Ir para conteúdo

Dicas: Praias de Aquiraz


Posts Recomendados

  • Membros

Nem só das badaladas e caras Jericoacoara e Canoa Quebrada (em Aracati) vive o Ceará. Ali pertinho de Fortaleza fica situada Aquiraz, apenas 27km da capital, na costa leste do litoral cearense. O nome tupi significa “Água logo adiante”. O município foi a primeira capital do Ceará.

 

aquiraz-1.jpg

 

Além de seu valor histórico-arquitetônico, Aquiraz tem como principais atrativos naturais 36km de belíssimas praias. As principais são: Porto das Dunas (onde encontra-se o Beach Park), Praínha, Praia do Iguape, Presídio, Barro Preto e Batoque. Todas as praias de Aquiraz têm características semelhantes, como clima tropical e brisa constante, desenvolvimento no setor turístico de alto padrão, mantém a fauna e flora dos locais e oferecem aos turistas serviços com qualidade nos restaurantes, pousadas e nas barracas.

 

Há várias opções de passeios em Aquiraz. No Centro Histórico e Cultural pode-se conhecer a Igreja da Matriz, as Ruinas dos Jesuítas, o Museu Sacro, Praça da Matriz, o Mercado Velho, a Vila do Capitão Mor, o Centro das Rendeiras, o Porto das Jangadas e o Centro de Artesanato, onde é possível encontrar rendas de bilro, peças de labirinto e bordado, além de réplicas perfeitas de jangadas, em miniaturas que variam de 30 centimetros até quase dois metros.

 

aquiraz-church-3.jpg

 

aquiraz-2.jpg

 

Há também outras boas opções de lazer, como os passeios em jangadas ou balsas pelos rios do Iguape e dos Manguezais, ou nas lagoas, além de passeios mais longos, na vizinha Beberibe, para conhecer as falésias da Praia do Morro Branco e as dunas da Praia das Fontes.

 

aquiraz-4.jpg

 

Sobre as praias de Aquiraz

 

Seis são as praias que fazem parte de Aquiraz. São elas:

 

- Porto das Dunas

Área completamente loteada, com ocupação disciplinada e presença de grandes equipamentos voltados para o lazer e o turismo, enriquecida por belas mansões, pousadas e hotéis. Área onde se localiza o complexo turístico Beach Park, uma das principais atrações do Ceará. Trata-se do maior parque aquático da América Latina, contando, entre outros, com serviços de bar, restaurante, equipamentos para práticas de esportes náuticos, buggys e ultra-leves.

 

BXK20205_imagem-020800.jpg

 

- Prainha

Situada na Barra do Rio Catu, com águas claras, recortada por coqueirais, possui lagoa temporária de expressiva beleza. Famosa pelas suas rendeiras e pelo aspecto campestre e repousante da localidade. Possui hotéis, casas de veraneio e barracas ao longo da orla marítima.

 

561168.jpg

 

- Presídio

Destaca-se por seu passado histórico onde serviu de prisão para os holandeses e por suas construções modernas. Possui hotéis, pousadas e restaurantes, oferecendo ao visitando uma boa infra-estrutura. Tem fonte de água natural e ambiente predominado pela natureza.

 

516945418_6a1ce3d7f9.jpg

 

- Iguape

Histórica e famosa por sua beleza natural, tem freqüência bastante acentuada, principalmente em épocas de férias, carnavais e finais de semana. Possui dunas fixas com densa vegetação, tímido manguezal, dunas móveis próximas à praia de onde se descortina todo o distrito. Situada na enseada formada pelas dunas da ponta do Iguape, cobertas por densa vegetação em cuja base existem bicas de água doce, contornando um grande lagamar. Abriga núcleo de pescadores e ancoradouro.

 

- Barro Preto

Bela pela natureza, completa-se com excelentes posadas, área para camping, além de várias barracas localizadas à beira-mar. Destaca-se a Barraca Energia Erótica de Dom Geovani, o "Xerife da Praia", sendo ponto de atração pela receptividade e criatividade do proprietário, onde são servidas bebidas e comidas exóticas. O nome Barro Preto vem da areia cheia de cristais pretos, tornando-se brilhante, cor de prata.

 

- Batoque

Destaca-se por sua beleza natural com uma extensa faixa litorânea ainda não muito explorada. Possui diversas barracas onde pode-se apreciar a culinária local. Mesmo sem estrutura hoteleira, a bela praia atrai visitantes de todas regiões onde a receptividade de seus habitantes os cativa. A pesca é principal atividade, onde bravos homens em jangadas buscam o pescado que se destina ao consumo e à comercialização.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Importante conhecer ainda o roteiro cultural de Aquiraz. Conhecida como a primeira capital do Ceará, é uma das cidades históricas mais belas do Brasil. Em seu perímetro central, situado em torno da bucólica Praça "Cônego Araripe", a qual tem traçado de missão jesuítica, encontram-se as principais edificações de interesse histórico-arquitetônico do local:

 

Igreja Matriz de São José de Ribamar - Construída no século XVIII, o templo apresenta ecletismo no estilo, predominando os traços barrocos e neoclássicos, frutos das várias modificações que passou ao longo dos anos. Alguns detalhes, ainda originais, impressionam por sua beleza e requinte. São eles, dentre outros; As três grandes portas almofadadas da entrada principal, o púlpito de madeira lavrada e os painéis pintados no forro da capela-mor, os quais provavelmente foram obras de índios catequizados. Destaca-se no nicho central do altar-mor a imagem do padroeiro São José de Ribamar, calçado de botas, relembrando o bandeirante audaz. Segundo a lenda, ela foi encontrada por pescadores em uma das praias do lugar. A princípio quiseram levá-la para um outro povoado, entretanto nem mesmo um carro de boi conseguiu removê-la. Porém, quando surgiu a idéia de que a Igreja de Aquiraz seria o melhor local para o santo, este ficou leve e uma só pessoa conseguiu transportá-lo.O "São José de Botas" continua sendo alvo de grande devoção popular.

 

Museu Sacro São José de Ribamar - Outro momento importante é a antiga casa de Câmara e Cadeia iniciada no século XVIII e concluída no ano de 1877. Atualmente o prédio sedia o Museu Sacro São José de Ribamar , fundado em 1967 sendo considerado o primeiro Museu Sacro do Ceará e o segundo do Norte-Nordeste. Seu acervo compõe-se de mais de 600 peças de caráter religioso datadas dos séculos XVII , XVIII e XIX, alusivas à fé do povo cearense. O antigo sobradão tem sua arquitetura original bastante conservada, pode-se observar as grades das antigas selas no pavimento inferior, e o assoalho reforçado com vigas de carnaúba na parte superior onde antes funcionava a câmara, o fórum e a prefeitura municipal. A peça mais importante do acervo é uma cruz processional de prata cinzelada datada do século XVIII, herança dos jesuítas que estiveram em Aquiraz.

 

Mercado da Carne - Construído no século XIX, outrora centro comercial da cidade, impressiona o visitante pela particular técnica de construção, a qual prima pelo o uso da carnaúba e do tijolo adobe. Sua parte central, conhecida como epicentro era o local de comercialização da carne, a harmonia geométrica da armação do telhado deixa transparecer o caráter arrojado do estilo, suscitando o interesse dos mais conceituados arquitetos e engenheiros. Os antigos pontos comerciais, situados na parte externa, foram durante décadas, o coração do comércio da cidade, fato que perdurou até o tombamento do prédio em 1988. Atualmente encontra-se ali instalado uma espécie de "centro cultural", onde funcionam várias oficinas de artes e ofícios, além da biblioteca pública do município.

 

Casa do Capitão-Mor - A Casa do Capitão-Mor é um raro exemplar do casario setecentista do estado. Conhecida também como casa da Ouvidoria, nome do primeiro núcleo judiciário do Ceará, o singelo edifício é feito com paredes de pau-a-pique, reforçada com amarras de couro de boi, uma referência material ao ciclo econômico das charqueadas, o qual predominou na região durante o século XVIII. A riqueza de detalhes confere ao "antigo palácio" uma atmosfera nostálgica; relembrando um passado distante, marcado por estórias de botijas, fugas de escravos e pela bravura e sagacidade do respeitado e temido "Capitão-Mor".

 

Hospício do Jesuítas (Sítio Colégio) - Os jesuítas que permaneceram aqui 32 anos (1727-1759), fundaram no local hoje chamado "sitio colégio" o famoso "Hospício dos Jesuítas". Hospício no linguajar da época significava "posto de hospedagem", era lá aonde os padres missionários vinham recuperar suas forças para depois prosseguirem com sua missão de catequizar os aborígines nos mais longínquos confins da capitania.

A residência apostólica também abrigou o primeiro centro de ensino do estado e seu primeiro seminário, constituindo-se num dos únicos pólos difusores da cultura daquele tempo. O que restou do extinto estabelecimento são apenas as ruínas da antiga capela de nossa Senhora do Bom sucesso, construída em 1753. Há ainda quem acredite numa famosa "maldição". Segundo a lenda, quando os jesuítas foram expulsos, eles profetizaram que um dia o mar haveria de passar sete metros acima das torres da igreja matriz, espalhando o caos por toda a vila. Todos os bens da ordem foram confiscados, porém reza a tradição que parte dessas riquezas permanece escondida em algum recanto daquela velha habitação.

 

Casas de Engenho - Uma das característica marcantes do período colonial eram as Casas de Engenho. É comum encontrá-las ainda em Aquiraz. A do aposentado Sinval Freitas, 74 anos, é uma dessas que resistem ao tempo. Embora tenha trocado o carro de boi pela moagem automática, com a chegada da energia, o engenho ainda preserva a forma artesanal de fazer rapadura e outros derivados da cana. Num forno aquecido à base da queima do bagaço da cana, estão três caldeirões, onde é processado o calor que chega a 100°C. Dali ainda passa por uma panela grande até ganhar a forma de rapadura numa forma de madeira.

 

Pontes Imperiais - Os escombros das antigas Pontes Imperiais ainda podem ser contemplados nas margens do rio Pacoti. Conta-se que elas foram erguidas com material retirado das fundações do antigo "hospício", quando este foi demolido em 1854.

 

Casas do Centro Histórico - A riqueza da aristocracia Portuguesa de outrora ainda permanece a vista nas ruas do centro de Aquiraz, onde suntuosos casarões remetem aos modelos arquitetônicos de Portugal e do sertão. Algumas influências Mouras prevalecem intactas nas fachadas dos prédios, refletindo assim a opulência daqueles idos, conferindo um estilo "sui generis" ao casario de nossa cidade.

 

Enfim, o local é completo: estimula a sua curiosidade pela sua história, tem vários atratativos nas praias e ainda, se desejar, você pode encontrar locais onde é só tranqüilidade. Não percam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...