por vivian.alt » 24 Set 2009, 12:33
7) Como conduzir uma negociação - Vc chega, olha e se gostou não faz cara de muito entusiasmado pro cara não perceber que vc quer muito aquilo. Pergunta quanto custa. Se for no Silk Market a negociação vai ser mais ou menos assim:
vc: quanto custa? (de preferência em chinês, decora do livrinho)
vendedor: 900
vc: ri, faz caretas e exclama: que absurdo, de jeito nenhum.
vendedor: qual seu preço?
vc: 30
vendedor: vai ter a mesma reação q vc e vai ficar mandando vc aumentar o preço.
vc: não aumenta.
vendedor: vai continuar reclamando e vai abaixar um pouco. Vai falar assim: “Ok, ok, only because you beautifull” hahahahaha, eles são ótimos.
vc: continua rindo e fazendo caretas. Ai aumenta só 5 rmb. Não fica com pena, eles são safados.
vendedor: vai ficar puto e reclamando (mas rindo). Isso vai continuar por um tempo. Seja firme, não aumente o preço.
vc: fala que não é turista, que mora na China como estudante e sabe o preço das coisas.
vendedor: vai abaixar consideravelmente, mas ainda não vai ser o ideal. É ai que vc começa a perceber q o produto vale muito pouco e ele ta te enrolando legal.
vc: aumenta 10 Rmb. Diz que é brasileiro, que não ganha em dólar ou euro.
vendedor: vai ficar todo feliz, dizer que adora o Brasil, começar a falar Ronaldinho. É muito engraçado, eles adoram brasileiro. Uns me pediam uma moeda brasileira. Ai ele vai abaixar o preço, mas nada demais, muito pouco.
Vc: Aumenta um pouco mais (uns 20, 30 Rmb) e diz que não paga mais que isso. Diz que sabe que ele vai diminuir porque o seu preço é justo e que os chineses são legais, que vc adora a China. Bla bla bla...
vendedor: Vai amar o elogio, mas vai dizer que é impossível (ou vai baixar pouquíssimo).
vc: sai andando. Se for no Silk ele vai te segurar e falar "ok, last price" e vai te dar um preço bem mais baixo (não se engane, o valor ainda será alto).
vc: não arreda o pé e mantém seu preço. Não pára de falar q vc vai sempre ali e que sabe quanto aquilo custa.
vendedor: vai se recusar a vender pelo preço que vc quer.
vc: vai embora de novo.
Ai ele vai te fazer voltar e mandar vc dar seu preço.
vc: avisa "last price and no more" ai nesse momento vc dá o valor que realmente quer pagar naquilo e não arreda o pé. NÃO ARREDA MESMO.
vendedor: se o seu preço for justo ele vai te vender. Se não valer a pena pra ele, ele vai te deixar ir embora. Se isso acontecer, o que é bem difícil, vc volta, aumenta um pouco seu preço, chega a um acordo com ele e compra.
Por isso que é bom ir quando está vazio. Se tiver cheio não tem essa negociação porque tem quem pague o que ele quer. Todos os estandes tem coisas iguais, então qualquer coisa vc sai e vai negociar com outro.
Entenda: o objetivo não é sacanear o vendedor, é só vc não ser sacaneada e pagar um preço absurdo. Não seja grosso, nem fique de cara amarrada. Eles só precisam saber que vc não é o turistão comum.
Não se assuste, comprar coisas nesses lugares na China requere tempo, paciência e bom humor. Essa negociação não é irritante. Pelo contrario, é engraçada, eles ficam falando: you kill me, you kill me. Se divertem horrores quando vc fala que é brasileiro. A maioria é mulher e todas me diziam que eu era linda porque meus olhos eram grandes e meu nariz também. É super divertido. Mas tem que ficar relax.
Nas lojas oficiais, tipo Nike, Apple, Gome não rola negociação. O preço é aquele e ponto final. Nem tenta porque eles se ofendem. Mas nesses mercadões é lei. Quem não pechincha se estrepa.
Vivian
RELATOS DE VIAGEM:
Mochilão Sul da China e Tailândia ,
Dicas para Pequim e
http://www.vivianalt.com/"Travel is fatal to prejudice, bigotry and narrow-mindedness and many of our people need it sorely on those accounts. Broad, wholesome, charitable views of men and things cannot be acquired by vegetating in one little corner of the earth all one's lifetime." (Mark Twain)