Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Quanto vai custar e como planejar sua viagem. Espaço para troca de informações sobre Orçamentos x Destinos.

Re: Dinheiro, cartão de crédito, VTM... - Perguntas e Respostas

Nova mensagempor vmesquita » 11 Mai 2011, 11:01

@luizniquet
Só mais uma dica importante: verifique (preferencialmente através de relatos) a disponibilidade de saques do seu banco no país de destino. Por exemplo, no caso do Peru, o Banco do Brasil impõe um limite por saque de 40 dólares e ainda existem relatos de pessoas que sequer conseguiram sacar. Acredito que esse tipo de problema seja mais comum em países em desenvolvimento, mas enfim, é sempre pesquisar e ficar atento.
vmesquita

Data de registro: 08 Out 2010, 00:59
Próximo Destino: ????
Reputation point: 468

Nova mensagempor luizniquet » 11 Mai 2011, 11:12

vmesquita escreveu:@luizniquet
Só mais uma dica importante: verifique (preferencialmente através de relatos) a disponibilidade de saques do seu banco no país de destino. Por exemplo, no caso do Peru, o Banco do Brasil impõe um limite por saque de 40 dólares e ainda existem relatos de pessoas que sequer conseguiram sacar. Acredito que esse tipo de problema seja mais comum em países em desenvolvimento, mas enfim, é sempre pesquisar e ficar atento.

É verdade, isso é importante mesmo para se evitar surpresas! Mas comigo nunca aconteceu nada desse tipo. Utilizei esse método na Colômbia, Venezuela, África do Sul, Marrocos e Portugal. Normalmente, o limite para cada saque gira em torno do equivalente a US$ 250 ou 300... o suficiente para reduzir um pouco o peso das taxas.. Ah, mas eu só tenho experiências com o Itaú e Bradesco.
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Abr 2011, 18:40
Próximo Destino: Turquia e China! Nov/2012!
Reputation point: 1322

Nova mensagempor vmesquita » 11 Mai 2011, 14:40

Outra dica legal como plano B é fazer um VTM com o mínimo (acho que é 50 dólares), porque se der algum problema na hora de sacar, você transfere pelo Internet ou Phone Banking o dinheiro para a Casa de Cambio onde comprou o VTM e no dia seguinte o dinheiro estará disponível para sacar.
vmesquita

Data de registro: 08 Out 2010, 00:59
Próximo Destino: ????
Reputation point: 468

VTM em Euro ou Libra?

Nova mensagempor pbarbi » 31 Mai 2011, 17:51

Gente!
Estou indo para Brighton na Inglaterra em Setembro para estudar por 2 meses.
Como faltam 4 meses pra minha viajem tava pensando se já deveria começar a comprar a grana pra levar... Já me decidi por levar 80% em VTM e 20% em cash.
Vale mais a pena comprar o VTM em libra ou em euro?
Vocês acham que é melhor começar a comprar agora, ou juntar o dinheiro e comprar tudo de uma vez perto da época de viajar?
e quanto mais ou menos de dinheiro é bom levar?
Espero que possam me ajudar!!!
pbarbi

Data de registro: 31 Mai 2011, 17:42
Reputation point: 0

Re: VTM em Euro ou Libra?

Nova mensagempor Danilo_ » 01 Jun 2011, 13:24

Compre o VTM em libras, sem dúvida, senão vão te cobrar taxa de conversão a cada compra, e vc ainda pode ser prejudicado no câmbio. 80/20 é uma boa proporção, pense em 70/30 tb. Va comprando conforme vc ver que a cotação está boa, pois assim vc não corre o risco de comprar td de uma vez com uma cotação desfavorável. Sobre a quantidade de $$, depende do que vc já tem pago, casa, comida, etc. Se ja tem casa e comida, pense em umas 25 libras por dia, com certa folga.
Danilo_

Data de registro: 14 Fev 2010, 20:46
Reputation point: 225

Re: VTM em Euro ou Libra?

Nova mensagempor pbarbi » 01 Jun 2011, 19:39

Obrigada por responder minhas dúvidas Danilo!!!!
Acho que talvez a proporção 70/30 seja melhor... mas tenho um pouco de medo de levar muito dinheiro em cash, porque uma prima minha foi roubada na casa de família em que ela estava morando em londres durante o intercâmbio dela. Como já paguei acomodação com duas refeições, acho que vou levar umas 30 libras por dia pra ficar mais tranquila!
pbarbi

Data de registro: 31 Mai 2011, 17:42

Nova mensagempor gutoo.7 » 15 Jul 2011, 15:42

Galera, dei uma procurada aqui mas não achei
ou pasou despercebido...

Eu consigo usar/comprar/sacar com meu cartão de debito no Peru por exemplo?

Meu cartão é VISA, meu banco é HSBC.

Perguntei na minha agencia hoje, mas a moça não soube dizer, então recorri aos experientes daqui...

Agradeço desde já.
gutoo.7
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Mar 2011, 14:21
Próximo Destino: Bolívia/Peru - MACHU PICHU

Nova mensagempor noiscasa » 15 Jul 2011, 17:34

gutoo.7 escreveu:Galera, dei uma procurada aqui mas não achei
ou pasou despercebido...

Perguntei na minha agencia hoje, mas a moça não soube dizer, então recorri aos experientes daqui...

Agradeço desde já.

conseguir vc consegue, mas esteja atento ao seguinte,
pra sacar vc deve habilitar a funçao pra saque internacional com o banco e ja q vc usa o HSBC saque diretamente da sua conta corrente, todo mundo diz q esse banco é otimo pra isso, taxas boas e cambio idem,

agora pra pagar as suas compras eu nao recomendaria, independente do banco, pq lá é comum eles adicionarem uma taxa a mais pra pagamento com cartao, isso encare-se a coisa, isso pq eles preferem q se pague em dinheiro entao usam isso pra forçar a barra, e em muitos lugares (principalmente cidades pequenas ou muito afastadas) vc dificilmente consegue pagar coisas com ele, ai o mais facil é encontrar caixas eletronicos pra saque!

abraços!
noiscasa
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 27 Jul 2009, 20:17
Próximo Destino: ainda desconhecido... mas ja buscando informações para a futura rota!!!!
Reputation point: 1283

Nova mensagempor luizniquet » 15 Jul 2011, 18:02

gutoo.7 escreveu:Galera, dei uma procurada aqui mas não achei
ou pasou despercebido...

Agradeço desde já.

Eu, quando viajo, sempre utilizo o cartão de débito para efetuar saques ou para pagar as despesas - no débito ou crédito.. No geral, acho que vale mais a pena do que levar dólares do Brasil ou comprar um VTM. Apenas fique atento as taxas cobradas pelo seu banco e não se esqueça de liberar a função saques no exterior, conforme disse o colega acima.

É importante também sacar sempre a maior quantidade permitida a cada saque, a fim de se reduzir os custos da operação.

Geralmente eu pagava no cartão as contas de restaurantes e de hotéis, e utilizava o dinheiro sacado para as despesas menores. Normalmente não me cobravam a mais pelas compras no cartão, mas se alguém quiser cobrar a mais para o pagamento no cartão, é só utilizar o dinheiro que foi sacado... E sempre ficar atento!

Para mais informações, veja o link abaixo:

http://www.cruzandofronteiras.com.br/2011/05/como-levar-o-seu-dinheiro-em-uma-viagem.html

Abraços,

Luiz
Ei, não deixe de visitar meu site: http://www.cruzandofronteiras.com.br
Lá você encontra dicas, relatos de viagens, roteiros, artigos, sugestão de filmes e livros, enquetes e muito mais!
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor gutoo.7 » 19 Jul 2011, 17:13

Mto obrigado galera!
já luiguei lá e eles habilitaram a função. hehe

RUMO AO PERU!
gutoo.7
Colaborador
Colaborador

Data de registro: 15 Mar 2011, 14:21
Próximo Destino: Bolívia/Peru - MACHU PICHU

Nova mensagempor MAUDORNELAS » 03 Ago 2011, 15:06

Tenho uma dúvida.

Numa viagem no exterior posso fazer uma compra parcelada com o cartão de credito???

Obrigado.

Conto com Ajuda de todos...

Mauricio
MAUDORNELAS

Data de registro: 03 Fev 2011, 13:37
Próximo Destino: Madrid, Fatima, Santiago de Compostela, Barcelona.

Nova mensagempor luizniquet » 03 Ago 2011, 17:04

Maurício,

Acredito que você possa parcelar as suas comprar sem problemas, da mesma forma que você faz no Brasil!
Lá você encontra dicas, relatos de viagens, roteiros, artigos, sugestão de filmes e livros, enquetes e muito mais!
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor Thiago_Ju » 10 Ago 2011, 14:11

Alguém do Rio de Janeiro pode indicar uma agência/loja onde posso comprar dólar.
A cotação pelo Banco do Brasil é muitas vezes muiiito maior que muitas agências, pois cobram esses 3% + o IOF, e algumas agências não "cobram" essa taxa de serviço.

Teve dia que no BB tava 1.68 e nas agências estavam 1.64/1.66

Dei um pesquisada em algumas agências aqui do Rio e vi que a tal da COTAÇÃO (que fica no Rio Sul) é absurdo de caro em relação as outras, a CONFIDENCE (que fica do Botafogo Praia shoping) têm uma cotação até que boa, mas essa semana tá difícil...heheheehe.

Alguem tem algum outro lugar pra indicar ???

vlw
Thiago_Ju

Data de registro: 09 Abr 2011, 15:21
Próximo Destino: ???
Reputation point: 14

Nova mensagempor luizniquet » 10 Ago 2011, 14:53

Thiago,

Quando vou comprar dólares (o que não faço regularmente, já que ultimamente tenho viajado com o cartão de débito), costumo vir ao centro do Rio, na Av. Rio Branco. Lá, existem algumas agências de câmbio, onde a cotação geralmente é bem razoável.
luizniquet
Colaborador
Colaborador

Nova mensagempor Thiago_Ju » 10 Ago 2011, 17:44

luizniquet escreveu:Thiago,

Quando vou comprar dólares (o que não faço regularmente, já que ultimamente tenho viajado com o cartão de débito), costumo vir ao centro do Rio, na Av. Rio Branco. Lá, existem algumas agências de câmbio, onde a cotação geralmente é bem razoável.

Vlw Luiz!!

Vc sabe o nome de alguma em especial, sabe se consigo entrar em contato por telefone??

Não tenho experiência nenhuma com isso, tô tomando uma surra....hehehehehe
Tenho até final do mês pra comprar!

Esse negócio de cotação é muito louuuco....

vlw
Thiago_Ju

Data de registro: 09 Abr 2011, 15:21
Próximo Destino: ???
Reputation point: 14

AnteriorPróximo

Retornar para Custos e Planejamento Financeiro de Viagem