Ir para conteúdo

Discussão sobre os Povos Latinos


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Esse tópico foi criado para discutirmos sobre o que achamos dos países e povos da América Latina.[/info]

 

 

Aê Felipe!

 

Aposto que com todas estas "cagadas" a que você se refere, duvido muito que não queira voltar por lá. Os peruanos e bolivianos são cidadãos únicos na américa, sou fã deles. Só discordo de você quando fala que é raríssimo que as coisas não se cumpram, não é bem assim, acho que é na minoria dos casos, mas como todos os países pobres, as coisas funcionam meio que no tombo, mas no geral eles não são tão ruins assim.

 

abraço

Link para o comentário
  • Respostas 34
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

Eu gosto até mais dos peruanos. O que marca nos bolivianos é como eles conseguem se manter bem humorados mesmo na miséria que vive boa parte da população do país.

 

Já sobre a enrolação nos pacotes, isto faz parte. Quando fiz o Salar, viajamos com 1 pessoal a mais no carro, então não tinha espaço para cozinheiro. Acabou que o próprio motorista teve que se virar com isto, e ficou melhor do que o esperado. Fora a propina básica para sair da Bolivia e entrar no chile naquela fronteira 'no meio do nada'. MAs vale a pena.

 

Só o que sinto é que com tanta beleza no pais, eles bem que poderiam criar uma estrutura melhor para turismo...com certeza todos lá ganhariam, e nós também (ainda que ir para Bolivia já é tradicional passar perrengue).

Link para o comentário
  • Colaboradores

Nossa, discordo muito de vocês! Muito mesmo!!!! ::ahhhh::

 

Nunca vi por onde passei um povo tão sem inteligência, sem educação, sem higiene, sem visão, sem noção e tudo mais como vi na Bolívia...

 

O Peru é muito ruim nesse aspecto também, mas vira e mexe encontramos pessoas melhores, então não irrita como na Bolívia.

 

Já o Chile é outra história! Só quem fez isso tem idéia do choque que é pegar um avião em La Paz e pousar em Iquique no Chile como eu fiz... Iquique é linda e civilizada, e as pessoas são educadas e tem outro nível.

 

Vocês tinham que ver a cara de alegria da minha namorada quando pedimos uma salada e um suco em Iquique!!!!! Tarefa impensável na Bolívia!

 

E em San Pedro também. Mesmo numa cidadezinha tão pequena como aquela, pode-se comer bem, dormir bem, conversar bem e sentir-se seguro o tempo inteiro. O que se combina é o que se leva, tudo que se paga se tem recibo e por aí vai...

 

E Leo Parente, não pretendo voltar nunca mais para a Bolívia! Graças a Deus consegui fazer nessa viagem tudo que queria por lá... Vi o Titicaca do lado Boliviano que realmente é bem mais bonito que do lado Peruano (Pelo menos entre Puno e Uros, que foi o que conheci), fiz o Down Hill pela Ruta de la Muerte e fiz o passeio para o Salar de Uyuni que considero um passeio único.

 

Com isso tenho convicção que jamais volto para lá! Não sobrou nada, para meu gosto, que me faça pensar que valeria a pena voltar.

 

Tempo e dinheiro são artigos cada vez mais difíceis de arrumar (pelo menos para mim :? ). Com um mundo com tantas coisas incríveis e lindas, voltar para lá seria um desperdício desses raros artigos.

Na verdade, se soubesse como era a Bolívia, não sei nem se teria ido! (Só para Uyuni, que é imperdível!)

 

Diferente de Chile, Argentina, Uruguai e aqui no Brasil mesmo (pra citar só os aqui por perto) que são lugares que já fui algumas vezes e ainda voltarei muitas vezes.

 

Bom, é isso que eu acho... Sou o único por aqui que pensa assim???????

 

Valeu!

 

Abraços,

 

Felipe

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Bom, é isso que eu acho... Sou o único por aqui que pensa assim???????

 

Cuidado quando atravessar a rua Felipe !! :twisted:::lol4::::lol4::::lol4::

 

Cada um absorve de uma forma mesmo. Eu já andei muito por ai e La Paz seria a cidade que eu escolheria pra morar. Infelizmente estou indo morar em Cusco, mas La Paz será uma grande futura candidata.

 

O Chile é mesmo muito bonito e pretendo passar um tempo lá também. A organização e administração chilena é invejável se comparado a bagunça e corrupção brasileira.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Eu tambem jogo no time do Leo, das capitais latino americanas que conheço (Santiago, BsAs, Lima, La Paz e São Paulo, sei que SP não é mas La Paz tambem não) a unica que moraria é La Paz. Fiquei muito fã da Bolivia não so pelo clima de aventura, mas tambem pela humildade do pessoal e a capacidade de serem felizes e hospitaleiros mesmo com todas as dificuldades que enfrentam (coisa que tambem temos aqui).

 

Gostem ou não a malandragem e a desigualdade social sao caracteriscas de toda a America Latina, e eu me senti muito mais seguro e à vontade transitando em ruas bolivianas do que em argentinas e ate mesmo brasileiras. Acho que superestimam demais os riscos de lá justamente pela codição economica do pais e da populaçao.

 

E como turista prefiro infinitamente a incerteza de uma Boliva ou Asia do que a segurança e perfeição da Europa e America do Norte.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Pô Leo, vai resolver na ignorância?!?!?! :cry:

 

::lol4::::lol4::::lol4::::lol4::

 

É, mas estou meio acostumado com isso! Minhas opiniões não costumam me ajudar muito a fazer amigos!

 

Deixa eu aproveitar e te agradecer pelas informações e ajuda... Foram muito úteis na minha viagem! Valeu mesmo!

 

Teve coisa que já foi difícil tendo tanta informação que conseguimos aqui no site... Imagina sem... Ia ter matado um boliviano!!!!!!!

 

Ah, e olha só... Estávamos conversando no tópico da Ilha do Sol a respeito dos caras que nos cobram durante o caminho... A cena que você descreveu do cara me cobrando, eu querendo tretar com ele e minha namorada me puxando, aconteceu quase que exatamente assim... Ela só não m puxou!!!!!!!!! ::lol3::

 

Putz, lá os caras estão abusando... Chega pelo lado norte e já para 10 bolivianos, mas pelo menos lá tem as ruínas... É assim que eles justificam a cobrança. Aí você sai andando para o lado sul e tem um cara e uma mulher te cobrando É meio que no meio do nada essa cobrança. E a “coitadinha” da tribo que estava nos cobrando teve que interromper a conversa para bater um papo no celular... Lá eles chamaram aquela parte de “Caminho Eterno dos Incas” ou algo do gênero. Bom, lá se foram mais 5 bolivianos.

Eu achei que esse já era o último, pois quando compramos o ticket do barco para ir para lá o cara já informa que tem que pagar 10 no norte e 5 no sul.

Andamos um pouco e tinha uma casinha com uns 4 caras que conferiam se tínhamos pago esses 5 para a mulher do celular.

Uns 100 metros depois já tem outro cerca frango cobrando mais 5 para você entrar na parte sul... Aí eu perdi controle... ::ahhhh::

Tirei todos os tickets que estavam no meu bolso, mostrei para ele e saí andando... Ele veio atrás e tentou entrar na minha frente para me parar. Aí me curvei para ficar da altura daquele toco de amarrar jegue, engrossei a voz, e disse bem claro para ele que não ia pagar, indo em direção a ele... Pela cara dele, não tinha muitas pessoas que fizeram isso antes!!!

Bom, ele saiu rapidinho da minha frente e disse que todos estavam pagando, que a tribo dele era outra e que lá na frente me cobrariam por isso.

Eu disse que então pagaria para as pessoas lá na frente e fui embora. Minha namorada e a Gracila (forista daqui que encontramos lá e acabamos fazendo a viagem pela Bolívia juntos) vieram rapidinho atrás de mim.

Lá na frente ninguém me cobrou nada e ficou por isso mesmo. O único problema é que o barco na volta para em um lugar que não sei bem o que é que o pessoal pode descer para tirar umas fotos. Acho que é tipo um museuzinho ou uma ruína... Não sei bem, pois não quis descer. Mas a Gracila desceu e não pode entrar, pois precisava do recibinho desse último infeliz. Ainda bem que no lugar não tinha nada de interessante. A galera desceu e em 3 minutos já estavam de volta.

 

Eu sei que 5 bolivianos não é nada, mas o abuso dessa galera que incomoda. Não tem um banheiro, nem nada. Eles simplesmente se acham no direito de cobrar dos turistas sem oferecer nada. Como é pouquíssimo dinheiro, principalmente para europeus e norte americanos, a galera vai pagando.

Então eles juntam um pessoal, fazem um recibo (todos tinham), e vão cobrando da galera.

 

Nessa altura, ainda nas minhas primeiras 24 horas de Bolívia, meu amor por eles já era incrível!!!!! ::otemo::

 

Valeu.

 

Abraço,

 

Felipe

Link para o comentário
  • Membros de Honra
E como turista prefiro infinitamente a incerteza de uma Boliva ou Asia do que a segurança e perfeição da Europa e America do Norte.

 

Partilho do mesmo sentimento ::otemo::

 

E La Paz é um paraíso pra quem gosta de montanha e vários outros esportes. Muita gente conhece somente o centro de La Paz e a parte superior da Calle Sagarnaga e Illampu, mas do Prado pra baixo, tem bairros muito legais. Dá pra morar lá numa boa !! ::otemo::

 

Felipe

 

::lol4::::lol4::::lol4::

 

Em 2007 não se cobrava nada na Isla, mas em 2008 estão cobrando mesmo. Só não sabia desses diversos pedágios !! ::grr::

 

Eu também me recuso a ser explorado dessa forma. Em 2007 tinha crianças vendendo pedras (fáceis de achar pelo chão) e em 2008 tinha um cara cobrando logo na entrada, mas a maioria das pessoas estavam se recusando a pagar.

 

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Felipe,

 

Respeito a sua opinião, mas acho bem forte suas falas em relação aos adjetivos que deu para os amigos bolivianos. Volto a frisar que não é bem assim mesmo, e te peço, até diria "por favor" (rsrs) que dê mais uma chance para a Bolívia, o que você conheceu é lindo, porém muito pouco para a grandiozidade principalmente da Bolívia. Da mesma forma o Peru, mas com a Bolívia tenho um caso de amor. Vá com outro espírito, preparado e aceite um pouco mais as limitações dos caras.

 

LeoRj, queria morar perto da Plaza Murilo, pra a noite sair, passar pela feirinha de falsificados legais, comer um pão com carne na Praça da Iglesia San Francisco e dar risada com as figuras peculiares de lá. Fico horas pelos camelôs de La paz, é foda.

 

Felipe, dê mais uma chance aos caras!

 

abraço!

Link para o comentário
  • Membros de Honra
Nossa, discordo muito de vocês! Muito mesmo!!!! ::ahhhh::

Nunca vi por onde passei um povo tão sem inteligência, sem educação, sem higiene, sem visão, sem noção e tudo mais como vi na Bolívia...

Já o Chile é outra história! Só quem fez isso tem idéia do choque que é pegar um avião em La Paz e pousar em Iquique no Chile como eu fiz... Iquique é linda e civilizada, e as pessoas são educadas e tem outro nível.

 

Eu compartilho da sua opinião Felipe !!! Mas voltaria para a Bolívia (já estive 2 vezes) sim, não pelo seu povo mas pelas belezas naturais e a legado inca.

O Chile, para mim, é o que tem de melhor aqui na América do Sul, tem democracia sem populismo, uma economia sólida, um povo educado, honesto, organizado, trabalhador... infelizmente temos muito o que aprender com eles.

 

E vcs que se sente seguros em La Paz deveriam ler o relato do Jorge Soto... aquilo é de arrepiar !

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...