Quanto vai custar sua viagem? Qual é a melhor forma de pagamento? Como planejar financeiramente a sua viagem?
#1063528 por Isa Giffony
02 Mar 2015, 22:09
AdrianoLB escreveu:Tanto faz, ambos são bem aceitos

Oi Adriano, mais uma vez obrigada pela ajuda. Vi uma resposta sua em um outro tópico um tempo atras falando sobre problemas com as bandeiras do vtm. Só não lembro exatamente qual foi o tópico porque tenho pesquisado bastante por aqui ::dãã2:: por isso surgiu essa dúvida, vou levar boa parte do nosso (meu e do meu namorado) dinheiro num vtm, estive com receio de não ser aceito em alguns lugares. Principalmente em praga e budapest. Você sugere alguns cuidados especiais ao solicitar um vtm? ::otemo::

#1063799 por xxxxxxxxxx
03 Mar 2015, 16:02
O problema, é que o VISA é meio difícil de conseguir que venha com o seu nome impresso no cartão, no mastercard era um pouco mais fácil de conseguir imprimir o nome... Mas não sei como está agora...

O problema de não ter nome impresso, é que alguns locais pedem para conferir o nome do cartão com o passaporte quando você faz compras de valor alto. O único problema é este, ele funciona normalmente, mas por não conseguir conferir o nome e desconhecimento de como funcionam os cartões pré-pagos, alguns lojistas não aceitam eles se não tiver nome impresso....

Mas ele continua funcionando normalmente para fazer saques nos caixa automáticos.
#1063874 por marcelovisk
03 Mar 2015, 18:02
ate agora tenho usado meu Visa Banco do Brasil sem problemas aqui na Inglaterra. ele tem as funções débito e credito, chip e nome impresso...
já usei na função débito e crédito, e no fim das contas não vi diferença nenhuma... cai tudo na fatura do cartão, nada foi debitado "na hora" da minha conta corrente.
o valor do cambio, pelo que percebi, é o do dia da compra, mas tem variado muito pouquinho... nem to esquentando a cabeça.
sobre saques, realizei somente 1 no aeroporto de Manchester e me cobraram R$ 12 de taxa. achei razoável.
sobre as cotações que aparecem na internet e o que realmente é cobrado de nós mortais, o valor que pagamos é cerca de 10% a mais do que a cotação comercial, por conta do IOF, conversão pra Dólares, malandragem do banco, etc..

resolvi, trazer o cartão normal mesmo porque com o IOF (6,3%) alto do VTM, ta dando na mesma...

bom, trouxe um pouco de dinheiro (R$) na mão e quando fui trocar, a cotação ta pior do que no cartão visa ou master...
na minha opinião, ta valendo mais a pena o cartão visa ou mastercard.
#1064111 por rodrigo.2014
04 Mar 2015, 11:16
Pessoal.

Alguém sabe se em Santiago existe terminais do Banco do Brasil para saque?
Caso exista, ou caso eu saque nos terminais da rede Plus (VISA) será fornecido dólares ou peso chilenos??
#1064213 por xxxxxxxxxx
04 Mar 2015, 14:41
marcelovisk escreveu:ate agora tenho usado meu Visa Banco do Brasil sem problemas aqui na Inglaterra. ele tem as funções débito e credito, chip e nome impresso...
já usei na função débito e crédito, e no fim das contas não vi diferença nenhuma... cai tudo na fatura do cartão, nada foi debitado "na hora" da minha conta corrente.
o valor do cambio, pelo que percebi, é o do dia da compra, mas tem variado muito pouquinho... nem to esquentando a cabeça.
sobre saques, realizei somente 1 no aeroporto de Manchester e me cobraram R$ 12 de taxa. achei razoável.
sobre as cotações que aparecem na internet e o que realmente é cobrado de nós mortais, o valor que pagamos é cerca de 10% a mais do que a cotação comercial, por conta do IOF, conversão pra Dólares, malandragem do banco, etc..

resolvi, trazer o cartão normal mesmo porque com o IOF (6,3%) alto do VTM, ta dando na mesma...

bom, trouxe um pouco de dinheiro (R$) na mão e quando fui trocar, a cotação ta pior do que no cartão visa ou master...
na minha opinião, ta valendo mais a pena o cartão visa ou mastercard.

Exatamente este é um dos problemas do cartão Visa Múltiplo do BB, quando ele passa, é cobrado tudo na fatura do cartão de crédito, com a cotação da data de fechamento da fatura do cartão, se a cotação da Libra/Dólar continuar subindo do jeito que está, no fechamento/pagamento da fatura você vai ter uma bela surpresa, o valor pode ter subido uns 5 ou 10% só por causa da variação cambial até lá, e sobre tudo isto, mais 6,38% de IOF...

Já usando a função débito dos cartões Mastercard, o valor da compra/saque é convertido e debitado na hora da sua conta, ou seja, o valor é este e ponto final, não muda mais até o fechamento da fatura do cartão de crédito
#1064218 por xxxxxxxxxx
04 Mar 2015, 14:47
constantino escreveu:Na época que havia diferença de IOF entre crédito e débito, eu tinha um cartão de débito. E no menu da maquina do garçon e nas ATM tinha um
a opção a mais que era algo como operações em moeda estrangeira.

Este tipo de operação foi proibida pelo banco central, antes era possível "cobrar" direto em Reais do Exterior sem IOF, agora mesmo que a opção apareça na maquininha, sempre será cobrado em moeda estrangeira, sujeito a IOF.
#1064224 por constantino
04 Mar 2015, 14:56
Exato, toda operação com moeda estrangeira paga o novo IOF. Mas eu não consigo fazer operação de débito num cartão debito/crédito. Só no exclusivo de débito

Acho que terminal BBRASIL não tem, mas os terminais são múltiplos, atendem VISA e MasterCard. Tem o desenho dos cartões na máquina. O dinheiro sai sempre em moeda local.
#1064270 por marcelovisk
04 Mar 2015, 16:22
AdrianoLB escreveu:Exatamente este é um dos problemas do cartão Visa Múltiplo do BB, quando ele passa, é cobrado tudo na fatura do cartão de crédito, com a cotação da data de fechamento da fatura do cartão, se a cotação da Libra/Dólar continuar subindo do jeito que está, no fechamento/pagamento da fatura você vai ter uma bela surpresa, o valor pode ter subido uns 5 ou 10% só por causa da variação cambial até lá, e sobre tudo isto, mais 6,38% de IOF...

Já usando a função débito dos cartões Mastercard, o valor da compra/saque é convertido e debitado na hora da sua conta, ou seja, o valor é este e ponto final, não muda mais até o fechamento da fatura do cartão de crédito

entendi a jogada Adriano, valeu pela dica. ::cool::
fiz uma "auditoria" na fatura do meu Visa e percebi o seguinte:
a conversão de Libras para Dólares é a do dia da compra... no meu caso, variou 0,25% da menor até a maior taxa de cambio.
por exemplo, fiz compras nos dias abaixo e olha só como foi a conversão:

dia 15/02 - GPB para USS = 1,557 (sem IOF)
dia 16/02 - GPB para USS = 1,558
dia 19/02 - GPB para USS = 1,561
dia 22/02 - GPB para USS = 1,558
dia 23/02 - GPB para USS = 1,562

ja a conversão de Dólares para Reais, foi a da Data do fechamento da Fatura (dia 24/03). USS para R$ = 2,967

Eu trouxe um cartão Mastercard para emergências.. vou usá-lo no débito e ver como vai ser a cotação...
acho que com esse valor de cambio, estamos naquela situação: "ficar no espeto ou cair na brasa".
Não está nada barato viajar para o exterior!
#1064796 por emmanuel_oliveira
05 Mar 2015, 16:31
Pessoal, boa tarde.

Uma dúvida, quando faço uma compra no débito, são as mesmas taxas de quando eu faço um saque no débito?
#1064852 por xxxxxxxxxx
05 Mar 2015, 18:34
Cara, é virtualmente impossível você conseguir passar alguma compra no débito exterior...

Pelo que sei, compras no débito atualmente só tem funcionado em cartões débito puros, sem a função crédito no mesmo cartão, mas os bancos já pararam de distribuir cartões de débito puros a muito tempo, então é bem difícil você ter um hoje em dia, e também conseguir um novo...

Mas as taxas em teoria são menores, pois você não paga a tarifa de saque em moeda no exterior, que varia de R$ 9 a R$ 30 dependendo do banco.
#1065138 por NeyZinho
06 Mar 2015, 15:11
Pelo que tenho percebido, não há uma regra, vai depender muito do lugar que vc for viajar, aí não tem jeito, tem que pesquisar. Por que se vc levar em Real, vai perder muito na conversão, se levar dólar, apesar de ser bem aceito, acaba perdendo na compra, pois as casas de cambio sempre cobram um valor relativamente maior que a cotação oficial. Nesses casos, dependendo do valor gasto, se vc usar o cartão acaba não saindo tão mais caro assim. Quanto ao VTM, creio que seja interessante levar apenas com a carga minima, para uma eventual emergência.
#1065190 por xxxxxxxxxx
06 Mar 2015, 17:26
Atualmente com o dólar e euro subindo mais e mais a cada dia, o VTM está sendo a opção mais segura, pois você "trava" o câmbio na data que fez a carga, depois pode subir o quanto quiser que não afetará mais você.

Por exemplo, eu carreguei euros no meu VTM a uns 30 dias atras para a viagem que faço para a Europa em Março, quando carreguei a cotação estava em R$ 3.20, se fosse trocar hoje por moeda em espécie, usar cartão de crédito/débito, etc, eu estaria pagando R$ 3.50 pelo Euros...

Com o viés de alta do dólar/euro/Libra atualmente o VTM está voltando a ser vantajoso, pelo motivo que expliquei acima, travar o câmbio e não ser afetado mais pela alta. Pode ser que daqui a algumas semanas ou meses o dólar/euro/libra retome um viés de baixa e o VTM perca a vantagem, mas no curto prazo, para quem vai viajar nos próximos 60 ou 90 dias, eu apostaria no VTM mesmo, depois disto, não se sabe como o câmbio irá se comportar.
#1076866 por Gustavo Magno
10 Abr 2015, 07:46
Desconsiderando IOF, taxa de saque e a porr* toda e usando somente o dólar comercial nos cálculos a fim de ver o valor de uma moeda em cima das outras cheguei na situação:

1 USD = 3,04 BRL
1 BOB = 0,44 BRL
1 BOB = 0,14 USD

Sendo assim:
Para comprar 500 BOB usando BRL = 220 BRL
Para comprar 500 BOB usando USD = 70 USD
Para comprar 70 USD usando BRL= 212,80 BRL

Então concluímos que na situação de hoje(10/04/15), mesmo com a alta do dólar, o mesmo continua sendo mais vantajoso, pois na compra de 500 BOLIVIANOS utilizando DOLAR ao invés de REAIS, temos a economia de 7,80 BRL.

Espero ter ajudado... Se tiver algo errado, podem me corrigir, minha intenção é só ajudar... ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes