Olá!
Mochilar em grupo é algo muito complicado e pode se tornar a maior dor de cabeça se vc não estabelecer regras claras (horários, alimentação, transporte, etc.)
Eu sempre mochilei em grupo e hoje em dia não quero mais! Não tenho mais paciencia !! Tudo isso pq não obedecia às tais regras. Pessoas maduras e equilibradas são a coisa mais importante numa mochilada em grupo, pq na hora do perrengue, esses qualidades serão de grande valia. O mais importante de fazer a trilha ou viajar em grupo é conversar tudo antes, acertar roteiros, estabelecer horários e estes serem cumpridos, acertar hospedagens, ser flexível no momento certo etc. As viagens em grupo facilitam na hora de rachar um passeio de barco, um frete de carro, diárias de guia etc.
Mas, se vc quiser mudar o roteiro no meio da viagem? se quiser dormir em um Hotel confortável ao invés de um quarto coletivo? Enfim, em grupo algumas coisas ficam engessadas!!! e tb tem as desavenças..Ah! as desavenças!!!
Se ficarem claras todas as informações da trip em grupo e todos concordarem, a viagem tem grande chance de ser um sucesso!
Os pontos positivos de viajar em grupo é poder conhecer melhor as pessoas, lidar com situações adversas, respeitar as limitações do outro, compartilhar experiências, trocar informações etc.
Os pontos negativos eu deixo para outro tópico, afinal, as pessoas querem dicas (boas e ruins) pra viajar em grupo e não as maravilhas de viajar sozinho!
Breve relato:
1- Tudo certo para o grupo de 7 pessoas fazer a trilha até o Morrão e Águas Claras, no Vale do Capão, Chapada Diamantina. Conversamos os 7 na noite anterior e decidimos e acertamos tudo!! estaríamos rigorosamente, às 07:00h na Vila pra fazer o trekking de 3 horas de caminhada. Ocorre que ao invés de dormirem, os incautos foram dançar forró e encher a cara e chegaram ás 5 da manhã bêbados e cansados. Eu fingi que não vi e no horário combinado estava lá. Havia apenas 3 pessoas no horário marcado, e assim com apenas 3 componentes seguimos para a trilha maravilhosa!!! foi perfeito!!! Isso foi em 2008, desde então não sei mais viajar em grupo, acho chatíssimo!!!!
Esse pequenino relato é só um (escolhi este pq foi o meu último), no meio de tantas, tantas e tantas viagens em grupo. Qualquer dúvida estou á disposição! Um abraço e ótima viagem!