta tem caixa eletronico co Banco do Brasil e loterica e uma agencia do bradesco. Em mateiros nem agencia tem, somente uma loterica mesmo.

5- se precisar somente de um guia (condutor pelas estradas) sr. Adail (63) 8472-0756 bem tranquilo. Dirige para varias pousadas que possuem pickup's e disse que em 2013 ia comprar seu proprio 4x4 para trabalhar para ele mesmo...

6- pousada da D. Lazara bem arrumadinha com cafe da manha simples e justo (pao, pao de queijo, margarina, queijo e bolo). O que pecou foi que ao chegarmos nos colocou em um quarto, na volta de mateiros nos trocou para um que deveria proximo a caixa de gordura pois apareceram 3 baratas tamanhos Xxxg sendo 2 mortas e uma paseeando qdo eu tomava banho (q blz!!!)

7- vale lembrar q o jalapao sai mais barato qdo se viaja com mais pessoas pois o valor do carro com guia eh unico seja para uma ou 4 pessoas

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Galera passei uma tempo no Jalapão em setembro desse ano e vou deixar algumas dicas que talvez ajude aos próximos:

1 – Fiquei num hostel bem tranquilo, limpo e barato (http://www.alberguepalmas.com.br/) paguei 30 no quarto coletivo com ar. Perto tem supermercado, lan house e um lugar para lanches.Também dá para fazer a reserva pelo http://www.hostelworld.com/. Dizem que é o único em Palmas! Eu não encontrei outro.

2 – No primeiro dia dei um passeio pela Praça dos Girassóis, onde fica o Palácio do governo (com visita guiada gratuita) e o Museu Luis Carlos Prestes (Tb gratuito).

3- Dia seguinte parti para uma expedição de 03 dias pelo Jalapão. Fiz pela NorteTur (http://www.nortetur.com.br/index.php) . Super recomendo...rolou transfer gratuito da rodoviária (bem longe) até o hostel, carro bom, paradas com tempo para desfrutar cada atração, pousadas confortáveis e refeições generosas. Fiz o passeio com o Guia/Diretor Comercial Flávio. O cara é um figura! Gosta do que faz (e isso faz toda diferença), explica tudo, conta “causos”, agiliza para que o grupo fique sozinho na atração e está sempre de bom humor.Paguei R$ 925,00 numa promoção com tudo incluído (transporte, lanches, refeições, estadias, entradas). Seria 850,00 sem a subida a Serra do Espírito Santo. Mas é besteira deixar de subir...é de lá que se vê o Nascer do sol no Jalapão. Imperdível!!. Você não sente os dias passarem...são muitas atrações: praia de rio, cachoeiras, dunas, flora e fauna típica.

4 – De volta a Palmas fui a Taquaruçu (de busão comum), uma cidade próxima que tem duas cachueiras lindas: Macaco e Roncador. Dá para fazer tudo sozinho. É bem fácil.Se cobra R$ 5,00 de entrada nas cachoeiras.

É isso..qualquer coisa estamos aí. Paz e Amor!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

::cool:::'> Jalapão,eu recomendo!!!O lugar ::cool:::'> tem natureza intocada,exuberante e muito barata.

O uso de carros 4x4 é recomendado,mas o uso de guias é dispensável.Visitamos todos os pontos de carro próprio e sem guia,pois guias custam muito caro e limitam o tempo de visitação.Período visitado:primeira quinzena de janeiro de 2013,cheguei ontem,tempo bom,poucos turistas,sem filas pra nada.Se possível se hospedar em Mateiros,onde existem muitas possibilidades de visitação,mas poucas são divulgadas.Pousadas de boa qualidade.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros

Em janeiro passado, fiz uma expedição ao Jalapão, passando por Natividade também.

Aqui mesmo, no mochileiros.com peguei a indicação do guia Fernando, da Livre Expedições e fui curtir minhas férias.

Gostei muito do Jalapão. É lindo, rústico, maravilhoso!

Em Natividade, um outro guia da própria cidade nos acompanhou, Flavio Cavalera. Conheci a serra da Natividade, as ruínas da famosa igreja Nossa Sra. do Rosário dos Pretos, e outros pontos históricos. Vale muito a pena!

Em Taquaruçu (distrito de Palmas), fiz um cascading sensacional e uma mega tirolesa alucinante. Ambos maravilhosos ::otemo:: (para quem gosta de adrenalina, claro!).

Resumindo, a expedição foi muito boa. Conheci lugares encantadores como as dunas e o rio novo da cachoeira da velha.

Com certeza recomendo, tanto que pretendo voltar para lá em outra oportunidade e desta vez, no mês de julho.

Recomendo também os dois guias: Fernando (Livre Expedições) e o Flavio (Natividade). Ambos muito cordiais e solícitos.

O ponto que considero negativo é a alimentação. Tive certa dificuldade.

Sou vegana e não conseguia encontrar com facilidade alimentos que não tivessem derivados de origem animal, mas me virei com pamonhas e tapiocas...rs

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • 4 semanas depois...
  • Membros

E ai pessoal,2 semanas atrás estive no jalapão,

Gostaria de dar algumas dicas rápidas e bem resumidas:

Para quem vai de carro nessa época tem que estar ciente que seu carro se não for 4x4 chegará apenas até Ponte Alta.

Lá me hospedei na pousada Planalto da Dona Lazara,3 pessoas $150 com café da manhã.

Fechei um pacote de 2 dias de 1100 com um guia e o carro incluso.

1 Dia= Cachoeira Velha e Soninho

Dunas ($10/carro) dorme em Mateiros.

La tem varias Pousadas mas a Laraza da preferencia para a Dona Bibi 150 3 pessoas,Mas tem outras como Panela de Ferro(Bom café da manhã) e Buriti.

2 Dia=Fervedouro do Nino $10/pessoa

Fervedouro dos Seixas $10/pessoa

Cachoeira da Formiga $10/pessoa

Almoça em Mateiros (Restaurante Dona Rosa $15/ pessoa,lugar simples comida ótima)

14:00 Sai de Mateiros, 19:00 Chega em Ponte Alta.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Acabo de retornar do Jalapão, gostei muito. Fui com a Livre Expedições e valeu a pena pelo roteiro, pelo preço, pela organização e pelo guia, Fernando, que tornou a viagem muito alegre e descontraída. Em 4 dias, visitamos os principais atrativos da região, inclusive com um "rafting",' descendo o Rio do Sono. O Jalapão é uma região ainda bem preservada.

No 5º dia seguimos num programa opcional para Taguaruçu ( perto de Palmas), onde visitamos alguns atrativos com destaque para um rapel (cascading) de 70 m na cachoeira do roncador. Tudo muito bom!.

Link para o comentário
  • 11 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...