Lá no japão eu morei numa cidade chamada Handa-shi que fica 2horas de trem do centro de Nagoya... por isso vou começar falando dessa cidade.
Não só em Nagoya, quanto em todas as cidades japonesas.. USE e abuse do metro... pois é rápido, barato e bem organizado... voce consegue ir em qualquer lugar e tem muitos mapas e sinalizaçoes em ingles.
Em nagoya, eu me lembro que a estaçao já é maravilhosa, duas torres enormes.
O complicado talvez seja ter que sempre estar trocando das linhas do trem para os do metro... pelo que me lembro tinha que praticamente sair da estaçao para pegar as linhas do metro.aqui esta um link com o mapa das linhas em nagoya:
http://www.nic-nagoya.or.jp/en/aboutus/ ... %20Map.pdf
se vai fazer compras e curtir os games... vá ao enooorme calçadão em Osu Kannon...tem até loja brasileira por lá. muito agitado, tem de tudo, lojas enormes com aparelhos eletrônicos que voce nunca sonhou.
se quer ver o centro... vá visitar o central park em Sakae... lindo o lugar, tem até um prédio com uma roda gigante na lateral... show! tem vários showzinhos ao vivo, no central park tem a torre de nagoya, se for passar lá...deixe para passar do entardecer para a noite... é perfeito para um programa a dois.(leve dinheiro)
Se quer ver algo mais cultural... vá visitar o castelo de nagoya em Marunouchi.. na estaçao mesmo ja vai ter muitas indicações para chegar lá... é um castelo lindo... o jardim entao nem se fala. aqui sim vale a pena tirar muuitas fotos.
Tem um parque temático italiano e um aquário no porto de nagoya... Nagoya's Port... aqui voce pode urtir o lado italiano... andar de gondola(que alias nao tinha italianos e sim brasileiros remando as gondolas...dei muita risada)... e o aquario de nagoya, nao é o maior do japao... mas é muito bom... coisa de primeiro mundo mesmo... tem um show com golfinhos e a baleia que mew.... é muito bom.
diria que com uns três dias bem planejados voce ve tudo em nagoya... mas se estiver de passagem... vá só a Osu Kannon... castelos voce pode ver outros em osaka, kyoto, hiroshima, etc... e o central park é maravilhoso, mas vá por mim... tem um lugar melhor em YOKOHAMA...
fica a dica... vou passando mais informaçoes quando puder..rs e acrescentando quando lembrar... valeu.
Vale outra dica de pousar nos Albergues da Juventude... lá tem varios panfletos, mapas e orientaçoes boas para viagens em todo o japao...