Dicas para criar o seu roteiro de Viagem.

Envie seu roteiro de viagem para que outros usuários comentem e opinem sobre ele e deixe suas opiniões e comentários sobre os roteiros de outros viajantes.
Regras do Fórum
O Fórum Roteiros de Viagem foi criado para compartilhar projetos pessoais de roteiros de viagem. O objetivo é fazer com que esse compartilhento e troca de informações entre os membros da comunidade abra novas possibilidades e esclareça as dúvidas dos participantes.

Regra para postar no fórum Roteiros de Viagem

Regra Única - Crie primeiro o seu projeto de roteiro e só depois abra um tópico neste fórum. Tópicos com pedidos de criação de roteiros ou apenas com perguntas sobre destinos ou atrações específicas poderão ser deletados ou movidos para outros tópicos sem aviso prévio. Perguntas sobre Destinos devem ser postadas no Fórum Destinos

Não tem idéia de como Criar um Roteiro? Leia os Tópicos:
- Manual do Mochileiro de 1ª Viagem
- Manual do Viajante Independente
- Roteiro Perfeito

Dicas para criar o seu roteiro de Viagem.

Mensagempor davlav » 25 Fev 2010, 11:38

Pessoal,

Tenho observado que as vezes são pedidas sugestões sem um roteiro mínimo, muitas vezes indicam apenas uma relação de cidades ou de países, dificultando ou impossibilitando uma sugestão mais adequada por parte da galera, que está sempre procurando dar a melhor dica possível.

Vou colocar neste tópico a forma com monto os meus roteiros. Espero que ajude.

1 – Se eu pretendo viajar, logicamente existe uma reserva financeira. Porém, antes de me preocupar em descobrir quantos dias o dinheiro irá durar, acho muito mais importante definir quanto tempo eu posso dispor para viajar.
Por exemplo, como eu trabalho, tenho 30 dias de férias. Se der, tiro junto com um feriado, etc. No final consigo entre 30 – 33 dias. Aí sim eu me preocupo com o quanto disponho. Exemplificando: digamos que eu tenha R$ 20.000,00 (viajo sempre com minha esposa). Neste caso, maravilha, dormiremos em bons hotéis e comeremos em bons restaurantes. Digamos que eu tenha R$ 15.000,00, Neste caso, ficaremos num hotel mais ou menos e comeremos em restaurantes idem. Suponha que eu tenha R$ 10.000,00, neste caso, cai o nível do hotel e passarei a lanchar na hora do almoço. Mas, com certeza, ficarei o máximo de tempo disponível (afinal a Europa fica longe para ir a cada feriado prolongado – a não ser com muito dinheiro disponível :) ).

Claro que existe um limite, mas cada qual com o seu. Só sei que quando recordo as minhas viagens eu não lembro com clareza em que hotéis fiquei e se eram bons, só lembro dos lugares que conheci.

2 – Bom, neste ponto eu escolho o objetivo (local) mais importante da viagem que eu estou imaginando. Por exemplo, Paris, Alemanha ou Portugal e Espanha. Uma vez feito isto eu, particularmente, compro sempre os guias visuais que a Folha de S. Paulo publica no Brasil e começo também a ler os diversos roteiros de viagem existentes para pegar dicas dos locais escolhidos.

3 – Agora vem um ponto importante: qual é o seu perfil de viajante? Isto é importante para definir quantos dias em cada lugar.
Por exemplo, quero conhecer apenas capitais, cidades maiores. Quero ir a todos os museus (se tiver um sobre bolinhas de gude na idade medieval, estou dentro :lol: ). Vou sair todas as noites, teatros, agitos, vou dormir sempre as 6:00 h e acordar as 14:00. Quero conhecer cada prédio, palácio, entrar em cada um deles.
Exemplificando: Fiquei três noites e dois dias em Berlin – Foi o bastante para ver a cidade. Andando sem pressa, de 9:00 h até as 19 h. Subi na torre de TV, vi e entrei nos principais prédios históricos, tomei cerveja no fim da tarde na beira dos rios pegando sol, andei pelas principais ruas de Berlin, fui no portal, na parte do muro que ainda está de pé, no principal ponto de controle da época, passeei no principal parque da cidade, entrei em um dos museus, fui num dos palácios no subúrbio, num dos bairros característicos de Berlin e mais algumas coisas.
Você não se vê andando tanto em um dia? Então estipule três.
Você quer ir pelo menos em mais dois museus? São 4 dias.
Gosta de ver os shoppings e olhar lojas? São 5 dias.
Quer ir para a farra todos os dias e estar as 7:00 da manhã, cheio de cerveja, discutindo filosofia com um grupo de alemães (isto sem falar alemão)? Serão....sei lá quantos dias :lol: .

Isto tudo lendo os relatos de quem já esteve lá. E se sobrarem dias?

4 – Neste caso você olha para o mapa, imagine qual meio de transporte você prefere, e vá incluindo outras regiões. Lembre-se que lugares próximos são mais baratos e rápidos de se chegar. Claro que se você vai se locomover de avião o raciocínio muda.

Eu particularmente viajo sempre de carro (vou abrir uma exceção nas ilhas gregas) e a inclusão de outros lugares será sempre limitada pelos dias disponíveis. Exemplo: Quando fui para Portugal e Espanha, aluguei o carro em Lisboa e devolvi também em Lisboa. De Madri fui obrigado a escolher entre Sevilha, Córdoba e Granada ou Barcelona. Triste, não?

5 – Neste ponto já dá para apresentar o seu roteiro, pedindo dicas de locomoção, dos lugares para ir, se faltou alguma coisa ou se pode se retirar algo, se existem opções em locais próximos que você não tenha encontrado, se a previsão de dias, acompanhada da descrição do que se pretende fazer, está razoável, como adquirir passes e tickets, dentre outras coisas.

Bom, a viagem para mim começa quando eu defino qual o primeiro lugar que eu quero ir e passo a curtir todo o processo de definição da viagem. Espero que seja assim para vocês também.

Abraços,

David
davlav
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Mai 2008, 22:02
Próximo Destino: Califórnia e Nova York
Reputation point: 1277

Re: Dicas para criar o seu roteiro de Viagem.

Mensagempor davlav » 27 Fev 2010, 15:10

Mais um detalhe, quando estiverem considerando quantos dias em cada lugar lembrem-se de se considerar o tempo de deslocamento entre cidades.

Por exemplo, de Paris para Londres, de aviao, pode parecer rapid,o mas entre arrumar bagagem, ir para o aeroporto, chegar uma hora antes, voar, sair do aeroporto e chegar no proximo hotel voce pode gastar entre 5 ou 6 horas.

Como as passagens mais baratas sao oferecidas em poucos horarios, voce pode perder uma parte do dia nesta brincadeira.

Outro exemplo, paguei 10 euros numa passagem Santorini - Rhodes, ficam proximas, o voo sai as 7 e chega as 13.

Abraços,

David.
davlav
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 22 Mai 2008, 22:02
Próximo Destino: Califórnia e Nova York
Reputation point: 1277

Estou indo para europa em final de julho começo de Agosto,aeroporto de roma

Mensagempor nanda23asia » 13 Mai 2010, 13:59

Bom vou desembarcar em Roma,dai por diante nem sei por onde começar,vou ficar uns 10 a 15 dias,gostaria de sugestões de lugares paises que eu possa estar indo sem gastar muito tempo e estar aproveitando bem esses dias,todas as dicas são bem vindas,como hotel ,se vou de bus ou trem etc se alguem me ajudar please estou desesperada,agradecida ,meu e-mail éh yakushijin_nanda23@hotmail.com ,companhia p viajar tbm ,vou sozinha ,não queria ir sozinha ,bjos a todos [picturethis=] ::sos:: ::otemo:: [/picturethis]
nanda23asia

Data de registro: 01 Ago 2008, 01:42
Reputation point: 0

Mensagempor lugodri » 28 Mai 2010, 22:17

Uma dica que acho bem interessante, é planilhar sua viagem. Porque você sabe: um estouro no orçamento nunca é bem-vindo.
Eu uso sempre o excel pra isso, e já vi vários modelos de planilha aqui nos fóruns. Mas, para facilitar, segue umas das minhas para quem quiser ter uma ideia do que considero importante! (ela tá meio bagunçada e não está completinha. Eu acabei usando outra máquina pra terminar... mas aí vocês arrumam conforme a necessidade).

Clique aqui para baixar a planilha
lugodri
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 24 Fev 2005, 16:03
Próximo Destino: Costa Oeste Americana (e um plus em Miami. Eeeee! Compras rs)
Reputation point: 388

Mensagempor lugodri » 28 Mai 2010, 22:23

Ah, tem mais uma coisa que acho importante quando se está criando o Roteiro de Viagem: pesquisar sobre a cidade que você vai estar. É bom fazer isso na fase de planejamento porque assim você sabe com mais precisão a quantidade de dias que serão necessários na cidade, bem como se vai ter algum gasto no dia com entradas e etc! (isso para a galera que gosta do planejamento. Quem vai a favor do vento, pode pular essa etapa :P)

Eu sempre uso as dicas daqui, o queridíssimo google e no caso da Europa tenho um guia (o meu é o Guia do Viajante Independente na Europa).

Na viagem do ano passado eu fiz um livrinho para os companheiros de viagem saberem um pouco mais do que íamos visitar. Vou colocar ele aqui para quem ficar curioso pra ver (não se surpreendam com os errinhos de português. Ainda não passou por revisão :P) Clique aqui para acessar
lugodri
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 24 Fev 2005, 16:03
Próximo Destino: Costa Oeste Americana (e um plus em Miami. Eeeee! Compras rs)
Reputation point: 388

Mensagempor kcml » 28 Out 2010, 13:06

Olá, estou precisando muito de uma dica no nosso roteiro. Vamos para Europa em lua-de-mel saída dia 08/11/10 e retorno 26/11. Minha maior dúvida está no meio de transporte de um lugar para outro, se compramos o Global Pass ou então passagens ponto-a-ponto (alternando Trem e avião). E também, no número de dias em cada lugar. Por favor me ajudem!!! A viagem já é daqui a 2 semanas!! rsss.

Novembro:
9 a 13 Paris (Easy Jet para Londres 13 a tarde)
13 a 15 Londres (Eurostar para Bruxelas as 19:30)
15 a 16 Bruxelas (Thalys para Amsterdã a tarde)
16 a 17 Amsterdã (Trem noturno para Praga)
18 a 19 Praga (Trem noturno para Budapeste)
20 e 21 Budapeste (Trem noturno para Veneza)
22 a 24 Veneza (Trem para Florença)
24 a 25 FLorença (Trem para Milão)
25 e 26 Milão (Retorno par BR a noite)

Abraços e obrigada para quem puder ajudar!
Keli
kcml

Data de registro: 28 Out 2010, 13:02

Mensagempor MarioNeto » 28 Out 2010, 13:42

Não seria o caso de diminuir o número de lugares e curtir mais cada um? Acho que assim ficaria uma viagem bastante cansativa...

Abraços,
Mário
MarioNeto

Data de registro: 02 Set 2010, 00:29

Mensagempor leooluz » 25 Nov 2010, 15:22

Concordo que planilhar seus roteiro ajuda bastante, na verdade, eu ainda não fiz nenhum mochilão desses tipo que vemos por aqui, mas estou em um estágio avançado de dois mochilõesum de 3 semana e um de 5, aqui pela Europa.

Bom, não sei como funcionava no tempos dos nossos pais, ou mesmo dos nossos primos mais velhos, pra organizar viagens desse tipo. Época em que o acesso a informação, infelizmente não era assim acessível. Há 10 anos que não é muito já eram muitos mais complicadas. Então, pesquisar os lugares que se vai acho a primeira coisa, ao começar a programa as viagens.

Primeiro, vendo que cidades/países te chamam mais atenção, vendo o que se tem pra fazer por lá, seja com relatos, fotos, etc. Então google e google.maps, mochileiros, couchsuring, até wikipedia e por ai vai são ótimas ferramentas que te fazer conhecer um pouco do lugar que se pretende visitar.

A partir daí mais ou menos com cidades e datas meio que definidas. Comece a ver como se locomover entre elas, dependendo do seu interesse disponibilidade financeira. Na europa por exemplo, onde achei o trem mais caro que do que imaginava, faça simulações se um europass vale a pena pro está pretendo fazer, se não, veja por onde é possível se locomover entre easy-jet e ryan-air, sabendo que apesar de baratas tem seus porens, mas que mesmo assim vale a pena financeiramente e tal. A partir daí ja dá pra fazer uma planilha pré-definida, passe pra seus companheiros de viagem pegue conselhos, e uma vez que está lá mesmo que não faça o que se programou, pode-se dizer que já conhece mais ou menos aquela cidade, mesmo sendo sua primeira vez. Sabendo usar os transportes públicos e tudo o mais

Abaixo está o links das planilhas que fiz pras minhas viagens, tem umas coisas meio bagunçadas mas acho que dá pra entender:

https://docs.google.com/leaf?id=0BwMVZyLUWOyWZTM3MTIzNmEtODdkNC00NjA4LThjNzctNjJiYzhmN2NhODI2&hl=en

https://docs.google.com/leaf?id=0BwMVZyLUWOyWZWUxNTg2NzEtMTgyMC00ODRjLWJjNjQtY2E0MWU4MmYyNmE2&hl=en

Abraços,
Leo
leooluz

Data de registro: 02 Ago 2010, 16:31
Próximo Destino: Portugal, Espanha, Holanda e Londres

Mensagempor brunoosgyn » 29 Nov 2010, 08:27

Oi Leo,

Nao consegui acessar suas planilhas, se puder me envia-las ficarei grato.

um abraço

Bruno

brunoos@live.com
brunoosgyn

Data de registro: 03 Nov 2010, 07:27
Próximo Destino: Nov/Dez 2011 - Portugal/França/Áustria/Rep. Tcheca/Hungria/Itália

Mensagempor ligialucchesi » 04 Jan 2011, 13:44

Esse ano espero fazer meu primeiro mochilão para a Europa . Tenho uma amiga que mora em Amsterdan e me disse que posso me hospedar lá e outra que mora na Austria que tb me ofereceu lugar . Eu queria visitar Amsterdan, Berlin, Praga e Budapeste como vocês me idicam que eu faça esse roteiro? Meu voo chega em Amsterdan e na volta sai de lá também então qual seria o melhor itinérario? Dá pra fazer tudo de trem, vale a pena? Quanto eu devo gastar por dia já que tenho esses dois lugares para me hospedar e o resto por mim pode ser albergue mesmo?
Desculpa o monte de pergunta mas eu nunca viajei para o exterior , é a primeira vez e sozinha então tó meio perdida.
ligialucchesi

Data de registro: 04 Jan 2011, 13:22

Mensagempor Suelem Monteiro » 06 Jan 2011, 10:46

Ola

É a primeira vez que pretendo viajar pela Europa, então estou mais perdida do que qualquer outra coisa. Procurei nos relatos do site como melhor me organizar, mas acabei preferindo enviar o post com todas as minhas duvidas então, segue:
- Pretendo ficar 25 dias viajando e passar por Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Holanda e Inglaterra, não sei se pelo tempo que tenho dará para passar por todos esses lugares.
- Gostaria de saber quais as melhores cidades que posso visitar e quantos dias reservo para cada cidade
- Quanto devo reservar por dia para gastar, considerando comidas, passeios
- Quais os albergues que não sejam muito fuleiros, não penso em ficar em grandes hoteis até porque é muito caro, quero mesmo é colocar a mochila nas costas e sair andando.
- Como faço para adquirir os passes e tickets de viagem
- Quais lugares é legal viajar de carro
Acredito que seja isto, mas se tiverem outras sugestões por favor me enviem
Suelem Monteiro

Data de registro: 06 Jan 2011, 09:49

Mensagempor ligialucchesi » 08 Jan 2011, 13:48

Vou postar aqui o meu roteiro de viagem e gostaria de opinião para saber se está bacana ou devo mudar algo e também os melhores meios de transporte para esse roteiro.

Amsterdan
Berlim
Cracrovia
Varsóvia
São Petesburgo
Moscou
Kiev
Budapeste
Bratslava
Praga
Amsterdam

Tenho que voltar para onde eu comecei pq ganhei as passagens e ida e volta de amsterdam

beijos
ligialucchesi

Data de registro: 04 Jan 2011, 13:22

Mensagempor ajanelalaranja » 10 Jan 2011, 15:00

Oi Ligia,

Quantos dias em cada lugar?

Primeiro trecho Amsterdã - Berlim vai achar avião barato. Veja pela Transavia e AirBerlim

Abs!
Marcio
ajanelalaranja

Data de registro: 08 Dez 2010, 14:58
Próximo Destino: Portugal e Bonito

Mensagempor gustavofrança03 » 21 Jan 2011, 00:36

Estou indo pra Roma e vou chegar la de Zurique, preciso de um hotel-albergue q eu possa deixar as coisas, mas tem que ser algo com o preço baixo, pois a grana tah curta, e peço pras pessoas que conhecem madrid, paris, zurique roma e toledo para me add no msn, pois assim posso estar tirando as dicas e trocando experiencias, me add. gustavofr03@hotmail.com
obrigado a todos
gustavofrança03

Data de registro: 13 Nov 2010, 23:57

Mensagempor gui.philippi » 21 Jan 2011, 20:59

Olá pessoal, eu e mais três amigos estamos embarcando domingo (23/01) para nossa Eurotrip!!!
Fizemos um site com dicas, roteiro de nossa viagem, transporte e hostels onde ficaremos:

www.europademochila.com.br

Gustavo, vamos passar por Roma e encontramos um Hostel bem barato e localizado. Daqui uns dias poderei te dizer se é bom mesmo, hehe, mas foi nossa escolha. Vamos procurar atualizar nosso site todo dia durante a viagem.
gui.philippi

Data de registro: 21 Jan 2011, 20:53

Próximo

Retornar para Europa - Roteiros de Viagem