Roteiros de Viagem no Brasil
#1153837 por Sandra Maria Silva Moraes
14 Jan 2016, 07:00
Minha próxima viagem está sendo preparada p/ Junho 2016. Vou conhecer quero fazer um roteiro bem justinho p/ em 30 dias conhecer São Luiz/Alcântara e Lenções Maranhenses (maranhão) - Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades e Delta do Parnaíba ( Piauí) e por fim Jericoacoara p/descansar um pouco da extenuante aventura. Sou mochileira, 1/2 mão de vaca, não usa agencias quando é possível, moro no Rio de Janeiro e estou num grande dilema, como fazer esse roteiro de forma mais econômica e sem ficar no" vai e volta" perdendo tempo. Estou buscando ajuda para montar esse caminho ideal. :?:

#1153948 por Ronaldo Barbosa
14 Jan 2016, 14:10
Sandra Maria Silva Moraes escreveu:Minha próxima viagem está sendo preparada p/ Junho 2016. Vou conhecer quero fazer um roteiro bem justinho p/ em 30 dias conhecer São Luiz/Alcântara e Lenções Maranhenses (maranhão) - Serra da Capivara, Serra das Confusões e Sete Cidades e Delta do Parnaíba ( Piauí) e por fim Jericoacoara p/descansar um pouco da extenuante aventura. Sou mochileira, 1/2 mão de vaca, não usa agencias quando é possível, moro no Rio de Janeiro e estou num grande dilema, como fazer esse roteiro de forma mais econômica e sem ficar no" vai e volta" perdendo tempo. Estou buscando ajuda para montar esse caminho ideal. :?:


Oi Sandra, tudo bem?

Olha, sou de Recife, formado em Geografia, e já cheguei a conhecer alguns dos pontos que você citou. Há dois anos venho fazendo roteiros nas férias, mochilando durante cerca de duas semanas, utilizando hostel e camping sempre que possível. Vamos lá:
São Luiz/Alcântara é bem legal. A noite de São Luiz reserva muita coisa boa, mas é preciso ter sorte de estar por lá nos finais de semana. Se possível, programar de chegar por lá em finais de semana, acredito que vai ter boas surpresas.
Sair de São Luiz para os Lençóis eu nunca fiz "sozinho". Quando fiz foi através do transporte (ônibus) da Universidade. Mas não deve ser difícil chegar em Barreirinhas, que é a "cidade porta" dos Lençóis Maranhenses. Nesse momento você vai poder curtir muitos passeios. Pesquise bastante. Nem sempre vale a pena você sair do RJ com a agenda fechadinha. Vai surgir coisas para você visitar ou mudar o roteiro. Procure informações sobre tudo que pode visitar em Lençóis, vale muito a pena.
Como disse, nunca fiz um roteiro desse tipo rodando em ônibus comuns. O que posso dizer é sobre as experiências que tive em viagens pela região. Em resumo, o que posso adiantar é que vai sair meio caro e demorado você descer de Barreirinhas até Teresina e de lá até a região dos parques (São Raimundo Nonato). O transporte é meio escasso e a pessoa tem alguma dificuldade para "linkar" os horários. Não sei se está melhor agora.
Os parques são lindos. Vale muito a pena visitar.
Voltando para "o roteiro", podes visitar, além de Sete Cidades, o Parque Nacional de Ubajara. Fica bem perto da tua rota e vale a pena passar por lá.
Subindo até o litoral, ir para Parnaíba é imperdível. Vale muito a pena a visita para conhecer, mas a cidade não dá muito o que fazer durante os dias da semana. Após as visitas, que pode ser feita em dois ou três dias, você já pode seguir para Jericoacoara.
Em Jeri, ai sim, tem passeios mil para você fazer. No último mês de outubro passei 8 dias lá. Lugar realmente é de encher os olhos e descansar.
Tente passar pelo menos um final de semana por lá. A vila enche de gente e tem muita coisa pra fazer e muita capirinha para tomar. Dentre as visitas, podes simplesmente pegar um carro 4x4 até a Lagoa do Paraíso (onde tem as famosas fotos de redes na água) e curtir o dia por lá. É muito relaxante. A água transparente e praticamente mineral (nem doce nem salgada). Lugar é muito lindo. O transporte ida e volta com esses carros, saindo da Vila, em Outubro estava custando 25 reais. Na Vila tem diversos lugares para ficar. Entre eles, o que fiquei e recomendo bastante é o Jeri Central Hostel & Camping. Ele tem opções de quarto, camping e redes. Muito legal e barato. E final do ano passado ele instalou uma piscina que é um convite depois das longas visitas aos pontos turísticos.
Como talvez você volte saindo de Fortaleza, adianto também que vale muito a pena separar uns dias para conhecer a capital do estado do Ceará. Muito legal e tem muitas opções de passeios, visitando praias próximas, como Canoa Quebrada, em "bate e volta".

Boa viagem e boa sorte.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes